Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual CI usar? (Hallmeter)


Posts recomendados

1 hora atrás, Renato.88 disse:

@ComandateGustavo pois é, eu ainda uso aquele com a porta serial, num PC antigo separado instalado o Windows XP. 

 

Aí do ano passado pra cá me desfiz desse PC antigo e instalei o gravador no PC com o Windows 10. 

Até consegui fazer funcionar, mas as vezes aparecia alguns erros. 

Fiz essa do emulador e está funcionando. 

 

Como o gravador usa um PIC16F628, esse é bem fácil de encontrar pra comprar, pois é o modelo de pic mais comum. 

 

O legal disso é que você só queria montar um hallmeter, mas está aprendendo um monte de coisa diferente :lol:

Eletrônica é assim mesmo, uma coisa puxa a outra e quando a gente vê já estamos até mudando de ramo! 

Vou torcer pro emulador do XP dar certo, se não me engano tem até um CD chamado hirens boot que tem um mini XP embutido, o problema é meus computadores não tem mais leitor de CD/DVD 😆

 

Sim a ideia era montar um hallmeter e está sendo praticamente um desafio kkkkkk mas o hallmeter com PIC vai ser mais preciso do que o Hallmeter com o LM3914 certo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Sim a ideia era montar um hallmeter e está sendo praticamente um desafio kkkkkk mas o hallmeter com PIC vai ser mais preciso do que o Hallmeter com o LM3914 certo?

 

No fim da na mesma... 

Não dá pra confiar em precisão num circuito com barra de leds, a diferença entre um led e outro na escala acaba sendo um pouco grande. 

 

Pela facilidade de construir eu ficaria com o lm3914, só que deu azar do projeto que você encontrou não ser algo bem feito e planejado. 

Esse com o pic eu nem vi direito como é, nem analisei o código dele. 

Mas tem tudo pra funcionar, os projetos do Larios são muito bons, todos os que montei até agora funcionaram muito bem. Alguns com um errinho, mas que não atrapalha o funcionamento e até dá pra arrumar na programação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Renato.88 disse:

 

Mas tem tudo pra funcionar, os projetos do Larios são muito bons, todos os que montei até agora funcionaram muito bem. Alguns com um errinho, mas que não atrapalha o funcionamento e até dá pra arrumar na programação. 

Que tipo de erro? E isso mostra aquilo que eu já tinha pensado, as vezes no esquema com PIC o desafio acaba nem sendo o circuito em si, mas a programação mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Que tipo de erro? E isso mostra aquilo que eu já tinha pensado, as vezes no esquema com PIC o desafio acaba nem sendo o circuito em si, mas a programação mesmo...

Tipo, montei um temporizador digital que tem lá. 

Funcionou, mas o clock do contador veio na frequência errada. Mas corrigi isso fácil na programação alterando a divisão de frequência. 

 

Outro erro foi num circuito de controle remoto que as vezes não conseguia gravar os controles ou dava erro, esse eu até avisei nos comentários e ele substituiu o arquivo. 

 

E sim, o desafio é a programação. Pois a parte eletrônica é sempre o mais do mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Renato.88 disse:

@ComandateGustavo pois é, eu ainda uso aquele com a porta serial, num PC antigo separado instalado o Windows XP. 

 

Aí do ano passado pra cá me desfiz desse PC antigo e instalei o gravador no PC com o Windows 10. 

Até consegui fazer funcionar, mas as vezes aparecia alguns erros. 

Fiz essa do emulador e está funcionando. 

Como eu queria ter um PC com o XP aqui pra não ter tanta dor de cabeça... Fiz como disse emulei o XP, usei o virtual box e depois de arrumar uma ISO instalar o virtual box instalar o XP na máquina virtual instalar um pacote de atualização do virtual box e configurar para enviar arquivos entre a máquina virtual e a fisica descubro que tem alguma coisa louca acontecendo aqui, simplesmente eu abro o windows XP e conecto a K150 na USB ela buga o sistema todo e meu mouse USB que é sem fio para de funcionar... 😳

 

Sério ele para de funcionar mesmo nos dois sistemas, até o led vermelho que fica piscando quando está fora da mesa apaga de vez como se o receptor sem fio fosse desconectado do PC e isso desliga o mouse... 

 

Já foi 4 horas entre baixar a ISO instalar tudo e tentar fazer funcionar, vou tentar mais uma vez amanhã ver se consigo fazer o mouse e a K150 conectarem juntos, se não soubesse que a K150 é tão problemática eu poderia dizer que o meu PC está mal assombrado, mas como a 150 é problemática então tá explicado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Sério ele para de funcionar mesmo nos dois sistemas, até o led vermelho que fica piscando quando está fora da mesa apaga de vez como se o receptor sem fio fosse desconectado do PC e isso desliga o mouse... 

Tem que configurar direitinho as portas físicas com as virtuais pra não dar conflito. 

Pelo jeito parece que o virtual box está reconhecendo o mouse e o gravador na mesma porta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tenta conectar o programador antes de dar partida na máquina, mas antes instale o extension pack. Baixe, vá em máquina, preferência, extensões, localize, ok... Mas antes ainda...

Eis que surge uma excelente oportunidade pra testares o linux mint. Funciona tudo e muito mais. Emula xp, w7,8,10 e escambal com zero travas. Tem micromacetes pra virtualbox facilmente encontráveis pelo google

 

https://www.linuxmint.com/

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Tenta conectar o programador antes de dar partida na máquina, mas antes instale o extension pack. Baixe, vá em máquina, preferência, extensões, localize, ok... Mas antes ainda...

Eis que surge uma excelente oportunidade pra testares o linux mint. Funciona tudo e muito mais. Emula xp, w7,8,10 e escambal com zero travas. Tem micromacetes pra virtualbox facilmente encontráveis pelo google

 

https://www.linuxmint.com/

 

Já tinha instalado o extension pack, e já tinha conectado o programador antes de ligar a máquina virtual, na verdade hoje liguei o meu PC e conectei o gravador e na hora tocou aquele  som do windows 7 como se tivesse desconectado algo da USB e o mouse parou, ai desconectei e conectei o mouse e então o voltou a funcionar, mas no virtual box nada de reconhecer USB, nem a gravadora nem o pendrive reconheceu, mesmo com o extension pack instalado... 

 

Vou continuar tentando fazer essa coisa funcionar, mas se não conseguir fazer funcionar até amanhã é 99,9% de chance que  eu vou mandar essa bugiganga de volta pelo correio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal eu desisto a K150 dá mais trabalho do que vale, entrei em contato com o vendedor e ele também não entendeu direito o problema, mas já acertamos a devolução.

 

Nesse caso vou comprar essa aqui agora:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1144315076-pickit-3-programador-gravador-usb-de-pic-microchip-pickit3-_JM?quantity=1#position=7&type=item&tracking_id=7aeaab98-99c4-443a-861b-418e9c0e089b

 

Nesse caso não tem segredo, é instalar os drivers sem emular nada, colocar o PIC na protoboard, conectar os fios seguindo o datasheet e gravar o PIC certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz qual versão deles você usa?

(mudando o assunto do topico mas correlato ao mint)

estou formatando o pc de um amigo que usa só para navegar na web e usar pacote office, porme o pc dele não é muito bom e mesmo o window s7 não fica muito bom...

vi que tem 3 versões do mint, qual delas é a mais leve? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A mais leve nunca testei amigo. Uso a última 64bits. Num pc com 3 e num note com 6GB. Emulo xp, w8 e w10 32bits com sucesso, todos desconectados da net. Além da [bem] maior imunidade a virus do sistema, o libreoffice que vem com ele abre e salva no formato msoffice🙂. Sem contar com os poderosíssimos editores de imagem, video que converte *.*, som (usei pra remover ruídos de um lp 78rpm) e um patuá de etc...

No caso do seu amigo tenta uma versão 32bits. google linux mint 32 bits

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou começar pelo mais leve e ver se dispõe dos recursos que ele precisa.

Todos estes apps que você mencionou vem nativos no SO? se sim acho que vou suar um HD do note que vendi (vendi com ssd) para colocar um dualboot deste SO para trabalho e deixar meu windows para lazer e jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Libreoffice sim. Os d+ estão a um clique de distância na sua loja gratuita de aplicativos.

Aproveitando o off topic, veja isso pra sua outra inquietação... publiquei lá também pro caso de 'alguém' quiser apagar o post, fique a vontade...

JzXcHgZ.png um adaptador lqfp48-->dip miraculously made in home. Entretrilhas acho que 0.2mm

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/06/2020 às 14:25, Isadora Ferraz disse:

Aproveitando o off topic, veja isso pra sua outra inquietação... publiquei lá também pro caso de 'alguém' quiser apagar o post, fique a vontade...

Nem sabia que um post poderia ser apagado, mas acho que isso é com os moderadores, sei lá nunca entendi disso kkkkk

Bom depois de muita luta empacotei e mandei a K150 pra casa do chapéu de volta para o vendedor já que ainda era válido e já comprei o Pic Kit 3, ele deve chegar essa semana ainda, estou ansioso para começar, creio que a parte de drivers seja bem mais simples e não precise emular nenhum SO antigo, vamos torcer...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Oi pessoal, quase desenterrando o tópico finalmente a pic kit 3 chegou, e antes de tentar programar e torrar alguma coisa estou com dúvida na pinagem do PIC 16f676.

 

Olhando a pinagem dele e do pic kit 3 seriam pino 1 do pic kit no pino 4 do CI, pino 2 do pic kit no pino 1 do CI, pino 3 do pic kit no pino 14 do CI, pino 4 do pic kit no pino 13 do CI e pino 5 do pic kit no pino 12 do CI.

 

Ai vem a dúvida o pino 6 do pic kit é o lvp, e em qual pino do CI ele vai? Essa parte não entendi...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

 

Ai vem a dúvida o pino 6 do pic kit é o lvp, e em qual pino do CI ele vai?

Fica sobrando. 

Só usa 5 pinos pra fazer a gravação/leitura do pic. 

VPP, VCC, GND, CLK e DAT. 

Abaixo segue o manual do treco:

http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/52116A.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/07/2020 às 01:13, Renato.88 disse:

Fica sobrando. 

Só usa 5 pinos pra fazer a gravação/leitura do pic. 

VPP, VCC, GND, CLK e DAT. 

Abaixo segue o manual do treco:

http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/52116A.pdf

Certo deixei o pino 6 sem conectar em nada, coloquei o PIC na protoboard coloquei os cabinhos do pic kit 3 até os pinos do CI e chequei duas vezes a conexão, instalei o driver da kit 3, fui em tools cliquei em check communication então o led da kit 3 acende e aparece Found PICkit 3 e o numero de série.

 

Até ai ok quer dizer que está tudo funcionando, etnão fui em file e em import hex, e selecionei o arquivo HALLMETER_676.HEX.

 

Selecionei o PIC 16f676 na listinha e cliquei em Write, e pronto mais erros...

 

Apareceu primeiro Erasing device... failed

Depois Erase operation failed.

 

E pronto ela para ai...

 

Cliquei em read pra saber se tinha gravado algo e só aparece aqueles 3FFF, então pelo que entendi, ele consegue ler o PIC mas não consegue gravar, estou mandando print da tela, será que faltou configurar alguma coisa fiz algo errado?

erro pic kit 3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquisando achei este video:

 

 

 

Ele usa uns componentes a mais no PIC 16f676 esses componentes a mais são necessários? Sinceramente estou sem entender o que fazer aqui, já executei em modo administrador, desliguei liguei, coloquei outro pic porque comprei dois 16f676 e dá o mesmo erro Erase operation failed... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Ele usa uns componentes a mais no PIC 16f676 esses componentes a mais são necessários?

Praticamente só tem um Led com resistor, provavelmente o cara do vídeo tá fazendo o exercício do pisca led.

Só que um capacitorzinho ali na alimentação vai bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Renato.88 disse:

Praticamente só tem um Led com resistor, provavelmente o cara do vídeo tá fazendo o exercício do pisca led.

Só que um capacitorzinho ali na alimentação vai bem.

Qual a função do capacitor ali na alimentação? Estou apenas seguindo a pinagem do pic kit 3 será que usar uma fonte 5v externa para alimentar o CI é melhor?

Tô arrancando os cabelos pra tentar entender porque tá dando erro, tá tudo normal aqui as coneções os drivers, tudo certo tô mais perdido que cego em tiroteio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Qual a função do capacitor ali na alimentação?

Eliminar ruídos que atrapalham o funcionamento do PIC. Pra isso se usa um capacitor de 100nF, pra gravação não é muito importante, mas será útil quando o seu projeto de Hallmeter estiver pronto.

 

23 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Estou apenas seguindo a pinagem do pic kit 3 será que usar uma fonte 5v externa para alimentar o CI é melhor?

Talvez!

Mas antes faça alguns testes:

Veja se tem 5V no PIC quando você clica no ícone de gravação e se tem os 13V no pino de Reset (pino 4).

Também dá pra acionar direto se clicar nas caixas de "ON" e "/MCLR".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 baixei um outro programa da pickit3 acho que é outra versão, pra tentar a sorte (vai que por algum motivo sinistro o negócio funciona) baixei e na hora de conectar dava erro pedia para atualizar o sistema da pic kit 3 e com muito trabalho atualizou o treco, mas na hora de programar dá erro, mas dessa vez esse programa falou o tal erro: Programming failed at Program Memory address 0x000000

 

 

erro 3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nisso eu já não posso te ajudar, pois eu não tenho esse programador.

Eu já até vi esses erros aqui, mas nem lembro mais como resolvi e mesmo se lembrasse acho que seria de outra forma.

 

Dê uma olhada no subfórum de programação aqui do fórum, talvez encontre o que procura:

https://www.clubedohardware.com.br/forum/217-programação-de-microcontroladores/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...