Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aprimoro meu XPS L502 X de 2012 ou invisto num notebook novo?


pamellass

Posts recomendados

  • Membro VIP

Provavelmente seu problema é o HD dando gargalo mesmo, mas se quiser faça os teste abaixo e nos informe os resultados.

 

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez, depois testar os pentes juntos e em slots diferentes também):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito ou teste com outro, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo. (pode ser usado em qualquer HD/SSD)

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable (pode ser usado em qualquer HD/SSD), em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mick 07 caramba!!! rssss obrigada! :)

 

vamos lá...

 

Em 01/07/2020 às 12:41, mick 07 disse:

Verificar integridade do SO (Windows).

tudo certo!

 

Em 01/07/2020 às 12:41, mick 07 disse:

Verificar integridade da memória RAM

só achei "diagnoticco de memória do windows", não "diagnosticos de memórias", tá certo?

fiz, parece q foi tudo ok....

mas não achei "Localizar" no painel ações (print em anexo)

 

Em 01/07/2020 às 12:41, mick 07 disse:

Memtest86

ainda to tentando entender como funciona, tem salvar num pendrive né?!

 

Em 01/07/2020 às 12:41, mick 07 disse:

tudo certo!

 

Em 01/07/2020 às 12:41, mick 07 disse:

wmic diskdrive get caption,status

tudo ok!

 

Em 01/07/2020 às 12:41, mick 07 disse:

atualização de firmware

seagate, não tem!

 

 

(vou postar já para não perder isso caso algo aconteça! mas espere que vou atualizando até a ultima ação que você indicou!)

 

 

 

memory.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/07/2020 às 12:41, mick 07 disse:

 HD Tune

HD Tune Pro: ST500LM012 HN-M500MBB Benchmark

Test capacity: full

Read transfer rate
Transfer Rate Minimum : 24.5 MB/s
Transfer Rate Maximum : 110.5 MB/s
Transfer Rate Average : 82.2 MB/s
Access Time           : 17.7 ms
Burst Rate            : 224.9 MB/s
CPU Usage             : 2.9%

 (eu formatei o computador nessa madrugada atualizando o win7 pro win10 apagando tudo, então por isso está vazio ainda)


HEALTH

HD Tune Pro: ST500LM012 HN-M500MBB Health

ID                              Current  Worst    ThresholdData          Status   
(01) Raw Read Error Rate        100      100      51       173           ok       
(02) Throughput Performance     252      252      0        0             ok       
(03) Spin Up Time               94       89       25       2023          ok       
(04) Start/Stop Count           95       95       0        5911          ok       
(05) Reallocated Sector Count   252      252      10       0             ok       
(07) Seek Error Rate            252      252      51       0             ok       
(08) Seek Time Performance      252      252      15       0             ok       
(09) Power On Hours Count       100      100      0        9953          ok       
(0A) Spin Retry Count           252      252      51       0             ok       
(0B) Calibration Retry Count    100      100      0        633           warning  
(0C) Power Cycle Count          95       95       0        5955          ok       
(BF) G-sense Error Rate         100      100      0        1683          ok       
(C0) Unsafe Shutdown Count      252      252      0        0             ok       
(C2) Temperature                61       43       0        244814053415  ok       
(C3) Hardware ECC Recovered     100      100      0        0             ok       
(C4) Reallocated Event Count    252      252      0        0             ok       
(C5) Current Pending Sector     252      100      0        0             ok       
(C6) Offline Uncorrectable      252      252      0        0             ok       
(C7) Interface CRC Error Count  200      200      0        0             ok       
(C8) Write Error Rate           100      100      0        112072        ok       
(DF) Load/Unload Retry Count    100      100      0        633           ok       
(E1) Load/Unload Cycle Count    93       93       0        72314         ok       

Health Status         : warning
 

 

 

health.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mick 07

continuando... você viu que tinha outro post antes meu né?

 

Error Scan:

image.png.aa63694a0c4901ca9b7509e8e1d74f06.png

 

 

6 horas atrás, mick 07 disse:

pode indicar que seu HD está com defeito físico

então não é certeza.... é só um pode ser?

eu ia comprar o SSD aquela hora, mas rolaram esses gargalos fiquei receosa de investir e agora o preço tá quase 200 conto mais caro.....vou aguardar.... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 minutos atrás, pamellass disse:

continuando... você viu que tinha outro post antes meu né?

Sim, eu vi, mas duvido muito que sua memória RAM tenha problemas.

 

13 minutos atrás, pamellass disse:

então não é certeza.... é só um pode ser?

Faça teste do Data Lifeguard. Fique atenta pra escutar se o seu HD faz algum barulho de estalo, se sim, então podemos ter certeza que é defeito físico. Isso ocorre por conta da descalibragem do braço de leitura. Veja o artigo abaixo pra ver como é o HD por dentro e entender o que to falando.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Oi @mick 07 e @GabrielLP14 se ainda estiverem afim de saber dessa história.... rs

 

Depois que atualizei o Win do 7 pro 10, esses travamentos de vídeo pararam!!

 

Relendo agora todo tópico vejo como fui teimosa e medrosa e acabei alongando muito mais o caso todo....

tanto para comprar o SSD como para atualizar o win7.... peço desculpas por isso, proximas vezes confiarei mais no que vcs falarem!

 

O SSD  chegou e vou instalar nesse fds! o/

 

como eu faço? É só trocar o HD pelo SSD que aí o windows se instalará automaticamente ao ligar o note?! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pamellass Olha só que bacana, boa sorte, precisando de qualquer suporte só nos questionar aqui!

adicionado 0 minutos depois

@pamellass Você precisa de um pendrive(8GB no mínimo), e então deve formatá-lo, gravar a imagem do windows que você baixar da Internet(site da microsoft) e então depois parte para gravar e formatar o notebook.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pamellass Então, já fez o Backup dos seus arquivos?

E primeiro você precisa colocar seu SSD no Notebook para que então formate.

Quando inserir o pendrive, precisa ficar pressionando a tecla de 'boot menu" que pode variar de notebook em notebook, ai você escolhe o pendrive, depois disso a instalação começa

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/08/2020 às 11:07, pamellass disse:

@GabrielLP14 ja fiz backup sim!

 

Entao agora é abrir o note e trocar? A case externa onde vou colocar o hd ainda n chegou entao o hd ficará fora mesmo, tudo bem? Funcionará mesmo assim?

 @GabrielLP14 deu tudo certo!! já estou usando o ssd! :)

 

o hd que retirei, tanto faz eu usar ele no lugar do cd-rom ou como hd externo? um deles é mais seguro?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 minutos atrás, pamellass disse:

o hd que retirei, tanto faz eu usar ele no lugar do cd-rom ou como hd externo? um deles é mais seguro?!

Usar o HD no lugar do DVD evita possíveis quedas e impactos, que podem danificar o HD. Por outro lado, usar como HD externo o torna mais flexível pra usar em outros aparelhos e pra levar na bolsa e etc. Aí vai de sua prioridade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Isaac Barreto Bittencourt disse:

Olha darei um pitaco só.
Você já abriu o note e limpou o cooler ? Trocou a pasta térmica do processador e do chip gráfico?
Isto ajuda a melhorar o desempenho térmico e consequentemente diminuir eventuais travadas no pc por aquecimento.

 

Oi isaac, obrigada pela preocupacao! Ja limpei ele por dentro sim e troquei a pasta termica! ;) atualmente ele está otimo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pamellass Deu certo? Que maravilha, olha não tem diferença onde for usar o HD, vai de você querer perder o Leitor de DVD ou não.

12 horas atrás, pamellass disse:

Oi isaac, obrigada pela preocupacao! Ja limpei ele por dentro sim e troquei a pasta termica! ;) atualmente ele está otimo!

É uma boa dica o que nosso colega, disse, e curtiu o desempenho que o SSD entrega?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14  Oie!!

 

Então, eu quis esperar uns dias para lhe responder. Eu confesso que imaginei que ele ficaria mais rápido do que ficou! rs, porque fala 10 vezes mais.... Mas sim, n há dúvidas de que está muito melhor e eu ja deveria ter feito isso há muuuuito tempo! Adobes abrindo bem mais rapidos e parecem funcionar melhor ao mesmo tempo, tipo, indesign, illustrator e photoshop abertos ao mesmo tempo, rola!!! É, realmente, tá muuuuito melhor do que estava com o HD! 

 

Eu perguntei do HD porque eu vi um artigo dizendo do perigo de comprar e usar um case qualquer para acoplar seu hd interno, por conta deles n terem sido feitos um pro outro e poder danificar mais rápido....mas isso tanto o case como o de colcoar no drive no cd teriam essa questão né?

 

e eu vi tb que não se deve salvar arquivos que você usa e altera o tempo todo no SSD pois ele tem um limite menor de capacidade para gravar e copiar arquivos. Tipo, que a vida util dele é menor nesse sentido... eu to usando só ele, mas to querendo deixar os arquivos no hd desde que descobri isso. só que aí li essa parada de o hd danificar pela incompatiilidade com o case, aí to deixando meus arquivos na nuvem até me decidir! kkkkk  mas acho que o melhor mesmo é te-los no hd e na nuvem né, porque se n tiver net ainda consigo acessá-los....

 

mas para esses arquivos da adobe que to sempre usando e salvando em cima da ultima versao, onde será que o melhor lugar para deixa-los e usa-los até finalizar o projeto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, pamellass disse:

e eu vi tb que não se deve salvar arquivos que você usa e altera o tempo todo no SSD pois ele tem um limite menor de capacidade para gravar e copiar arquivos. Tipo, que a vida util dele é menor nesse sentido... eu to usando só ele, mas to querendo deixar os arquivos no hd desde que descobri isso. só que aí li essa parada de o hd danificar pela incompatiilidade com o case, aí to deixando meus arquivos na nuvem até me decidir! kkkkk  mas acho que o melhor mesmo é te-los no hd e na nuvem né, porque se n tiver net ainda consigo acessá-los....

Você teria que fazer um uso absurdo de dados todos os dias pro SSD esgotar sua vida útil rápido. Qual modelo você comprou?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...