Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ideias para upgrade de PC


Posts recomendados

Boa tarde pessoal

 

Tenho um pc meio "atrasado" e tava querendo fazer uns upgrades pra jogar com uma media melhor de fps, estava pensando se existe possibilidade de upgrade, e se vale a pena o valor.

Segue as configurações atuais:

Processador: i5 4460

Placa de video: rx 480 8gb

Memoria: 16gb hyperx 1666mhz

placa-mãe: nao lembro direito, mas é algum modelo barato que seja compativel com os periféricos acima.

Ssd: kingston 120 gb

Fonte: Corsair 550w

 

Pensei em pegar um i7 4770k, mas esta R$850 reais usado no mercado livre, valeria a pena?

Ou meu pc nao tem mais salvação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, thilp disse:

Boa tarde pessoal

 

Tenho um pc meio "atrasado" e tava querendo fazer uns upgrades pra jogar com uma media melhor de fps, estava pensando se existe possibilidade de upgrade, e se vale a pena o valor.

Segue as configurações atuais:

Processador: i5 4460

Placa de video: rx 480 8gb

Memoria: 16gb hyperx 1666mhz

placa-mãe: nao lembro direito, mas é algum modelo barato que seja compativel com os periféricos acima.

Ssd: kingston 120 gb

Fonte: Corsair 550w

 

Pensei em pegar um i7 4770k, mas esta R$850 reais usado no mercado livre, valeria a pena?

Ou meu pc nao tem mais salvação?

 

Upgrade sempre é possível porém nem sempre é viável.
1º - Qual valor você pretende investir?

2º - Quais jogos você costuma rodar nessa configuração?

3º - Qual a resolução do seu monitor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, NIGHT FALL disse:

 

Upgrade sempre é possível porém nem sempre é viável.
1º - Qual valor você pretende investir?

2º - Quais jogos você costuma rodar nessa configuração?

3º - Qual a resolução do seu monitor?

1- Entao, pretendo gastar até R$2500.

2- Jogo Lol, CsGo, Pubg, e mais recentemente Valorant, onde tenho sentido que preciso melhorar meu PC

3- Meu monitor é um AOC  144hz, acredito que 1920 por 1080?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, thilp disse:

1- Entao, pretendo gastar até R$2500.

2- Jogo Lol, CsGo, Pubg, e mais recentemente Valorant, onde tenho sentido que preciso melhorar meu PC

3- Meu monitor é um AOC  144hz, acredito que 1920 por 1080?

 

 

 

Com esse valor ao invés de apenas trocar o processador, que já vai te deixar limitado a uma plataforma antiga, seria muito mais benéfico trocar tudo.

Seguem abaixo minhas recomendações.

 

Plataforma AMD

placa-mãe Gigabyte B350

Link

 

Processador Ryzen 5 1600AF
Link

 

Memória Adata 16Gb (2x8)

Link

 

TOTAL R$ 1.869,60 + Frete

 

 

Plataforma Intel

placa-mãe MSI B360

Link

 

Processador Core i5 9400F

Link

 

Memória Adata 16Gb (2x8)

Link

 

TOTAL R$ 2.169,60 + Frete

 

Vamos então a algumas considerações.
1º - Qualquer uma das plataformas vai sobrar pra sua placa de vídeo, porém te da margem pra troca-la futuramente e pegar um modelo bem mais forte como  Rx 580, Rx 590, Gtx 1660 etc.

2º - Pra você que gosta de jogos multiplayer eu recomendo ir de Amd, os processadores Intel apesar de entregarem mais fps em alguns jogos não é raro ve-los atolados a 100% de uso, ou seja, isso já é uma limitação devido a falta de threads. Core i5 9400F é um 6/6 (6 núcloes e 6 threads) enquanto o Ryzen 5 1600AF é 6/12. Essa maior quantidade de threads proporiona maior margem pra uso de aplicações em paralelo.

 

Vou deixar um vídeo bem completo comparando os dois processadores citados (R5 1600AF e i5 9400F) com diversos outros modelos em diversos jogos e também alguns esclarecimentos extras que podem te auxiliar na escolha.

Fique a vontade para comentar e tirar eventuais dúvidas.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, NIGHT FALL disse:

 

Com esse valor ao invés de apenas trocar o processador, que já vai te deixar limitado a uma plataforma antiga, seria muito mais benéfico trocar tudo.

Seguem abaixo minhas recomendações.

 

Plataforma AMD

placa-mãe Gigabyte B350

Link

 

Processador Ryzen 5 1600AF
Link

 

Memória Adata 16Gb (2x8)

Link

 

TOTAL R$ 1.869,60 + Frete

 

 

Plataforma Intel

placa-mãe MSI B360

Link

 

Processador Core i5 9400F

Link

 

Memória Adata 16Gb (2x8)

Link

 

TOTAL R$ 2.169,60 + Frete

 

Vamos então a algumas considerações.
1º - Qualquer uma das plataformas vai sobrar pra sua placa de vídeo, porém te da margem pra troca-la futuramente e pegar um modelo bem mais forte como  Rx 580, Rx 590, Gtx 1660 etc.

2º - Pra você que gosta de jogos multiplayer eu recomendo ir de Amd, os processadores Intel apesar de entregarem mais fps em alguns jogos não é raro ve-los atolados a 100% de uso, ou seja, isso já é uma limitação devido a falta de threads. Core i5 9400F é um 6/6 (6 núcloes e 6 threads) enquanto o Ryzen 5 1600AF é 6/12. Essa maior quantidade de threads proporiona maior margem pra uso de aplicações em paralelo.

 

Vou deixar um vídeo bem completo comparando os dois processadores citados (R5 1600AF e i5 9400F) com diversos outros modelos em diversos jogos e também alguns esclarecimentos extras que podem te auxiliar na escolha.

Fique a vontade para comentar e tirar eventuais dúvidas.

 

 

Entendi, nesse setup da AMD que você recomendou, eu poderia trocar o processador por um ryzen mais forte sem precisar trocar a placa a mae que voce recomendou? Gostei da ideia de mais threads, pois gostaria de fazer stream ocasionalmente, mas nao gostei de ser bem inferior em taxa de quadros em relação aos da intel.

Outra coisa é a fonte, a minha aguenta tranquilamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thilp , pode trocar claro, só que sai mais caro né. O ideal seria pegar o que deve chegar em breve no seu caso, ao meu ver, que seria o Ryzen 3 3300X.

 

Spoiler

 

 

Mas como você vai comprar agora, o que chega perto do nível do i5 9400F seria o Ryzen 5 3500X - R$ 990 na Pichau.

 

Ou pega a opção Intel mesmo, não vai ter muito upgrade a partir daí, mas parece que a AMD também está querendo seguir o mesmo caminho pelos rumores que ouvi nesse próximo ciclo do AM4.

 

No campo da placa de vídeo, mantenha ela e use-a para codificar o vídeo quando quiser "streamar", liberando o processador (inclusive deve ser possível fazer já com o seu setup atual) para produzir quadros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dudaskank @NIGHT FALL Pesquisando mais a fundo quando cheguei em casa, cheguei a conclusão que se é pra investir uma grana e trocar os componentes, não tem sentido eu sair de um fusca e ir para um gol quadrado, faria mais sentido ir pelo menos até um Golf?

O que acham desse setup:

Processador:

https://admin.pichau.com.br/processador-amd-ryzen-5-3600-hexa-core-3-6ghz-4-2ghz-turbo-35mb-cache-am4-yd3600bbafbox

ou

https://www.pichau.com.br/processador-amd-ryzen-5-3500x-hexa-core-3-6ghz-4-1ghz-turbo-35mb-cache-am4-100-100000158box

 

placa-mãe:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=101715

 

Memória 2x: 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=102746

 

Fonte: Corsair 550w (Já tenho)

HD: 1 TB comum (Já tenho)

SSD: Kingston 120gb (Já tenho)

Placa de video: RX 480 8gb (Já tenho)

Cooler: Raijintek Themis Cooler para CPU AMD/Intel 120MM - 0P105255 (é o que tenho no meu i5 4460)

Gabinete: Gabinete Cooler Master N200 Preto NSE-200-KKN1 (é o que eu tenho atualmente)

 

1-Acham que vale a pena o investimento nesse processador um pouco superior? 

2-A fonte suporta tranquilamente esse Setup?

3-Esse meu gabinete comporta o novo setup?

4-Esse cooler daria para adaptar no novo processador? ou valeria mais a pena usar o que vem nele.

 

Agradeço desde já a ajuda.

Abraços!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, thilp disse:

Entendi, nesse setup da AMD que você recomendou, eu poderia trocar o processador por um ryzen mais forte sem precisar trocar a placa a mae que voce recomendou?

 

Sim, ainda teria a linha Ryzen 7 pra fazer upgrade (Ryzen 7 3700, Ryzen 7 3800) e dependendo da placa que pegasse até um Ryzen 9, porém eu duvido muito que haja essa necessidade dessa troca, visto que o 3600 é um 6/12 (6 núcleos 12 Threads) com muito poder de fogo. Se um 4/4 te atendeu por tanto tempo, imagina um 6/12.

 

17 horas atrás, thilp disse:

Gostei da ideia de mais threads, pois gostaria de fazer stream ocasionalmente, mas nao gostei de ser bem inferior em taxa de quadros em relação aos da intel.

 

A diferença entre eles é pequena, porém o Ryzen tem muito mais longevidade. A cada jogo lançado percebemos um melhor uso do recurso multi-thread, isso fica ainda mais claro com o lançamento da linha core de décima geração, onde o i3 é 4/8 e o i5 é um 6/12, isso acaba tornando o i5 9400F um investimento sem sentido a longo prazo. 

 

11 horas atrás, thilp disse:

@dudaskank @NIGHT FALL Pesquisando mais a fundo quando cheguei em casa, cheguei a conclusão que se é pra investir uma grana e trocar os componentes, não tem sentido eu sair de um fusca e ir para um gol quadrado, faria mais sentido ir pelo menos até um Golf?

 

A analogia é basicamente essa mesmo. É a questão do quanto de benefício o investimento lhe trará.

 

 

Apesar de pequena diferença, pensando em longevidade o 3600 é uma opção bem melhor.

 

Se a ideia é pegar um processador um ryzen de 3 geração, o chipset B350 não faz sentido, pois você perde um recurso excelente (Precision Boost Over Drive).

Procure uma B450 faz mais sentido com o processador escolhido. Gigabyte, Asrock, Asus, Msi, todas tem boas placas.

 

11 horas atrás, thilp disse:

1-Acham que vale a pena o investimento nesse processador um pouco superior?

 

Sim, se seu intuito é permanecer com essa configuração por muitos anos, quanto mais forte o processador, maior a longevidade.

 

11 horas atrás, thilp disse:

2-A fonte suporta tranquilamente esse Setup?

 

Essa configuração (Independente de ser com R5 ou i5) mal consome 300w, 550 chega a ser exagero. Atende bem e com muita folga.

 

11 horas atrás, thilp disse:

3-Esse meu gabinete comporta o novo setup?

 

Sem nenhum problema.

 

12 horas atrás, thilp disse:

4-Esse cooler daria para adaptar no novo processador? ou valeria mais a pena usar o que vem nele.

 

É preciso checar no manual do cooler se ele possui suporte a plataforma AMD. Se tiver compatibilidade com sockets anteriores também será com AM4

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, thilp disse:

@NIGHT FALL Entendi, então está decidido, vou pegar uma b450 da Asus, e um Ryzen 3600, só não entendi o que é o (Precision Boost Over Drive) que você citou, ele ativa sozinho ou é um recurso que o usuário escolhe ou não se quer?

 

Precision Boost Over Drive é um recurso nativo das placas mãe com chipset B450 que só funcionam com a Ryzen de segunda e terceira geração.
Sendo bem simplista na explicação, ele faz um "overclock"  elevando o frequência (Velocidade) acima do turbo original de fábrica levando em conta fatores como tensão, temperatura etc.
Isso leva a um melhor aproveitamento do processador quando há disponibilidade.

Se não me engano o recurso vem desativado, você pode ativa-lo através do aplicativo Ryzen Master ou através da BIOS.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Boa noite Night!

 

Depois que tinha decidido comprar as peças, comentei com um amigo que iria fazer o upgrade, e ele prontamente mencionou que estava vendendo um i7- 4790k, bem barato por sinal.

 

Se eu comprar, é somente tirar o meu e coloca-lo que irá funcionar?

 

Minha placa-mãe é uma H81M-E33

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, thilp disse:

@NIGHT FALL Boa noite Night!

 

Depois que tinha decidido comprar as peças, comentei com um amigo que iria fazer o upgrade, e ele prontamente mencionou que estava vendendo um i7- 4790k, bem barato por sinal.

 

Se eu comprar, é somente tirar o meu e coloca-lo que irá funcionar?

 

Minha placa-mãe é uma H81M-E33

 

Obrigado!

 

O primeiro dígito do modelo indica a geração.
I5 4460

i7 4790k
Modelos de mesma geração são do mesmo socket, logo são compatíveis.
Então vai funcionar sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...