Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que é o RF da fonte de alimentação digital?


Pincipi
Ir à solução Resolvido por Reset2020,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Não consigo achar nenhuma referência no manual da que tenho, o máximo que achei foi uma parte da descrição de outra fonte: "Funções De Detecção De Sinais De
Rádio Móvel, Muito Adequado Para A Produção De Vários Tipos De
Comunicação E Manutenção De Equipamento. Com A Função De Rf De Proteção
Móvel Pode-Se Evitar Danos Ao Testar Os Telefones Celulares Por Causa Da
Alta Tensão, E Realmente Medir O Valor De Tensão Se Positiva Ou Negativa. "

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
7 minutos atrás, Pincipi disse:

Não consigo achar nenhuma referência

Aproxime um celular, pode ser um medidor de PA (amplificador de potencia) de RF (rádio frequencia ) do celular.

Este modelo de fonte de 0 a 15 V é bem específica para manutenção de placa de celular.

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com o aparelho ligado na tomada de trás, estando todas as funções desligadas(fonte, solda e soprador), o sinal de RF fica oscilando entre um e dois traços, aproximei um celular desligado, liguei, conectei o wifi e fiz uma ligação, nada mudou na oscilação do sinal de RF, liguei a fonte e repeti o teste, também não houve mudança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você traduziu aquilo do manual em chinês? Muito Ruim De Ler Devido Ao Estilo De Letras Maiúsculas Iniciais. Não Torne Noutra!! Depois deste desabafo... Desmonte e veja o que - que circuito - está conectado aos traços. Nos mostre. Pode ser um tradicional engodo

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

@Isadora Ferraz Tem um vídeo do interior da Yaxun 730D aqui:

Veja se vai ser preciso desmontar mais a fundo.

@Eder Neumann Eu liguei uma célula 18650 num ventilador, conectei na função teste voltage, está aparecendo 04.0 no mostrador, não há movimentação das barras do RF. Se bem que hoje, depois que liguei o aparelho, não houve nenhuma movimentação nas barras

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
23 minutos atrás, Pincipi disse:

Veja se vai ser preciso desmontar mais a fundo.

ok mas não quero procurar nos videos. Se achar que deve, proceda... Mas é só curiosidade mesmo. A função de avaliar/medir/ou sei lá o que em rf nos leds é meia sinistra e não consigo (até o momento) encaixá-la na função de tal produto.

 

E pelo menos pra mim isso tá beirando à insanidade eletro&técnica...

12 horas atrás, Pincipi disse:

A Função De Rf De Proteção
Móvel Pode-Se Evitar Danos Ao Testar Os Telefones Celulares Por Causa Da
Alta Tensão, E Realmente Medir O Valor De Tensão Se Positiva Ou Negativa.

de novo, parece tradução automática do chinês... já vi piores em manuais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Achei um vídeo de uma reclamação de que a função não funciona em outra marca de fonte, nela tem um botão para acionar:

Já sei que o nome é função detecção de radio frequência. Agora falta saber como é que é acionada.

Peguei um radio PX Aquário RP40 ligado numa fonte de 12V 60A e tentei várias combinações acionando a transmissão dele e apenas recebendo. Cheguei a algumas conclusões iniciais, no meu caso, Yaxun 703D, não existe um botão para acionar a função RF, então eu subentendo que é automática, basta o Yaxun estar ligado, independente de ligar a fonte dele, o soprador e o ferro de solda, porque ao colocar o fio preto na antena, esteja o rádio RP40 transmitindo ou não, ligado ou desligado, ocorre que uma barra do RF fica oscilando. Também observei que se eu ligar a fonte do Yaxun, com o fio preto na antena dá a mesma coisa porém, colocando o fio vermelho na antena aparece no mostrador 00.5, esta situação só se dá quando a fonte de 60A está ligada, independente do rádio estar ligado ou não, bem como transmitindo ou recebendo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 horas atrás, Reset2020 disse:

Aproxime um celular, pode ser um medidor de PA (amplificador de potencia) de RF (rádio frequencia ) do celular.

Este modelo de fonte de 0 a 15 V é bem específica para manutenção de placa de celular.

Marquei como a melhor resposta com base em vídeos mostrando a simples aproximação do celular para as barras se movimentarem:

gh.jpg.5014472a54040f07ee85321d0760517b.jpg

Agora só falta descobrir se o meu aparelho está com defeito nesta função ou se é uma função fake.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, BCP disse:

Não esqueça de fazer testes usando aqueles controles de portão eletrônico.

Testado com 292 e 433 MHz, deu em nada.

Desmontei o aparelho, encontrei o que parece ser uma antena interna, embutida no circuito da placa, o que pode indicar a presença do teste de RF, maiores detalhes foram publicados no post citado acima "Yaxun 703D estação de trabalho, solda e fonte para referencia pessoal".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Apesar de considerar aquela a melhor resposta, com respeito continuo achando, com base no seu outro post, que...

11 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Pode ser um tradicional engodo

O que me leva a crer que meus insights falham um pouco menos que pensei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isadora Ferraz Por favor considere que assinalei como a melhor resposta para o título do post que é saber o que é o RF da fonte de alimentação digital.

Considere que eu nem sequer sabia o que eram aqueles leds piscando e com aquela resposta eu pude achar alguns vídeos mostrando o funcionamento e assim conseguir formar uma opinião inicial.

Agora, a sua resposta, fui muito além do que eu esperava ou imaginava, foi direto no ponto do engodo que eu ainda não tinha sequer como imaginar ou ter alguma noção da possibilidade, eu não estava preparado para a verdade.

Seguindo o preceito da frase de matar a cobra e mostrar o pau, você matou a cobra na primeira, eu fui atrás e vi o pau com meus próprios olhos. (sem trocadilhos mostrou o fato eu vi as evidências)

Não é a primeira vez, nos meus posts, que seus insights acertaram em cheio.

Com o devido respeito, muito obrigado!

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...