Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Então, comprei a B450M Gaming/BR Asus. 

E depois vi a chuva de comentarios falando sobre o vrm dela sem dissipador.

Acha que se eu comprar um dissipador separado, e instalar, eu vou poder usar sem problemas?

Link https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1502700550-dissipador-aluminio-vrm-asus-prime-b450m-gaming-sob-medida-_JM?quantity=1

Tenho uma ryzen 5 2600, sei que posso usar numa boa com esse processador. Mas penso em por uma 3700X

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pro 2600 você não precisa e pro 3700x só esse dissipador mixuruca não é suficiente. O problema não é nem só a ausência de dissipador, mas a própria baixa qualidade dos mosfets (4C10N e 4C06N).

• Curtir 2
Link para o post

@olucaswerneck O ideal mesmo é que a mobo já venha com os dissipadores de vrm, e não que seja adicionado a parte.

Até porque o dissipador que já vem, ele já seria praticamente o correto, visto que o mesmo teria até mesmo como fixar de maneira mais eficiente.

• Curtir 2
Link para o post
1 hora atrás, olucaswerneck disse:

Então, comprei a B450M Gaming/BR Asus. 

E depois vi a chuva de comentarios falando sobre o vrm dela sem dissipador.

Acha que se eu comprar um dissipador separado, e instalar, eu vou poder usar sem problemas?

Link https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1502700550-dissipador-aluminio-vrm-asus-prime-b450m-gaming-sob-medida-_JM?quantity=1

Tenho uma ryzen 5 2600, sei que posso usar numa boa com esse processador. Mas penso em por uma 3700X

Eu tanto discordo dessa ideia de que apenas o dissipador é o salvador da placa que até comprei uma.
É uma placa bem honesta ao que ela se propõem que é o público intermediário. Mas 3700x já está em outra categoria, isso exigiria uma placa melhor construída com mais fases e melhor qualidade nos componentes, uma x470 por exemplo.

Se os VRM's dela te preocupam, veja você mesmo o resultado dos testes.

Link para o post

@Elder Nauvirth Na verdade tem como fixar sim, que é o mesmo que o fabricante faz. Chama-se adesivo térmico, tendo o mesmo efeito da pasta térmica porém com aderência suficiente para não descolar a menos que você queira.

@olucaswerneck Antigamente acontecia muito de placas mãe não virem com dissipadores adequados e precisarmos comprar dissipadores à parte. Isso acontecia mais nos chipsets. Sinceramente, não vejo porque não instalar dissipadores de qualidade, de preferência de alumínio ou cobre puros, no VRM. Devem ter vários tutoriais sobre como fazê-lo se procurar em inglês. Não vai te permitir instalar um 3700X sem medo, mas um 3600 com certeza vai aguentar. Claro, sempre certifique-se de que a ventilação do seu gabinete é suficiente, pois ela é vital com ou sem dissipador.

adicionado 5 minutos depois

Tudo que falei é sem nunca nem pensar em OC nessa placa. Isso está fora de cogitação.

@NIGHT FALL Curti muito o vídeo. Ótimo para ter uma perspectiva.

• Curtir 2
Link para o post
13 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Elder Nauvirth Na verdade tem como fixar sim, que é o mesmo que o fabricante faz. Chama-se adesivo térmico, tendo o mesmo efeito da pasta térmica porém com aderência suficiente para não descolar a menos que você queira.

Bem fácil de achar inclusive e funciona muito bem. Justamente por achar esses dissipadores de calor muito pequenos, cortei um dissipador de cooler amd com a base lisa e fixei no VRM com essa fita.
Link

15 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Curti muito o vídeo. Ótimo para ter uma perspectiva.

Foi esse vídeo que me fez ficar tranquilo na aquisição da minha.

O único canal BR que conheço que trás esse tipo de conteúdo com tamanha explanação sobre o assunto.

• Curtir 1
Link para o post
  • 3 meses depois...
5 horas atrás, Alex Candido disse:

Galera sou bem leigo no assunto mesmo. Mas estou com um 3900x em uma b450m gamming br 

Combinação bem ruim essa, a B450 gaming mal segura um R7 2700x imagina um 3900 que exige 100~120a fácil.

• Curtir 1
Link para o post
2 minutos atrás, Alex Candido disse:

então, o que pode acontecer de pior ai ?? a maquina esta pegando 4.300 mhz sozinha e eu não sei desabilitar esse overclock automatico da placa. alguem me ajuda ?

De pior? A placa-mãe pode queimar.

Isso é o boost do processador, desativa-lo vai reduzir o desempenho.  como ter pago por um R9 e ele funcionar como R7 ou R5.

Se você usa pra jogos eu até diria que não corre esse risco, agora se usa pra atividadades profissionais ele se torna muito maior.

Com o Ryzen 7 2700x o VRM da placa chega a mais de 120ºC, com um R9 a situação deve ficar ainda pior.

Link para o post

A então tá tranquilo se o máximo e a placa-mãe queimar, uso pra render estou deixando no plano de economia de energia. Aí o processador fica nos 2200mhz e só sobe quando eu coloco algo para renderizar.

meu medo era o processador estragar, está desequilibrado assim esse setup porque esse processador veio de um rma 

• Curtir 1
Link para o post
38 minutos atrás, Alex Candido disse:

A então tá tranquilo se o máximo e a placa-mãe queimar, uso pra render estou deixando no plano de economia de energia. Aí o processador fica nos 2200mhz e só sobe quando eu coloco algo para renderizar.

meu medo era o processador estragar, está desequilibrado assim esse setup porque esse processador veio de um rma 

O clock em idle é absolutamente irrelevante, você tá trocando 30 por 20 W com o sistema ocioso, ou nem isso. Diferente de jogos, render é uma das atividades mais exigentes pra um processador, você manda o consumo dele pra casa dos 120 W. No seu caso, colocaria uns fans assoprando direto o VRM ou trocaria de placa-mãe, especialmente se renderiza durante muitas horas seguidas e todos os dias.

• Curtir 1
Link para o post

@Alex Candido Sua CPU estragar durante o uso ainda permite o acionamento de garantia (36 meses salvo engano). Você diz que essa CPU veio de RMA, mas geralmente quando acionamos a garantia o fabricante envia um produto novo em troca. Não há reparos em CPUs, apenas substituição mesmo.

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!