Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual CI usar? (Hallmeter)


Posts recomendados

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Será que colocando um resistor ou um diodo em série com o led para ter uma pequena queda de tensão e não deixar o led acender resolve?

Não. 

A tensão/corrente nos leds é fixa, dada pelo circuito interno do CI. 

Ou acende ou apaga. 

 

O que tem que fazer é alterar a tensão de referência através dos resistores. 

Funciona assim:

Se a tensão de entrada é menor que a referência não acende os leds. 

Se maior os leds vão acendendo conforme for aumentando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann o problema é que fiz o teste com dois CI e os dois o mesmo problema, mas percebi que o led que fica aceso e não deveria fica aceso com brilho baixo e quando é pra ele acender mesmo o brilho dele fica mais forte então dá pra concluir que quando é pra ele acender mesmo a tensão que o CI manda pra ele é maior, então acho que nesse caso o resistor ou diodo pode funcionar, tem alguma outra ideia pra resolver o problema?

adicionado 1 minuto depois
agora, Renato.88 disse:

Não. 

A tensão/corrente nos leds é fixa, dada pelo circuito interno do CI. 

Ou acende ou apaga. 

 

O que tem que fazer é alterar a tensão de referência através dos resistores. 

Mas o led que fica aceso tem um brilho menor do que os outros, se eu mudar a tensão de referência vai alterar a tensão pra todos os leds não só pra ele não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Renato.88 disse:

O que tem que fazer é alterar a tensão de referência através dos resistores. 

Funciona assim:

Se a tensão de entrada é menor que a referência não acende os leds. 

Se maior os leds vão acendendo conforme for aumentando. 

O unico resistor que tem no circuito é o de 330R em série com o trimpot de 10K é ele que preciso mudar? Devo colocar um resistor com mais resistencia certo? Mas isso não vai alterar a tensão de resistencia do circuito todo?

 

@Renato.88 O que acho estranho é que quando eu mexo no potenciometro da tensão de entrada funciona tudo normal e se eu deixo a tensão em 0V o led apaga, ou seja tá funcionando normal só esse primeiro led que está esquisito ficando aceso quando nao deveria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

O que acho estranho é que quando eu mexo no potenciometro da tensão de entrada funciona tudo normal e se eu deixo a tensão em 0V o led apaga

Provavelmente porque a tensão de referência no primeiro comparador está bem próxima de 0V.

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

O unico resistor que tem no circuito é o de 330R

Esse resistor serve pra controlar o brilho dos leds. 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

o trimpot de 10K

Regulando ele, o que acontece? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Renato.88 disse:

 

Esse resistor serve pra controlar o brilho dos leds. 

Regulando ele, o que acontece? 

Então vou colocar um resistor de maior valor, são leds comuns não sei se a tensão pra eles está muito alta...

 

O trimpot regula onde acender, se eu ligar 1,5v no pino de sinal ajustando o trimpot os leds acendem até o final então o último led aceso indica 1,5v de tensão de entrada, agora se eu girar o trimpot para que com os mesmos 1,5v acendam a metade da escala então o final da escala só vai acender com 3v de entrada...

 

Será que o primeiro led pode estar com problema? Tipo acender com uma tensão menor? Ou isso não existe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Eder Neumann disse:

meça a tensão no pino do ci quealimenta ele e nos outros pinos do CI

se possivel sem os leds

Medi todos eles, estão próximos a 10v (achei meio estranho) mas está assim, achei que poderia ser o capacitor em curto ou com algum problema então tirei ele e liguei, não sei qual a função dele ali mas o circuito funciona sem o capacitor pelo jeito...

 

Coloquei um resistor de 560ohms em série com o primeiro led e não mudou nada ele acende mais fraco mas continua aceso.

 

Também coloquei um led gêmeo em paralelo com o primeiro led, imaginei que se fosse problema com o led o outro led não iria acender e pra minha surpresa os dois acenderam...

 

Alguém aí tem alguma outra ideia? Estou mandando outra foto para olharem, continua a mesma coisa com capacitor ou sem e com resistor em série ou sem ele o primeiro led continua aceso só apaga se eu colocar a tensão de sinal em 0v aí todos ficam apagados...

15910594919446377784862145302610.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88é parece que não foi dessa vez, comecei colocando o resistor de 1k não mudou nada, coloquei um potenciômetro de 10k aí começou a mudar, eu ia colocar mais resistores mas o pino do soquete com o fio de sinal quebrou, então resolvi tirar tudo e começar do zero seguindo o outro circuito, e não funcionou de jeito nenhum. Alguém aí já montou um circuito desses antes? Tô achando que esse outro esquema estava com alguma coisa errada também...

 

De qualquer forma tentando fazer funcionar não sei o que deu errado todos os leds acenderam bem fortes ao mesmo tempo e o CI soltou fumaça...

Tô achando que ele não sobreviveu...

 

Antes de pensar em desistir e comprar um pronto aquele outro circuito com PIC é complicado fazer? Nunca fiz algo parecido, mas se eu for comprar o hallmeter pronto ele vai ficar muito grande e eu queria muito colocar ele no painel de forma compacta...

15911399260833885109996193714014.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Antes de pensar em desistir e comprar um pronto aquele outro circuito com PIC é complicado fazer?

O complicado de fazer é a programação, mas ela já tá feita.

O que você precisa é apenas do circuito do programador que você pode comprar pronto ou até mesmo fazer.

No mesmo site de onde você tirou o Hallmeter com o PIC tem o programador, eu montei e funciona.

Pra ficar mais fácil a montagem seu PC tem que ter a porta Serial, se não tiver é melhor comprar um pra usar pela USB.

3 horas atrás, ComandateGustavo disse:

De qualquer forma tentando fazer funcionar não sei o que deu errado todos os leds acenderam bem fortes ao mesmo tempo e o CI soltou fumaça...

Tô achando que ele não sobreviveu...

Fazer montagem aranha com CI é bem complicado, fica muito fácil queimar mesmo.

Pra evitar essas coisas, seria melhor usar uma protoboard durante os testes.

3 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Alguém aí já montou um circuito desses antes?

Eu já. Usei o LM3914, mas o circuito era diferente. Era um voltímetro pra um carregador de bateria que eu tinha, faz um tempo já.

imagem006.png.c0ca73a2210d3284a9fcb9eea8957db2.png

No circuito, tinha mais coisas. Deixei só a parte que tem o LM3914.

No R18 vinha o + da bateria

Pino 2 do LM o negativo

Pino 3 alimentação de 9V

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Renato.88 disse:

O complicado de fazer é a programação, mas ela já tá feita.

O que você precisa é apenas do circuito do programador que você pode comprar pronto ou até mesmo fazer.

No mesmo site de onde você tirou o Hallmeter com o PIC tem o programador, eu montei e funciona.

Pra ficar mais fácil a montagem seu PC tem que ter a porta Serial, se não tiver é melhor comprar um pra usar pela USB.

Fazer montagem aranha com CI é bem complicado, fica muito fácil queimar mesmo.

Pra evitar essas coisas, seria melhor usar uma protoboard durante os testes.

 

A programação está pronta aqui no link que postei esse aqui né?

http://larios.tecnologia.ws/iBlog/archives/8898

 

Tirei foto atrás da placa-mãe, essa ai é a porta serial né?

 

Sim o ideal é usar a protoboard, o problema é que não tenho ela, mas vou providenciar...

 

Pra programar o PIC como seria o circuito pra ligar na porta serial? Vi que o circuito do hallmeter que usa o PIC é mais simples do que o que usa o LM3914 e não tem trimpot então ele não precisa de ajuste correto? Precisa apenas de uma tensão de 5v no lugar de 12v mas isso é simples conseguir.

 

15 minutos atrás, Renato.88 disse:

Eu já. Usei o LM3914, mas o circuito era diferente. Era um voltímetro pra um carregador de bateria que eu tinha, faz um tempo já.

imagem006.png.c0ca73a2210d3284a9fcb9eea8957db2.png

No circuito, tinha mais coisas. Deixei só a parte que tem o LM3914.

No R18 vinha o + da bateria

Pino 2 do LM o negativo

Pino 3 alimentação de 9V

O LM3914 parece ser bem versátil mesmo, uma pena que eu me enrolei e muito pra mexer com ele, o pic parece ser um pouco complicado também mas creio que seja mais fácil de montar e acertar do que com o LM3914 correto?

porta.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Tirei foto atrás da placa-mãe, essa ai é a porta serial né?

Não, essa aí é a VGA. A serial tem o mesmo formato, mas com 9 pinos. Seu PC parece ser moderno com cara de que não tem mais essa saída.

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

A programação está pronta aqui no link que postei esse aqui né?

http://larios.tecnologia.ws/iBlog/archives/8898

A pasta com o programa está no link escrito "HALLMETER_FILES".

 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Pra programar o PIC como seria o circuito pra ligar na porta serial?

http://blog.larios.tecnologia.ws/iBlog/archives/1008

 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Vi que o circuito do hallmeter que usa o PIC é mais simples do que o que usa o LM3914 e não tem trimpot então ele não precisa de ajuste correto? Precisa apenas de uma tensão de 5v no lugar de 12v mas isso é simples conseguir.

Suponho que lá no site tenha as instruções.

 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

O LM3914 parece ser bem versátil mesmo, uma pena que eu me enrolei e muito pra mexer com ele, o pic parece ser um pouco complicado também mas creio que seja mais fácil de montar e acertar do que com o LM3914 correto?

Versátil é o PIC, ele faz o que você quiser desde que programe. O LM3914 só serve pra ligar barras de LED mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Renato.88 disse:

Não, essa aí é a VGA. A serial tem o mesmo formato, mas com 9 pinos. Seu PC parece ser moderno com cara de que não tem mais essa saída.

Aquele era o computador do meu quarto, aqui na oficina tenho outro PC, contando tem 9 pinos essa aqui é a porta serial mesmo não é?

15911823723735061764296376914833.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Aquele era o computador do meu quarto, aqui na oficina tenho outro PC, contando tem 9 pinos essa aqui é a porta serial mesmo não é?

Essa aí é. 

Precisa um cabo pra colocar aí. 

 

Como um gravador de pic não é algo que vá usar muitas vezes, você pode comprar uma protoboard e montar nela. 

Os componentes são comuns e você pode usar em outra montagem depois. 

 

Porém se for adentrar ao ramo e querer fazer mais montagens aí pode soldar os componentes numa plaquinha padrão e tal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Renato.88 disse:

Precisa um cabo pra colocar aí. 

 

Como um gravador de pic não é algo que vá usar muitas vezes, você pode comprar uma protoboard e montar nela. 

Os componentes são comuns e você pode usar em outra montagem depois. 

 

Porém se for adentrar ao ramo e querer fazer mais montagens aí pode soldar os componentes numa plaquinha padrão e tal. 

Então além dos componentes terei que achar e comprar um cabo serial.

 

Mas percebi que no site tem mais de uma versão do circuito programador tem a mais simples e outra com transistores também, tem alguma vantagem em montar a com transistor? Eu li mas não entendi bem parece ser uma questão do programa reconhecer bem, não entendi...

 

O PIC parece ser muito interessante e tem vários projetos com ele e com o código pronto já pra facilitar a vida... Então acho que seria bem interessante eu montar o gravador ou já comprar um pronto.

 

O mais barato que vi é esse aqui:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1350739071-gravador-de-pic-k150-usb-programador-cabos-_JM?quantity=1#position=2&type=item&tracking_id=cc4dd904-99fe-4bab-8b02-a993cb53ebef

 

@Renato.88 No meu caso que planejo usar algumas vezes o programador é interessante comprar essa placa pronta ou montar o circuito mesmo? Estava pensando em usar a porta serial, mas se o pc der pau o que é raro mas pode acontecer ai eu não terei mais como enviar a programação...

Por outro lado montar o circuito e comprar um adaptador usb para porta serial também funciona e fica mais barato não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Mas percebi que no site tem mais de uma versão do circuito programador tem a mais simples e outra com transistores também, tem alguma vantagem em montar a com transistor?

Tanto faz. 

No começo eu montei o mais simples, funciona de boa. 

Aí comecei a pegar o jeito e fiz a versão mais completa. 

21 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

No meu caso que planejo usar algumas vezes o programador é interessante comprar essa placa pronta ou montar o circuito mesmo? Estava pensando em usar a porta serial, mas se o pc der pau o que é raro mas pode acontecer ai eu não terei mais como enviar a programação...

Você decide como prefere fazer. 

O circuito do programador serve justamente pra proteger o PC. 

Quando tudo estiver pronto você só vai encaixar o pic no soquete e clicar num ícone da tela pra iniciar a gravação, não tem erro. 

 

24 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Por outro lado montar o circuito e comprar um adaptador usb para porta serial também funciona e fica mais barato não?

Adaptador USB pra serial eu não sei se funciona pra isso. 

Se for comprar pronto seria melhor o gravador USB completo que não tem erro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Renato.88 disse:

Tanto faz. 

No começo eu montei o mais simples, funciona de boa. 

Aí comecei a pegar o jeito e fiz a versão mais completa. 

 

Se o primeiro funcionar já vale a pena fazer, mas vi que no circuito pede alimentação 13V e eu só tenho 12V aqui, será que serve?

 

Se for analisar tudo isso mais ao LM3914 que soltou fumaça já fica mais caro do que comprar um hallmeter pronto, mas como eu vivo fuçando em tudo, talvez seja mais interessante e partir pro PIC mesmo, além de apreender abre um leque para outras coisas que dá pra fazer com o PIC.

 

18 minutos atrás, Renato.88 disse:

Você decide como prefere fazer. 

O circuito do programador serve justamente pra proteger o PC. 

Quando tudo estiver pronto você só vai encaixar o pic no soquete e clicar num ícone da tela pra iniciar a gravação, não tem erro. 

 

Vou por na ponta do lápis, pra fazer o programador vou precisar do cabo serial, do conector e dos componentes, tanto para o programador quanto para o circuito da fonte de 5V pra alimentar tudo.

 

Essa plaquinha programadora que eu mandei o link do mercado livre funciona perfeitamente para essa aplicação né? Vou fazer os cálculos e se a diferença entre montar o circuito gravador e comprar a gravadora pronta for pouca coisa mais caro ai compensa comprar a gravadora pronta... Gasto um pouco a mais, mas vem pronta com garantia e já é USB então funciona em qualquer PC...

 

O cabo adaptador serial para USB também não sei se funciona bem, já comprei alguns cabos parecidos assim e não gostei um deles era um cabo com conector VGA e na ponta era cabo AV, e não funcionava de jeito nenhum, parece que não é só soldar os pinos e pronto, tem que ter um circuito dentro pra converter de um formato pra outro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

um deles era um cabo com conector VGA e na ponta era cabo AV, e não funcionava de jeito nenhum

É, não funciona mesmo. Os sinais são diferentes. 

O mesmo vale para o USB/serial 

Mas você já matou a charada... 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

não é só soldar os pinos e pronto, tem que ter um circuito dentro pra converter de um formato pra outro...

 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Se for analisar tudo isso mais ao LM3914 que soltou fumaça já fica mais caro do que comprar um hallmeter pronto, mas como eu vivo fuçando em tudo, talvez seja mais interessante e partir pro PIC mesmo, além de apreender abre um leque para outras coisas que dá pra fazer com o PIC.

No mais, se você gosta mesmo de eletrônica é até melhor ir fazendo as montagens. 

É Como dizem, "tem que comer muito arroz e feijão" pra chegar lá, ou seja, ainda vai queimar muitos componentes por engano kkkk :lol:

 

Depois da uma olhada sem compromisso no site do Cláudio larios, só pra você ver o tanto de coisa que dá pra fazer com pic e outros micro controladores. 

 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Essa plaquinha programadora que eu mandei o link do mercado livre funciona perfeitamente para essa aplicação né? Vou fazer os cálculos e se a diferença entre montar o circuito gravador e comprar a gravadora pronta for pouca coisa mais caro ai compensa comprar a gravadora pronta... Gasto um pouco a mais, mas vem pronta com garantia e já é USB então funciona em qualquer PC...

A plaquinha funciona sim, já apareceu gente aqui no fórum que usa. E o preço está bom, pois na época que fiz o meu gravador só aquele soquete zif foi 30 reais, ainda bem que pelo menos o resto dos componentes que eu usei foi sucata. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Renato.88 disse:

No mais, se você gosta mesmo de eletrônica é até melhor ir fazendo as montagens. 

É Como dizem, "tem que comer muito arroz e feijão" pra chegar lá, ou seja, ainda vai queimar muitos componentes por engano kkkk :lol:

Queimar componentes eu já faço a um bom tempo, fiz eletricista de manutenção no senai e tinha uma parte básica de eletronica digital, não me lembro como era o circuito mas usava uns 4 CI, fiz na protoboard com cuidado paciencia e quando liguei mesmo depois de ter conferido tudo não funcionou, então chamei o professor, ele olhou e falou voce conectou tudo certo, mas inverteu o positivo e negativo na alimentação e queimou todos os CI, não preciso nem falar que virei piada na sala né? kkkkkkkk

 

Mas pra falar a verdade mesmo sendo circuito simples eu ainda acredito que tem algumas coisas que dão defeito na eletronica que nem dá pra saber qual é a causa... Dessa vez foi o LM3914 que foi pro beleléu, mas eu já tinha montado antes um circuito com o NE555 e não funcionou de jeito nenhum nunca descobri o problema, ai a umas 3 semanas montei um circuito que tambem usava o 555 e funcionou de primeira, vai entender...

 

37 minutos atrás, Renato.88 disse:

Depois da uma olhada sem compromisso no site do Cláudio larios, só pra você ver o tanto de coisa que dá pra fazer com pic e outros micro controladores. 

Dei uma olhada e fiquei super interessado em montar um esquema com PIC pra fazer um conjunto de led estilo super máquina eu queria aquelas luzes a muito tempo, mas só achava uns circuitos longos e complicados agora com PIC vai ser mais fácil, também tem o circuito de relógio e ainda não procurei mas se bobear talvez tenha até de calculadora...

 

39 minutos atrás, Renato.88 disse:

A plaquinha funciona sim, já apareceu gente aqui no fórum que usa. E o preço está bom, pois na época que fiz o meu gravador só aquele soquete zif foi 30 reais, ainda bem que pelo menos o resto dos componentes que eu usei foi sucata. 

Então estou tentado a comprar ela mesmo, pra fazer todo o circuito eletrônico vai ficar uns 20 reais mais barato que comprar a plaquinha pronta então compensa comprar a gravadora pronta, depois tenho que ver qual software ela usa e se preciso instalar driver, mas deve ter bastante informação pela internet...

 

Lógico que os circuitos com PIC podem ser muito complexos,  mas tem vários circuitos simples, então eu acho que a parte mais difícil de circuito com PIC não é tanto a montagem é mais a programação, não deve ser fácil mas deve ter alguns videos no youtube explicando...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...