Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador reseta as configurações da BIOS a cada vez que é desligado


Posts recomendados

Primeiramente Bom Dia/Boa Tarde/Boa Noite!

Estou com um problema que faz com que o meu computador reinicie as configurações da BIOS a cada vez que é ligado... No ano passado meu computador estava funcionando bem mas aí em um belo dia resolveu não ligar mais! Para resolver o problema bastou que eu tirasse o processador e colocasse ele de novo. Até aí tudo bem, eu estava feliz, porém, mais um vez o "compiuter" resolveu não ligar e eu repeti o processo de tirar e colocar o processador e não deu certo. A esta altura do campeonato eu estava quase morrendo do coração mas eu decidi não desistir tão fácil e desmontar totalmente o computador e fazer uma limpeza geral e para a minha alegria o PC voltou a ligar(ufa!), porém, toda vez que eu ligava o PC na tomada e apertava o botão "Power" do gabinete ele ligava as luzes mas depois apagava e rapidamente ligava novamente porém com uma tela de erro na inicialização pedindo que eu fosse para a BIOS e quando entrava lá todas as configurações que eu tinha feito tinham sido apagadas. Alguém saberia resolver este problema?

 

Aparece a seguinte mensagem toda vez que eu inicio o computador:

"Please enter setup to recover BIOS setting.

After setting up Intel(R) Optane Memory or the RAID configuration was built,

SATA Mode Selection must be changed to RAID mode to avoid unknown issues.

Press F1 to Run SETUP"

 

Minha configuração: I5 7600K, GTX 1060 6GB GDDR5X, HyperX 8GB DDR4 2400Mhz, ASUS PRIME Z270-A, SSD 120GB Western Digital, HDD 500GB Western Digital, Fonte Tarct(comprei na Primetek) 550w 80 Plus White

BiosErro.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao que parece é a bateria do CMOS que está com tensão muito baixa e está ocasionando esse defeito (basicamente esta pilha faz com que certas informações setadas no BIOS permaneçam salvas, sem ela, ocorrem erros como este). Basta localizar a pilha, fazer uma breve medição com um multímetro (escala de tensão contínua 10V) e trocar por uma de modelo igual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@IgorGabriel47 Talvez a bateria tenha descarregado.Eu tinha um PC antigo e cada vez que desligava acontecia isso,aí eu tinha que ajustar a data e hora sempre,mas como o PC era antigo eu nem comprei outra bateria.No seu caso acredito que seja apenas trocar a bateria por outra nova e mandar bala.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Bom Dia/Tarde/Noite pra quem está vendo este post. Só estou passando aqui pra dar meu feedback e explicar o que eu fiz pra resolver o meu problema. Realmente no fim das contas o que eu tive que fazer foi comprar outra bateria e colocar no lugar daquela (Eu tava querendo uma KTS mas por fim peguei qualquer uma mesmo). Meu PC liga mil vezes mais rápido sem dar tela de erro e também nem preciso mais "setar" as minhas configurações da BIOS manualmente. Valeu a todos pelas dicas e eu vou deixar um conselho pra quem pode estar sofrendo com isso.

 

Caso você esteja sofrendo com isso:

 

1) Cheque se a sua BIOS está na versão mais recente (Se não estiver, atualize!);

 

2) (Caso o item anterior não resolveu o seu problema pule para este)

Tire a bateria e coloque de novo;

 

3) (Caso o item anterior não resolveu o seu problema pule para este)

Faça um Clear CMOS;

 

4) (Caso o item anterior não resolveu o seu problema pule para este)

Troque sua bateria.

 

Acho que gastei uns 3 reais na minha bateria, achei numa assistência num setor muito próximo ao meu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...