Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock Ryzen 5 1600AF


Posts recomendados

Bom dia amigos, fiz um Oc de leve no meu 1600 AF, o boost dele é ate 3.6GHz, eu aumentei para 3.75GHz, monitorei instabilidades (não deu nenhuma), monitorei temperatura( abaixo dos 60 graus).
Nos testes de stress ele bate o que foi imposto de clock que são os 3.75, mas nos jogos sempre fica abaixo e o uso do processador la embaixo , tipo no Valorant ele fica a 3.72 no máximo e o uso de CPU em 21~30% no máximo, também testei no CS que exige mais single core, a mesma coisa, bate no máximo 3.72, nunca chega ao que foi clockado. Sendo que nos boost sem OC ele chega aos 3.6GHz com tranquilidade. Aumentei o OC para 3.8GHz e o mesmo no stress bateu também os 3.8 , mas ingame não passou de 3.75GHz.

Sou um pouco leigo do assunto, é alguma limitação de segurança imposta? Está faltando algo ? como VCore pra ele bater os 3.8 ?

Reafirmando acima, a temperatura não está passando de 60 graus em hipótese alguma, está com uma temperatura ambiente de 8~17 graus onde moro, dependendo do horário.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor Fredie Dreher Galvão isso varia de jogo pra jogo, a maioria não utiliza corretamente o poder das cpus, é questão de otimização mesmo. se no teste de estresse ele entregou o clock que você almeja, então está tudo bem. se quer testar até onde vai o limite, aumenta pra 3.9ghz e note se realmente há algum ganho de desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor Fredie Dreher Galvão

Pelo o que entendi você não fez nenhum over só alterou o boost para 3.75.

 

Como ainda o PBO está habilitado o uso do clock vai variar mesmo de acordo com a carga.

Se fosse feito um OVER independente do uso a cpu sempre ficaria travada no clock máximo.

 

E como eu uso meu R7 2700x em 4.2. 

Mas manda uma print da bios para verificar como está feito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira Até quando setei 3.8 já senti um leve ganho de uns 15fps em média, no CS, em jogos que escalam multithread não testei. A noite vou testar um boost maior de 3.9 como você disse.

 

 

@Lenon_Fernandes  Eu fiz pelo Ryzen Master, setei no profile lá dos núcleos 3800 , para todos os 6 (C/T) . Não mexi na BIOS. Por onde fiz é OC ou Boost ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Vitor Fredie Dreher Galvão disse:

@Caio Ferreira Até quando setei 3.8 já senti um leve ganho de uns 15fps em média, no CS, em jogos que escalam multithread não testei. A noite vou testar um boost maior de 3.9 como você disse.

 

 

@Lenon_Fernandes  Eu fiz pelo Ryzen Master, setei no profile lá dos núcleos 3800 , para todos os 6 (C/T) . Não mexi na BIOS. Por onde fiz é OC ou Boost ??

Entendi. Eu não uso Ryzen Master para over somente pela bios. 

 

Mas pela info que você passou e exatamente o que falei como você subiu o boost para 3.8 mas como essa alteração não foi feita pela bios o PBO ainda continua ativo.

 

Então que vai demandar o uso do processador ainda é o PBO em teste de stress onde se usa 100% da CPU ela vai bater o máximo mas em games isso não vai acontecer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lenon_Fernandes Se eu fosse mexer pela BIOS , uma frequência de até 3.9GHz , o VCore teria que ser mudado ? A bem grosso modo falando ? Porque sei que outras coisas podem influênciar nesse quesito.

Desculpe se as perguntas são vagas ou algo do tipo, mas é que minha "leiguisse" nesse assunto somado ao medo de dar ********** da nisso hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Vitor Fredie Dreher Galvão disse:

@Lenon_Fernandes Se eu fosse mexer pela BIOS , uma frequência de até 3.9GHz , o VCore teria que ser mudado ? A bem grosso modo falando ? Porque sei que outras coisas podem influênciar nesse quesito.

Desculpe se as perguntas são vagas ou algo do tipo, mas é que minha "leiguisse" nesse assunto somado ao medo de dar ********** da nisso hehe

Sim. Isso com certeza para subir essa frequência teria que alterar o vcore.

 

Mas assim over na bios e bem diferente envolve muita coisa. Recomendo da uma estudada sobre.

Por exemplo aqui como eu falei eu uso meu R7 2700 a 4.2 com um vcore de 1.375 porém com o LLC em extremo isso quer dizer o que.

 

Quando meu processador estar em alto uso ocorre um vdrop que joga ele para vcore de 1.311.

Mas assim over e loteria não tem matemática certa. Uma pessoa pode ter um outro R5 1600AF que para conseguir 4.0 ela precisou só de um vcore 1.3 mas você vai precisar de vcore a 1.4 ou até mesmo nem vai conseguir chegar a 4.0.

 

E como eu falei over e loteria, estudo e teste. Então se realmente que fazer da uma estudada tem varios videos ai pela net.

 

Deixou aqui um vídeo muito bom para já começar o estudo.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 08/05/2020 às 14:37, Vitor Fredie Dreher Galvão disse:

@Shaman93 Como citei pro outro rapaz, eu não fiz pela BIOS , setei os clocks dos núcleos pelo AMD Ryzen Master e não mexi no VCore, estava no padrão

aproveitando o post, quando você colocou a 3.8ghz ele deu algum tipo de falha?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Vitor Fredie Dreher Galvão disse:

@Jão dp pastel Não deu não , quando coloquei 4.0 pelo Ryzen Master deu tela azul, mas depois mexendo pela bios no vcore e tudo depois de pesquisar ele ficou setado a 4GHz tranquilo e não me deu mais problema hehe.


Bom dia, Vitor. Tenho também este processador e efetuei o OC (Me encontro bem leigo neste assunto) e fiz até o 3.6 do recomendado pelo perfil oficial AMD. Do 3.6 para o 4.0 haveria um ganho significativo? Trabalho com design gráfico e me aventuro no CS GO com uma GTS 450 2GB DDR5. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hakelon Bom dia, parte de renderização se usar, ganha bem porque são os 6 núcleos ganhando 400MHz, no CSGO eu ganhei em média 15fps , nada mt grande mas evita uns drops de frame. O Meu ficou setado com 1.25 VCore e 4000MHz , está travado assim. Mas no seu caso tenta ir aos poucos por causa da placa de vídeo ser bem abaixo do processador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Vitor Fredie Dreher Galvão disse:

@Hakelon Bom dia, parte de renderização se usar, ganha bem porque são os 6 núcleos ganhando 400MHz, no CSGO eu ganhei em média 15fps , nada mt grande mas evita uns drops de frame. O Meu ficou setado com 1.25 VCore e 4000MHz , está travado assim. Mas no seu caso tenta ir aos poucos por causa da placa de vídeo ser bem abaixo do processador

Bom dia novamente, Vitor. Muito obrigado pelas dicas. Vou estar tentando e assim que encontrar um valor estável já posto aqui também. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Vitor Fredie Dreher Galvão disse:

@Hakelon Bom dia, parte de renderização se usar, ganha bem porque são os 6 núcleos ganhando 400MHz, no CSGO eu ganhei em média 15fps , nada mt grande mas evita uns drops de frame. O Meu ficou setado com 1.25 VCore e 4000MHz , está travado assim. Mas no seu caso tenta ir aos poucos por causa da placa de vídeo ser bem abaixo do processador

só perguntadno, o desempenho dele é bom para workstation? (quebra galho até a BF) ele aguenta bem ? (Se eu deixalo a 3,80ghz praticamente um 2600).  tipo, ele trabalha bem com Pacote Adobe e blender? acho que sim né. por ser 6/12, mas queria perguntar a quem tem, pois n acho nenhum video sobre.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jão dp pastel Cara , eu creio que sim até a frequencia base dele opera bem nos multi core dele, é significativa a diferenca do Cinebench dele pro i5 9400F que só tem 4 núcleos. Ele é muito parrudo pra processos que utilizam todos os núcleos e threads dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...