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É possível ligar "diretamente" uma fonte toroidal em um amplificador classe D?


Faire

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Boa tarde amigos, os amplificadores automotivos trabalham de 12,6v até 14,8v mais ou menos, só que fornece uma tensão muito alta pros falantes, então sabemos que dentro do mesmo existe uma fonte para elevar a tensão de entrada de 12,6v para 40 45 60v dependendo da potência do amplificador.

Então será possível passar essa fonte interna, e ai no caso alimentá-lo com uma fonte simples usando um toroide, retificação de onda completa e capacitores bem parrudos para filtrar o ripple, e ai encaixa outra dúvida, se for utilizado um toroide de 12,6v na conexão normal do amplificador e capacitores parrudos teria um filtro anti-ripple muito bom, porém adiantaria? porque após a fonte interna de amplificadores automotivos tem um capacitor mixuruca. Eu abri um da JBL de 400w x 4, após a fonte só tinha 1 capacitor de 4700uf, bem pouco para a quantidade de amperes que utilizas.

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agora, Eder Neumann disse:

não entendi esta questão do toroide aí... consegue explicar melhor?

2 hipóteses, se eu não mexer no amplificador, utilizá-lo como está, precisarei confeccionar um toroide que solte 12,6v no secundário e uns 50a (vai ter que usar um fio bem grosso no secundário e muitas espiras no primário provavelmente).

2 maneira seria se eu conseguisse passar pela fonte interna do amplificador, assim eu montaria um toroide com uma tensão mais elevada, exemplo: se na entrada do amplificador classe D entra 12,6v e saí 40v pros falantes, um toroide de 40v ignorando a fonte interna, "fazendo uma ligação direta".

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mas qual seria a sua necessidade para este caso?

você quer ligar o amplificador na tomada? utilize uma fonte chaveada 12V que sairá bem mais pratico e econômico que comprar um transformador toroidal (fora o prazo de entrega de um desses) e construir uma retificadora com filtro de riple. 

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7 minutos atrás, Eder Neumann disse:

mas qual seria a sua necessidade para este caso?

você quer ligar o amplificador na tomada? utilize uma fonte chaveada 12V que sairá bem mais pratico e econômico que comprar um transformador toroidal (fora o prazo de entrega de um desses) e construir uma retificadora com filtro de riple. 

É que amigo, eu quero evitar mexer com fonte chaveada, principalmente em relação a som, como fonte chaveada não permite capacitores parrudos na saída, tipo 47000uf, não é interessante, pois apresentará um ripple muito grande, consequentemente afetando o som pois 0 60Hz da rede será amplificado e o som ficará todo caggado

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9 horas atrás, Faire disse:

Eu abri um da JBL de 400w x 4, após a fonte só tinha 1 capacitor de 4700uf, bem pouco para a quantidade de amperes que utilizas.

É projetado pra funcionar com a bateria, onde a CC é pura. O capacitor só está ali porque a instalação do carro tem algumas interferências. 

Se for ligar um módulo desses fora do carro com a bateria o capacitor se torna inútil. 

8 horas atrás, Faire disse:

É que amigo, eu quero evitar mexer com fonte chaveada, principalmente em relação a som, como fonte chaveada não permite capacitores parrudos na saída, tipo 47000uf, não é interessante, pois apresentará um ripple muito grande, consequentemente afetando o som pois 0 60Hz da rede será amplificado e o som ficará todo caggado

Amplificador classe D e fonte chaveada se dão muito bem, afinal é isso que tem dentro do módulo e eleva os 12V da bateria. 

 

Na saída da fonte chaveada não tem 60Hz, e sim 60khz (ou talvez até mais). 

 

Também não entendi a parte sobre não poder colocar um capacitor grande na saída, as vezes eles são necessários pra ajudar um pouco mais no grave do amplificador. 

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14 horas atrás, Faire disse:

É que amigo, eu quero evitar mexer com fonte chaveada, principalmente em relação a som, como fonte chaveada não permite capacitores parrudos na saída, tipo 47000uf, não é interessante, pois apresentará um ripple muito grande, consequentemente afetando o som pois 0 60Hz da rede será amplificado e o som ficará todo caggado

explicou tudo mas não respondeu minha pergunta...

qual o seu objetivo/intenção?

sem esta informação não temos muita noção de que forma podemos lhe ajudar ou o que podemos sugerir.

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11 horas atrás, Renato.88 disse:

É projetado pra funcionar com a bateria, onde a CC é pura. O capacitor só está ali porque a instalação do carro tem algumas interferências. 

Se for ligar um módulo desses fora do carro com a bateria o capacitor se torna inútil. 

Amplificador classe D e fonte chaveada se dão muito bem, afinal é isso que tem dentro do módulo e eleva os 12V da bateria. 

 

Na saída da fonte chaveada não tem 60Hz, e sim 60khz (ou talvez até mais). 

 

Também não entendi a parte sobre não poder colocar um capacitor grande na saída, as vezes eles são necessários pra ajudar um pouco mais no grave do amplificador. 

Acho que não amigo, tente colocar um capacitor de valor alto na saída e verás que a "fonte" entenderás como curto circuito e irá desarmar, esse sistema não é inteligente o suficiente para entender que é um mero capacitor armazenando elétrons.

Já com transformador toroidal não terei esse problema, não será enxergado como "curto" ou "surto de corrente".

adicionado 2 minutos depois
5 horas atrás, Eder Neumann disse:

explicou tudo mas não respondeu minha pergunta...

qual o seu objetivo/intenção?

sem esta informação não temos muita noção de que forma podemos lhe ajudar ou o que podemos sugerir.

Meu objetivo é alimentar um amplificador classe D com um transformador toroidal unido de capacitores enormes, tipo 25v 47000uf para eliminar o ripple da saída e manter a tensão realmente continua, só que mesmo fazendo isso não sei se irá adiantar ou se seria necessário pular a fonte interna do classe D indo direto para sessão de amplificação.

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entendi sua suposta solução mas deixa eu confirmar se entendi o seu problema, você tem problema de ripple na alimentação do amplificador? ou você quer ligar ele na tomada? (acho que a segunda pergunta eu ja fiz e não foi respondida).

 

de fato a fonte chaveada tem uma pequena oscilação em frequências acima de 60khz, se você conseguir ouvir este ruido dou-lhe os parabéns.

 

sobre bypassar a fonte interna, não acredito ser possivel pois existe um punhado de circuitos controlados por tensões antes da fonte.

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32 minutos atrás, Eder Neumann disse:

entendi sua suposta solução mas deixa eu confirmar se entendi o seu problema, você tem problema de ripple na alimentação do amplificador? ou você quer ligar ele na tomada? (acho que a segunda pergunta eu ja fiz e não foi respondida).

 

de fato a fonte chaveada tem uma pequena oscilação em frequências acima de 60khz, se você conseguir ouvir este ruido dou-lhe os parabéns.

 

sobre bypassar a fonte interna, não acredito ser possivel pois existe um punhado de circuitos controlados por tensões antes da fonte.

Sim, é para ligar na rede alternada, e se eu fizesse um toroide adequado para aguentar a potência exigida e filtrasse muito bem o ripple e a tensão ficasse continua, isso vai arretar uma melhoria no áudio? eu sei que não ouço frequências altíssimas mas a mesma entrando no amplificador o afeta mesmo assim ocasionando ruídos (eu já fiz o teste, ligando na bateria de um carro 12,6v não acontece ruído porque a tensão é continua e a qualidade é muito boa (ripple) , já com fonte chaveada a situação muda porque o ripple é alto. Mesmo eu não ouvindo altas frequências gera sujeira no som final.

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você pode fazer uma fonte regulada também. só com diodo e capacitor será difícil se livrar completamente do ripple, e o pior, usando um transformador ele será de 120HZ, bem mais audível que em 60khz.

agora uma pergunta, por que um transformador toroidal e não um convencional?

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34 minutos atrás, Eder Neumann disse:

você pode fazer uma fonte regulada também. só com diodo e capacitor será difícil se livrar completamente do ripple, e o pior, usando um transformador ele será de 120HZ, bem mais audível que em 60khz.

agora uma pergunta, por que um transformador toroidal e não um convencional?

Porque é mais eficiente, o núcleo é sólido e circular, logo um convencional com a mesma força de um toroide teria que ser bem maior.

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9 horas atrás, Faire disse:

Acho que não amigo, tente colocar um capacitor de valor alto na saída e verás que a "fonte" entenderás como curto circuito e irá desarmar, esse sistema não é inteligente o suficiente para entender que é um mero capacitor armazenando elétrons.

Já com transformador toroidal não terei esse problema, não será enxergado como "curto" ou "surto de corrente".

Nesse caso eu concordo com você, mas pense capacitores com valor acima de 5000uF numa fonte chaveada é completamente inútil. 

O ripple é muito pequeno, numa frequência alta que não dá pra gente ouvir quando alimenta circuitos de áudio. 

 

8 horas atrás, Faire disse:

Sim, é para ligar na rede alternada, e se eu fizesse um toroide adequado para aguentar a potência exigida e filtrasse muito bem o ripple e a tensão ficasse continua, isso vai arretar uma melhoria no áudio?

Se realmente existe uma outra fonte embutida no seu amplificador, desconsidere o que está antes. 

Se tiver interferência (o que acredito que não ocorre) será dessa fonte. 

 

O mais importante é que a fonte que alimenta todo o conjunto tenha a corrente e tensão adequada. 

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Em 20/05/2020 às 23:51, Renato.88 disse:

Nesse caso eu concordo com você, mas pense capacitores com valor acima de 5000uF numa fonte chaveada é completamente inútil. 

O ripple é muito pequeno, numa frequência alta que não dá pra gente ouvir quando alimenta circuitos de áudio. 

e ainda alguns capacitores eletrolíticos nem conseguirão filtrar se for em alta frequencia devido a impedância interna.

 

a título de curiosidade, fui ajudar um amigo a instalar um som automotivo este fim de semana e apresentava bastante ruído quando o motor estava ligado, teorizamos que os cabos de sinal passados junto do cabo de  força estivessem causando o problema, passamos pelo outro lado e nao resolveu, desconectei o sinal da caixa e o ruido parava então não era na alimentação.

Achei que era o aparelho, como ele ja queria trocar o aparelho fizemos a substituição e na hora de ligar nada mudou. fui remover o aparelho para ver se o problema persistia somente com estática no cabo de sinal e para minha surpresa ao removê-lo o ruido parou... algum mau contato nas emendas anteriores da fiação (tinha bastante coisa ali e resolvi não mexer por praticidade. Em uma certa posição o som não deu um pio sequer de ruido além da musica. abraçadeira para manter na posição e sucesso.

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