Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento do gabinete, como proceder?


Posts recomendados

Fala galera, ultimamente estou com um pepino muito chato pra resolver aqui em casa que é a energia passando pelo gabinete e deixando meu microfone uma caixa de abelha devido a falta de aterramento nas tomadas aqui de casa. Vi varios tutoriais no youtube mas nunca é de se confiar 100%, entao perguntei a um eletricista e o mesmo me recomendou um estabilizador e disse que possa resolver meu problema porém ja vi em alguns topicos aqui que estabilizador pode acabar com a fonte (corsair vs400) e agora estou num dilema de como vou fazer esse aterramento.. ligando um fio no parafuso do gabinete e na parede? usar estabilizador? Alguem ajuda se ja teve esse tipo de problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fuja de estabilizador.

Esse eletricista aí  nem pode ser chamado de um.

Ele devia falar pra você que precisa aterrar um fio no quadro de  energia e levá-lo até a tomada. Se não houver terra na entrada de energia, precisa fincar uma barra de terra e interliga-la ao neutro e ao terra.

Paliativamente pode ligar o fio em uma janela metálica ou fincar um prego longo na parede. 

Agora, chame outro eletricista. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, marcusviniciussf disse:

entao perguntei a um eletricista e o mesmo me recomendou um estabilizador e disse que possa resolver meu problema porém ja vi em alguns topicos aqui que estabilizador pode acabar com a fonte (corsair vs400) e agora estou num dilema de como vou fazer esse aterramento

 

isso ai deve ser um fuçador, nao eletricista

 

um eletricista com conhecimento minimamente decente iria lhe indicar o ATERRAMENTO com varao de cobre que é o adequado e o mais indicado nesse sentido

 

nao tente fazer paliativos colocando fio em neutro e etc, faça o certo pra evitar problemas

 

12 minutos atrás, marcusviniciussf disse:

usar estabilizador?

 

jamais use

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

paliativos colocando fio em neutro

Eu não expliquei direito. A norma NBR-5410 exige aterrar o neutro e permite puxar um terra a partir do aterramento do neutro na entrada de energia, denominado condutor PEN.

O que não pode é pegar o neutro da tomada e usar ele como terra.

Segue imagem abaixo.

 

images.jpeg-1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, T1000_2015 disse:

Eu não expliquei direito. A norma NBR-5410 exige aterrar o neutro e permite puxar um terra a partir do aterramento do neutro na entrada de energia, denominado condutor PEN.

O que não pode é pegar o neutro da tomada e usar ele como terra.

Segue imagem abaixo.

images.jpeg.jpg

 

eu conheco esse metodo, mas ainda assim nao é o indicado

 

aterramento você faz como o proprio nome diz, na terra.. fincando o varao de cobre, subindo cabo com a bitola certa, etc, etc, etc..

 

eu sei o que é isso, mexo com os aterramentos dos meus pcs desde 97 quando comprei o meu primeiro.. e de la pra ca ja sofri muito tendo q me mudar para lugares ou predios q nao podiam fazer aterramento levando aqueles choques chatinhos nas quinas do gabinete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

eu conheco esse metodo, mas ainda assim nao é o indicado

 

aterramento você faz como o proprio nome diz, na terra.. fincando o varao de cobre, subindo cabo com a bitola certa, etc, etc, etc..

 

eu sei o que é isso, mexo com os aterramentos dos meus pcs desde 97 quando comprei o meu primeiro.. e de la pra ca ja sofri muito tendo q me mudar para lugares ou predios q nao podiam fazer aterramento levando aqueles choques chatinhos nas quinas do gabinete

 

Então cara, vou te passar minhas configurações pra você da uma analisada

 

Ryzen 5 3400g (quad core 8 threads)

Asus Prime b450m gaming BR

HD 500gb 7.2k

SSD 240gb

Xfx Rx 570 4gb 

Corsair vs 400

 

Me falaram que podia ser a fonte que não está aguentando essas config mas não vi sentido nenhum nisso, e preferi recorrer pro pessoal aqui. Pode ser a minha fonte? Ou realmente é essa questão do aterramento? Só queria resolver meu problema do microfone energizado mais nada kkk

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, ano passado você deve lembrar de um garoto que morreu eletrocutado em uma escola enquanto carregava o celular ligado ao PC pelo cabo USB. Isso é o que a falta de aterramento pode causar. Não brinque com isso, se sua casa está assim, você, sua mãe, irmã, visita, podem morrer ao tomar uma ducha, ao abrir a geladeira, ao tirar roupa da máquina de lavar, ao colocar uma panela no fogão. O problema é maior do que imagina. Vou dizer o que fiz aqui em casa para resolver esse mesmo problema: cravei 3 varas de cobre a uma distância superior a 3 metros de cada um. Dois liguei com fios soldados e formei um barramento que liga TODAS tomadas da casa. Com o terceiro liguei ao neutro, pois depois que fiz o barramento de aterramento descobri que o neutro, aquele que vem da rua e é aterrado na caixa, é uma porcaria.  São duas coisas distintas e independentes, não misture. Depois troquei TODAS as tomadas da casa por três pinos, padrão ABNT. Comprei tomadas duplas para 10A e 20A (o microondas é de 20 A, mais largo). Como os de 10 cabem no de 20, ficou ótimo. Religuei TODAS as tomadas e agora TODAS tem aterramento. Atenção para a ordem ABNT, tem gente que nem sabe que a tomada tem uma polaridade correta: na tomada fêmea, considerando que o pino ATERRAMENTO fica para cima, o pino da esquerda é o NEUTRO, e o pino da direita é o FASE. Depois, troquei TODOS plugues e réguas por três pinos. Inclusive geladeira, fogão, computador, monitor. Veja que a fonte do computador é aterrada, então tem que trocar todos plugues padrão NEMA por ABNT, e na ordem correta, senão o fase fica no neutro e toda proteção vai por baixo d'água. Finalmente, aproveitando que agora você vai ter um neutro bom e um aterramento também, então instala em seu quadro elétrico os disjuntores, que não são caros e agora são obrigatórios, DR (http://www.engerey.com.br/blog/dispositivo-de-uso-obrigatorio-no-brasil-evita-choques-eletricos-em-criancas-porém-nao-e-utilizado-na-maioria-das-residencias ) e DPS (https://www.mundodaeletrica.com.br/dispositivo-de-protecao-contra-surtos-dps-como-funciona/) . 

Pode parecer muita coisa para fazer, mas fazendo um pouco por dia em um mês você fez tudo. Se não entende de elétrica contrate um bom eletricista, cuidado com os picaretas. Se o cara falar o que eu te disse aqui, é um bom começo. Para seu conhecimento, esse ruído no seu microfone pode parecer só um barulho chato, mas na verdade é a dona morte te chamando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...