Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mapear ou reparar HD defeituoso


Posts recomendados

 

Tenho um HD externo que já sofreu até quedas, mas aparentemente funciona.

 

Queria marcar os setores defeituosos, mas o chkdsk nunca termina.

 

Tentei o chkdsk da interface, e também tentei chkdsk /x /f /b /offlinescanandfix

 

Como nunca terminava, formatei o desgraça, mas o problema continua: chkdsk infinito.

 

Tem outra ferramenta que marque setor defeituoso e não fique remoendo ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o tamanho do HD externo @Sr. Burns? 1TB?

Dependendo do tamanho do HD isso pode demorar muito, mas muito mesmo. O que o S.M.A.R.T do HD acusa?

 

CrystalDiskInfo ou programa similar pode ser util para verificar esta informação. Se puder printar o programa utilizado será de grande ajuda.

Sobre a recuperação do HD, isto varia de caso a caso. Então tem que checar o S.M.A.R.T primeiro pra então ver se compensar fazer algo.

 

A titulo de curiosidade um HD de 500GB de 7200RPM, HD padrão de PC Desktop mesmo, demorou 3 dias pra concluir uma tentativa de recuperação no Linux usando um método de Leitura/Escrita, e eu não estou exagerando. No final das contas acabei foi perdendo tempo, pois era um caso perdido. Mas cada caso é um caso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Anexei um print, @Fr4nk

Veja se na imagem está tudo que tu perguntou.

 

Naquele chkdsk do CMD que eu fiz, o tempo foi para 999 dias... 😆

 

Tem arquivos que ele copia rapidamente, já outros, quando ele tenta gravar num setor estragado, que trava.

Mas trava pouco.

É só uma minoria de setores com defeito. Suficiente para incomodar, mas não incômodo o suficiente para abandonar o hardware.

 

Eu queria mapear não apenas os setores defeituosos, mas aqueles em que a leitura/gravação é sofrida.

 

ATUALIZAÇÃO: Formatei de novo e estou passando chkdisk neste momento. Pulou rapidamente para a etapa 5, e parece que está indo rápido. Vamos ver se funciona. Estimado: 6h (comparado a 3 dias, não é nada).

 

CrytalDisk.thumb.JPG.8b5cdb23796246e60e71282e8ee53019.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Sr. Burns o chkdsk demora horas mesmo, e se o HD está com defeitos, aí demora muito mais. Espere terminar, porque se você encerrar no meio do processo, pode corromper ainda mais. Lembrando que o chkdsk apenas informa ao firmware os setores defeituosos pra que não sejam mais utilizados, não vai repará-los e nem impedir que novos defeitos surjam. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Sr. Burns disse:

 

Anexei um print, @Fr4nk

Veja se na imagem está tudo que tu perguntou.

 

CrytalDisk.thumb.JPG.8b5cdb23796246e60e71282e8ee53019.JPG

Pensei que estava no amarelo, mas está vermelho @Sr. Burns. Enfim, isto dificulta mais o processo e isso SE DER CERTO. Não me lembrava do crystaldiskinfo ter o raw value em hexadecimal então tentei usar um site pra transformar em decimal a fim de traduzir as informações.

 

Read Error Rate: Este eu não consegui "traduzir" de maneira correta então vou pular...


Reallocated Sectors Count: Este atributo significa quantos setores já foram realocados, e ao que parece já realocou 36520(8EA8).

 

Current Pending Sector Count: Este atributo significa quantos setores ainda estão para ser realocados, e ao que parece tem 57008(DEB0) ainda pra ser realocados. Este valor geralmente indica quantos badblocks(setores defeituosos) tem o HD e ser for mesmo verdade acho que esse é mais um caso perdido já que o ultimo HD que tentei recuperar tinha no maximo 13 badblocks.

 

Temos mais duas cartas na manga. A primeira é de diagnóstico e a segunda é o Zerofill que visa zerar o HD escrevendo zeros em cada setor o que geralmente recupera o HD dependendo do caso. Como só tentei recuperar discos com alertas "amarelos" não sei se isso dará certo, então são mais dois tiros no escuro.

 

Tente achar na internet dois programas, o "Hard Disk Sentinel"(que é atualmente pago, mas já foi freeware), e o "HD Tune"(Pago). Esses são os programas mais completos pra Windows para diagnóstico de HD e também os mais usados.

 

O ultimo é um set de ferramentas que roda num Windows 10 PE diretamente do pendrive que usaremos para o zerofill. Estou falando do Hirens Boot CD baixe a .ISO do Hirens e use o RUFUS pra gravar em um Pendrive.

 

USO:

O HD Sentinel é muito fácil de usar então nem vou me a ter a explicar. Só printe a tela do HD correto e poste aqui

 

Já o HD Tune é mais completo, e tem várias coisas que não utilizaremos. Vá em "Health(Saúde)" e printe para analisarmos.

 

O Hirens Boot deixe guardado já gravado num pendrive que vamos utilizar depois pro ZeroFill. Caso seja curioso, vamos utilizar deste set de ferramentas o "HDD Low Level Format Tool". MAS SE ATENTE QUE SE PASSAR O ZEROFILL NO HD ERRADO, SEUS ARQUIVOS VÃO PRA LUA. Então caso for fuçar, tome cuidado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Venho através desta nota declarar o falecimento do HD em questão.

 

O paciente, que se encontrava em mal estado desde o início do tratamento, apresentou piora durante a tentativa de reparo, e agora deixou de ser detectado.

 

Foi administrado tratamento alternado entre Chkdisk e Zero fill, seguindo recomendação do doutor Fr4nk, mas após dois meses de luta, o HD não resistiu.

 

Podemos fechar o tópico, caso ninguém queira recomendar alguma outra ferramenta que auxilie no sepultamento e quarentena de setores defeituosos, em vez de ferramentas que ficam tentando e insistindo em reparar/escrever naquele setor.

 

Agradeço os participantes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...