Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

M5a78l-m USB 3 e fx 6300, problemas e reiniciando.(TÓPICO FECHADO)


Posts recomendados

Oi, este é meu primeiro post no fórum, peço paciência e dicas.

Estou com problemas no meu micro, especificações:

Processador: AMD FX 6300

placa-mãe: M5A78L-M USB 3

Fonte: Corsair 650w 80 plus white

Memória: DDR3 1600 MHZ

Placa de vídeo: GTX 750TI

O problema é que ele tica reiniciando aleatoriamente, as vezes antes do sistema iniciar. Achei que era fonte, a troquei e o problema persiste. Gostaria de dicas de como proceder, para solucionar o problema, agradecido.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Vinícius_Gabriel disse:

Oi, este é meu primeiro post no fórum, peço paciência e dicas.

Estou com problemas no meu micro, especificações:

Processador: AMD FX 6300

placa-mãe: M5A78L-M USB 3

Fonte: Corsair 650w 80 plus white

Memória: DDR3 1600 MHZ

Placa de vídeo: GTX 750TI

O problema é que ele tica reiniciando aleatoriamente, as vezes antes do sistema iniciar. Achei que era fonte, a troquei e o problema persiste. Gostaria de dicas de como proceder, para solucionar o problema, agradecido.

 

Boa noite amigo.
Retire os pentes de memória e passe um limpa contatos nos contatos das mesmas, caso você não tenha o produto específico, passe uma borracha branca escolar cuidadosamente no intuito de limpar os contatos. Reponha as memórias e veja se o problema desaparece.
* Antes de abrir o PC e mexer na placa, retire o cabo de energia da fonte.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Athom disse:

Boa noite amigo.
Retire os pentes de memória e passe um limpa contatos nos contatos das mesmas, caso você não tenha o produto específico, passe uma borracha branca escolar cuidadosamente no intuito de limpar os contatos. Reponha as memórias e veja se o problema desaparece.
* Antes de abrir o PC e mexer na placa, retire o cabo de energia da fonte.

Acabei de fazer o procedimento e estou testando, qualquer coisa volto para atualizar o post!

adicionado 50 minutos depois
49 minutos atrás, Vinícius_Gabriel disse:

Acabei de fazer o procedimento e estou testando, qualquer coisa volto para atualizar o post!

Novamente após 20 minutos de uso o problema apareceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vinícius_Gabriel disse:

Acabei de fazer o procedimento e estou testando, qualquer coisa volto para atualizar o post!

adicionado 50 minutos depois

Novamente após 20 minutos de uso o problema apareceu.

- Você tem monitorado a temperatura do processador? Sabe a quantas anda?

- Experimenta ligar o básico, sem a GTX, usando a GPU integrada (Radeon HD 3000) da M5A78L-M USB 3.

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Athom disse:

- Você tem monitorado a temperatura do processador? Sabe a quantas anda?

- Experimenta ligar o básico, sem a GTX, usando a GPU integrada (Radeon HD 3000) da M5A78L-M USB 3.

 

Certo, farei. Como já está tarde amanhã cedo dou um retorno, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Athom disse:

@Vinícius_Gabriel Rapaz, a primeira desconfiança recai sobre a fonte, mesmo sendo uma Corsair, mas como você já disse ter realizado testes com outra fonte, eu estou sem opções.
O BIOS da mobo tá no mais recente, atualizado (Versão 2101 de 2015/08/05) ? 

Sim, minha BIOS está na versão 2101.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinícius_Gabriel Por hora, minha recomendação é que você faça uma manutenção geral. Reveja os cabos, troque a pasta térmica caso saiba como fazer em segurança, revise se o cooler está bem preso no CPU, monitore as temperaturas e, sendo possível, troque de tomada da rede elétrica e, se souber, abra a mesma com intuito de manutenção (veja se os fios não estão soltos ou oxidados). Eu tendo mais alguma dica, retorno aqui pra postar e você descobrindo o problema tmb retorne, por favor.
 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Athom disse:

@Vinícius_Gabriel Por hora, minha recomendação é que você faça uma manutenção geral. Reveja os cabos, troque a pasta térmica caso saiba como fazer em segurança, revise se o cooler está bem preso no CPU, monitore as temperaturas e, sendo possível, troque de tomada da rede elétrica e, se souber, abra a mesma com intuito de manutenção (veja se os fios não estão soltos ou oxidados). Eu endo mais alguma dica retorno aqui pra postar e você descobrindo o problema tmb retorne por favor.
 

Certo, irei fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Matheus Malvezi disse:

@Vinícius_Gabriel Vinícius, seu gabinete é novo? Pode ser um mau-contato no pino RESET SW ou POWER SW. Retire todos e ligue com uma chave phillips. Veja se resolve.

Não, meu gabinete já tem uns 4 anos de uso. Porém vou testar! Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Malvezi @Athom Desculpem a demora para responder, foram muitas coisas para testar e acabei levando o dia todo! Cá estou, todos os testes feitos e FINALMENTE descobri, quando uso a placa de vídeo o problema aparece, porém ao usar apenas o CPU e os gráficos integrados da MOBO o micro funciona normalmente, porém surgiu uma nova dúvida, qual o motivo de só funcionar sem a placa de vídeo, sendo que eu a usei por mais de 3 anos e não tive problemas? Dicas, sugestões de resoluções, agradecidos desde já.

MUITO OBRIGADO aos dois!

@Athom a sua sugestão de usar apenas os gráficos da mobo foi de suma importância!

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Vinícius_Gabriel disse:

qual o motivo de só funcionar sem a placa de vídeo, sendo que eu a usei por mais de 3 anos e não tive problemas?

Agora você precisa saber se é problema na mobo, no slot PCI-e talvez, ou na própria GTX. Para isto, só testando sua GPU em outra mobo e/ou testando outra GPU na sua mobo.
O fato de usar por mais de 3 anos sem problemas não significa que os equipamentos serão eternos. 😉
Boa sorte.

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Athom disse:

Agora você precisa saber se é problema na mobo, no slot PCI-e talvez, ou na própria GTX. Para isto, só testando sua GPU em outra mobo e/ou testando outra GPU na sua mobo.
O fato de usar por mais de 3 anos sem problemas não significa que os equipamentos serão eternos. 😉
Boa sorte.

 

Entendi, no meu caso como estou em fase de ENEM e dedicação(nem jogo mais nada haha), vou continuar usando apenas desta forma e como já é uma plataforma bem antiga vou deixar para atualizar tudo de uma vez em algum momento futuro, por hora podemos considerar o problema como resolvido. Obrigado a todos, irei fechar o tópico!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...