Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dá pra colocar uma roda d'água aqui?


Posts recomendados

Olá a todos, estou criando este tópico para saber a opinição de vocês para saber se é interessante colocar uma roda d'água para geração de energia neste pequeno riacho, o que acham? Filmei ontem, mas o forum estava fora do ar😳

 

Estou mandando um video do pequeno córrego em questão, no caso para utilizar a energia gerada a partir de um motor trifásico é necessário algum circuito para manter a frequencia fixa em 60hz?

 

 

adicionado 9 minutos depois

no meio do video dá pra ver que tem uma broca de concreto com 4 parafusos nela, ela prendia a bomba no lugar, mas agora estava pensando em montar a estrutura da roda ali.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bacana mano. E não colocou ainda porquê?!!

 

8 horas atrás, ComandateGustavo disse:

manter a frequencia fixa em 60hz

Pra boa parte dos dispositivos a alimentar, isso não é necessário e claro só vai te complicar.

 

Dica: antes de comprar o motor de alguns hp, pesquise o preço de gerador mesmo. P.ex. há alguns anos comprei um a gasolina de 1000W por 240,00 no m.l. e "no plástico" onde está até hj.. sério... A ideia era desmontar e aproveitar só gerador pra minha queda dágua...bem menor que a sua mas tem muita altura estimo uns 60M. Bom pra turbina pelton pra pouca vazão e alta pressão; a sua algo como francis pra muita vazão.

Atualmente desativada devido à seca, me lembro vagamente de ter enviado o video da minha pro França... por hora não quero publicar e França se foi pra você não autorizo a publicação ok? Era a pelton num gerador dc o qual alimentava a tv e alguns etc. Fiz até um inversor de freq com pic + sucatinha de driver igbt pra rodar um tanquinho. Deu certo mas ... novos desafios da vida drenam nossos recursos e temos que remodelar nossas ideias e ideais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Bacana mano. E não colocou ainda porquê?!!

 

Pra boa parte dos dispositivos a alimentar, isso não é necessário e claro só vai te complicar.

 

Dica: antes de comprar o motor de alguns hp, pesquise o preço de gerador mesmo. P.ex. há alguns anos comprei um a gasolina de 1000W por 240,00 no m.l. e "no plástico" onde está até hj.. sério... A ideia era desmontar e aproveitar só gerador pra minha queda dágua...bem menor que a sua mas tem muita altura estimo uns 60M. Bom pra turbina pelton pra pouca vazão e alta pressão; a sua algo como francis pra muita vazão.

Atualmente desativada devido à seca, me lembro vagamente de ter enviado o video da minha pro França... por hora não quero publicar e França se foi pra você não autorizo a publicação ok? Era a pelton num gerador dc o qual alimentava a tv e alguns etc. Fiz até um inversor de freq com pic + sucatinha de driver igbt pra rodar um tanquinho. Deu certo mas ... novos desafios da vida drenam nossos recursos e temos que remodelar nossas ideias e ideais...

Calma aí tu não me mandou nada não kkkkkk

 

Então eu estava pensando em usar um motor trifásico como gerador porque já tenho ele aqui, é de 1/3 de cavalo, mas a ideia é gerar pouca energia é quase que pra enfeitar aqui kkkkk, é mais pra iluminar aqui com leds, no máximo ligar uma TV...

 

Mas no caso seria necessário estabilizar a tensão porque a vazão do rio muda as vezes e isso pode complicar.

 

Será que nesse caso então seria mais fácil ao invés de tentar estabilizar a tensão e a frequência, colocar um retificador e usar tudo em corrente continua? Lógico que TV não vai funcionar assim, mas daria pra usar leds e algumas outras coisas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

apesar dos meus conhecimentos não sei muito bem como funcionaria isso de usar um motor de indução para gerar energia pois não há campo no rotor, mas nunca fiz testes com isso também então sou um completo leigo neste quesito.

 

a estabilização de tensão pode ser feita com um inversor de frequencia mesmo, você pode retificar a tensão de saida do gerador e usar um conversor CC-CA (há varios modelos bacanas no mercado) para esta função.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Olá a todos, estou criando este tópico para saber a opinição de vocês para saber se é interessante colocar uma roda d'água para geração de energia neste pequeno riacho, o que acham? Filmei ontem, mas o forum estava fora do ar😳

 

Dá para colocar a dora roda d'água sim.

Pode represar lá em cima na parte mais alta. Daí descer com canos de esgoto daqueles de 100mm até a parte mais baixa. Daí a água ganharia muita pressão dentro do tubo. Daí lá em baixo você pode pôr a roda d'água

 

 

 

 

11 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Estou mandando um video do pequeno córrego em questão, no caso para utilizar a energia gerada a partir de um motor trifásico é necessário algum circuito para manter a frequencia fixa em 60hz?

 

Por incrível que possa parecer, o motor de indução mantém a freqüência estável, mesmo que a velocidade varie uns 5%.

Isso é devido ele ser assíncrono e não síncrono. 

A freqüência vai meio que obedecer ressoante dos capacitores entre as bobinas.  

 

Veja uma tabela de testes: 

98331763_663369624509086_691556603001831

 

 

11 horas atrás, ComandateGustavo disse:

 

 

adicionado 9 minutos depois

no meio do video dá pra ver que tem uma broca de concreto com 4 parafusos nela, ela prendia a bomba no lugar, mas agora estava pensando em montar a estrutura da roda ali.

 

adicionado 0 minutos depois

Um artigo explicando muitos detalhes: 

http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/3564/1/DISSERTAÇÃO_Viabilidade de conjunto motor de indução e bomba centrífuga operando como turbina e gerador para pequenos aproveitamentos de potencial hídrico.pdf

adicionado 10 minutos depois

Veja na tabela que o RPM aumentou de 1735 para 1890 e a freqüência se manteve a mesma. 

A única coisa que mudou foi o valor do capacitor que aumentou de 35uF para 70uF.

Olha que variar de 1735 RPM para 1890 RPM dá uma variação de 8.9%

 

Isso também indica que ficar chaveando banco de capacitores automaticamente é uma forma de manter o gerador de indução estável. 

 

Mas isso de chavear capacitores nem é muito necessário. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, albert_emule disse:

lendo o artigo, faz sentido o uso do motor de indução, o magnetismo residual fará o campo inicial no rotor para "partir" o processo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Será que nesse caso então seria mais fácil ao invés de tentar estabilizar a tensão e a frequência, colocar um retificador e usar tudo em corrente continua? Lógico que TV não vai funcionar assim, mas daria pra usar leds e algumas outras coisas...

Alternador de carro já vai sair estabilizado. Depois é só usar lâmpadas de 12V de led 

adicionado 3 minutos depois
2 horas atrás, Eder Neumann disse:

apesar dos meus conhecimentos não sei muito bem como funcionaria isso de usar um motor de indução para gerar energia pois não há campo no rotor, mas nunca fiz testes com isso também então sou um completo leigo neste quesito.

 

 

 O rotor se magnetiza quando o motor começa a girar com suas bobinas em paralelo com capacitores. 

O campo residual inicia uma pequena circulação de corrente no inicio que acaba aumentando até o rotor se magnetizar 100%, pois fica circulando corrente reativa entre as bobinas do motor e entre os capacitores. Daí a corrente reativa magnetiza o rotor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Eder Neumann disse:

o projeto do inversor?

Só o fonte com pic é o que lhe pode interessar. O hw é o tradicional com igbt's em ponte e motor no meio. Algo como

bootstrap.png

 

Bem simples, o de baixo aciono com onda quadrada 60Hz. O de cima há um seno saindo de uma tabela fazendo modulação pwm. Qualquer momento acho o fonte e publico neste post... Fique aqui pressionando F5...

 

atrás, ComandateGustavo disse:

não me mandou nada não

tava falando de outra pessoa

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Só o fonte com pic é o que lhe pode interessar. O hw é o tradicional com igbt's em ponte e motor no meio. Algo como

bootstrap.png

 

Bem simples, o de baixo aciono com onda quadrada 60Hz. O de cima há um seno saindo de uma tabela fazendo modulação pwm. Qualquer momento acho o fonte e publico neste post... Fique aqui pressionando F5...

 

tava falando de outra pessoa

Bem interessante isso, mas por curiosidade me lembrei que tenho um turbo compressor aqui, estava pensando será que se eu apenas usar a parte quente com a turbina seria interessante? 

 

Aqui uma foto para ilustrar:

 

20170703_160532_____TURBINA04.JPG

 

Ela foi feita pra receber gases em alta velocidade, mas é uma turbina, acho que se colocar uma entrada de água boa nela dá pra ter uma rotação interessante, no caso dela teria que reduzir a velocidade porque a turbina gira muito rápido, e a roda dágua tem que aumentar a velocidade porque ela gira bem devagar...

 

O que acham será que vale a pena? Coloquei um cano de 100m na água hoje e tem uma vazão bem interessante na saída do cano...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

me lembro vagamente de ter enviado o video da minha pro França... por hora não quero publicar e França se foi pra você não autorizo a publicação ok? Era a pelton num gerador dc o qual alimentava a tv e alguns etc. Fiz até um inversor de freq com pic + sucatinha de driver igbt pra rodar um tanquinho. Deu certo mas ... novos desafios da vida drenam nossos recursos e temos que remodelar nossas ideias e ideais...

 

Não lembro de você ter enviado vídeo no particular.

 

adicionado 4 minutos depois

Lembro do inversor. Mas não foi em particular 

adicionado 48 minutos depois

Área de tranferência02.png

/* Programa para uControlador PIC16F628A para controle de motor ac com igbt*/
#include <pic.h>
#include	"tabseno1023.c";
//************************ configuração fusíveis hitech -c*******************
__CONFIG(CP_ON & FOSC_HS & WDTE_OFF & BOREN_ON & LVP_OFF & PWRTE_ON);
static bit comuta;
//controle pwm
void duty(unsigned int dt)
{
CCP1Y=CCP2Y=dt; //LSB (bit0 pro bit4 de CCP1CON)
dt>>=1;
CCP1X=CCP2X=dt; //LSB (bit1 pro bit5 de CCP2CON)
dt>>=1;
CCPR1L=CCPR2L=dt; //MSB (byte + significativo)
}

void delay(unsigned char dl)
{
while (dl--);
}
/**********************************************************************/
void main()
{
unsigned char i;
TRISA=TRISB=TRISC=0;//tudo saída
PORTA=PORTB=PORTC=0;//tudo zerado
CMCON=0xff;//pinos cmcon=digital
CCP1CON=CCP2CON=0;
T2CON=0b00000100; //timer2 on, prescaler 1:1
GIE=0;//sem interrupção
PR2=0xff;//ajuste freq pwm
i=0;
for (;;)
{
if (i>179) //completou um semiciclo
	{
	CCP2CON=CCP1CON=0;//pwm off para garantir 0...
	i=0;
	comuta^=1;
	PORTC=0;//... 0 no outro canal
	}
if (!comuta)
	{
	CCP1CON=0b00001100;//pwm1 on
	RC0=1;//liga igbt H direita
	}
else
	{
	CCP2CON=0b00001100;//pwm2 on
	RC3=1;//liga igbt H esquerda
	}
duty(tabseno[i]);
delay(8);//ajuste 60Hz @ clock 16MHz
i++;
}

}

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule  Bom ainda não sei bem como vai ser a roda d'água, mas quero usar o motor que tenho aqui, é de 1/3 de cavalo trifásico 220/380V ele consome 1,7A em 220v então de acordo com a sua tabela tenho que usar 3 capacitores de 35 micro Farad correto?

 

11 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Dica: antes de comprar o motor de alguns hp, pesquise o preço de gerador mesmo. P.ex. há alguns anos comprei um a gasolina de 1000W por 240,00 no m.l. e "no plástico" onde está até hj..

 

Fiz até um inversor de freq com pic + sucatinha de driver igbt pra rodar um tanquinho. Deu certo mas ... novos desafios da vida drenam nossos recursos e temos que remodelar nossas ideias e ideais...

@Isadora Ferraz R$ 240,00 foi bem barato, olhando por lá não achei nada mais barato que 1200 reais, então a ideia é usar o motor que tenho, apesar de fraco creio que vai dar conta do recado...  A ideia é um projeto bem barato, aproveitando ao máximo o que tenho por aqui...

 

Eu preciso estudar esse inversor de frequencia, olhando o esquema percebi que não entendi foi nada kkkkkkkk nunca programei um PIC nem sei como faz, vou estudar isso, mas então se for pra ligar a TV e Lampadas Led não pode ser DC e não precisa ser 60Hz fixo? Pelo que o @albert_emule  me passou o motor não muda a frequência se a rotação variar em até uns 8%...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Renato.88 disse:

... É capaz de enferrujar tudo. 

 

Isso já enferruja só de ficar quente lá no carro, imagina com água. 

isso com certeza, mas só enferruja a carcaça que é de ferro fundido, a turbina é de uma liga de  titânio e ela não enferruja, o caracol que é de ferro fundido, posso pintar ou dar banho quimico... 

 

Provávelmente vou fazer  roda d'agua mesmo, mas vou ver se faço testes com a turbina, quem sabe pode ser util... mas isso é pra daqui um tempinho, primeiro tenho que ver a questão do motor, que vai ser usado como gerador, depois ver se vai ter circuito de controle e ai por ultimo fazer a roda, fora que ainda essa semana vou terminar o Hallmeter lá do outro tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Pelo que o @albert_emule  me passou o motor não muda a frequência se a rotação variar em até uns 8%...

Mas a capacitância precisa mudar para que isso aconteça. 

 

Mas não se preocupe com isso. 

Qualquer eletrodoméstico irá trabalhar bem de 47Hz até 70Hz 

adicionado 4 minutos depois
28 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Provávelmente vou fazer  roda d'agua mesmo, mas vou ver se faço testes com a turbina, quem sabe pode ser util... mas isso é pra daqui um tempinho, primeiro tenho que ver a questão do motor, que vai ser usado como gerador, depois ver se vai ter circuito de controle e ai por ultimo fazer a roda, fora que ainda essa semana vou terminar o Hallmeter lá do outro tópico.

 

Tem furadeira com controle de velocidade? 

Você pode usar uma para fazer um teste real no motor. 

 

Veja: 

https://www.youtube.com/watch?v=kHIWmTEBz80

 

 

adicionado 12 minutos depois

Outra coisa interessante e que você pode ver no vídeo, é que o motor não gera desde o inicio da rotação. 

Como ele precisa magnetizar primeiro para poder gerar e isso só acontece depois da rotação já estar elevada, a lâmpada lá no vídeo só acende quando está numa rotação alta.

 

Daí acontece outro efeito interessante: 

Quando a lâmpada acende, consome potência e faz pesar no eixo do motor que está funcionando como gerador. 

Daí a velocidade cai.  

 

A velocidade aumenta...Vai aumentando. Daí quando o gerador (Motor) magnetiza e gera, faz a lâmpada acender que pesa no gerador e a rotação cai, pois fica pesado na furadeira  

adicionado 17 minutos depois

 

A lâmpada do vídeo foi desta aqui: 

 

98437438_1391544514567049_16629703114835

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, albert_emule disse:

Mas a capacitância precisa mudar para que isso aconteça. 

 

Mas não se preocupe com isso. 

Qualquer eletrodoméstico irá trabalhar bem de 47Hz até 70Hz 

 

Certo então 3 capacitores de 35 micro Farad 250V vão dar conta do recado né? Se for isso mesmo amanhã já vou comprar eles.

 

 

Eu tenho parafusadeira mas a rotação dela é baixa, vou dar um jeito de acoplar o eixo no motor de tanquinho e ligar pra ver como fica, mas ele vai gerar 220V quando estiver próximo a rotação de trabalho nominal do motor né?

 

Preciso levar isso em consideração pra saber mais ou menos o tamanho da roda d'gua e qual vai ser a relação que vou ter que colocar pra multiplicar o giro. E tem o fato de que se puxar muita corrente do motor o eixo vai pesar muito e se a roda não tiver embalo sulficiente ela pode desacelerar e se desacelerar muito o rotor pode desmagnetizar certo?

 

Interessante a lampada no motor, dá pra ver bem o funcionamento, mas é um baita motor que o cara tem ai né? Eu chuto uns 2cv... 

E eu tenho umas lampadas dessas aqui, são bem luminosas mas são bem sensíveis, qualquer coisinha ela queima...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Certo então 3 capacitores de 35 micro Farad 250V vão dar conta do recado né? Se for isso mesmo amanhã já vou comprar eles.

 

 

Eu tenho parafusadeira mas a rotação dela é baixa, vou dar um jeito de acoplar o eixo no motor de tanquinho e ligar pra ver como fica, mas ele vai gerar 220V quando estiver próximo a rotação de trabalho nominal do motor né?

 

Preciso levar isso em consideração pra saber mais ou menos o tamanho da roda d'gua e qual vai ser a relação que vou ter que colocar pra multiplicar o giro. E tem o fato de que se puxar muita corrente do motor o eixo vai pesar muito e se a roda não tiver embalo sulficiente ela pode desacelerar e se desacelerar muito o rotor pode desmagnetizar certo?

 

Interessante a lampada no motor, dá pra ver bem o funcionamento, mas é um baita motor que o cara tem ai né? Eu chuto uns 2cv... 

E eu tenho umas lampadas dessas aqui, são bem luminosas mas são bem sensíveis, qualquer coisinha ela queima...

 

 

 

20 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Certo então 3 capacitores de 35 micro Farad 250V vão dar conta do recado né? Se for isso mesmo amanhã já vou comprar eles.

 

Isso exige um cálculo. 

Mas como eu sou muito prático, eu compraria 4 de 10uF para cada fase e colocaria conforme necessidade. 

Pois dois de 10uF em paralelo, da 20uF.

3 em paralelo dão 30uF....Seria possível ajustar. 

 

20 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

 

 

Eu tenho parafusadeira mas a rotação dela é baixa, vou dar um jeito de acoplar o eixo no motor de tanquinho e ligar pra ver como fica, mas ele vai gerar 220V quando estiver próximo a rotação de trabalho nominal do motor né?

A capacitância e rotação, podem fazer gerar mais que 220V ou menos que 220V. 

Tem que ver o ajuste certo.

 

 

20 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

 

Preciso levar isso em consideração pra saber mais ou menos o tamanho da roda d'gua e qual vai ser a relação que vou ter que colocar pra multiplicar o giro. E tem o fato de que se puxar muita corrente do motor o eixo vai pesar muito e se a roda não tiver embalo sulficiente ela pode desacelerar e se desacelerar muito o rotor pode desmagnetizar certo?

Isso. 

 

20 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

 

Interessante a lampada no motor, dá pra ver bem o funcionamento, mas é um baita motor que o cara tem ai né? Eu chuto uns 2cv... 

E eu tenho umas lampadas dessas aqui, são bem luminosas mas são bem sensíveis, qualquer coisinha ela queima...

 

 

O melhor vídeo prático brasileiro foi este:

https://youtu.be/zufKY3MK0r8

 

Este motor eu perguntei a potência lá no vídeo. O cara lá disse que este motor aí do teste do vídeo é de 1,5CV

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, albert_emule disse:

Isso exige um cálculo. 

Mas como eu sou muito prático, eu compraria 4 de 10uF para cada fase e colocaria conforme necessidade. 

Pois dois de 10uF em paralelo, da 20uF.

3 em paralelo dão 30uF....Seria possível ajustar. 

 

Mas como é feito o ajuste? Tem que medir a frequencia?

 

7 minutos atrás, albert_emule disse:

A capacitância e rotação, podem fazer gerar mais que 220V ou menos que 220V. 

Tem que ver o ajuste certo.

Então colocando mais ou menor capacitores dá pra fazer o motor gerar 220V com mais RPM ou menos RPM isso daria para compensar a rotação da roda d'gua? Supondo que o motor está girando a rotação nominal dele ai ligando uma lampada a rotação vai cair, então colocando mais capacitores dá pra fazer mo motor continuar gerando 220v em uma rotação mais baixa ou não dá pra compensar a rotação assim?

 

11 minutos atrás, albert_emule disse:

O melhor vídeo prático brasileiro foi este:

https://youtu.be/zufKY3MK0r8

 

Este motor eu perguntei a potência lá no vídeo. O cara lá disse que este motor aí do teste do vídeo é de 1,5CV

 

Eu tinha visto esse video e isso mostra que precisa de motores bem grandes para poder gerar uma potência maior porque ele com  com um motor de 1,5cv gerou 200w... E ele usou capacitor de 50 micro farad nesse caso o meu motor vai precisar de capacitores com capacitancia mais baixa que esse já que meu motor é 1/3 da potencia do motor dele..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Certo então 3 capacitores de 35 micro Farad 250V vão dar conta do recado né? Se for isso mesmo amanhã já vou comprar eles.

Lembrando que são aqueles capacitores eletrolíticos, só que sem polaridade. 

O mais comum é aquele que já sai o fio de dentro dele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Renato.88 disse:

Lembrando que são aqueles capacitores eletrolíticos, só que sem polaridade. 

O mais comum é aquele que já sai o fio de dentro dele. 

Esses capacitores acho que são encontrados em lojas elétricas né? acho que loja de eletrônica não vai ter...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 horas atrás, ComandateGustavo disse:

R$ 240,00 foi bem barato, olhando por lá não achei nada mais barato que 1200 reais,

Explicações: Já faz tempo, dolar era barato, promoção do dia e etc do m.l. Mas o pior é que foi aquele preço mesmo. Comprei o 1º 127 um pouco  + caro e depois vi o 2º 220 por este preço e caí matando.

 

14 horas atrás, ComandateGustavo disse:

pra ligar a TV e Lampadas Led não pode ser DC

tv pode sim. A minha era da era de tubo e ligava 110dc. Também ligava receptor de parabólica. Lampada led algumas não mesmo: as que são fonte só com capacitor. As boas são driver de corrente e estas sim podem ser dc. Geladeira, máquina de lavar, aparelho de som e afins, não pode. Só o que for de fonte chaveada funciona com dc

 

( @albert_emule kk)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

tv pode sim. A minha era da era de tubo e ligava 110dc. Também ligava receptor de parabólica. Lampada led algumas não mesmo: as que são fonte só com capacitor. As boas são driver de corrente e estas sim podem ser dc. Geladeira, máquina de lavar, aparelho de som e afins, não pode. Só o que for de fonte chaveada funciona com dc

Só o que for de fonte chaveada funciona com DC porque em DC o transformador interno só ou motores funcionam apenas em AC correto?

 

@Isadora Ferraz Será que dá pra ligar computador? Ele tem fonte chaveada então se funcionar seria interessante...

 

E furadeira, batedeira de bolo, esmerilhadeira elas usam motores universais então elas também funcionam em DC certo? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...