Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Passado - sobre quantidade de RAM


Posts recomendados

Desculpem a pergunta meio aleatória, mas é o seguinte:

Hoje eu resolvi ver se "colocava no papel" as configurações dos primeiros PC's q tive e me deparei com um memória meio confusa minha (q me leva a trazer a pergunta pro fórum).

 

Meu primeiro pc foi comprado usado em 2002/2003 por uma ninharia (300-500 pila) e a configuração dele era a seguinte:

-processador (nao lembro, mas já era Pentium)
-GPU era algo de 1Mb (depois aumentei pra algo de 16Mb)
-algo entre 64 e 128Mb de RAM
-HD 16 Gb
-leitor de cd
-drive de disquete
-Windows 95

 

minha dúvida é sobre a quantidade de RAM (e desde já peço perdão por não ter como detalhar mt essa info), inicialmente eu tinha algo entre 64 e 128mb de RAM, mas a real é que eu tinha a impressão que o valor exato era um número quebrado, algo tipo 112mb.

PERGUNTA: em algum momento da história foi fabricado/vendido RAM fora da escala normal de 8,16,32,64,128,256,512,1024, etc.? Ou eu to viajando mesmo com essa minha memória?

 

Se serve de ajuda, meu técnico da época logo depois fez um upgrade para algo um pouco maior mas ainda na casa do 100 e poucos mb pois, segundo ele, havia algum tipo de "restrição do sistema/barreira" que era recomendável que se ficasse acima (hoje em dia, mesmo sendo agora alguém q monta seu próprio computador e entende um pouco das coisas, eu continuo sem fazer a mínima ideia do que ele estava falando na época e se era enrrolação ou não).

 

Enfim, é uma pergunta "histórica" e de mera curiosidade, mas eu ficaria feliz se alguém soubesse responder : )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Legaucho

Talvez você tivesse duas memórias de capacidades diferentes. Explicaria o número quebrado.

adicionado 4 minutos depois

Talvez você tivesse uma de 64MB e outra de 32MB. Durante a troca, pode ser ocorrido de substituir uma dessas por outra de 64MB ou 128MB e a limitação do seu pc poderia ser alguma que impediria você de usar mais de 128MB ou 256MB.

Eu não peguei o tempo dessas velharias, mas tomo como base alguns chipsets da minha época, como o G31 e o H55.

adicionado 13 minutos depois

Ahh, uma coisa que esqueci de informar. A arquitetura 16bits acessa até 64MB de memória, 32bis até 4GB e 64bits até alguns Exabytes. Porém existem outras limitações, como o software (por exemplo, o Windows 8 pode acessar até 512GB de RAM) e outros itens de hardware (como o chipset, BIOS, etc). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...