Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe não da vídeo


Posts recomendados

Olá a todos, estou com um problema muito chato, o meu pc n está dando vídeo, eu tenho uma placa-mãe Rampage lll extreme da asus com um i7 980x, GTX 680 e 12GB de ram

O problema é o seguinte: minha placa-mãe avisa que o processador n está funcionando corretamente e por isso ela não inicia, eu achava que o processador tinha morrido mas eu vejo que ele esquenta, então eu comecei a duvidar da fonte achando que ela não estava alimentando bem a placa-mãe, eu testei outra fonte no pc e percebir que o problema n é alimentação pois mesmo com outra fonte funcionando perfeitamente o problema ainda continua, eu já fiz de tudo, já troquei bateria, já resetei bios, já troquei a bios e nada resolve...

Alguém pode tentar me ajudar por favor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, JGGPlay disse:

Olá a todos, estou com um problema muito chato, o meu pc n está dando vídeo, eu tenho uma placa-mãe Rampage lll extreme da asus com um i7 980x, GTX 680 e 12GB de ram

O problema é o seguinte: minha placa-mãe avisa que o processador n está funcionando corretamente e por isso ela não inicia, eu achava que o processador tinha morrido mas eu vejo que ele esquenta, então eu comecei a duvidar da fonte achando que ela não estava alimentando bem a placa-mãe, eu testei outra fonte no pc e percebir que o problema n é alimentação pois mesmo com outra fonte funcionando perfeitamente o problema ainda continua, eu já fiz de tudo, já troquei bateria, já resetei bios, já troquei a bios e nada resolve...

Alguém pode tentar me ajudar por favor?

 

Siga a instrução da placa-mãe, se ela acusa um problema no processador, é porque com certeza há algo errado.
Aquecer não quer dizer que ele esteja funcionando, apenas que ele está recebendo corrente elétrica.

Teste outro processador compatível com sua placa-mãe, ou teste seu processador em outra máquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL infelizmente não tenho outra placa-mãe, tem horas que o pc liga e inicia normalmente e é por isso que eu acho que não seja o processador...

adicionado 30 minutos depois

@NIGHT FALL @NIGHT FALLoutra coisa que eu notei é que os leds indicativos da placa de vídeo não acendem, ela apenas gira os fans

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JGGPlay Se tem momentos que ele liga normalmente então provavelmente ele não é o culpado. O problema pode estar na placa-mãe, nas memórias ou até mesmo nos discos. Você tem que fazer o teste de um a um para encontrar o culpado. Começaria pelas memórias, desconectando todas as unidades de disco (HDD, SSD, DVD) testando uma de cada vez e intercalando os slots. Se não encontrasse nenhum problema, seguiria para o teste dos discos, testando um a um (mas com apenas uma memória conectada para reduzir os fatores de falha). Por fim tentaria testar outra CPU ou outra placa-mãe. 

Para testes de memória você pode rodar o memtest86.

 

Você pode e deve limpar os contatos da placa-mãe também. Para isso recomendo uma escova macia ou pincel, embebidos em isopropanol. Deve limpar todos os contatos de conexões elétricas (desconecte da fonte para fazer isso e limpe o conector da fonte também), slots de memória e PCI/PCI-e para certificar-se de que não há mal contato. Eu costumo recomendar isso apenas para placas mães antigas e montagens que podem ter acumulado grande volume de poeira e outros resíduos. Lembre de limpar também os contatos da placa de vídeo e das memórias, usando apenas papel absorvente e isopropanol, evitando tocar nos componentes pequenos que tem perto desses contatos, bem como manuseando com cuidado esses componentes que são extremamente delicados.

adicionado 1 minuto depois

HDs falhando podem ocasionar esse mesmo problema que você citou. Controladoras SATA da placa-mãe que estejam danificadas também podem. Memórias, cabos, conexões. Teste na bancada se possível, obtenha outros componentes emprestados para fazer os testes se possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@JGGPlay Se tem momentos que ele liga normalmente então provavelmente ele não é o culpado. O problema pode estar na placa-mãe, nas memórias ou até mesmo nos discos. Você tem que fazer o teste de um a um para encontrar o culpado. Começaria pelas memórias, desconectando todas as unidades de disco (HDD, SSD, DVD) testando uma de cada vez e intercalando os slots. Se não encontrasse nenhum problema, seguiria para o teste dos discos, testando um a um (mas com apenas uma memória conectada para reduzir os fatores de falha). Por fim tentaria testar outra CPU ou outra placa-mãe. 

Para testes de memória você pode rodar o memtest86.

 

Você pode e deve limpar os contatos da placa-mãe também. Para isso recomendo uma escova macia ou pincel, embebidos em isopropanol. Deve limpar todos os contatos de conexões elétricas (desconecte da fonte para fazer isso e limpe o conector da fonte também), slots de memória e PCI/PCI-e para certificar-se de que não há mal contato. Eu costumo recomendar isso apenas para placas mães antigas e montagens que podem ter acumulado grande volume de poeira e outros resíduos. Lembre de limpar também os contatos da placa de vídeo e das memórias, usando apenas papel absorvente e isopropanol, evitando tocar nos componentes pequenos que tem perto desses contatos, bem como manuseando com cuidado esses componentes que são extremamente delicados.

adicionado 1 minuto depois

HDs falhando podem ocasionar esse mesmo problema que você citou. Controladoras SATA da placa-mãe que estejam danificadas também podem. Memórias, cabos, conexões. Teste na bancada se possível, obtenha outros componentes emprestados para fazer os testes se possível.

Ok, irei fazer os testes acima, mas você sabe me dizer se estabilizador e filtro de linha pode ocasionar esse problema? Pois eu utilizo os dois...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JGGPlay Estabilizador você pode pegar, enrolar o cabo e jogar no lixo. Sério, jogue fora. Não tem utilidade, reduz a vida útil de tudo que estiver conectado nele e de quebra ainda pode causar esse tipo de problema que você citou. Filtro de linha, se não for de qualidade, acaba sendo só uma extensão ou barra de tomadas. Se quiser um filtro para proteger o equipamento (proteção extra, pois fontes de qualidade já vem com essa proteção), compre um clamper de 5 ou 8 tomadas. Esse protege mesmo. Se quiser se informar, leia a seção de fontes e energia deste fórum, muita informação importante e bem mastigada por gente que realmente entende do assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@JGGPlay Se tem momentos que ele liga normalmente então provavelmente ele não é o culpado. O problema pode estar na placa-mãe, nas memórias ou até mesmo nos discos. Você tem que fazer o teste de um a um para encontrar o culpado. Começaria pelas memórias, desconectando todas as unidades de disco (HDD, SSD, DVD) testando uma de cada vez e intercalando os slots. Se não encontrasse nenhum problema, seguiria para o teste dos discos, testando um a um (mas com apenas uma memória conectada para reduzir os fatores de falha). Por fim tentaria testar outra CPU ou outra placa-mãe. 

Para testes de memória você pode rodar o memtest86.

 

Você pode e deve limpar os contatos da placa-mãe também. Para isso recomendo uma escova macia ou pincel, embebidos em isopropanol. Deve limpar todos os contatos de conexões elétricas (desconecte da fonte para fazer isso e limpe o conector da fonte também), slots de memória e PCI/PCI-e para certificar-se de que não há mal contato. Eu costumo recomendar isso apenas para placas mães antigas e montagens que podem ter acumulado grande volume de poeira e outros resíduos. Lembre de limpar também os contatos da placa de vídeo e das memórias, usando apenas papel absorvente e isopropanol, evitando tocar nos componentes pequenos que tem perto desses contatos, bem como manuseando com cuidado esses componentes que são extremamente delicados.

adicionado 1 minuto depois

HDs falhando podem ocasionar esse mesmo problema que você citou. Controladoras SATA da placa-mãe que estejam danificadas também podem. Memórias, cabos, conexões. Teste na bancada se possível, obtenha outros componentes emprestados para fazer os testes se possível.

Acabei de fazer esses teste, notei que quando eu desconectei o HD e tirei as memorias rams e coloquei tudo de novo, o computador tenta ligar os fans giram, a placa de vídeo acendebos leds indicativos( coisa que fão acontecia) mas tudo para de funcionar e o pc reinicia, é como se a fonte desarma-se e tentasse ligar de novo, outra coisa que eu esqueci de avisar e que o speaker não está bipando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que remover tudo que não precisa para o PC iniciar e testar só isso. Sua MB tem vídeo onboard? Se tiver, ligue ela só com a CPU e uma memória conectados à placa-mãe, o resto todo desconectado. Se souber ligar sem o painel frontal conectado (fechando curto nos jumpers PW SWITCH na placa-mãe), melhor. Você tem que encontrar um ponto onde ele ligue e funcione normalmente, e se só com esses três ligados não funcionar, então o erro estará em um deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Tem que remover tudo que não precisa para o PC iniciar e testar só isso. Sua MB tem vídeo onboard? Se tiver, ligue ela só com a CPU e uma memória conectados à placa-mãe, o resto todo desconectado. Se souber ligar sem o painel frontal conectado (fechando curto nos jumpers PW SWITCH na placa-mãe), melhor. Você tem que encontrar um ponto onde ele ligue e funcione normalmente, e se só com esses três ligados não funcionar, então o erro estará em um deles.

Fiz tudo que você mandou, e continua na mesma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JGGPlay Então seu problema está ou na placa-mãe, ou na CPU, ou na fonte (isso se você tiver testado ambas as memórias como sugeri). Agora é a parte difícil, achar outros para testar.

adicionado 0 minutos depois

Já fez reset de BIOS? Quando utilizou as memórias, foi só uma por vez e em slots diferentes né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

@JGGPlay Então seu problema está ou na placa-mãe, ou na CPU, ou na fonte (isso se você tiver testado ambas as memórias como sugeri). Agora é a parte difícil, achar outros para testar.

adicionado 0 minutos depois

Já fez reset de BIOS? Quando utilizou as memórias, foi só uma por vez e em slots diferentes né?

Sim, fiz tudo conforme você mandou, será que o problema possa ser mal contato do socket com o processador? acho que amanhã vou limpar a mobo com alcool isopropanol...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JGGPlay limpe como eu sugeri anteriormente. O processador pode estar com pino amaçado, o socket pode estar danificado, até o cooler que vai sobre o processador pode estar mal encaixado e fazer ele ficar torto e apresentando defeito. São muitas as possibilidade e num laboratório você teria que eliminar uma por uma, conferindo cada item.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@JGGPlay limpe como eu sugeri anteriormente. O processador pode estar com pino amaçado, o socket pode estar danificado, até o cooler que vai sobre o processador pode estar mal encaixado e fazer ele ficar torto e apresentando defeito. São muitas as possibilidade e num laboratório você teria que eliminar uma por uma, conferindo cada item.

Vou fazer a limpeza e depois volto aqui pra relatar o que aconteceu depois

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, JGGPlay disse:

Vou fazer a limpeza e depois volto aqui pra relatar o que aconteceu depois

Realizei a limpeza, mas como eu já esperava não funcionou, fiz uma boa limpeza e completa, troquei a pasta do northbridge que estava seca, olhei o socket e lavei com alcool isopropanol também.

Acho que a placa-mãe que está condenada, parece que o jeito vai ser comprar outra nova mas não por agora pois o dolár está muito alto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JGGPlay Lamento muito que não tenha funcionado. Talvez as ultimas vezes que ela funcionou fossem ela agonizando. Seja como for, se tiver a oportunidade de testar outro CPU poderia ter certeza do que realmente é. Espero que seja só a MB, pois assim ficará mais fácil de repor depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...