Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock Ryzen 5 1600AF


Posts recomendados

Bom dia amigos, fiz um Oc de leve no meu 1600 AF, o boost dele é ate 3.6GHz, eu aumentei para 3.75GHz, monitorei instabilidades (não deu nenhuma), monitorei temperatura( abaixo dos 60 graus).
Nos testes de stress ele bate o que foi imposto de clock que são os 3.75, mas nos jogos sempre fica abaixo e o uso do processador la embaixo , tipo no Valorant ele fica a 3.72 no máximo e o uso de CPU em 21~30% no máximo, também testei no CS que exige mais single core, a mesma coisa, bate no máximo 3.72, nunca chega ao que foi clockado. Sendo que nos boost sem OC ele chega aos 3.6GHz com tranquilidade. Aumentei o OC para 3.8GHz e o mesmo no stress bateu também os 3.8 , mas ingame não passou de 3.75GHz.

Sou um pouco leigo do assunto, é alguma limitação de segurança imposta? Está faltando algo ? como VCore pra ele bater os 3.8 ?

Reafirmando acima, a temperatura não está passando de 60 graus em hipótese alguma, está com uma temperatura ambiente de 8~17 graus onde moro, dependendo do horário.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor Fredie Dreher Galvão isso varia de jogo pra jogo, a maioria não utiliza corretamente o poder das cpus, é questão de otimização mesmo. se no teste de estresse ele entregou o clock que você almeja, então está tudo bem. se quer testar até onde vai o limite, aumenta pra 3.9ghz e note se realmente há algum ganho de desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor Fredie Dreher Galvão

Pelo o que entendi você não fez nenhum over só alterou o boost para 3.75.

 

Como ainda o PBO está habilitado o uso do clock vai variar mesmo de acordo com a carga.

Se fosse feito um OVER independente do uso a cpu sempre ficaria travada no clock máximo.

 

E como eu uso meu R7 2700x em 4.2. 

Mas manda uma print da bios para verificar como está feito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites