Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RTX 2070 Desligando em games, PC continua ligado.


Posts recomendados

Ola pessoal,

 

Em outubro de 2019 montei esse PC abaixo:

 

- CPU: i7 8700 @4300MHz

- Mobo: Gigabyte B360M Aorus Gaming 3

- RAM: 2x 8Gb HyperX 2666MHz

- GPU: Galax RTX 2070 Mini White

- PSU: Corsair CX550M

- cooler: CM 212 Hyper Black

- 2x SSD 240 Gb (tirados do PC anterior)

- monitor: AOC 144Hz 1080p G2460PF com Freesync

- Windows 10 Home 64bits ver 1909

- nvidia driver 445.98

 

Em fevereiro de 2020 a RTX começou a desligar em alguns jogos, perdendo o sinal de video e os fans indo pra 100%, porém o jogo continua rodando e o PC continua ligado. Dai sou forçado a segurar o botao de power até o PC desligar. Quando volto ao windows recebo a mensagem "Falha ao iniciar o driver de video". Não é todo jogo que isso acontece, mas principalmente nos mais pesados (Metro Exodus, Just Cause 4, AC Origins). Notei tambem que o problema acontece sempre na mesma situação (no mesmo lugar ou ação dentro do jogo). Quando acontece não é necessariamente em um momento intenso no jogo.

 

As temperaturas da CPU e GPU estão ok, CPU não passa dos 65C e GPU dos 77C em carga maxima.

 

Na maioria Benchmarks sinteticos não acontece o problema, Unigine em 1080p, 4k e 8k; 3dmark extreme, normal; o unico que ocorreu o problema 1 vez foi o furmark, que assim que eu inciei o teste a GPU deligou (nem chegou a abrir a tela do teste), porém depois de religar o PC o furmark rodou sem problemas.

 

O que eu ja tentei sem solução:

 

- Instalação limpa do windows

- varios drivers da nvidia (usando DDU)

- rodar sem Gsync e com Gsync

- testes de memoria, CPU e GPU

- pentes de memoria separados

- reconectar todos os cabos de energia

- recolocar a placa de video

 

O que parece ter funcionado até o momento:

 

- reduzir o clock da GPU em -100MHz

 

Achei que pudesse ser fonte insuficiente, mas após rodar testes de stress com GPU e CPU a 100% ao mesmo tempo sem problemas, começo a descartar a fonte como problema.

Pensei que pudesse ser apenas a GPU não aguentando altos clocks do boost, mas o problema ocorre também em valores de clock nos quais outros jogos rodam bem.

 

Sobram como opção a placa-mãe ou a GPU.

Não tenho como testar outras peças ou em outro PC.

 

Caso alguem tenha alguma sugestão, agradeço, pois ja estou ficando sem ideias.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, sinfatus1 disse:

Não me parece ser o SSD, pois tenho 2 aqui e nos 2 acontece o problema, independente de onde o jogo esteja instalado.

Os SSD vieram do PC anterior, que usei por 5 anos, sem problemas de leitura ou gravação.

Como você falou em SSD antigo pensei logo neles. Como você falou que os jogos travam exatamente no mesmo lugar (ou mais ou menos isso) me veio em mente que ao acessar aquele local do teu SSD haveria aí o travamento. Mas já que o problema acontece com qualquer SSD realmente não parece ser isso. 

 

Tentou conectar o cabo do monitor em outra saída da GPU?

Pouco provável mas como você precisa de ideias: tenta também setar o dispositivo de áudio padrão (saída e entrada) como o da placa-mãe (normalmente quando se usa DP nesses monitores com interface multimídia aparecem outros dispositivos de reprodução que podem conflitar entre si).

Tentou rodar os jogos "em janela sem bordas"?

adicionado 3 minutos depois
1 hora atrás, sinfatus1 disse:

nvidia driver 445.98

O driver mais recente listado no site nVidia é o 445.87 no caso do GRD e 442.92 no caso do SD 🧐

 

image.png.ae4a62b1bfc21d323c0aacb14525f27b.png 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso o audio da placa-mãe, nem instalei o que vem no driver da nvidia.

 

Quanto ao driver esse 445.98 é uma versão de correção ao 445.87 que possui problema no cache do shader:

image.png.5c46f668de505e597e9f7ba6ca4c3ab6.png

 

Mas como ja disse no post original, o problema acontece com quase todos os drivers disponiveis.

 

27 minutos atrás, P. Sousa disse:

Tentou rodar os jogos "em janela sem bordas"?

 

Quando o furmark ocasionou o problema era em modo janela.

28 minutos atrás, P. Sousa disse:

Tentou conectar o cabo do monitor em outra saída da GPU?

 

Não tentei outra saida, pois não é simplesmente perda de sinal, e sim a placa desligando, pois os fans vão pra 100%. Mas posso tentar isso depois. O ruim é que sem DP não posso usar o Gsync.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, sinfatus1 disse:

Quanto ao driver esse 445.98 é uma versão de correção ao 445.87 que possui problema no cache do shader:

Eu vi isso, mas nesse mesmo post se você clicar pra baixar o driver vem os dizeres 'notebook' no executável. Enfim...

54 minutos atrás, sinfatus1 disse:

e sim a placa desligando, pois os fans vão pra 100%.

Se os fans vão a 100% a placa não desligou é como se ela perdesse a comunicação com a MOBO e, como por um dispositivo de segurança, elevasse a rotação pra evitar a queima da GPU (já que ela - a placa - não sabe o que está havendo).Você liga o PC direto na tomada, sem estabilizador, correto?

 

Acabei achando esse tópico aqui mesmo CdH: 

 

Infelizmente o dono do tópico não voltou pra dizer se deu certo ou não, mas pesquisando pela caracteristica "placa desligando e fan 100%" tu acha muita coisa na internet, e algumas remetem a esse problema de fonte citado no tópico acima. 

2 horas atrás, sinfatus1 disse:

- reduzir o clock da GPU em -100MHz

Inclusive o cara do tópico acima fala també mem underclock e undervolt. Acho que o caminho é por aí. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro post com a mesma placa e mesmo problema, so que com fonte diferente. difícil acreditar que duas fontes diferentes vão estar ambas com o mesmo defeito sendo que a placa de video é a mesma.

 

https://adrenaline.com.br/forum/threads/rtx-2070-galax-mini-oc-problema.666944/

 

Mais fácil acreditar que é a placa de video mesmo, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou enfrentando o mesmo problema, começou a mais tempo e se agravou recentemente. Pessoal do RMA da Galax alega que seria um problema de compatibilidade de driver com o Win10 e mandaram eu instalar um driver antigo, mas não deu resultado. Já cheguei a comprar uma fonte nova e testei com ela, o problema persistiu. Amanhã estou mandando pra garantia, recomendo que faça o mesmo. A não ser que algum ser divino apareça e diga que é só deletar um arquivo no PC que o problema estará resolvido.

 

No meu caso, o agravamento se deu no jogo ARK, onde agora, não posso nem logar no server que jogo sem que o problema ocorra. Ps. já joguei com ele todo no LOW, todo no épico, não importa a config, o problema ocorre sempre.

 

Minhas configs:

AMD Ryzen 7 3700X
RTX 2070 White Mini
Gigabyte B450M DS3H
HyperX Fury 3200mhz 16gb
Fonte AZZA 650W - 80 Plus Bronze

SSD Kingston A400 480GB

HD Toshiba p300 2tb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Guilherme Pagel disse:

Galax alega que seria um problema de compatibilidade de driver com o Win10 e mandaram eu instalar um driver antigo

 

Ou seja você pagou caro numa placa com tecnologias RTX e fica limitado a um driver velho sem suporte pra DLSS 2.0. Fora que a performance em varios jogos novos fica bem ruim com driver velhos.

 

O que mais tenho visto são placas da Galax com esse problema, talvez algo na bios deles.

 

Arrumei uma velha 970 pra testar, e depois do fim de semana vou ter uma ideia melhor se é relamente placa de video. E se for incompatibilidade do driver com windows 10 deve dar o problema na 970 tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sério man, to muito frustrado com isso e não tenho planos de investir em mais nada da GALAX só por conta deste problema. è muito frustrante, gastei mais de duzentos reais com assistência técnica e nem eles conseguem dizer com certeza se é a placa o problema. Moro numa cidade pequena então até nisso somos limitados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O unico jeito que vejo é colocar uma outra placa, e testar os mesmo jogos que dão o problema durante varias horas.

 

Ou então manda pro RMA de uma vez.

 

Muita gente com problemas nessas Galax RTX 2070

 

https://adrenaline.com.br/forum/threads/possivel-problema-com-rtx-2070.648170/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho o mesmo problema. Tentei tudo que você tentou. Mas plataforma AMD. RX 580.

 

Muita gente com várias config diferentes com o mesmíssimo problema, gastando com fonte, SSD, etc e não resolve. A minha sugestão é de que só pode, então, ser a coisa que todo mundo tem em comum: o Windows

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MaxxJS disse:

A minha sugestão é de que só pode, então, ser a coisa que todo mundo tem em comum: o Windows

 Mas se fosse simplesmente o windows, seria pra todo mundo ter o problema, ou pelo menos uma enorme maioria.

 

Qual sua versão do windows? 

 

== Atualização ==

 

Passei o fim de semana testando o PC com uma GTX970, e não tive nenhum problema. Testei nos jogos que mais davam o problema (AC Origins e Just Cause 4) por varias horas e com o driver mais recente 445.98.

 

Amanhã vou testar mais algumas coisas com a 2070, em ultimo caso tento uma nova instalação do windows mantendo ele na 18xx ao invés da 1903 ou 1909.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Guilherme Pagel disse:

Galax alega que é problema de incompatibilidade de driver,

 

Se fosse isso ia ter muita gente com o problema, e muita gente falando apenas pra instalar um driver antigo e pronto. Mas pelo menos aqui o problema da com todos os drivers que testei, antigos e novos. E na 970 com o driver mais recente não tive o problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sinfatus1 Meu Windows é o 1909, com todas as atualizações. Driver da AMD é o último recomendado.

 

Meu problema nem era em jogo, inclusive. Já deixei o PC baixando jogo na steam durante a madrugada e quando acordei estava em loop no boot, como sempre fica quando tenho esse problema.

 

Vi isso porque fica em loop os leds da placa-mãe... Fica em CPU > RAM mas nao vai pro led VGA, como se não tivesse placa de vídeo instalada, já que o ryzen 2600 não tem vídeo integrado, então fica ali em loop pra sempre.

 

Estranho que se resetar volta tudo normal.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, MaxxJS disse:

Meu problema nem era em jogo, inclusive. Já deixei o PC baixando jogo na steam durante a madrugada e quando acordei estava em loop no boot, como sempre fica quando tenho esse problema.

 

Meu problema é meio diferente, so acontece em alguns games mais pesados e quase sempre na mesma parte ou ação. Mas durante o windows funciona normal. E não tem problemas pra ligar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sinfatus1 Mas eu já tive também em jogos mais pesados, não sempre na mesma parte, mas sim quando tinha mais ação e várias coisas acontecendo ao mesmo tempo, crashava, cedo ou tarde crashava... E estava monitorando, não tinha temperatura alta. Os momentos são bastante aleatórios, às vezes fica um ou dois dias sem acontecer.

 

Mas o resultado era o mesmo, vídeo desliga etc etc... Sinal que o problema vem do mesmo lugar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, MaxxJS disse:

Sinal que o problema vem do mesmo lugar..

 

Mas ai é mais fácil ver o que nvidia e amd compartilham do que um windows que é usado por todo mundo e só da problema pra uma pequena parcela de usuarios.

 

Muita gente diz que o problema dessas placas pode ser memoria, e eu acho que nvidia e amd usam os mesmo chips de memoria (micron e samsung). Eu arriscaria ser por ai do que windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o mesmo problema na minha galax 2070 mini, recém comprada.

Fiz o teste da placa (rtx 2070) em outro computador para ter certeza de que era ela, mas incrivelmente ela funcionou bem, estava usando o driver da Nvidia mais atual, pena que as configurações do PC eram completamente diferentes:

Meu PC:

i5-9400f
8gb ram
rtx 2070
1,5tb armazenamento hd

550w psu
h310m-plus

PC testado:

i5-4...k
16gb ram
r9 290 (usada atualmente)
6tb HD
512 SSD
1200W
Z97-A - MOBO

Pra tentar resolver o problema de incompatibilidade de drivers do Windows, formatei o computador e instalei todos os drivers na mão, ainda assim tive problemas com alguns jogos, entretanto, só tenho esse contratempo quando coloco o jogo na maior qualidade gráfica.

A diferença que acabei de checar entre meu computador e o computador do meu amigo, é realmente a versão do Windows. Enquanto no meu computador o Windows roda na versão 1909, a do meu amigo roda na versão 1709.

Realmente não tenho noção se é este o problema, mas acredito que vale testar fazer esse rollback da versão. Vou fazer alguns testes e volto com vocês.
Descartei qualquer problema com fonte ou processador, devido à testes que forçavam tanto o processador quanto a vga em 100%.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também suspeitei do Windows... porque não é possível tanta gente com o mesmo problema e com configurações tão diferentes, incluindo drivers... Se vcs derem uma olhada nos tópicos aqui da seção de placa de vídeo vão ver vários tópicos do mesmo problema... com vários hardwares.... tudo nos dois últimos meses

 

Aguardando os testes, se for Windows mesmo, já formatarei pra versão anterior sem pensar....

 

Valeu, Lucca!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Decidi testar o Windows como vcs falarm, e instalei a versão 1903 (mesma que eu instalei quando montei o sistema).

Algumas coisas interessantes aconteceram: primeiro não consegui instalar no SSD que tinha a versão 1909 pois o Windows reclamou que o formato de arquivamento do SSD era diferente, achei estranho e lembrei da antiga historia de Fat32 e Ntfs.

 

Ai vem a duvida, será que na 1090 o Windows mudou a forma de arquivamento e isso gerava conflito no driver da nvidia com essas RTX?

 

Bom, instalei o 1903 de Setembro de 2019 sem atualizar, no outro SSD, instalei o driver mais recente 445.98 e fui testar num dos jogos que mais davam o problema (Just Cause 4). Ainda não testei por muito tempo mas logo de cara já notei uma melhora absurda na performance do jogo, sem aquelas micro travadinhas, além disso a placa ta bem mais silenciosa, antes tinha muito coil whine agora não ouvi nada.

 

Pode ser a solução, ainda preciso testar mais, mas só pelas melhoras visíveis, já é uma boa esperança. O problema é conseguir uma versão antiga do Windows, pois a que tem agora pra baixar no site já é com o novo tipo de arquivamento.

 

O erro do Windows pra quem quiser saber é: "O Windows não pode ser instalado neste disco. O disco selecionado tem uma tabela de partição MBR. Nos sistemas EFI, o Windows somente pode ser instalado em discos GPT."

 

O estranho é que a pouco tempo eu formatei e instalei nesse mesmo ssd uma versão mais recente do Windows e agora não me deixa instalar uma mais antiga.

 

Quem puder pegar uma versão anterior do Windows vale a pena testar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom saber dos resultados...

 

Vou baixar a ISO mais antiga.

Aliás, onde você conseguiu? Porque pelo site oficial da Microsoft não dá. Ele te empurra a build mais recente. Fiquei com receio de baixar de outra fonte.

 

38 minutos atrás, sinfatus1 disse:

O erro do Windows pra quem quiser saber é: "O Windows não pode ser instalado neste disco. O disco selecionado tem uma tabela de partição MBR. Nos sistemas EFI, o Windows somente pode ser instalado em discos GPT."

 

Talvez você tenha instalado o anterior com tabela de particionamento MBR e o padrão do Windows 10 é a GPT... Especulando aqui somente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha a versão de setembro de 2019 quando montei esse PC.

 

Não sei o que houve com relação a tabela de particionamento, o Windows não me perguntou nada, e eu fiz o que sempre fiz, mas com a versão mais recente e não com a de setembro 19. 

 

Não sei onde você vai conseguir a mais antiga, vai ter que arriscar de outros sites. Como o objetivo é testar se um hardware caro ta ruim ou não, baixa de outra fonte e testa, depois se você não tiver segurança da origem é so formatar e instalar um que se sinta seguro de usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz os testes com a versão 1709 do windows, mesma versão do windows do meu colega, como mencionado anteriormente, onde testei a minha placa de vídeo. O problema persiste, agora, entretanto, na tela de carregamento do jogo. O que me leva a desacreditar que seja algo como uso, temperatura ou tensão.

Estou cego neste assunto, acredito que a gente possa se ajudar em mais alguma coisa. Abro a garantia da placa?

Para o teste, utilizei o driver da nvidia mais atualizado e a versão do windows 1709.
O jogo utilizado foi o battlefield V.
Com uma placa da AMD, R9 290 (bem antiga já) o jogo funciona normalmente.

Minha placa de vídeo: 2070 Galax Mini

adicionado 48 minutos depois

Também acho que vale citar que fiz o teste com a versão 1903 e o problema persistiu.
Única solução realmente é abaixar o core clock da placa de vídeo (até agora). Fico com a dúvida se o problema não é a versão do driver da nvidia, vale testar drives menos atualizados.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...