Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Lento sem Bateria


Posts recomendados

Olá pessoal!

Há alguns dias a bateria do meu Macbook Pro - Final 2013, entrou em colapso e não funciona mais, mas ele liga e funciona "normalmente" desde que ligado à tomada.

Acontece que, o desempenho do notebook despencou (MUITO) após isso.
Pelo que pesquisei parece haver uma relação entre: bateria removida afeta diretamente a performance.
Parece que a fonte original do Mac não é potente o suficiente para manter a máquina funcionando em plena carga e quando isso acontece ele usa a energia da fonte e da bateria em conjunto, então quando a bateria está ruim o SMC limita a performance da máquina para que não seja possível atingir a performance de pico e evitar assim o desligamento inesperado ou travamentos.

Alguns tutoriais na web mandam apagar um arquivo plist.
MASSSSS ao seguir o tal caminho, o modelo do meu mac não aparece lá.
De acordo com as Informações do Sistema possuo um MacbookPro11,1 e não tem esse na lista dos plist.

Alguém poderia me ajudar?

P.S Já redefini o SMC e mesmo assim a lentidão permanece

Links dos tutoriais que segui:
- https://www.makeuseof.com/tag/macbook-slow-battery-fix/
- https://youtu.be/qIF2KIh-CYY

 

Valeu pessoal!

 

 

Error.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Fala Rafael, tudo bem? 

 

Tenho um computador idêntico ao seu e ocorreu o mesmíssimo problema! Você conseguiu encontrar alguma solução? 

 

Do meu lado, eu fui pessoalmente na loja própria da Apple no shopping Morumbi. Eles rodaram um diagnóstico e atestaram que somente havia problema na bateria mesmo. Quiseram me vender a peça por mil e duzentos reais (junto com o keypad) e eu recusei o serviço, óbvio. 

 

Eu também encontrei a mesma possibilidade que você encontrou, de excluir o arquivo PLIST, mas também não encontrei o tal arquivo dentro da pasta. A razão que eu encontrei é que teoricamente nos sistemas operacionais mais atuais a a Apple desenvolveu um sistema de proteção que não permite acesso ou alteração de certos arquivos de sistema. Da uma olhada:

 

"If you are running on Mac OS X El Capitan and above, you might have problem to delete the plist file, this is because Apple introduced System Integrity Protection (rootless) mode as a security feature in OS X El Capitan. It prevents you (and programs) from changing root-level files even with your password. The protected directories are: /System, /bin, /sbin, /usr (but not /usr/local). The symbolic links from /etc, /tmp, and /var to /private/etc, /private/tmp, and /private/varare also protected, although the target directories are not themselves protected. Most preinstalled Apple applications in /Applications are also protected. please refer to here How to turn off Rootless (SIP, or System Integrity Protection) in OS X"

 

Eu fiquei com receio de desabilitar este SIP e parei por aí, ou seja, continuo com o mesmo problema. 

 

Você conseguiu avançar algo? 

 

Vamos compartilhando nossos avanços por aqui? Quem sabe a gente encontra juntos a solução? 

 

Abraços, 

 

Rodrigo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Rodrigo! Tudo bem?

Então... também levei a autorizada (em BH não temos lojas próprias da Apple) e foi identificado que minha bateria teve um curto circuito sendo necessária ser substituída junto ao keypad. Me cobrariam 1200 para fazer as substituições - mas, infelizmente não posso arcar com isso agora.

 

No mais, cheguei a postar a mesma dúvida em diversos fóruns, (inclusive americanos), mas nunca obtive uma resposta.

Sigo usando o notebook BEEEEEEEEMMMMMM LENTO.

 

Já essa coisa do SIP eu nunca tinha visto. Continuarei buscando mais sobre.

E claro, vamos nos falando!

 

Abraços,

 

Eduardo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira @durafael

Fala Guto! Obrigado pela sugestão. 

Nestes dias fiz down grade formatando e instalando o El Capitain, o Yosemite e o Mavericks. Não consegui encontrar o modelo do meu macbook (Macbookpro11, 1) em nenhum destes sistemas operacionais. 

O mais provável é que eu tenha que desativar mesmo o tal do SIP, mas fico com receio de deixar a máquina vulnerável. 

 

Então, acabei reinstalando o Mojave mesmo e tentarei conviver com a máquina lenta mesmo. 

 

Valeu mesmo assim pela tentativa! 

 

Abraços! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Fala galera tudo bem 

 

Eu ganhei um Macbook Pro 13 2011 de um amigo 

 

e fiz alguns modificações como trocar o HD por SSD e aumentar a memória, de 4Gb para 8GB porém pretendo colocar 16GB 

 

porém percebi que esta bem lento mesmo com SSD pois a bateria dele estava inchada e removi ligando direto na tomada. 

 

estou a 2 dias validando se poderia ser um problema do SSD porém lembrei da informação do uso da bateria e desempenho. 

 

o meu dentro do 8.1 que aparece na lista acima, porém eu não consigo apagar o arquivo, 

 

sobre o SIP eu fiz o procedimento aqui você pode desabilitar aplicar o comando e habilitar novamente sem problemas, a função é justamente para nenhum virus entrar com mais facilidade "falando simplicado"

 

 

hoje eu tenho um Macbook pro retina 2012 e um Mac Mine 2011 , todos funcionando lindamente e com uma velocidade incrível

 

agora esse Macbook Pro 13 2011 ta me deixando  com a pulga atras da orelha rs  sinto pequeno travamentos e fato de você abrir um safari em um video no youtube maximizar e voltar já gera um lentidão processador ok , memória ok. 

 

por fim to quase arriscando comprar uma bateria no ML custando , 500,00 e colocar para ver qual é , 

 

ainda estou tentando colocar ele para funcionar com força total via fonte  se conseguir algo posto aqui.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha namorada tem um macbook pro 2011, com um Core i7 (2 core/4 threads), 8Gb RAM, e SSD 500Gb Samsung EVO 850 que foi trocado há 4 anos. Ele foi comprado numa viagem a NY em 2012 quando o dólar ainda estava 1,79...

Acho ele ótimo, não percebo lentidão nenhuma para tarefas de uso básico do dia a dia, a bateria ainda esta com 450 ciclos. Ela nem pensa em trocar no momento, ainda mais com o dólar no patamar atual.

Tenho um iMac 2012, Core i5 3330S (4 core/4 threads), 8Gb RAM, SSD 500Gb Samsung EVO 860. Uso ele no trabalho e para tarefas do dia a dia também acho ele ótimo, nem penso em trocar no momento...

 

Resumindo, caso não de certo desativar o SIP, acho que vale a pena trocar a bateria pois com 8Gb de RAM e um SSD ele fica super rápido!

Acho 16Gb de RAM um exagero, e a não ser que voce utilize algum aplicativo que consuma tudo isso de RAM, colocar mais que 8Gb não trará mais rapidez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira , a bateria do meu teve apenas 127 ciclos de recarga e pifou (há dois anos atrás). A máquina ficou lenta desde então porque este arquivo "plist" diminui a performance da máquina no intuito de minimizar o consumo de energia. 

A Apple não só não se responsabilizou por uma bateria pifada tão cedo, mas me passou um orçamento de R$ 1.200,00 para reposição da peça. 

Recusei... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RodrigoMusico Tenta desativar esse arquivo "plist" apenas para observar se o desempenho realmente melhora? Qualquer coisa se voce não estiver se sentindo seguro é só ativar ele novamente...

Mas se melhorar muito a performance eu deixaria esse arquivo desativado e instalaria um bom Antivírus e um anti-Malware. Obviamente tambem não ficaria entrando em qualquer site e baixando arquivos desconhecidos.

 

Tentou instalar o Windows 10 via bootcamp? O windows tambem fica lento, ou essa lentidão é apenas no OSX?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira obrigado, Guto,pelas dicas! 

No entanto, o nome do arquivo plist correspondente ao modelo do meu macbook não está presente dentro da respectiva pasta de arquivos plist. 

 

Sobre malwares, a hipótese não é válida porque eu formatei a máquina do zero pelo menos 8 vezes e a lentidão ocorre mesmo apenas somente com o sistema operacional instalado. 

 

A questão é simples: com a bateria danificada, o tal arquivo plist dá o comando para que o sistema fique lento na tentativa de resguardar a energia que supostamente ainda resta. Mas eu não consigo encontrar o tal arquivo plist na pasta de nenhum sistema operacional (já tentei pelo menos 4 deles instalando após as formatações que já fiz). 

 

Abraços! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RodrigoMusico Eu comentei do antivirus e anti-malware porque falaram aí em cima que desativando esse arquivo o computador ficaria mais suscetível a vírus...

 

Pelo que andei lendo, a fonte externa dos macbook não conseguem fornecer toda a energia que o notebook utiliza em full load, então para evitar desligamento repentino(e perda de dados não salvos) a apple utiliza esse artifício de reduzir o clock da CPU. 

Em outras marcas de notebooks que utilizam windows, alguns usam esse mecanismo de proteção e outros não. Então nos modelos que não possuem esse mecanismo de proteção, quando a bateria está danificada o computador as vezes desliga do nada e voce perde o trabalho que estava fazendo.

 

Pelo que li, no macbook daria pra desativar esse mecanismo de proteção e assim evitar a queda do clock do processador, porém voce ficará suscetível a esses desligamentos por falta de energia. Além do mais, se por acaso houver um superaquecimento do processador, o mecanismo de defesa que é justamente a redução do clock não irá funcionar, e consequentemente o seu processador pode queimar se isso acontecer. Por isso é recomendável instalar e deixar funcionando o tempo todo algum aplicativo de monitoramento da temperatura, pois se isso acontecer voce será avisado e poderá desligar o computador manualmente antes que queime o processador. 

 

https://portugnole.blogspot.com/2020/05/running-macbook-without-battery-lets-go.html?m=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira obrigado! 

Mas vou preferir conviver com a lentidão da máquina mesmo e ponderar se realmente vale a pena investir num Mac na próxima compra. Fiquei muito decepcionado com a marca, pois a bateria pifou com apenas 127 ciclos há mais de dois anos atrás... A Apple se omitiu. 

Grande abraço e obrigado. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Boa tarde amigos!! No meu caso foi realmente o defeito na bateria. Após trocada a bateria, porém tenho q descordar a respeito do Windows. O Mac só apresentava a lentidão no sistema Mac OS. Fiquei cerca de 16 dias usando somente o Windows 10 que rodava liso demais até a bateria chegar para mim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Abnermoraesp...

Fiz isso que recomendou e de fato, funcionou.

A ventoinha está LOUCASSA!!!! Rodando muuuuito rápido.

No meu caso, a bateria foi removida - porque a substituição que custava R$ 1200 foi pra R$ 1600 aqui na minha cidade (não dá pra pagar).

Tenho usado um notebookzinho com Windows, enquanto o Macbook fica guardado numa gaveta. =(

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@Abnermoraesp fiz o seu procedimento e tudo parecia correr bem (ventoinhas ligaram no máximo), até que meu Mac reiniciou e ficou nesse loop (vai até quase final da barrinha para entrar no MacOS e reinicia e assim repetidamente), tentei dar boot via BootCamp no Windows 10 e também não inicializou (ficou uns 10min dai desisti e desliguei).

 

Minha bateria estufou, então após ver seu comentário pensei em remover e usar ela nesse modo com as ventoinhas ligadas até o talo etc.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...