Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Exite problema em ligar filtro de linha em nobreak senoidal?


Posts recomendados

Olá pessoal, tudo bem?

 

Bom, sou meio leigo quanto a nobreaks e o meu caso é o seguinte, comprei recentemente um nobreak da TS SHARA, modelo: UPS SENOIDAL UNIVERSAL 1500VA (4411), segue o link:

https://tsshara.com.br/produto/ups-senoidal-universal-1500va/

E estou com o seguinte problema: desde a primeira vez que liguei o nobreak eu escuto um "zumbido" continuo e bem agudo na faixa dos 17000 Hz, sendo que, mesmo esperando as 12 hrs para a bateria carregar antes de usá-lo pela primeira vez, como a fabricante recomenda, o zumbido continuou. Também testei em outras tomadas e o zumbido continua, vale ressaltar que todas as tomadas aqui de casa são aterradas. Dependendo da idade não é possível ouvir esse zumbido. Aqui em casa somos 4 pessoas, as 2 mais novas escutam e as 2 mais velhas não. Mas, para quem escuta, esse zumbido é insuportável, ficando até difícil de permanecer no mesmo cômodo do nobreak por mais de 20 min. Esse zumbido ocorre quando o mesmo está conectado a rede normalmente, se eu desligar ele da tomada e ativar o modo bateria, o cooler do nobreak é ativado e faz barulho, encobrindo o zumbido. Eu pesquisei na net sobre esse problema e só achei um caso parecido que foi respondido pela própria TS SHARA nesse tópico do CDH de 2014:

Com isso, dada a resposta da fabricante nesse tópico de 2014, cheguei a conclusão que talvez não seja um defeito no meu nobreak e sim um problema estrutural de como ele é projetado, dessa forma não faz sentido contactar a garantia para realizar a troca, sendo que, provavelmente, a troca seria feita por outro produto que emitiria o mesmo barulho.

 

Então, para contornar essa situação, eu resolvi ligar o nobreak em uma tomada fora do meu quarto, visto que, com a porta encostada eu não consigo ouvir o zumbido, só que para isso funcionar tive que ligar o pc em um filtro de linha e daí ligar o filtro de linha no nobreak. Daí que vem minha dúvida, sendo esse modelo um nobreak senoidal, existe algum problema em colocar o filtro de linha entre o nobreak e a fonte do meu pc? Por exemplo, isso afetaria a onda senoidal que chegaria ao meu pc?

 

Fonte: Kcas 600w, pfc ativo, 80 plus bronze. Link: http://aerocool.com.br/produto/56680/fonte-atx-sem-cabo-600w-kcas-preto-aerocool

Filtro de linha: Protetor Eletrônico Intelbras com 6 tomadas EPE 1006, Branco. Link: https://www.intelbras.com/pt-br/protetor-eletrônico-epe-1006

 

Desculpa pelo tamanho do texto e obrigado pela atenção de todos! PS: @faller gosto muito das suas explicações, se você também pudesse me orientar sobre essa dúvida ficaria bastante agradecido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Filtros de linha são elementos passivos e em nada atrapalham a forma de onda gerada pelo no-break, independentemente do modo como eles geram energia.

O que atrapalha mesmo são os estabilizadores que, infelizmente equipa esse seu no-break pois se trata de no-break line interative.

 

Esse seu no-break, interativo, só opera seu gerador senoidal quando falta a energia da rede AC comercial.

Desse modo quem está gerando essa alta frequência que lhe atrapalha a vida é a operação normal do no-break, com certeza absoluta, ou seja, na sua operação como estabilizador, totalmente ofensor e desnecessário.

 

Sinceramente a dúvida que me assola nesse momento é da real necessidade de você adotar esse no-break ou outro qualquer.

Se buscas proteção para seu PC saiba que não é essa a função de um no-break.

Um bom filtro de linha, uma atenção maior para sua instalação elétrica poderiam ser muito mais importantes na proteção de seu investimento e, certo, custariam muito menos e nem fariam ruído.

 

Quanto a sua pergunta, para não deixar no vazio, sim você pode colocar filtro de linha sem o menor problema.. E aproveite, coloque um filtro de linha decente. Às vezes encontro por ai uns e outros que gastam R$ 30 na compra de um filtro de linha que não passa de uma régua de tomadas e de outro lado gastam mais de R$ 800 em no-breaks interativos uns geradores de onda retangular vagabunda e outros até geradores de forma de onda senoidal e que de efetiva proteção contra surtos de tensão não agregam nada.

 

Dica para ler e entender: 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, faller disse:

O que atrapalha mesmo são os estabilizadores que, infelizmente equipa esse seu no-break pois se trata de no-break line interative.

 

Bom saber, eu realmente não tinha noção que esses estabilizadores que vem na maioria dos nobreaks também prejudicavam a fonte, da mesma forma que os estabilizadores normais fazem.

 

3 horas atrás, faller disse:

Sinceramente a dúvida que me assola nesse momento é da real necessidade de você adotar esse no-break ou outro qualquer.

Se buscas proteção para seu PC saiba que não é essa a função de um no-break.

Um bom filtro de linha, uma atenção maior para sua instalação elétrica poderiam ser muito mais importantes na proteção de seu investimento e, certo, custariam muito menos e nem fariam ruído.

 

A região onde moro sofre com constantes quedas de energia e tive duas placas mãe e uma placa de vídeo queimadas nos últimos 3 anos, após quedas de energia. A compra do nobreak foi indicada pelo técnico que fez o diagnóstico das peças queimadas do meu pc após a última queda de energia, ele apenas me alertou que era necessário um nobreak de onda senoidal pura, infelizmente ele não me alertou que a presença de um estabilizador seria prejudicial ao pc.

 

No caso um bom filtro de linha impediria que componentes do pc queimem por causa dessas quedas de energia?

 

3 horas atrás, faller disse:

Quanto a sua pergunta, para não deixar no vazio, sim você pode colocar filtro de linha sem o menor problema.. E aproveite, coloque um filtro de linha decente. Às vezes encontro por ai uns e outros que gastam R$ 30 na compra de um filtro de linha que não passa de uma régua de tomadas e de outro lado gastam mais de R$ 800 em no-breaks interativos uns geradores de onda retangular vagabunda e outros até geradores de forma de onda senoidal e que de efetiva proteção contra surtos de tensão não agregam nada.

 

Obrigado pelas informações @faller, elas foram bastante úteis. Por fim, você poderia me indicar algum modelo de filtro de linha que você considere de qualidade? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@B-alu Se você comprou esse no-break pela Internet e recebeu há menos de 7 dias corridos, pode usar o Direito de Arrependimento para devolvê-lo sem justificativa. Ele será extremamente nocivo para a sua fonte com PFC ativo (inclusive deve existir um aviso no manual dizendo para não usá-lo com esse tipo de fonte).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, B-alu disse:

......

No caso um bom filtro de linha impediria que componentes do pc queimem por causa dessas quedas de energia?

 

Obrigado pelas informações @faller, elas foram bastante úteis. Por fim, você poderia me indicar algum modelo de filtro de linha que você considere de qualidade? 

Um bom filtro de linha sim pode auxiliar e muito na proteção de sua config contra surtos de tensão.. Quedas de energia costumam ser acompanhadas por surtos de tensão e são eles que, na maioria das vezes, acabam queimando alguma coisa por ai..

 

Gosto muito dos filtros fabricados pela Clamper e considero-os os melhores por aqui produzidos. Consulte a loja deles e escolha o que melhor se adapte aos seus requisitos.

Clamper

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...