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Qual CI usar? (Hallmeter)


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Então depois de muitas páginas seus problemas acabaram.  😃.. Agora "vire a página" pra não ficar virando página... ixe.. virou! 😁...

Então no caso ao ler de volta, ele não consegue por estar protegido mesmo. Você pode gravar desprotegido caso queira ler de volta. Verifique no sw do programador algo como fuse protect ou do gênero e desabilite-o.

Sucessos!

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@Renato.88 @Isadora Ferraz @Eder Neumann Beleza pessoal muito obrigado, foi trocar o pino 8 pelo 14 e pronto deu certo funcionou! inclusive aquele botãozinho que muda pra ponto, três pontos e barra inteira, por via das duvidas vou na eletronica comprar um outro CI e tentar gravar pra ter um PIC gravado de reserva, uma perguntinha meio boba os PIC são muito sensíveis? Por acaso na hora da partida do carro com o pico de corrente será que o PIC pode dar erro e desprogramar ou PIC não perde a configuração nunca? É meio boba a pergunta, mas estava pensando nisso...

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2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

, uma perguntinha meio boba os PIC são muito sensíveis? Por acaso na hora da partida do carro com o pico de corrente será que o PIC pode dar erro e desprogramar ou PIC não perde a configuração nunca? É meio boba a pergunta, mas estava pensando nisso

Perder a programação, não. 

Em caso de curto, tensão errada ou algo do gênero ele queima e não funciona mais, tipo o que aconteceu com o seu lm3914. 

 

No carro é pra você usar obrigatoriamente um regulador de tensão, pode ser um 7805 que é baratinho ou então um regulador mais moderno como o lm2596. 

Como já deve ter percebido a tensão máxima do pic é de 5V.

Se tiver tudo certinho com os capacitores adequados, os picos de tensão que aparecem na instalação do automóvel não vão atrapalhar o funcionamento do seu circuito. 

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@Renato.88achei que o único regulador seria 7805 vou pesquisar sobre o  lm2596 pra ver qual a vantagem dele, mais uma vez agradeço a todos pela ajuda.

 

Só mais uma coisinha caso possam ajudar mudando de hallmeter, mas ainda falando de medição em coisas do carro a um tempo atrás comprei um medidor de vácuo ele mede pressão posição e negativa, só que ele veio meio desregulado e sem vácuo ou pressão ele devia indicar zero mas ele está marcando bem menos... Teria como acertar isso?

 

Falei com o vendedor e ele me disse que vai mandar outro, só que estou com dó de jogar o bichinho fora, ele funcionou bem e é novo só que não marca certinho no zero, estou deixando a foto dele e do esqueminha de instalação.

 

Coloquei um potenciômetro de 50K em série com o fio verde mas não mudou nada...

 

O ponteiro se mexe com um motor de passo pelo que o vendedor me informou e dá pra ouvir o barulhinho dele quando liga.

 

O que acham tem conserto? A ideia é só fazer o ponteiro marcar o zero quando não tem pressão, se acharem melhor eu crio um novo tópico...

Anexei as fotos do esquema e do medidor ligado, dá pra ver que mesmo sem pressão o ponteiro fica a baixo do zero...

15943080791244498461036890189375.jpg

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1 hora atrás, Eder Neumann disse:

pode ser o seu sensor de pressão com problemas também... aí só calibrando as coisas mesmo pra funcionar redondinho.

Não acho que seja o sensor com problemas porque testei no carro e funcionou bem só que ele não para no zero como deveria, estou achando que o ponteiro está mal encaixado, o problema é que estou com medo de tentar abrir e quebrar, mas se eu abrir acho que é só recolocar o ponteiro na posição certa que deve funcionar...

 

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3 minutos atrás, Eder Neumann disse:

o sensor mede pressão do que?

A pressão do coletor de admissão, quando a borboleta do carburador está fechada o motor continua girando tentando sugar ar, só que com a borboleta fechada começa a criar vácuo parcial e isso faz a pressão interna diminuir e é esse número que o ponteiro indica abaixo do zero, a pressão negativa, porém em carros turbos o compressor da turbina faz a pressão interna do coletor de admissão ser bem mais elevada do que a pressão atmosférica, então nesse caso o ponteiro vai medir a pressão positiva acima do zero.

 

E se o carro estiver desligado não tem pressão nem positiva nem negativa então ele marca zero.

 

Só que ele já está marcado abaixo do zero sozinho, mas está calibrado porque fiz os testes, por isso estava tentando colocar um resistor em série com o sensor na esperança do ponteiro voltar pro zero, mas pelo jeito não é um sistema resistivo, porque com 50k em série ele ainda continuou marcado a baixo de zero...

 

Nesse caso o jeito mais fácil seria abrir, só que acho que vai quebrar kkkk então se o sensor que é uma cápsula de vácuo não altera o valor da resistência pro ponteiro o que ela varia para ele interpretar? 

 

A ideia original era colocar um resistor em série com o sensor pra deixar o ponteiro no zer, mas pelo jeito não vai dar certo essa ideia...

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dependendo do que move o ponteiro isso não quer dizer nada. se for um servo ou algo parecido o ponteiro vai ficar ali até o dispositivo ser ligado.

com relação à pressão, mesmo com a borboleta aberta a pressão é negativa pois o motor está sempre aspirando ar e o filtro oferece uma pequena resistência à passagem.

 

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9 minutos atrás, Eder Neumann disse:

dependendo do que move o ponteiro isso não quer dizer nada. se for um servo ou algo parecido o ponteiro vai ficar ali até o dispositivo ser ligado.

com relação à pressão, mesmo com a borboleta aberta a pressão é negativa pois o motor está sempre aspirando ar e o filtro oferece uma pequena resistência à passagem.

 

Com relação a pressão está certo, porém até a fase em que o turbo pressurizar aí a pressão vai subir...

E o ponteiro funciona com motor de passo ou servo motor o vendedor me falou isso mesmo...

Mas então como devemos resolver isso de forma simples? Tentar alguma coisa eletrônica pra acertar a posição do ponteiro ou tentar abrir e ver?

 

Pensei em abrir o sensor, só que ele é parafusado então pode ser que ao abrir ele quebre também...

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3 horas atrás, ComandateGustavo disse:

@Renato.88achei que o único regulador seria 7805 vou pesquisar sobre o  lm2596 pra ver qual a vantagem dele, mais uma vez agradeço a todos pela ajuda

Existem vários tipos. 

Os mais conhecidos são esses dois. 

O 7805 é linear e o 2596 é chaveado. 

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Em 09/07/2020 às 15:39, Renato.88 disse:

Existem vários tipos. 

Os mais conhecidos são esses dois. 

O 7805 é linear e o 2596 é chaveado. 

entendi, mas o 2596 por ser chaveado tem uma eficiência bem maior não é?

 

Fui pesquisar o circuito dele só que achei essa plaquinha pronta e parece bem interessante:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-760893608-fonte-dc-dc-lm2596-ajustavel-de-in-45-35v-out-125-30v--_JM?quantity=1#position=5&type=item&tracking_id=0a9abe28-edea-419b-867c-a8ec339eb2ad

 

Essa plaquinha ai é só ajustar a tensão de saída do potênciometro para 5V e pronto né? Mais interessante comprar ela pronta então, pelo que vi o circuito dele usa indutor e isso é mais complicado de fazer...

 

Decidi que vou fazer aquele outro esquema do blog do larios vai ser os leds supermáquina: 

 

http://www.picsource.com.br/iBlog/archives/5821

 

Estou providênciando os componentes ☺️

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2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

entendi, mas o 2596 por ser chaveado tem uma eficiência bem maior não é?

Sim. 

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Essa plaquinha ai é só ajustar a tensão de saída do potênciometro para 5V e pronto né?

Exato. 

Quase nem se vê o LM vendido sozinho, é melhor comprar a plaquinha pronta mesmo. 

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Em 13/07/2020 às 00:33, Renato.88 disse:

Quase nem se vê o LM vendido sozinho, é melhor comprar a plaquinha pronta mesmo. 

Vou comprar a plaquinha mesmo, quase ressuscitando o tópico, chegaram sexta os componentes para montar o LED supermáquina, vou começar a montar, comprei também mais dois CI pra ter sobressalente para o hallmeter, curiosamente os CI para o led supermáquina deu certinho nenhum erro, o CI para o hallmeter deu erro em um e no outro não, mas nos dois está falando que a gravação foi completada, vai entender, o jeito é colocar no circuito e ver se funciona...

 

Por falar isso depois que termina a gravação devo tirar a Pic Kit 3 da usb para colocar outro CI para gravar ou posso simplesmente tirar um CI e colocar outro? estava com medo de danificar a gravadora...

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41 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Por falar isso depois que termina a gravação devo tirar a Pic Kit 3 da usb para colocar outro CI para gravar ou posso simplesmente tirar um CI e colocar outro? estava com medo de danificar a gravadora...

É mais fácil estragar o pic do que o gravador...

Sendo assim é bom desligar (eu pelo menos desligo a fonte do meu).

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1 hora atrás, Renato.88 disse:

É mais fácil estragar o pic do que o gravador...

Sendo assim é bom desligar (eu pelo menos desligo a fonte do meu).

voce fala a fonte desligar o PC mesmo? 

 

estou montando o circuito dos LEDs, mas dá uma olhada por favor, as saidas do CI estão marcadas em A B C D e os leds com os diodos a mesma coisa por exemplo o primeiro começa com A e o fim dele é o D, então é isso mesmo tenho que intercalar pra ligar tudo no CI?

 

EFEITO_12LEDS-1024x702.gif

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3 horas atrás, ComandateGustavo disse:

voce fala a fonte desligar o PC mesmo?

Meu gravador usa fonte externa, por isso que eu desligo. 

No seu pode soltar o USB ou o soquete que vai pra protoboard. 

 

Quanto ao circuito é só seguir as letras. 

A com A, B com B e assim por diante. 

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  • 2 semanas depois...
Em 19/07/2020 às 20:38, Renato.88 disse:

Meu gravador usa fonte externa, por isso que eu desligo. 

No seu pode soltar o USB ou o soquete que vai pra protoboard. 

 

Quanto ao circuito é só seguir as letras. 

A com A, B com B e assim por diante. 

Estava difícil arrumar tempo pra conseguir montar, mas consegui e deu certinho bem bacana o esqueminha com os leds.

 

Uma outra pergunta boba fugindo um pouco do assunto dos CI, mas continuando haver com o meu projeto, comprei um amperímetro analógico desses de 52mm pra colocar no possante.

 

Estou mandando foto dele, tem escala positiva e negativa, atrás tem os bornes dos fios e os fios finos vermelho e preto pra acender o led dele, testei na bancada com fonte 12v e uma carga foi simples ligando normalmente ele marca na escala positiva e se inverter os fios ele marca na escala negativa, ou seja está funcionando bem.

 

Mas agora vem a dúvida, eu devo ligar ele em série com o fio que vai do alternador até a bateria OU desconectar os todos os fios que estão no polo positivo da bateria e ligar em série com o amperímetro? Tirando é claro o fio do motor de partida que vai ficar direto no polo positivo porque ele deve consumir uma corrente muito alta e pode queimar o amperímetro.

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46 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Mas agora vem a dúvida, eu devo ligar ele em série com o fio que vai do alternador até a bateria OU desconectar os todos os fios que estão no polo positivo da bateria e ligar em série com o amperímetro? Tirando é claro o fio do motor de partida que vai ficar direto no polo positivo porque ele deve consumir uma corrente muito alta e pode queimar o amperímetro.

Não tem como ligar tudo que tem no carro nesse amperímetro. 

Existe a instalação direta, é o positivo da bateria que vai pra caixa de fusível. 

Uma derivação desse fio, passa pela chave e retorna a outros bornes da caixa de fusível. 

 

Não é interessante você interromper o positivo geral, pois envolve as instalações da ignição e partida. Se ocorrer falha nessa parte, o carro não pega de jeito nenhum ou pode morrer no meio da rua. 

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17 minutos atrás, Renato.88 disse:

Não tem como ligar tudo que tem no carro nesse amperímetro. 

Existe a instalação direta, é o positivo da bateria que vai pra caixa de fusível. 

Uma derivação desse fio, passa pela chave e retorna a outros bornes da caixa de fusível. 

 

Não é interessante você interromper o positivo geral, pois envolve as instalações da ignição e partida. Se ocorrer falha nessa parte, o carro não pega de jeito nenhum ou pode morrer no meio da rua. 

Pesquisando encontrei esse esquema de um outro modelo e essa instalação o amperímetro vai entre o alternador e a bateria nada mais e olha que esse aí vai até 100A

 

Os dois são praticamente iguais, será que nesse caso a ideia é seguir e fazer o que mostra no esquema colocar entre o alternador e a bateria?

 

Pelo que eu entendi nesse caso com a chave do carro na primeira posição sem ligar o motor (meia chave) o ponteiro vai um pouco para a parte vermelha da escala porque a bateria vai mandar energia para as bobinas que magnetizam o alternador, e depois que o motor funcionar o ponteiro vai para a parte azul da escala porque o alternador vai estar em funciomento e vai mandar energia para a bateria.

 

 

Só que então pelo que entendi esse amperímetro serve apenas pra indicar se a corrente está indo do alternador para a bateria e vice-versa não serve pra mostrar a corrente total que está circulando pelo carro, certo?

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22 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Só que então pelo que entendi esse amperímetro serve apenas pra indicar se a corrente está indo do alternador para a bateria e vice-versa não serve pra mostrar a corrente total que está circulando pelo carro, certo?

Estava pensando aqui e imaginei a mesma coisa. É o único sentido pra existir a escala negativa. 

O objetivo é justamente mostrar a corrente do alternador, se ele está funcionando ou não. 

Não faz sentido ficar medindo a corrente de consumo dos acessórios e funções presentes no automóvel. 

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4 minutos atrás, Renato.88 disse:

Estava pensando aqui e imaginei a mesma coisa. É o único sentido pra existir a escala negativa. 

O objetivo é justamente mostrar a corrente do alternador, se ele está funcionando ou não. 

Não faz sentido ficar medindo a corrente de consumo dos acessórios e funções presentes no automóvel. 

Foi isso que pensei, se fosse pra medir a corrente de tudo no carro bastava apenas comprar um aperimetro de uns 150A e ligar em série com o positivo da bateria, só que isso não ia mostrar se a bateria está carregando ou não, só ia mostrar quanto está consumindo tudo, talvez pra quem tem aqueles sistemas de som potentes pode ser útil, caso contrário não vejo utilidade pra tal coisa...

 

No caso entre o alternador e a bateria se mesmo com o carro funcionando a corrente ainda for pra escala negativa quer dizer que o alternador não está carregando a bateria, ou se for muito para o lado positivo pode indicar sobrecarga certo?

 

Esse amperímetro em conjunto com um voltímetro podem ser bem úteis para prever falhas no sistema...

 

Mas de certa forma o amperímetro entre o alternador e a bateria também mede o consumo do carro né? Porque depois que o carro está ligado e a bateria carregada quem mantém tudo funcionando no automóvel é o alternador, a bateria é apenas para partida e serve de backup também caso o alternador tenha algum problema ela mantém o sistema de ignição e outras coisas funcionando por um curto período de tempo mas que pode ser suficiente para chegar até algum eletricista... Ou estou enganado?

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1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Foi isso que pensei, se fosse pra medir a corrente de tudo no carro bastava apenas comprar um aperimetro de uns 150A e ligar em série com o positivo da bateria, só que isso não ia mostrar se a bateria está carregando ou não, só ia mostrar quanto está consumindo tudo, talvez pra quem tem aqueles sistemas de som potentes pode ser útil, caso contrário não vejo utilidade pra tal coisa...

Nesse caso o motor de partida ainda deve ficar de fora... 

Não tem como fazer um vai e vem de fios grossos e querer que o motor de a partida, pois em 12V qualquer perda de corrente é muito significativa. 

 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

No caso entre o alternador e a bateria se mesmo com o carro funcionando a corrente ainda for pra escala negativa quer dizer que o alternador não está carregando a bateria, ou se for muito para o lado positivo pode indicar sobrecarga certo?

Para ir para o lado negativo, só se o alternador estiver com defeito mesmo. 

E se pender para o lado positivo significa que a bateria está ruim ou com algum problema na instalação. 

 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Esse amperímetro em conjunto com um voltímetro podem ser bem úteis para prever falhas no sistema...

Eu (eu) ficaria só com o voltímetro mesmo, além dele ser mais útil sua instalação é mais fácil. 

Pois se consegue uma amostra de tensão da bateria ali mesmo nos fios que alimentam o painel. 

O voltímetro, indicando somente a tensão se tem uma boa ideia do que ocorre no sistema elétrico. Se tem 14V com motor ligado, tudo ok. 

12V com motor desligado, tudo ok também. 

Menos de 12V com motor desligado, bateria fraca. Menos de 14V com motor ligado, alternador ruim. 

 

 

Não acho muito viável levar dois fios grossos pra dentro do carro, dependendo vai acabar tendo até que furar a lataria, pois os fios também não podem ser muito compridos, dada a perda de energia. 

 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Mas de certa forma o amperímetro entre o alternador e a bateria também mede o consumo do carro né? Porque depois que o carro está ligado e a bateria carregada quem mantém tudo funcionando no automóvel é o alternador, a bateria é apenas para partida e serve de backup também caso o alternador tenha algum problema ela mantém o sistema de ignição e outras coisas funcionando por um curto período de tempo mas que pode ser suficiente para chegar até algum eletricista... Ou estou enganado?

Fica num meio a meio ali entre bateria e alternador, logo a corrente mostrada com o motor ligado será somente uma parcela. 

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Pô deveria ter feito teste no carro quando tive oportunidade.

Se eu te disser que na moto você não consegue medir a corrente de consumo com o amperímetro você acredita?

Ao medir a corrente com a moto em funcionamento me deparei com 1,5A somente, mas como assim se é uma moto injetada com farol de 35W, deveria estar passando pelo menos 5A ali.

Tirei a bateria fora coloquei uma fonte regulável ajustada para 14V e funcionei a moto no tranco, apareceu um consumo de 6,2A. Estou encafifado até hoje com isso, talvez a corrente de 1,5A era só o que estava indo para carregar a bateria, essa corrente depois de um tempo caia para 0,8A e ali se mantinha.

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16 minutos atrás, Renato.88 disse:

 

Não acho muito viável levar dois fios grossos pra dentro do carro, dependendo vai acabar tendo até que furar a lataria, pois os fios também não podem ser muito compridos, dada a perda de energia. 

 

Fica num meio a meio ali entre bateria e alternador, logo a corrente mostrada com o motor ligado será somente uma parcela. 

Eu consegui fios de 6mm se precisar posso arrumar mais grossos, pelo que vi na parte de traz no painel ele já passa sem problemas, estou refazendo a tapeçaria do carro juntamente com o painel, por isso já vou colocar os manômetros e o voltímetro e amperímetro, será que nesse caso cabo de 6mm é pouco?

 

E é como falamos mesmo só dá pra medir a corrente do alternador para a bateria o restante fica de fora mesmo...

adicionado 5 minutos depois
3 minutos atrás, Marcelotronic disse:

Pô deveria ter feito teste no carro quando tive oportunidade.

Se eu te disser que na moto você não consegue medir a corrente de consumo com o amperímetro você acredita?

Ao medir a corrente com a moto em funcionamento me deparei com 1,5A somente, mas como assim se é uma moto injetada com farol de 35W, deveria estar passando pelo menos 5A ali.

Tirei a bateria fora coloquei uma fonte regulável ajustada para 14V e funcionei a moto no tranco, apareceu um consumo de 6,2A. Estou encafifado até hoje com isso, talvez a corrente de 1,5A era só o que estava indo para carregar a bateria, essa corrente depois de um tempo caia para 0,8A e ali se mantinha.

Eu acho que era só da bateria mesmo, estou achando que o alternador tá ali pra manter a carga da bateria constante, no meu caso sai uma porrada de fios grossos da bateria, mas no alternador é só dois de 6mm então se a bateria estiver muito fraca eu acho difícil o alternador manter tudo, tem ué gerar energia para as bobinas dele, gerar energia pra ignição, faróis luzes do carro som e tudo mais... Eu acho que o alternador mantém a carga da bateria constante, mas com tudo ligado não sei não se ele daria conta sozinho... Esse 0,8A eu creio que era apenas a corrente que a bateria puxava pra manter a carga em 100%

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