Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acionar um componente depois de acionar outros anteriormente


Posts recomendados

Quero que um componente (mini motor 3V) seja acionado automaticamente após eu ligar manualmente 5 leds. Vou explicar: estou fazendo um brinquedo para uma criança que funciona assim: ela vai ligar 5 leds, 1 led por vez, quando os 5 estiverem acesos eu queria que o mini motor fosse acionado sozinho. Existe possibilidade de isso acontecer?  

Dados complementares:

Fonte 9V.

Leds 2V ( já com resistores ligados). 

Total de leds 5. Ligados em paralelos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Vovozão disse:

ela vai ligar 5 leds, 1 led por vez, quando os 5 estiverem acesos eu queria que o mini motor fosse acionado sozinho.

Uma porta lógica E de 5 entradas (que pode ser feita com diodos+resistor) esta aciona um transistor para acionar o motor. 

43 minutos atrás, Vovozão disse:

Existe possibilidade de isso acontecer?

Sim, mas não é com um só componente. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia do colega de usar portas logicas é bem interessante.
Você não disse como vai acionar os leds, suponho que seja com interruptores. Se sim, você também pode utilizar os interruptores em série para ligar o motor ( o que simularia uma porta "E") e ligar um led em paralelo com cada interruptor.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PedroH.A. disse:

A ideia do colega de usar portas logicas é bem interessante.

No caso dei somente a direção. 

Porém agora a sua ideia desvendou o mistério sem ligar nenhum componente eletrônico a mais, bastando apenas os interruptores, os leds, os resistores e o tal motor. 

Vejamos, 5 chaves comuns em série, ao final temos o motor voltando ao negativo da pilha. 

A cada nó entre um botão e outro temos o led com o resistor (se usar 2 pilhas comuns nem de resistor precisa). 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...