Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Jogos travando por 10 segundos, uso do SSD vai a 100%


Posts recomendados

Prezados, muito boa tarde. Estou pesquisando há semanas possíveis fixes para meu problema, entretanto, sem sucessos.
Espero neste clássico, importante e bem frequentado fórum, encontrar alguma luz sobre meu problema.

 

Tenho um PC antigo: MB Asus H55 (1156), CPU X3470, RAM 14GB, GPU GTX1650, HD SSD KINGSTON 240gb. Segundo o driver easy, todos os drivers estão atualizados (já dava o problema antes. Depois de atualizar todos os drivers, continuou). O único que não consegui atualizar foi o driver de áudio realtek, porém, estou usando o driver de áudio da placa de vídeo. Desabilitar o realtek não parece ajudar, nem atrapalhar.

 

Bom, conforme o título, tenho tido travamentos frequentes jogando diversos jogos diferentes, sobretudo o Máfia 3 (que chega a dar crash, sem nenhuma mensagem de erro) e o Pubg Lite. O desempenho está excelente, rodando cravado nos 60 fps (meu monitor limita em 60). Já tentei trocar as memórias, o processador e a GPU para testes, mas o problema persiste. Quando tenho estes travamentos, o SSD tem seu uso aumentado para 100% no Task Manager, enquanto os usos de CPU e GPU caem a praticamente 0% por alguns segundos. Esta informação me faz pensar que o problema está com o HD. Quando o jogo volta a funcionar tudo volta ao normal (usos normais em torno dos 60% para CPU e GPU). As temperaturas nunca passam de 65C segundo o OpenHarwdwareMonitor. Reparei que nesses momentos o uso de internet parece aumentar também, dá um spike rápido em 100%. Anti-vírus ligado ou desligado não faz diferença. Estou rodando no modo de energia Alto Desempenho.

 

Quando instalei o SSD, configurei como IDE. Na época não sabia que podia ou devia modificar para AHCI. Baixei o Kingston SSD Manager e ele aponta que os drivers estão atualizados. Vale ressaltar que meu SSD está 85% cheio, aproximadamente, mas o problema já ocorria quando estava um pouco mais vazio (em torno de 80% de uso). No mais, o desempenho da máquina está formidável. Poucos segundos para chegar no windows, FPSs altos, não apresenta travamentos em nenhuma outra situação.

 

Alguém poderia me lançar uma luz? Eu não jogava há muitos anos. Resolvi voltar aos jogos recentemente, na quarentena, e tem sido bastante frustrante ter estes travamentos. No BF4 não percebi travamentos, nem no CS:GO. Vale ressaltar ainda que também uso o simulador de voo X-plane 11, que é bastante pesado, mas também não encontrei travamentos. Já no Mafia 3 e no Pubg Lite, por exemplo, fica absolutamente impossível jogar. Certamente devo ter esquecido de trazer alguma informação importante, porém, estarei disposto a fornecer rapidamente assim que for necessário.

 

Segue screenshot do Gerenciador de Tarefas no momento do freeze (alguns segundos depois, quando consegui dar ALT+TAB)

 

image.thumb.png.accbdb5c8dc214c9b5fd42b7890405c7.png

 

Desde já muito obrigado por sua atenção.

EDIT:
1) Lembrei de alguns dados potencialmente importantes: mesmo rodando o jogo em outro HD, o spike no drive C (Windows 10) acontece.

2) Meu CPU está em auto overclock, na bios, tendo as funções turbo e extreme full phase ativadas. Tentei desativar, mas não percebi melhoras.

3) Minha PSU é uma Corsair CX430. Antes eu usava um CPU i3 530 e uma GT1030, cujos TDPs são bem mais baixos. O problema já acontecia com a mesma frequencia antes, com essas configs. Agora estou com um CPU X3470 e uma GTX1650 (recém comprada). Achei que ela poderia ser o problema, mas não foi. Pelo menos agora tenho gráficos mais bonitos, rs.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira Não atualizei. Minha versão da BIOS é uma versão anterior à mais recente. Isso pode ter algo a ver com os travamentos? Detalhe: a versão mais recente da BIOS para minha placa-mãe é de 2010, 3 meses depois da versão que está instalada. Como são só 3 meses de diferença, imaginei que talvez não fosse uma atualização relevante para resolver este problema. 

 

Segue link https://www.asus.com/br/Motherboards/P7H55DM_EVO/HelpDesk_BIOS/ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, mick 07 disse:

@Daniel Good God o SSD está muito fragmentado? Você fez algum tipo de tutorial pra otimizar o PC?

 

adicionado 2 minutos depois
agora, Daniel Good God disse:

 

Obrigado pela resposta!

 

0% fragmentado. Já fiz teste de memória RAM tamebm, sem erros.

 

As vezes me questiono se pode ter algo a ver com page file, que, ao passo que busca informações no HD, pode estar gerando erro. Meu page file está configurado para ser controlado pelo Windows, apenas no drive c, que é o que opera o Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Assista os vídeos abaixo, depois faça os testes.

 

 

 

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, mick 07 disse:

Assista os vídeos abaixo, depois faça os testes.

 

 

 

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

 

Muito obrigado! Além de ver os vídeos, já fiz alguns dos testes abaixo, como o comando no prompt ou os testes pelo software da fabricante do SSD. Sempre os resultados são OK. Já rodei o chkdsk também, sem detectar erros.

 

Hoje, entretanto, fiz uma mudança na bios, desligando o Turboboost da intel. Venho percebendo no CPUz e no OpenHardware uma constante variação de clock, bus speed, multiplicador do próprio CPU e da tensão. Sei que é normal variar, entretanto, não importa qual é a configuração na bios, o CPU tem sempre chegado aos 3.6GHZ, mesmo sem overclock. A tensão chega aos 1.320V! O meu cpu é listado em 2.93Ghz, originalmente. Não sei se isso tem a ver. É normal variar tanto assim, todos os parâmetros? Bus speed, multiplicador, clock, com variações tão grandes? As vezes em idle o core pula de 1.2ghz para 3.4 por um segundo e volta. No task manager o uso do CPU parece estável.

 

Mas tive do nada um BSOD, computador em IDLE, no modo de energia "Equilibrado". Não usava há muito tempo. As mudanças antes do BSOD foram desligar o turboboost na bios (o que não pareceu fazer efeito, já que os parâmetros oscilam acima do normal, ao que me parece) e usar o modo de energia "equilibrado".

 

Não sei se tem a ver. Acho que estou meio perdido aqui, rss. Resumindo o ponto permanece sendo: em várias aplicações tenho momentos em que o PC "trava" por alguns segundos, voltando em seguida. Nesses momentos sempre há um pico no uso do drive C, SSD que comporta o OS. Uso de GPU e CPU nesse momento vão a quase 0. Alguma luz? 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, mick 07 disse:

Sinceramente, não sei. 

 

Obrigado amigo, pelas tentativas.


Sobre o problema em questão no tópico, um update: percebi que desfazendo o auto O.C. da minha placa-mãe (a placa é antiga, o "normal" dela é o overclock, ou seja, se volto as configurações para o original de fábrica ela faz um overclock monstro no meu CPU) os travamentos diminuíram. Tive 1 em um bom tempo de jogo. Estou começando a suspeitar que o auto O.C. está deixando o sistema instável, ao passo que altera constantemente o clock e a tensão do CPU em níveis muito pouco estáveis. Imagino que sair de 0,930v para 1.340 quase instantaneamente pode ser um pouco demais para garantir a estabilidade. Além disso, o CPU está chegando a 3.5, 3.6Ghz, sendo que na BIOS, teoricamente o CPU só poderia ir até 3.2Ghz. Enfim, me parece que isso afetou em algo. Ainda não consegui perceber se foi coincidência, mas não tive mais BSOD e só um travamento em jogo, que me pareceu ocasionado pela rede, e não pela máquina em si (recebi um aviso de lag do jogo, apesar da travada ter sido idêntica)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...