Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Formatação condicional com início variável


Posts recomendados

É possível usar a formatação condicional com o inicio variável?
Tenho este ficheiro https://gswki0.s.cld.pt que é público.
Na pasta Sines-Movimentos semanais tenho a coluna I onde consoante o Porta-contentores já entrou ou saiu do Porto de Sines tem um caracter que o assinala.
Acontece que à uns tempos a esta parte está a ser anunciado o mesmo navio com a diferença de um dia ou dois, tendo portanto navios repetidos.
Assim sendo o que pretendia era colocar o IMO, coluna D, a bold e a vermelho se o navio estiver repetido, mas só os anunciados.
Assim o início da análise da formatação condicional está sempre a variar.
Na célula M4 tenho a linha do primeiro navio anunciado.
Como tentei fazer sem sucesso.
Em formatar condicional escolhi Duplicados e em aplica-se a usei para início o INDIRETO(M4) mas sem sucesso, já que funciona, mas coloca permanentemente o valor inicial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boas @Angelo Campos

 

Eu baixei o ficheiro, mas não localizei na coluna I o Porta-contentores e nem o caractere que o assinala.

Lembre-se que entendemos um pouco de Excel, mas estamos por fora do assunto do teu ficheiro e nem temos tempo para tentar entendê-lo.

 

[]s

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os porta contentores que já visitaram o Porto de Sines têm na Coluna I o caractér imagem.png.5c70a3124a95e2b3ae7c29ea6e4c82a7.png. Já os que estão anunciados têm o caractér imagem.png.683c178d7b8ff82e413fd43f8943defe.png
Eu tinha uma coluna escondida onde calculava ae analisava mas resolvi ver se era possível fazê-lo automáticamente.
Hoje estou a fazer manualmente, isto é, quando entra algum navio vou à formatação condicional e altero o inicio da pesquisa, que passa a iniciar-se uma ou mais linhas mais a abaixo.
Tinha outra dúvida e foi aqui que encontrei a dica para me resolver a outra solução de que precisava.
Obrigado por se interessar pelo problema..

imagem.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/05/2020 às 14:14, Angelo Campos disse:


Tenho este ficheiro https://gswki0.s.cld.pt que é público.

dica - na próxima vez anexe o arquivo diretamente aqui no fórum


Na célula M4 tenho a linha do primeiro navio anunciado.

A fórmula em M4 retorna linha 6599. Não deveria ser 6602 ?

 

 

Se entendi corretamente o seu objetivo é aplicar Formatação Condicional para destacar duplicados na coluna D, em intervalo variável, que no caso do seu exemplo é D6602:D6626, é isso?

 

A propósito, não há duplicados no intervalo D6602:D6626 do seu exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

1. selecione D7:D31 (ou até a linha que desejar formatar, por exemplo D7:D1000, ou veja obs. no final))

2. menu Formatação Condicional / Limpar Regras / Limpar Regras das Células Selecionadas (mantenha a seleção)

3. menu Formatação Condicional / Nova Regra / Usar uma fórmula ...

4. na caixa de fórmula cole ~~~> =CONT.SES($D:$D;$D7;$I:$I;"áâ")>1

5. formate como desejar / OK / OK

 

obs. para estender a FC até a linha 1000, por exemplo, selecione qualquer célula no intervalo D7:D31

1. menu FC / Gerenciar Regras / na caixa Aplica-se a: altere de =$D$7:$D$31 para =$D$7:$D$1000 / OK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi criar uma coluna onde analiso no exemplo a L onde analiso se existem repetidos.
Para facilitar criei nas colunas M e N o inicio da pesquisa e o fim da mesma deixando de ter a necessidade de colocar um valor muito alto para fim da pesquisa.

Movimentos_de_Porta-contentores_em_Sines - Ajuda.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me sinto satisfeito com a minha solução e voltei a testar com a que me propôs.
O que acontece.
Presentemente tenho dois barcos repetidos um real e outro que criei (copiei a linha anterior).
O que acontece?

Coloca a coluna D (IMO) a bold e vermelho mesmo os antigos(que já passaram pelo porto de Sines)

Qual o motivo?

Pode ajudar a resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Junto o arquivo com notas a azul.
Já agora outro pedido de ajuda.
Quando tenho novos barcos para inserir copio a última linha tantas vezes quantas as necessárias e depois altero o nome. Ao começar a corrigir o nome na coluna E o espaço ocupa provisoriamente a linha seguinte, voltando tudo ao normal  após acabar de preencher as colunas D, F e G.
É um pormenor, mas é mais um bocadinho de Excel que aprendo.

Se reparar só passam a vermelho os barcos que já passaram pelo Porto desde que existam repetidos nos que ainda não passaram.

Movimentos_de_Porta-contentores_em_Sines - Ajuda.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Angelo Campos disse:

Já agora outro pedido de ajuda.
Eu não faço ideia pois não consigo reproduzir aqui no Excel a situação que você comentou.

 

Se reparar só passam a vermelho os barcos que já passaram pelo Porto desde que existam repetidos nos que ainda não passaram.

Veja se atende. Faça o procedimento que comentei no post #7 porém utilize a fórmula abaixo.

=CONT.SES($D:$D;$D7;$I:$I;I7)>1

Após aplicar a FC serão destacadas as células D10:D11, D23:DE24, D25 e D32:D35.

 

obs.

1. antes de aplicar a FC novamente é importante limpar a FC de toda a coluna D pois nessa coluna há células com sobreposição de regras de Formatação e sobreposição de intervalos, e isso certamente provocará problemas futuros

2. aplique somente a FC sugerida e avalie o resultado, não misture com outras regras

3. ao copiar/colar linhas faça de forma que não provoque sobreposição de regras de Formatação e sobreposição de intervalos, me parece que a melhor forma é Copiar/Colar por arraste, mas faça testes aí e verifique se a Formatação Condicional foi estendida corretamente para as novas linhas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei o que estou a fazer de errado.
Reconheço que a sua solução devia funcionar certo:por sinal até tenho barcos repetidos

Acontece que funciona como pretendido, mas não percebo porque vai aos que já passaram pelo Porto de Sines e também os assinala, já que na coluna I têm o símbolo da célula I7 e eu com a sua sugestão analiso com o símbolo da célula I5.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anexa está uma cópia do arquivo do post #12 com a FC aplicada em D7:D35 com a fórmula do post #13.

 

Coloquei também uma cópia da fórmula em K1:K35 para facilitar a verificação. As linhas em que essa fórmula retornar VERDADEIRO na coluna K são as linhas em que a FC irá destacar as células na coluna D.

 

Caso haja alguma diferença na sintaxe entre Português-Br e Português-Pt da função empregada na fórmula então essas fórmulas da coluna K serão convertidas automaticamente pelo Excel, porém a fórmula empregada na FC não será convertida.

 

Verifique se ao abrir o arquivo a fórmula em K7 é igual à fórmula do post #13, se não for, então substitua a fórmula que apliquei na FC pela fórmula que estará em K7.

 

Após aplicar a FC serão destacadas as células D10:D11, D23:DE24, D25 e D32:D35 e nessas linhas a fórmula em K retornará VERDADEIRO.

Movimentos_de_Porta-contentores_em_Sines - Ajuda(3).xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como não consigo encontrar a solução.
Acrescentei ao ficheiro de teste barcos repetidos que já passaram pelo Porto de Sines, porque a análise só deve ser feita nas linhas cujos barcos ainda não acostaram, ou seja têm na coluna i o símbolo áâ, nos anteriores deve ser ignorado.

 

Movimentos_de_Porta-contentores_em_Sines - Ajuda.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece que finalmente consegui entender. :aplausos:

 

Experimente a fórmula abaixo. Acrescentei a parte em vermelho em relação à fórmula anterior.

 

=CONT.SES($D:$D;$D7;$I:$I;I7;$I:$I;"<>âá")>1

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo.
Com esta emenda ficou tudo certo. Tenho é de ter muito cuidado porque não sei porquê apareceu-me a análise de células (formatação condicional) em linhas acima de 10 mil ou 100 mil já não me lembro bem.
Fiz como me recomendou. Limpei tudo e voltei a criar.
Está é muito pesado e como é sempre a aumentar talvez seja melhor separar o lançamento diário mais a base de dados dos navios num ficheiro e o resumo mensal e os gráficos noutro ficheiro.
Já vai na linha 6778.
Tenho um outro sobre comboios no Terminal do mesmo Porto com uma média de 19 comboios diários e como tinha até à uns tempos quem o quisesse consultar tinha de abrir quatro ficheiros para o que tem o resumo diário pudesse obter os dados.
Resolvi neste que contém o resumo diário  que depois dá origem aos resumos semanais, mensais e anuais e todos os gráficos correspondentes, ficou mais leve e além disso não obriga a abrir os três ficheiros que têm a recolha de dados desde 2008.
Os resumos diários são calculados no ficheiro diário com todos os comboios e a seguir faço copy e paste no ficheiro resumo.
Que acha de partir o ficheiro dos barcos em dois?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o recálculo da planilha apresenta lentidão.

Experimente fazer uma "faxina" na planilha:

1. exclua fórmulas desnecessárias

2. exclua FCs desnecessárias ~~~> aperte F5 (Ir para) / Especial / Formatos condicionais / OK (mantenha a seleção)

3. Formatação Condicional / Limpar ...

4. reaplique a FC na coluna D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho no meu ficheiro os dados abaixo

 

Linha do último navio  que zarpou do Porto de Sines - 6 756 - célula GL7

Primeiro navio a sair - 6 757 - célula GL8

Linha do último barco anunciado - 6 778 - célula GL9

Linha do próximo barco a ser anunciado - 6 779 - célula GL10
Será que é possível na sua fórmula alterá-la para que só efectue os cálculos quando a coluna I tenha "áâ". Tenho o início na célula GL8 e o fim a célula GL9.
Ficava muito mais leve.

imagem.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Angelo Campos disse:

Será que é possível na sua fórmula alterá-la para que só efectue os cálculos quando a coluna I tenha "áâ".

Eu não conheço uma forma de fazer isso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...