Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dá pra colocar uma roda d'água aqui?


Posts recomendados

Em 23/05/2020 às 18:05, Isadora Ferraz disse:

Tem um lance de acúmulo de pressão do ar...

2201c13f58dda0845bb57a7d6b3cf687.gif

...continuo tentando incorporar mentalmente o lance do furinho do vizinho da moça na física da coisa...

Tô bem longe de ser expert, mas eu chutaria nesse caso que tem haver com a energia cinética que a água acumula quando circula... mas esse tal furo do vizinho não entendi kkkkk

 

pra atualizar creio que amanhã ou sexta cham os capacitores, ai vou fazer os testes, curiosamente ontem o vizinho aqui passou um trator no terreno dele, parece que ele vai começar uma plantação pequena, e estou achando que ele vai querer usar uma bomba carneiro para fazer a irrigação, seria uma hora bem interessante porque posso me juntar a ele e ai fazer uma barragem, para a bomba dele e a roda d'água aqui, amanhã vou atrás do material para a roda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Tô bem longe de ser expert, mas eu chutaria nesse caso que tem haver com a energia cinética que a água acumula quando circula... mas esse tal furo do vizinho não entendi kkkkk

 

pra atualizar creio que amanhã ou sexta cham os capacitores, ai vou fazer os testes, curiosamente ontem o vizinho aqui passou um trator no terreno dele, parece que ele vai começar uma plantação pequena, e estou achando que ele vai querer usar uma bomba carneiro para fazer a irrigação, seria uma hora bem interessante porque posso me juntar a ele e ai fazer uma barragem, para a bomba dele e a roda d'água aqui, amanhã vou atrás do material para a roda.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, ComandateGustavo disse:

esse tal furo do vizinho não entendi

Como teorizei lá atrás após a conjectura do França que o ar se perde, o furo faz entrar um pouco de ar pra repor a do reservatório. Faça sem e depois (se perder a eficiência) com furo e nos reporte por gentileza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Eder Neumann disse:

perdoe a correção, não seria 44 MW/H por mes?

Isso.

Muita energia. 

 

Eu para gastar 1Mw/h, demora três meses. 

Olha que eu já acho que gasto muita energia.

 

Essa usina pode abastecer umas 133 casas com todo conforto.

Claro que teria que por um inversor e bateria em cada casa para segurar os picos de partida dos motores. Mas iria gerar uns 300Kw/h  por mês para cada casa.  

 

Parece que a vazão que gera essa potência é semelhante ao Rio do amigo.

 

Será que é possível vender energia? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule realmente é muita energia não sei se é possível vender, mas estou pesquisando se é necessário autorização da prefeitura ou Ibama alguma coisa assim para colocar a roda ou fazer barragem no rio, eu acho que não deve ter problema porque não vou alterar o curso, mas já teve uma galera que foi multada aqui perto por causa do corte de árvore perto do rio, então melhor previnir que remediar...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/05/2020 às 07:43, Isadora Ferraz disse:

Como teorizei lá atrás após a conjectura do França que o ar se perde, o furo faz entrar um pouco de ar pra repor a do reservatório. Faça sem e depois (se perder a eficiência) com furo e nos reporte por gentileza.

exato, a água bombeada "cano" acima arrasta consigo parte do ar da camara, e em alguns ciclos a camara se enche de agua. Com o furinho o ar é reposto no sistema, e o que explica o funcionamento do "furinho" é o Princípio de Bernoulli - Efeito Venturi

adicionado 13 minutos depois
Em 30/05/2020 às 00:43, ComandateGustavo disse:

estou pesquisando se é necessário autorização da prefeitura ou Ibama

 

Em 30/05/2020 às 00:43, ComandateGustavo disse:

fazer barragem no rio

no Ibama eu não sei.. mas no DAEE talvez sim.. e seria bom também dar  uma olhada no site da ANA tambem..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/05/2020 às 18:00, Phenom_X4 disse:

 

no Ibama eu não sei.. mas no DAEE talvez sim.. e seria bom também dar  uma olhada no site da ANA tambem..

Vou pesquisar sobre isso, bom desculpem a demora no tópico mas os capacitores chegaram hoje estou mandando uma foto deles, vou rever o vídeo e acoplar eles no motor e girar o eixo para ver se consigo gerar energia... Vou começar com um capacitor por fase depois vou colocando mais...

15912116614914373947010413624024.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule Nossa coloquei os capacitores e não é que gerou energia mesmo?

 

Gravei esse video:

 

 

 

Agora vamos lá:

 

Como estou sem a furadeira coloquei o motor de tanquinho pra girar o moto/gerador, e ele girou livre, ai fechei a fiação do motor em estrela, coloquei 3 capacitores um em cada fase e liguei o motor, deu uns 20v e o eixo não ficou pesado, então coloquei 2 capacitores por fase e ai sim o motor de tanquinho apanhou pra virar, ai liguei a luz de 42w halogena e ela acendeu!

 

Agora os dados:

Entre fase e neutro 145V entre fase e fase 260V, achei estranho, porque está tão alta a tensão assim?

Se o eixo girar mais devagar a tensão diminui e corre o risco do rotor desmagnetizar né? Fora que a rotação deve bagunçar a frequência eu imagino...

 

Tentei usar uma lampada de 100w e não funcionou, e quando tentei ligar a lampada de 42w entre fase e fase ela pisca forte e apaga e eu escuto o motor de tanquinho acelerar, quer dizer que nesse caso a rotação caiu muito e o eixo desmagnetizou correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Eder Neumann disse:

isso foi medido com carga ou à vazio? isso fará uma grande diferença na coisa toda...

Foi medido vazio, achei bem estranho... 

Falando nisso acendeu uma lâmpada de 42w em uma fase e um neutro, será que dá pra acender uma lâmpada em cada fase?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

será que dá pra acender uma lâmpada em cada fase?

certamente, mas procure manter a carga equilibrada ou pode acontecer isso:

 

10 horas atrás, ComandateGustavo disse:

ela pisca forte e apaga e eu escuto o motor de tanquinho acelerar

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sem carga ele decide o valor que quer dar de zero a infinito. Mas lembrando que a tensão não é importante, como mostram alguns vidinhos bobinhos no ytb. O que é importante é a potência que é a multiplicação matemática de ambos fornecidos ao mesmo tempo e por todo o tempo.

O que me fez lembrar... o primeiro gerador (dínamo) que thomas edison fez gerava 7V e 300A. Como não achei rapidão esta info na net pra vos confirmar, vai de memória mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Agora vamos lá:

 

Como estou sem a furadeira coloquei o motor de tanquinho pra girar o moto/gerador, e ele girou livre, ai fechei a fiação do motor em estrela, coloquei 3 capacitores um em cada fase e liguei o motor, deu uns 20v e o eixo não ficou pesado, então coloquei 2 capacitores por fase e ai sim o motor de tanquinho apanhou pra virar, ai liguei a luz de 42w halogena e ela acendeu!

 

A excitação dele (O que faz magnetizar para gerar) são os capacitores. Dosando a quantidade de micro-farad, controla a magnetização. 

 

 

Citação

 

Agora os dados:

Entre fase e neutro 145V entre fase e fase 260V, achei estranho, porque está tão alta a tensão assim?

Se o eixo girar mais devagar a tensão diminui e corre o risco do rotor desmagnetizar né? Fora que a rotação deve bagunçar a frequência eu imagino...

 

O controle é nos micro-farad. Pois são os micro-farad que controlam a corrente que faz magnetizar. 

Daí controlando ma magnetização, controla a tensão. 

Mas o problema é não ter um quadro de chaveamento automático de capacitores para fazer ajustes finos. 

Teria que ser um negócio com micro-controlador lendo a tensão de saída e vendo se necessitaria adicionar mais micro-farad ou retairar.

 

Daí os capacitores teria que ser um pouco menores. Talvez de 2uF para irem somando e fazendo ajustes muito finos. 

 

Mas como os seus capacitores serão fixo, você terá que achar o melhor ajuste. 

Outro detalhe é que motores mais potentes geram potências maiores. De 2CV já geraria muito mais. 

 

 

Citação

 

Tentei usar uma lampada de 100w e não funcionou, e quando tentei ligar a lampada de 42w entre fase e fase ela pisca forte e apaga e eu escuto o motor de tanquinho acelerar, quer dizer que nesse caso a rotação caiu muito e o eixo desmagnetizou correto?

Isso. Está caindo a rotação e está desmagnetizando.

 

Ainda mais que o mais normal é girar o motor que está sendo usado como gerador, numa rotação de uns 5% maior que o nominal. 

O motor de tanquinho tem 4 polos. O motor que está sendo usado como gerador tem 4 polos também. Significa que o motor de tanquinho no máximo está rodando o motor-gerador na velocidade nominal de motor e ainda está dando queda.

 

 

Mas seu teste já foi um sucesso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, albert_emule disse:

 

A excitação dele (O que faz magnetizar para gerar) são os capacitores. Dosando a quantidade de micro-farad, controla a magnetização. 

 

 

 

O controle é nos micro-farad. Pois são os micro-farad que controlam a corrente que faz magnetizar. 

Daí controlando ma magnetização, controla a tensão. 

Mas o problema é não ter um quadro de chaveamento automático de capacitores para fazer ajustes finos. 

Teria que ser um negócio com micro-controlador lendo a tensão de saída e vendo se necessitaria adicionar mais micro-farad ou retairar.

 

Daí os capacitores teria que ser um pouco menores. Talvez de 2uF para irem somando e fazendo ajustes muito finos. 

 

Mas como os seus capacitores serão fixo, você terá que achar o melhor ajuste. 

Outro detalhe é que motores mais potentes geram potências maiores. De 2CV já geraria muito mais. 

 

 

Isso. Está caindo a rotação e está desmagnetizando.

 

Ainda mais que o mais normal é girar o motor que está sendo usado como gerador, numa rotação de uns 5% maior que o nominal. 

O motor de tanquinho tem 4 polos. O motor que está sendo usado como gerador tem 4 polos também. Significa que o motor de tanquinho no máximo está rodando o motor-gerador na velocidade nominal de motor e ainda está dando queda.

 

 

Mas seu teste já foi um sucesso. 

Estou apreendendo a usar micro controlador mas estou longe de programar, quem sabe em breve...

 

E hoje eu avhei a venda motor de 1cv trifásico por 200 reais, estava pensando em comprar, mas eu percebi que o eixo desse motorzinho de 1/3cv pesa bastante quando magnetiza, nesse caso pra usar 1cv teria que ter uma roda d'água bem considerável pra não ter risco da roda parar quando a carga for aplicada ao motor...

 

Nesse caso estou pensando em construir a roda e o encanamento, aí ver qual vai ser a rotação que vou conseguir e então fazer o cálculo para poder chegar a redução ideal para ter a rotação no motor...

 

Estou achando que a roda para um motor de 1cv ou 2cv teria que ser grande e ter uma represa aqui, mas um motor de 1/2cv ou 3/4 eu acho que dá pra conseguir gerar energia sem criar uma barragem e uma roda grande...

 

Estou pensando mesmo em uma roda de 1m de diâmetro com cano de 100mm de água e cada concha com uns 5 litros, mas para ter certeza só fazendo, pode ser que o cano dê mais vazão do que isso ou dê menos, essa ideia da roda é uma coisa bem mais tentativa e erro do que teoria creio eu... semana que vem vou comprar os materiais para fazer.

 

PS: meu vizinho ficou sabendo que vou colocar a roda com gerador no rio e quer saber se eu não consigo fazer uma tomada de 220v e levar para o chalé que ele quer fazer ali perto para ligar um moedor de cana com motor de 2cv 😂 eu tô achando que ele pensa que estou criando a itaipu no quintal de casa só pode...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

PS: meu vizinho ficou sabendo que vou colocar a roda com gerador no rio e quer saber se eu não consigo fazer uma tomada de 220v e levar para o chalé que ele quer fazer ali perto para ligar um moedor de cana com motor de 2cv 😂 eu tô achando que ele pensa que estou criando a itaipu no quintal de casa só pode...

 

Na verdade até pode funcionar o moedor de cana. 

Mas teria que ter umas baterias e um Inversor que superasse o motor de 2CV

 

Seu gerador iria carregar as baterias à noite toda. Daí na hora de moer, iria funcionar certinho. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, albert_emule disse:

 

Na verdade até pode funcionar o moedor de cana. 

Mas teria que ter umas baterias e um Inversor que superasse o motor de 2CV

 

Seu gerador iria carregar as baterias à noite toda. Daí na hora de moer, iria funcionar certinho. 

 

 

sim mas o custo de tudo isso provávelmente vai superar a compra de um motor a gasolina para o engenho dele...

Mas por falar nisso tenho um nobreak baleado aqui, talvez dê para usar ele, colocando baterias automotivas no lugar da bateria 12v...

 

A ideia principal do gerador que estou querendo colocar é alimentar as lâmpadas da casa e da oficina, o que vier a mais é lucro... Várias vezes tem queda de energia aqui e ficamos a luz de velas, com o gerador isso deixará de acontecer, e também eu acho que dá para alimentar o roteador então teremos luz e internet hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

A ideia principal do gerador que estou querendo colocar é alimentar as lâmpadas da casa e da oficina, o que vier a mais é lucro... Várias vezes tem queda de energia aqui e ficamos a luz de velas, com o gerador isso deixará de acontecer, e também eu acho que dá para alimentar o roteador então teremos luz e internet hehe

 

Se já acendeu uma lâmpada comum de 40 watts, acende numa boa 4 lâmpadas de led de 9 watts. 

 Mesmo uma de 9W costuma ser forte. Ilumina uma sala numa boa. 

 

adicionado 26 minutos depois

Veja a possibilidade de fazer uma turbina igual a este cara fez:

Já economiza em multiplicação.

A turbina já funcioba em alta rotação. 

 

 

adicionado 55 minutos depois

A turbina do cara deu 2430 RPM e gerou 300 watts. 

Não vi vantagem em ser servo-motor. Estes servo-motores são muito caros. Não sei por menos de 3 mil um destes.

 

Eles tem imã dentro. 

Mas acho que o motor de indução bate neles. Pois girando a 2430 RPM e gerando apenas 300W não vi vantagem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/06/2020 às 00:11, albert_emule disse:

 

Se já acendeu uma lâmpada comum de 40 watts, acende numa boa 4 lâmpadas de led de 9 watts. 

 Mesmo uma de 9W costuma ser forte. Ilumina uma sala numa boa. 

 

adicionado 26 minutos depois

Veja a possibilidade de fazer uma turbina igual a este cara fez:

Já economiza em multiplicação.

A turbina já funcioba em alta rotação. 

 

 

adicionado 55 minutos depois

A turbina do cara deu 2430 RPM e gerou 300 watts. 

Não vi vantagem em ser servo-motor. Estes servo-motores são muito caros. Não sei por menos de 3 mil um destes.

 

Eles tem imã dentro. 

Mas acho que o motor de indução bate neles. Pois girando a 2430 RPM e gerando apenas 300W não vi vantagem. 

O problema é que ele tem uma queda grande, o rio aqui é praticamente só aquela parte do video que mostrei é minha a outra parte é do clube de campo em frente...

 

Fui até o rio novamente ver as coisas e planejar melhor, estou pensando em comprar cano de 100m ou mangueira na mesma medida se achar, e vou fazer a roda na margem do rio, com dois pilares de concreto, vou pegar a água no limite entre a minha parte e a do vizinho, estou achando que vai ter uma queda de 1m, será que com 1m de queda vai ficar boa a roda? Ela vai ter 1m ou 1,5m por ai...

 

Estou mandando foto do par de engrenagem que a cnc fez essas ai são pequenas e tinha folgas na máquina agora está mais preciso e consigo fazer engrenagem de uns 30cm de diâmetro, só não sei se a madeira vai aguentar o tranco... Mas engrenagem tem menos perda de eficiencia do que correia e polia certo?

engrenagem.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, ComandateGustavo disse:

só não sei se a madeira vai aguentar o tranco

podes usar uma madeira mais dura e grossa ou ainda um polímero no lugar da madeira para conseguir maior resistência.

 

9 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Mas engrenagem tem menos perda de eficiencia do que correia e polia certo?

depende do formato e da carga, a engrenagem tem um pouco mais de atrito e desgaste que a correia se não houver a devida lubrificação (se usar polímero, graxa branca dá conta do recado mas precisa atentar-se à temperatura do sistema)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Eder Neumann disse:

podes usar uma madeira mais dura e grossa ou ainda um polímero no lugar da madeira para conseguir maior resistência.

 

depende do formato e da carga, a engrenagem tem um pouco mais de atrito e desgaste que a correia se não houver a devida lubrificação (se usar polímero, graxa branca dá conta do recado mas precisa atentar-se à temperatura do sistema)

Boa ideia, o polimero que voce fala seria tipo celeron ou plástico mesmo?

 

Vou tentar fazer uns testes com madeira antes de ir atrás do polimero, possívelmente fazer duas engrenagens e colar uma na outra ai seriam duas engrenagens de 20mm de espessura vão se tornar uma engrenagem de 40mm isso deve aguentar a força, depois eu envernizo ela e coloco a graxa branca aqui que tem mais resistência a umidade, deve ficar bom mas vou fazer os testes antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já viu engrenagens de nylon?

São bastante resistentes. Usadas até em peças de bicicleta elétrica de 300 watts.

Deve ser bastante resistente.

 

Veja aí em baixo. O cara andou 6000 Km na bicicleta até a engrenagem de Nylon estragar: 

https://www.youtube.com/watch?v=jcPTnbGAl2s

 

 

 

 

 

Veja também este tipo de parafuso de Arquimedes.

Parece uma opção no lugar da roda d'água

https://www.youtube.com/watch?v=UEPoNg8E3Ho  

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Me lembro que quando vi aquele parafuso na água me pareceu tão eficiente = aqueles motoredutores de rosca sem fim

Schnecke10.gif

ou seja, uma 💩. Acho que fizeram só causar pra efeito visual...

 

Eu queria ter ferramentais pra fazer uma engrenagem planetária. Claro também queria precisar ter.

180px-Planetary_Gear_Animation.gif

 parece bem eficiente. Não achei gif já vi usado em gerador eólico como multiplicador de rotação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...