Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Distribuição de Roteadores e Velocidade da Internet


Posts recomendados

Boa noite!

 

Estou com um problema que creio que seja fácil de resolver. Assinei para minha casa uma internet de 100MB mas não tenho o acesso a ele, o IP é 10.0.0.1. Puxei um cabo de rede para um roteador da casa do meu sogro, um TL-WR849N, plugado na porta WAN e, deste mesmo roteador, puxei outro cabo de uma porta LAN para nosso escritório embaixo, para outro roteador do mesmo modelo, TL-WR849N e também na porta WAN. Deste segundo roteador tem um pequeno cabo de uma porta LAN para um roteador da IntelBras, HotSpot 300, para os clientes fazerem check-in. Alterei o IP de todos para não haver conflito e somente.

 

Modem--> 10.0.0.1 de LAN para WAN do Roteador 1

Roteador 1 --> 192.168.0.1 de LAN para WAN do Roteador2

Roteador 2 --> 192.168.1.1 de LAN para WAN do Roteador Facebook

Roteador Facebook --> 10.0.1.1 (Limitado a 15MB)

 

Na minha casa claramente a internet é mais rápida, no teste via cabo deu em torno de 65MB. No Roteador 1 já dá uma velocidade de 45MB e no Roteador 2 chega apenas 9MB. No Roteador do Facebook ainda não fiz o teste. Mas o que posso fazer pra que a velocidade do Roteador 2 melhore? 9MB para nós no escritório será pouco.

 

O TL-WR849N tem a opção de Ponto de Acesso, porém não soube configurar e ficou meio bagunçado. o Roteador Facebook só funciona OU como Check-in OU como Ponto de Acesso, por isso tem dois roteadores do escritório (Roteador 2 e Roteador Facebook).

 

Agradeço demais quem puder me ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

Tirando o roteador que está na sua casa, estes outros roteadores estão próximos uns dos outros? Quando digo próximos, estão a menos de 15 metros um do outro? Pois pelo que parece, tá havendo interferência (overlapping) entre eles, principalmente se forem Wi-fi padrão 2.4GHz. Tente mudar o canal de um para 6 e do outro para 11. Teste e nos diga.

Obs: Ligando um roteador no outro, criando várias redes e NAT sobre NAT pode te causar problemas com VoIP, se usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luan Valle  Pra alterar o canal do Wi-fi, você vai na página de configurações do roteador, na parte de redes sem fio / wireless, e procurar por uma configuração de canal, geralmente de 1 a 13 pra 2.4GHz. Você vai usar 1, 6 e 11, use essa combinação R1 Ch1> R2 Ch6  > R3 Ch11. Bom, agora que você disse que estão a uns 30m, a suspeita sobre overlapping já diminui um pouco. Uma dica, analisa o ambiente com o app Wi-fi Analyzer pelo smartphone, e veja se tem muitas redes próximas de 2.4GHz, pra gente ter uma ideia, assim podemos descartar a poluição do espectro 2.4GHz como causa do problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luan Valle

Luan, me esqueci de te perguntar algo bem simples: quando você fez o teste no Router 2, foi um teste por wireless ou cabo? Se foi por wireless, você testou do seu apartamento ou testou no escritório mesmo? Você pode testar a velocidade no Router 2 por cabo e nos dizer? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luan Valle  Analisando o scan que você mandou, vemos que o problema não é a interferência de uma célula Wi-fi com outra pois a -60dbm pra baixo tem um airtime bem limpo. Outro ponto: por cabo, bate a mesma velocidade então a limitação tá ocorrendo fisicamente (ou configuração no hardware que é o mais provável ou o cabo de rede que é o menos provável).

 

O espectro no local tá limpo, então wireless não é o problema. A minha suspeita agora cai pra configuração nos roteadores: a velocidade tá limitada a 10Mbps e parece ser por uma configuração de auto negociação de portas LAN, que fica entre 10/100/1000. Você vai precisar acessar o router 1 e o router 2, e verificar (se existir) na parte de configuração LAN e WAN (internet), se a velocidade da porta está setada pro máximo, que deve ser 100Mbps Full Duplex ou 1000Mbps Full Duplex. Mas eu não costumo ver essas configurações em routers domésticos, pois geralmente a auto negociação dá certo, caso o router defina a porta LAN com a menor velocidade, que é 10Mbps, significa que esse cabo está com algum problema como por exemplo, crimpagem ruim, onde o técnico não expôs corretamente algum terminal dos pares quando decapou o cabo. Então estas são minhas duas últimas suspeitas.

 

Como último recurso:

1. Coloque todos os roteadores em modo AccessPoint e veja se a velocidade atinge o desejável. Se atingir, o problema é na sua topologia, o modo como cada router está trabalhando com essas segmentações que você fez na rede. Eu não recomendo usar routers pra criar pontes (o que você está fazendo) justamente  por isso. Se não atingir a velocidade desejável, avance para o próximo teste.

 

Obs: antes do teste a seguir, coloque os routers em modo de roteamento novamente.

2. Teste roteador por roteador usando um cabo de rede de qualidade, de preferência até 2 metros conectado diretamente ao modem principal. Se bater a velocidade máxima em todos, o problema está nos cabos que você está usando.

 

Conte-me os resultados depois, pois é um caso interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...