Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em uma RX 580


Technoo

Posts recomendados

Bom dia, tenho um computador com a placa de video RX 580 8GB da PCYES, fonte 500W (OBS: não posso conferir o modelo por causa da preula da garantia, se eu abrir o gabinete, perco ela) e estou tendo uns problemas com overclocks e tenho umas dúvidas, não tenho muito conhecimento em overclock mas tentei fazer algumas coisinhas, vou esclarecer tudo abaixo, desculpe se ficar tudo bagunçado:

 

Então, meu desempenho estava baixo em alguns jogos e ai eu tive a ideia de fazer um overclock na minha placa de vídeo, o clock de fábrica da minha RX 580 é 1340MHZ, fui no programa da amd e usei a aba do Tune pra fazer algumas modificações, primeiramente usei o auto-overclock, que chegou em 1410MHZ, a memória eu não mexi, deixei em 2000mhz, vou explicar isso depois. Ok após as mudanças, fui testar o auto-overclock em alguns jogos e tive um bom resultado, ganhei de 10-20 fps em vários jogos, porém depois de alguns minutos (10-25 mins), os jogos começam a apresentar uns artefatos, as texturas bugam e o jogo apresenta problemas, por exemplo no Shadow of the tomb raider, após uns minutos de jogo a Lara ficou com o corpo todo rosa, e após alguns segundos o jogo apresentou problemas e tive que reiniciar o computador. Sobre as temperaturas, ficavam entre 79-83 (muito alto, não?). Então vi que estava dando bastante problemas e decidi assistir uns tutorias no youtube e fui pro manual , testei umas configurações e deixei assim até agora image.thumb.png.6cd54211e68e6a2fdfdaa9cebd2f92e7.pngimage.png.965d436a7f81485b30cad99f6be4966a.png

 

Após aplicar essas configurações eu não tive muitos problemas com bugs e "artefatos?" na tela e o framerate ficou estável e aumentou bem, (no unigine: stock: 120-125 fps, over: 130-135 fps) porém está gastando muita energia, (em média 180-215W em jogos no benchmark do Unigine), ganho de 30 fps no doom eternal, uns 5-10 fps no re2 remake

Queria resolver isso e ficar com a performance do overclock sem gastar tanta energia assim, se não for possivel acho que irei ficar com os stocks mesmo, pois como vocês sabem o kwh no Brasil é muito caro, obrigado.

 

edit: na parte da memória, tive problemas também no shadow of the tomb raider após incrementar +50 no clock, por isso deixei no 2k

 

(Todos os meus drivers estão atualizados pra última versão, W10 atualizado)

E queria perguntar se é melhor fazer overclock pelo MSI AFTERBURNER ou pelo próprio software da AMD, quais são as melhores configurações para overclock na rx 580 e se minha fan curve está boa (os coolers da placa), e se o limite de energia em 50% estraga a placa de video ou a placa-mãe

Tive problemas no Dishonored 2, a textura da espada fica branca e piscando, no Tomb raider algumas folhagens ficavam pretas e mudando de posição ao mexer a câmera, no Shadow of the tomb raider a Lara croft ficava com a pele rosa e piscando. edit: no modo manual tive um bug na tela do Resident evil 2, quando mexia a câmera o jogo ficava com o ambiente meio azulado, e a lanterna também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Technoo disse:

(OBS: não posso conferir o modelo por causa da preula da garantia, se eu abrir o gabinete, perco ela) 

Isso não existe... Aliás, se comprou num lugar que lacra o PC minha recomendação é que abra mesmo, porque tem boas chances de terem colocado uma fonte bomba...
 

29 minutos atrás, Technoo disse:

porém depois de alguns minutos (10-25 mins), os jogos começam a apresentar uns artefatos, as texturas bugam e o jogo apresenta problemas

Claramente o overclock automático não está estável.

 

29 minutos atrás, Technoo disse:

Sobre as temperaturas, ficavam entre 79-83 (muito alto, não?)

Não. Até uns 85, 87, em temperatura ambiente alta, é aceitável.

 

29 minutos atrás, Technoo disse:

Queria resolver isso e ficar com a performance do overclock sem gastar tanta energia assim

Tenta fazer um undervolt (diminuir as tensões). Procura tutorial no youtube.

 

29 minutos atrás, Technoo disse:

queria perguntar se é melhor fazer overclock pelo MSI AFTERBURNER ou pelo próprio software da AMD

Pessoalmente prefiro o Afterburner.
 

29 minutos atrás, Technoo disse:

e se o limite de energia em 50% estraga a placa de video ou a placa-mãe

Não. Má ventilação (gabinete ruim) e fonte vagabunda, sim.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Shaman93 disse:

Tenta fazer um undervolt (diminuir a tensões). Procura tutorial no youtube.

Muito obrigado por responder minhas perguntas cara, estava com essas dúvidas, agora queria saber é se eu fazer undervolt, minha performance vai cair?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Technoo disse:

Muito obrigado por responder minhas perguntas cara, estava com essas dúvidas, agora queria saber é se eu fazer undervolt, minha performance vai cair?

Depende.. Cada chip é único e se comporta de forma única..

 

Abaixar a tensão, vai reduzir consumo, mas pode deixar a placa instável e te dar crashes aleatórios.. Você terá de analisar o mínimo necessário, pra manter a placa na frequência desejada, sem faltar "gasolina"..

 

Mas, OC é isso mesmo: ganha performance, a custo da eficiência energética..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, RS Faria disse:

Depende.. Cada chip é único e se comporta de forma única..

 

Abaixar a tensão, vai reduzir consumo, mas pode deixar a placa instável e te dar crashes aleatórios.. Você terá de analisar o mínimo necessário, pra manter a placa na frequência desejada, sem faltar "gasolina"..

 

Mas, OC é isso mesmo: ganha performance, a custo da eficiência energética..

Opa beleza, pesquisei sobre undervolt e tentei -30mV, e logo de cara deu um crash após segundos no benchmark do superposition em 4K Optimised...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Esse sistema de ajuste do AMD Catalys não é muito bom. também tenho um 580 (da XFX no meu caso) e tive muitos problemas com qualquer tipo de ajuste que fazia pelo software da AMD, muitos artefatos, texturas bugando e as vezes até congelava a tela. Resolvi usar o MSI Afterburner e não tive nenhum problema até agora, inclusive fiz undervolt e over na frequência de memória.

 

Eu tinha muitos problemas de temperaturas altas, diminui de 1150 pra 1070 mV e melhorou demais. Ainda consegui subir a frequência da gpu pra 1400 (não cheguei a testar mais que isso) e as temp não passam de 70º.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...