Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chave Fim de Curso (microswitch)


CTM
Ir à solução Resolvido por MOR_AL,

Posts recomendados

Boa tarde, 

 

Preciso de um esquema elétrico simples para movimentação de um carrinho no sentido vertical, com limites de fim de curso nas extremidades

 

Funcionamento: Vou ter um carrinho que vai deslizar no sentido vertical (desce e sobe), para isto preciso de um micro em cada extremidade para limitar seu curso.

 

Ex: Estou parado com o carrinho na posição superior, um micro vai estar acionado e outro micro na posição inferior vai estar aberto, quando virar a chave H para a posição descida, o carrinho desce abre o micro superior e avança até acionar o segundo micro e desliga. Quando virar a chave H na outra posição o carrinho sobe abre o micro inferior e aciona o micro superior e para novamente.

 

Obs.: A minha chave H tem a posição central como neutro (desliga), vamos dizer que o meu carrinho está descendo e pretendo para-lo no meio do caminho, então coloco a posição da chave H no meio e assim o carrinho para interrompendo seu percurso, porém quando aciona novamente a chave H para um dos lados o carrinho continua seu percurso até achar um micro para desligar novamente.

 

Segue um PDF para auxiliar na questão

 

Atenciosamente,

 

Claudemir

Apresentação_Movimentação.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Isadora

Agradeço seu retorno, porém esqueci de mencionar que sou leigo neste assunto e visualizar no google acaba sendo muito genérico para mim e não consigo encontrar o que de fato necessito, são muitas informações juntas, ou seja, até tentei verificar mas infelizmente não encontrei o que realmente atende minha necessidade dentro do que informei no post anterior, por isso que estou solicitando ajuda de vocês

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi BCP, desculpe, acabei não detalhando a apresentação. 

Na realidade são apenas duas chaves de fim de curso, pois na apresentação coloquei as fases do movimento.

Digamos que o carrinho esteja estacionado na parte superior com a primeira chave de fim de curso acionada (desliga) e a chave de fim de curso inferior aberta.

E a chave H esteja também na posição central (neutra).

Aí coloco a chave H em uma da posição que faz o carrinho descer. Então quando começa a descer abre a chave de fim de curso superior e o carrinho desce até acionar a chave de fim de curso inferior para parar o movimento do carrinho.

Aí inverto a posição da chave H e o carrinho começa a subir abrindo a chave de fim de curso inferior até acionar a chave de fim de curso superior e interrompe novamente o movimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi BCP

Caso necessite de mais switchs não tem problema, pois tenho + 4 switchs reservas.

E se precisar de mais algum componente no esquema, posso providênciar, se for algo simples

Obrigado pela colaboração ! e ficamos no aguardo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Apesar dos pesares, até que achei este vidinho quase bacaninha...

oriundo dos links que postei.

 

Por partes: faça a reversão do motor com a chave.

DC-motor-reversing-switch-schematic-wiri

 

 

Depois coloque as chaves top e bottom em n.f. e em serie com seu motor pra você entender o conceito de fim de curso na prática... se já não o fez, claro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra isso funcionar precisa de 2 relés cada um com 1 contato reversível (esses comuns de 5 pinos). 

Duas chaves fim de curso do tipo normalmente fechado, dessa forma quando o tal carrinho acionar a chave o motor desliga. 

E uma chave do tipo HH pra fazer a seleção de modo subida ou descida. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Bom.

Li rapidamente sua primeira postagem.

Não observei as postagens dos colegas com muita atenção.

Apresento minha opção de solução a seguir.

 

Pode não estar correta.

 

O botão tem a finalidade de APENAS iniciar o movimento. Quando o carrinho parar devido a ter chegado em um dos extremos, ele só volta a se mover se a chave H estiver na posição "1" ou "2" E o botão for MOMENTANEAMENTE pressionado.

 

CDH1.thumb.jpg.608c5079655e1f2d94f6b2b320d31c3c.jpg

 

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A ideia do Moris é boa pra você testar e entender ainda + os conceitos. No entanto perceba que se você mantiver o botão "move caso..." apertado, os limites vão pro beleléu: o motor vai girar até arrebentar o cabo de aço.. Pra contornar isso, imagine (sem desenho meu mas com o do Moris kk) as chaves limitadoras n.f: a "de cima" entre o +12 de cima e a "bolinha" superior esquerda da chave hh e a de baixo entre a da inferior direita e + 12. Quando uma delas abre, ele não consegue mais rodar a não ser do outro lado que estará fechado...

 

Se não entendeu nem me peça pra desenhar pois também ...

1 hora atrás, MOR disse:

Pode não estar correta.

🤪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Pessoal

Testei os comandos conforme o MOR e a Isadora instruirão, funcionou mas com ressalvas, quando o carrinho aciona o switch o mesmo para (legal), mas quando reverto a chave H para retornar o mesmo fica estacionado...

Dúvida: Lembrando que sou leigo em elétrica/eletrônica...a ideia do Renato.88 de adicionar dois relês não vai resolver este problema de ficar parado quando aciono a reversão ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Ah.. Renatão... sem desenho? Ajuda nóis aí mano... kk (II)

O motor deve ser ligado aos relés dessa forma:

images?q=tbn:ANd9GcS6I_SE9rXeO2blVaKdSqu

Já os sensores do tipo NF devem escolher qual relé deverá ser desligado:

IMG-20200518-WA0006.thumb.jpg.a4c06c7486e2159faffe832d1f504ee4.jpg

Com o motor no meio do caminho é possível mudar a chave e inverter a posição, pois os dois fim de curso estarão fechados. 

Porém se estiver em cima ou embaixo só um relé poderá ser acionado. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa...

Penso que o amigo tem as chave de reversão de 2 polos e fim de curso cuja corrente é compatível com o motor. Assim sendo, a ideia Moriza ou Izamor, tende a ser mais minimalista e dispensa os relés. Sorry... sem desenhos... mas quase sinto vontade simular...

 

 

😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Pessoal

 

Isadora, como estes esquemas não fazem parte do meu dia-dia, achei show sua simulação, deixa uma visão legal do real funcionamento.

 

Porém gostaria de agradecer a todos (Isadora, MOR, BCP e ao Renato.88) que tem me auxiliado neste pequeno projeto, que sem ajuda não teria chegado a um final, pois gostaria de esclarecer que está RESOLVIDO ! 

 

Voltei a testar o projeto enviado pelo MOR e realmente a lógica deu certo ! Estou muito grato e feliz pelo resultado

 

Obs.: Segue o esquema que utilizei considerando o croqui do MOR. Desculpe pelo meu tipo de esquema, é que não tenho a habilidade de vocês.

 

Um abraço a todos e boa semana

 

Atenciosamente,

 

Claudemir

Resolvido.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, CTM disse:

Oi Pessoal

Testei os comandos conforme o MOR e a Isadora instruirão, funcionou mas com ressalvas, quando o carrinho aciona o switch o mesmo para (legal), mas quando reverto a chave H para retornar o mesmo fica estacionado...

Dúvida: Lembrando que sou leigo em elétrica/eletrônica...a ideia do Renato.88 de adicionar dois relês não vai resolver este problema de ficar parado quando aciono a reversão ? 

Legal que resolveu.

Eu incluí um detalhe da chave tipo campainha depois, na minha primeira postagem, indicando que a chave seria apenas para o início do funcionamento do motor.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi MOR_AL

 

Este detalhe (...o botão for MOMENTANEAMENTE pressionado) sobre a chave tipo campainha que você acrescentou depois que me chamou a atenção. 

 

Inclusive tinha um interruptor deste tipo, então resolvi testar novamente e deu certo.

 

Valeu !

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...