Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação: PC para edição de imagens e jogos (montar do ZERO)


Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Olá! Gostaria da opinião de vocês sobre montar um pc para trabalhar com programas de renderização/edição de imagens 
(Photoshop, Revit, Vray, etc) e também para jogos (geralmente gosto de jogos de rpg mundo aberto). Anteriormente eu usava um macbook pro retina 13" (2015), mas o SSD de 128GB de armazenamento não me atendia mais (por causa do Revit), e também tive alguns problemas com o tempo das renderizações.

 

Meu orçamento é de no máximo 6500, para montar o PC + Monitor. E tenho que comprar tudo, não tenho nada para aproveitar (a não ser um mouse Logitech G203 kkk).

 

Pensei inicialmente nessa configuração (montei na Kabum):
(Valores A VISTA)
Processador: AMD Ryzen 5 2600 - R$ 899,90 

Placa-mãe: Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2 - R$ 569,90

Placa de vídeo: Asrock Phantom Gaming D Radeon RX570 4G - R$ 1.049,90

SSD: Kingston A400 480GB R$ 479,90

RAM: (2x) Corsair Vengeance LPX  8GB 2666MHz DDR4 C16 R$ 379,90 (R$ 759,8 total)

Fonte: Corsair 650W 80 Plus White R$ 389,90

Gabinete: Cooler Master K501L R$ 329,90

 

Subtotal: R$ 4.693,87

Não sei se existe necessidade de um cooler ou water cooler para esse setup, ou se o cooler box do processador já dá conta.

 

Outro ponto importante é o monitor, acho que esse da Dell me atenderia:

monitor: Dell 24" SE2419HR R$ 1.141,00

 

TOTAL: R$ 5834,87

 

Então, vocês acham que essa configuração seria suficiente para a necessidade que eu tenho? O que mudariam para melhorar a performance?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Aonfire disse:

Olá! Gostaria da opinião de vocês sobre montar um pc para trabalhar com programas de renderização/edição de imagens 
(Photoshop, Revit, Vray, etc) e também para jogos (geralmente gosto de jogos de rpg mundo aberto). Anteriormente eu usava um macbook pro retina 13" (2015), mas o SSD de 128GB de armazenamento não me atendia mais (por causa do Revit), e também tive alguns problemas com o tempo das renderizações.

 

Meu orçamento é de no máximo 6500, para montar o PC + Monitor. E tenho que comprar tudo, não tenho nada para aproveitar (a não ser um mouse Logitech G203 kkk).

 

Pensei inicialmente nessa configuração (montei na Kabum):
(Valores A VISTA)
Processador: AMD Ryzen 5 2600 - R$ 899,90 

Placa-mãe: Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2 - R$ 569,90

Placa de vídeo: Asrock Phantom Gaming D Radeon RX570 4G - R$ 1.049,90

SSD: Kingston A400 480GB R$ 479,90

RAM: (2x) Corsair Vengeance LPX  8GB 2666MHz DDR4 C16 R$ 379,90 (R$ 759,8 total)

Fonte: Corsair 650W 80 Plus White R$ 389,90

Gabinete: Cooler Master K501L R$ 329,90

 

Subtotal: R$ 4.693,87

Não sei se existe necessidade de um cooler ou water cooler para esse setup, ou se o cooler box do processador já dá conta.

 

Outro ponto importante é o monitor, acho que esse da Dell me atenderia:

monitor: Dell 24" SE2419HR R$ 1.141,00

 

TOTAL: R$ 5834,87

 

Então, vocês acham que essa configuração seria suficiente para a necessidade que eu tenho? O que mudariam para melhorar a performance?

Apenas em relação ao processador, o novo Ryzen 5 1600AF é um pouco mais barato(200R$) e entrega basicamente o mesmo desempenho, sobre a refrigeração, talvez o próprio cooler box seja suficiente. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Aonfire Boa tarde

Até que a configuração está equilibrada, mas eu recomendo que faça algumas alterações específicas. 

CPU: Pegue o R5 1600 AF, que tem basicamente o mesmo desempenho do R5 2600, e é mais barato. 

 

Placa-mãe: Pode manter, mas certifique-se que eles mandam com a BIOS atualizada, onde for comprar. 

 

SSD: Pegue o Crucial BX500, é superior à esse Kingston. 

 

Memória RAM: https://www.kabum.com.br/produto/102746/memoria-adata-xpg-spectrix-d41-tuf-rgb-8gb-3000mhz-ddr4-cl16-ax4u300038g16-sb41... Essas são uma melhor opção. 

 

Fonte: Pegue a Pichau Nidus Bronze 500W, já será suficiente e é uma fonte bem decente. 

 

OBS: Tudo está mais caro, atualmente. Com o seu orçamento, daria pra comprar algo bem melhor, no futuro. A RX 570, por exemplo, era vendida por menos de 600 reais antes do coronavírus, quando em promoção. 

 

Ah, recomendo que compre em lojas diferentes, assim terá como aproveitar as promoções de cada uma. A Terabyte, Pichau e Kabum são boas opções. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Aonfire aqui minha sugestão, entre as lojas Kabum e Terabyte:

 

processador:Ryzen 5 1600

placa-mãe: Gigabyte B350

ram: 2x8gb 3000mhz Crucial

SSD 480gb Crucial (ou apenas um de 240gb + um HD 1tb Western Digital, mais adequado pra backup das suas fotos/proj)

fonte: Corsair VS450W

placa de vídeo: GTX 1650 Super (as placas da Nvidia rendem mais do que a concorrente em programas para edição/render), alem disso a RX 570 nao vale R$ 1000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira @Vinícius_Gabriel @GenesisG7  

 

Pessoal, considerei as sugestões que vocês deram e atualizei a lista:


Processador: AMD Ryzen 5 1600 - R$ 729,90 (Kabum)

Placa-mãe: Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2 - R$ 569,90 (Kabum)

Placa de vídeo:  Asus Phoenix GeForce GTX 1650 Super OC, 4GB - R$ 1.295,43 (Terabyte)

SSD: Crucial BX500 480GB - R$ 509,90 (Kabum)

RAM: (2x) Adata XPG Spectrix D41 TUF 8GB 3000MHz - R$ 359,90 cada (Kabum)

Fonte: Corsair 450W 80 Plus White VS450 R$ - R$ 249,90 (Kabum)

Gabinete: T-Dagger Zyra  Mid Tower - R$ 229,90 (Terabyte)

Monitor:  Dell 24" SE2419HR R$ 1.141,00

TOTAL: R$ 5848,71

 

Levando em conta que melhorou a memória RAM, a placa de vídeo, SSD,  e ainda assim o preço continua semelhante, muito obrigada pelas dicas! Uma dúvida que tenho é se vale apenas investir mais em processador, tipo um Ryzen 7 ou até um i7, o que vocês cham?

 

Para abaixar o preço posso pesquisar mais sobre monitores e ver um mais em conta e que tenha especificações semelhantes.

 

Realmente o momento não está muito bom para montar um pc, os preços estão muito absurdos, mas não posso esperar muito para montar porque estou sem máquina, e nem sei se tem uma previsão dos preços abaixarem tão cedo. 😓

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Aonfire disse:

@Caio Ferreira @Vinícius_Gabriel @GenesisG7  

 

Pessoal, considerei as sugestões que vocês deram e atualizei a lista:


Processador: AMD Ryzen 5 1600 - R$ 729,90 (Kabum)

Placa-mãe: Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2 - R$ 569,90 (Kabum)

Placa de vídeo:  Asus Phoenix GeForce GTX 1650 Super OC, 4GB - R$ 1.295,43 (Terabyte)

SSD: Crucial BX500 480GB - R$ 509,90 (Kabum)

RAM: (2x) Adata XPG Spectrix D41 TUF 8GB 3000MHz - R$ 359,90 cada (Kabum)

Fonte: Corsair 450W 80 Plus White VS450 R$ - R$ 249,90 (Kabum)

Gabinete: T-Dagger Zyra  Mid Tower - R$ 229,90 (Terabyte)

Monitor:  Dell 24" SE2419HR R$ 1.141,00

TOTAL: R$ 5848,71

 

Levando em conta que melhorou a memória RAM, a placa de vídeo, SSD,  e ainda assim o preço continua semelhante, muito obrigada pelas dicas! Uma dúvida que tenho é se vale apenas investir mais em processador, tipo um Ryzen 7 ou até um i7, o que vocês cham?

 

Para abaixar o preço posso pesquisar mais sobre monitores e ver um mais em conta e que tenha especificações semelhantes.

 

Realmente o momento não está muito bom para montar um pc, os preços estão muito absurdos, mas não posso esperar muito para montar porque estou sem máquina, e nem sei se tem uma previsão dos preços abaixarem tão cedo. 😓

 

 

 

 

 

 

Sim, o momento é péssimo, as vezes até parece que nossos equipamentos esperam o pior momento para darem problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Aonfire disse:

Atualizando o valor total: R$ 5537,36

(Tinham dois gabinetes constando no último orçamento)


 

É cara ai vai de você, lembrando que AM4 morre este ano. Então dependendo da situação financeira vale mais a pena esperar para fazer um investimento mais durável na nova plataforma AM5 que será lançada em 2021, porém como dito, você tem urgencia, então já é outra história!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Vinícius_Gabriel disse:

É cara ai vai de você, lembrando que AM4 morre este ano. Então dependendo da situação financeira vale mais a pena esperar para fazer um investimento mais durável na nova plataforma AM5 que será lançada em 2021, porém como dito, você tem urgencia, então já é outra história!

 

Nossa, aí a dúvida aumenta mais ainda. Porque se eu for atualizar depois vou ter que trocar placa-mãe também né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aonfire mas montando esse pc acredito que dura pelo menos 3 anos tranquilamente na sua mão. é uma excelente config pro seu tipo de trabalho. se necessita pra desempenhar bem o seu trabalho, vale a pena o investimento. se com o tempo houver necessidade de um upgrade, você faz. mas não dá pra chutar assim do nada e ficar hesitando na compra pensando  "mas se", entende? se fosse apenas pra jogos, tudo bem pensar em montar depois etc porque n é algo essencial, mas se é algo que vai ajudar a pagar as contas, vai nessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Caio Ferreira disse:

@Aonfire mas montando esse pc acredito que dura pelo menos 3 anos tranquilamente na sua mão. é uma excelente config pro seu tipo de trabalho. se necessita pra desempenhar bem o seu trabalho, vale a pena o investimento. se com o tempo houver necessidade de um upgrade, você faz. mas não dá pra chutar assim do nada e ficar hesitando na compra pensando  "mas se", entende? se fosse apenas pra jogos, tudo bem pensar em montar depois etc porque n é algo essencial, mas se é algo que vai ajudar a pagar as contas, vai nessa.

Sim, concordo. Se você tem URGÊNCIA o melhor é comprar, pois não é perder dinheiro, mas sim INVESTIR dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Aonfire disse:

@Caio Ferreira @Vinícius_Gabriel

Sim, preciso montar agora justamente para ganhar dinheiro, então acho que vale a pena o investimento, até porque vou ficar de home office por um bom tempo ainda, e vou depender do meu pc. Muito obrigada pelas dicas, vocês ajudaram bastante!
 

Sim, é INVESTIMENTO com esse ai você faz os próximos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Aonfire disse:

@Caio Ferreira @Vinícius_Gabriel

Sim, preciso montar agora justamente para ganhar dinheiro, então acho que vale a pena o investimento, até porque vou ficar de home office por um bom tempo ainda, e vou depender do meu pc. Muito obrigada pelas dicas, vocês ajudaram bastante!
 

Se voce ainda nao fechou, troque a memoria por essas:

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/13090/memoria-ddr4-crucial-ballistix-sport-lt-16gb-2x8gb-3000mhz-black-bl2k8g30c15u4b

 

Tem melhor compatibilidade com os ryzen e sai mais barato, com a grana que sobra, colocaria mais 50 nessa B450:

 

https://www.kabum.com.br/produto/108499/placa-m-e-msi-b450m-pro-vdh-max-p-amd-am4-m-atx-ddr4-

 

Lembrando que a AMD voltou atras e os ryzen que saem esse ano tem grande probabilidade de servirem nas B450, nao nas B350. Depende de cada fabricante atualizar a bios apenas.

 

E a MSI lançou a linha MAX exatamente pra melhorar o tamanho da BIOS pra suportar os ryzen do ano passado, por isso eu acho que a linha MAX tem maior probabilidade de receberem update de bios pra receberem os ryzen novos que vão lançar esse ano. (pensando num horizonte daqui uns 4 anos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira  Valeu demais! Pode deixar que qualquer dúvida eu entro em contato.

 

2 minutos atrás, Brc disse:

Se voce ainda nao fechou, troque a memoria por essas:

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/13090/memoria-ddr4-crucial-ballistix-sport-lt-16gb-2x8gb-3000mhz-black-bl2k8g30c15u4b

 

Tem melhor compatibilidade com os ryzen e sai mais barato

 

Ainda estou pesquisando algumas coisas antes de fechar, obrigada pela dica!

adicionado 47 minutos depois
47 minutos atrás, Brc disse:

Se voce ainda nao fechou, troque a memoria por essas:

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/13090/memoria-ddr4-crucial-ballistix-sport-lt-16gb-2x8gb-3000mhz-black-bl2k8g30c15u4b

 

Tem melhor compatibilidade com os ryzen e sai mais barato, com a grana que sobra, colocaria mais 50 nessa B450:

 

https://www.kabum.com.br/produto/108499/placa-m-e-msi-b450m-pro-vdh-max-p-amd-am4-m-atx-ddr4-

 

Lembrando que a AMD voltou atras e os ryzen que saem esse ano tem grande probabilidade de servirem nas B450, nao nas B350. Depende de cada fabricante atualizar a bios apenas.

 

E a MSI lançou a linha MAX exatamente pra melhorar o tamanho da BIOS pra suportar os ryzen do ano passado, por isso eu acho que a linha MAX tem maior probabilidade de receberem update de bios pra receberem os ryzen novos que vão lançar esse ano. (pensando num horizonte daqui uns 4 anos)

 

levando em conta a possível compatibilidade com os próximos ryzen, com certeza vale a pena!


Tinha esquecido da maior facada de todas, comprar o Windows 😓

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...