Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fontes ATX em paralelo ou série


Posts recomendados

Olá meus Caros.

Estou querendo fazer um projeto e me surgiram algumas dúvidas:


Então, gostaria de juntar 3 fontes ATX que tenho aqui para alimentar um módulo de som, o qual deve ter no máximo uns 250rms. Ele possui 2 canais estéreo a 55w cada + 1 canal de sub a 120w e utiliza um fusível de 15A

Assisti muitos vídeos sobre o assunto e ainda persiste uma grande dúvida, a qual em nenhum dos vídeos ninguém abordou.

Eu gostaria de poder fazer esses testes com a fontes primeiro, pois se caso a junção das mesmas der pra tocar legal o som, eu ficaria satisfeito. Se por acaso não ficar legal, eu compro uma fonte de 30 ou 50A. Penso eu que seja o suficiente para esse módulo (H-buster Hbm-t310 3 canais)

Antes de meter a mão e sair ligando as fontes como assisti em muitos dos vídeos, eu gostaria de saber o seguinte:
 - Eu teria que tirar/isolar o GROUND de todas elas e isolar internamente o contato da placa de circuito para com a carcaça, por ex colocando fita isolante embaixo de contato que vai na carcaça?
 - Eu teria que deixar  todas elas ligadas direto, com o por exemplo: em cada fonte ligar o verde e o preto, de todas individualmente?
 - Se existem diferença de comportamento entre série e paralelo no que diz respeito ao isolamento entre elas.

Agradeceria enormemente a ajuda.



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu penso que uma única fonte já dá conta. Você poderia testar pra ver. 

 

Se em volume alto o som ficar ruim, pode colocar uma segunda fonte. 

 

Deve ligar as duas em paralelo, não precisa isolar as carcaças, nem mexer no aterramento. 

E ainda pode juntar os fios verdes e ligar em um interruptor. 

Use somente os fios pretos e a amarelos pra fazer a ligação. 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Renato.88 disse:

Eu penso que uma única fonte já dá conta. Você poderia testar pra ver. 

 

Se em volume alto o som ficar ruim, pode colocar uma segunda fonte. 

 

Deve ligar as duas em paralelo, não precisa isolar as carcaças, nem mexer no aterramento. 

E ainda pode juntar os fios verdes e ligar em um interruptor. 

Use somente os fios pretos e a amarelos pra fazer a ligação. 

Obrigado pelo suporte. Valeu!!!
Eu testei com uma somente uns dias atrás e desarmava em determinado volume.
Farei os teste então com duas.

Obs: Os verdes então eu posso unificá-los? Por exemplo, após separar todos os amarelos e pretos, eu separo um verde e um preto de cada uma e unifico ligando-os em um interruptor?
Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, faller disse:

Para partir todas as fontes que colocares em paralelo vais ter de colocar todos seus fios verdes (PS_On) em contato com terra ou comum das fontes.

Valeu Faller. Obrigado pelo help 👍👍👍
Farei com certeza.

 

 

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

É interessante uma carga mínima no 5V de ambas. P.ex. uma lâmpada [não de led] de lanterna de carro

E pa usar a potência toda [caso seja verdadeira]

Modulo-Amplificador-Potencia-H-buster-Hb

de fato deve precisar de fontes em paralelo

Nossa, show. Novidade essa pra mim hein.
Se não ficasse tão fraco, eu mudaria os fans da cada fonte dos 12V p/ 5V para essa finalidade, porém em 5V eles não teriam a devida eficiência. Vou comprar as lâmpadas então.
Ah, lembrando que aqueles 1600W ali devem ser PMPO, pois esse módulo são 55 a 75W por canal(stéreo) +120 a 140W pro sub. Deve chegar a uns 250 no máx.
Muito obrigado pela dica 👍👍👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
2 horas atrás, Marcelotronic disse:

Porque fonte ATX não precisa isolar o positivo das fontes em paralelo com diodos e as fontes de CFTV precisa? O que realmente acontece se não usar os diodos?

Se já viste o esquemático de uma fonte ATX deves ter visto que existem diodos de retificação depois do transformador isolador e são geralmente a última peça na saída da fonte (exceto as vezes um indutor). Botar mais um diodo seria redundante.. Se em algum lugar viste a indicação de se colocar um diodo adicional mais seria pelo coeficiente de Kgasso pois o mesmo costuma acontecer com fontes CFTV.

Ex.

esquema-fonte-atx.gif

 

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eletro & tecnicamente não precisa. Mas la vai uma teoriazinha tosca prum dia chuvoso e pro kgaço do faller...

As fontes cftv vão alimentar circuitos láaaa na casa do cara alho. Em função disso os fios longos se tornam um meio que para raio ou um 'secundário' pra ele. O diodo a+ sente muita vontade proteger o da fonte. Sem o a+, se o de 1 fonte entrar em curto, as d+ podem não gostar e baixar a tensão.

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ah... é pra som... achei que era pra alimentar algumas dezenas de câmeras. De fato ndv diodos que só fazem perder energia em calor.

Dica: video com começa com 'fala galera', conteúdo chato, mal editado, tedioso e etc mas que pode haver informação relevante, coloque a velocidade em 2x.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Olá Caros colegas,
Fiz alguns testes etc mas o resultado não foi o esperado, pois há muita diferença de corrente na linha 12v das fontes. Uma fonte tem 14A, a outra tem 10A e ficou um negócio esquisito... Desarmavam quando abria muito o gás.

Consegui reunir agora três fontes com cada uma fornecendo 16A nos 12v, o que deve ser o suficiente para alimentar o módulo mais o rádio automotivo.

Fui hoje fazer a montagem para a ligação (paralelo).
Separei três lâmpadas para serem ligadas aos 5v de cada fonte e as liguei. Liguei cada uma individualmente e funcionaram, inclusive o 12v sobe um pouquinho quando conecto as lâmpadas no 5v.

 

Ao juntar os amarelos e os pretos para então partir para os testes, notei que só uma fonte ficou com a lâmpada dos 5v ligada. Peguei o multímetro e não acusou nenhuma tensão no 5v, apesar da fonte estar ligada e com o cooler girando.

Detalhe, esse teste foi somente com 2 fontes em paralelo.

É normal isso ou fiz algo de errado?

Desde já agradeço.


 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RiderV8 disse:

É normal isso ou fiz algo de errado?

A fonte que ficou sem o 5V desarmou, o cooler ser manteve girando porque a outra fonte ficou ligada, os coolers também estão ligados no fio amarelo lá por dentro.

 

A minha sugestão é você usar diodos na saída de cada fonte, assim a tensão de uma não entra na outra.

 

Também sugiro deixar o rádio ligado com uma fonte só pra ele, veja se o módulo consegue funcionar só com duas fontes, ou então use aquela menor de 10A só pro rádio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Renato.88 disse:

A fonte que ficou sem o 5V desarmou, o cooler ser manteve girando porque a outra fonte ficou ligada, os coolers também estão ligados no fio amarelo lá por dentro.

 

A minha sugestão é você usar diodos na saída de cada fonte, assim a tensão de uma não entra na outra.

 

Também sugiro deixar o rádio ligado com uma fonte só pra ele, veja se o módulo consegue funcionar só com duas fontes, ou então use aquela menor de 10A só pro rádio.

 

Gratidão Renato.
 

Obtive sucesso com as duas mais fortes em paralelo, uma com 18 e a outra com 16A no 12V. Vou seguir a sua dica e testar pra ver se o módulo segura e ligar uma outra só para o rádio.

Tentei acrescentar uma terceira e não vai de jeito nenhum.

Sobre os diodos meu Caro, eu infelizmente não faço ideia de qual seria e como ligá-los.

Testarei de noite e darei feedback.

Agradeço imensamente o suporte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RiderV8 disse:

Sobre os diodos meu Caro, eu infelizmente não faço ideia de qual seria e como ligá-los.

Se sua fonte é para 18A, os diodos deveriam ser para no mínimo 20A. Sobre como ligar é simples, da pra ensinar por aqui.

Já deu pra notar que o erro só ocorre com as 3 fontes, mas se aparecer com as duas. a ideia dos diodos ainda é bem vinda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você é o melhor @Renato.88
Farei então os testes com as duas mais fortes que funcionaram bem em paralelo, e caso precise acrescentar mais uma, farei o a ligação com os diodos.

Gratidão meu Caro.

 

Boa noite.

Coloquei em prática a teoria aqui proposta e posso dizer que obtive sucesso.
Com uma fonte exclusiva para o rádio e duas fontes fortes em paralelo deu pra fazer subir bem o volume do rádio e nem sinal de desarme ou aquecimento do módulo. O rádio vai até o volume 35 e subi tranquilamente até o 31.

Um detalhe que aconteceu foi o seguinte:
Quando eu ligava as duas juntas, uma não ligava, pois eu havia deixado uma lâmpada no 5v de cada e dava pra ver na hora se ambas estavam ok.
Eu tirava da tomada a que estava ligando de primeira e ligava a outra até que esta ligasse. Quando essa que não ligava passou a ligar, eu plugava a tomada da outra.

A princípio utilizei um interruptor para os fios verdes e pretos. Ligava na tomada primeiro e startava pelo interruptor. Tentei depois elas ligadas direto independente e o comportamento era sempre o mesmo. Tinha que ficar naquele processo de conseguir ligar as duas juntas.

Estou muito mais animado agora kkkkk

Gratidão.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RiderV8 ali mesmo na linha de 12V onde tem o fio amarelo, existe um circuito que faz a fonte manter a tensão constante em 12V. 

Se põe outra fonte por fora, o circuito desliga a fonte justamente porque tem outra fornecendo a energia. 

 

É isso que acontece! Ganha a fonte que tem a tensão maior. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Geralmente a fonte de pc usa o +5 como referência pra regulagem. O +12 ela mantém "por tabela". Neste caso, caso o + 5 fique sem carga e varie a corrente do 12, ela pode ficar meia perdida na manutenção do 12. Por isso te sugeri no mínimo uma carga mínima no +5.

Outra alternativa muito lôca seria usar 2 +5 em série com 1 +3V3. Estes têm + capacidade de corrente. Não encoste os chassis e nem use os fios terra do plug.🤪

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Renato.88 disse:

@RiderV8 ali mesmo na linha de 12V onde tem o fio amarelo, existe um circuito que faz a fonte manter a tensão constante em 12V. 

Se põe outra fonte por fora, o circuito desliga a fonte justamente porque tem outra fornecendo a energia. 

 

É isso que acontece! Ganha a fonte que tem a tensão maior. 

Nossa, sensacional. Estou aqui só no aprendizado kkkk
Então a utilização dos diodos as manterá trabalhando né, e para essa aplicação torna-se praticamente indispensável.

Eu fiz o seguinte depois: A fonte mais mixuruca de todas, com 9A em 12V, eu desmontei pra ver se tinha uns diodos kkkk
Consegui alguns e haviam dois IN 5406.....Utilizei eles no projeto e as fontes ligaram ligaram de boa, não acontecendo o problema de uma ligar e a outra não. Esse 5406 suporta bem né?

Como deu certo essa ligação, vou pegar essas duas e alterar pra uns 13,6V mais ou menos. Eu tinha feito isso em uma delas antes e deu certo...fiz pelo pino do controlador mesmo com um potenciômetro. Acredito que as duas assim deva render mais.
Se puder opinar à respeito disso lhe agradeço também.
 

 

 

 

5 horas atrás, .if disse:

Geralmente a fonte de pc usa o +5 como referência pra regulagem. O +12 ela mantém "por tabela". Neste caso, caso o + 5 fique sem carga e varie a corrente do 12, ela pode ficar meia perdida na manutenção do 12. Por isso te sugeri no mínimo uma carga mínima no +5.

Outra alternativa muito lôca seria usar 2 +5 em série com 1 +3V3. Estes têm + capacidade de corrente. Não encoste os chassis e nem use os fios terra do plug.🤪

kkkk show. Eu guardei muito bem essa dica de ter carga no 5V, tanto é que coloquei uma lâmpada em cada. Tem que ser algo que force mais né, que consuma 1A. Tenho que ver o que eu posso colocar alí que faça esse consumo.
Ótima ideia delas em série, mas elas diferem muito, por ex: Uma fornece 40A no 5V e a outra 20A. Se elas fossem iguais seria lindo.

Muito agradecido com o suporte de vocês. É ótimo esse espaço.
Gratidão meus Caros.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RiderV8 disse:

fiz o seguinte depois: A fonte mais mixuruca de todas, com 9A em 12V, eu desmontei pra ver se tinha uns diodos kkkk
Consegui alguns e haviam dois IN 5406.....Utilizei eles no projeto e as fontes ligaram ligaram de boa, não acontecendo o problema de uma ligar e a outra não. Esse 5406 suporta bem né?

Não usa esses diodos, são só pra 3A.

Usa a ponte do 5V, provavelmente ela serve pra 10 ou 15A. Mantenha o dissipador. 

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, .if disse:

5406 suporta 3A. Com os das saídas fica melhor. P.ex. o de 5V...

 

Valeu. É mesmo, somente 3A e um amigo tinha me indicado o 4007 kkk, 1A somente, mas ele se baseou no pico de alguns milisegundos que ele suporta acho que 30A.
 

8 horas atrás, Renato.88 disse:

Não usa esses diodos, são só pra 3A.

Usa a ponte do 5V, provavelmente ela serve pra 10 ou 15A. Mantenha o dissipador. 

Valeu. Não vou saber utilizar os da ponte kkkkk
Vou comprar amanhã seis 6A10 e os utilizo em paralelo, que vão segurar 18A né. O que acha?

Detalhe: As duas fontes eu já alterei pra 13,6V (pelo CI) e tô pensando também em substituir os capacitores de 16V da saída por 25V.

Obs. Essas fontes ATX antigas eram muito mais parrudas que as de hoje em dia...É muito notável isso. Também né...cpus da época eram de 90nm kkkk

Valeu pessoal. Gratidão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, RiderV8 disse:

Valeu. Não vou saber utilizar os da ponte kkkkk

É mais fácil, só tem 3 pinos o do meio é a saída. 

2 minutos atrás, RiderV8 disse:

Vou comprar amanhã seis 6A10 e os utilizo em paralelo, que vão segurar 18A né. O que acha?

Não é boa ideia. 

3 minutos atrás, RiderV8 disse:

tô pensando também em substituir os capacitores de 16V da saída por 25V.

Sim, é bom. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...