Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transferência em Rede Gigabit


Posts recomendados

Olá, recentemente comprei um roteador Gigabit e ontem fui usar realmente ele. Baixei um jogo no notebook e fui transferir os 100GB dele para o PC. O problema vei aqui: O notebook chegou a travar ao fazer a transferência, mas ainda estava transferindo. Achei estranho e tentei mais uma vez. Na primeira apenas estava passando 23MB/s e na segunda conseguiu manter a maior parte do tempo em torno de 40MB/s.

Não contente com os resultados, tentei passar os mesmos arquivos do PC para outro PC (PCs aqui estarei me referindo a Desktops). A velocidade foi de 60MB/s ainda longe dos 100MB/s que achava que conseguiria. O PC onde os arquivos estavam também ficou travado, mas transferiu os arquivos.

A pergunta que quero ajuda pra responder: A velocidade pode ser "gargalada" pelo hardware?

O notebook possui um i3 6100u de 2.3GHZ, PC 1 tem um i5 6600 3.3GHZ e pc 2 um G4560 3,5GHZ. Todos com 8GB de RAM. Neste caso, todos HDD.

O interessante é que arquivos unitários de poucos GB como um filme, são transferidos entre o PC 1 e 2, e vice versa, a 80MB/s e as vezes indo aos 100MB/s.

Desde já obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Appcr4sh

Sim, a velocidade te transferência pode ser "gargalada" pelo hardware. Assim como em todas as operações de um PC, a limitação de um componente impede o desempenho total dos demais. Um exemplo, se o seu HD consegue ler 60MB/s ele não vai deixar que sua rede transfira mais do que isso, mesmo que a velocidade nominal dela seja de 128MB/s (Gigabit) pois é a capacidade máxima que ele consegue entregar, da mesma forma, se o HD de destino conseguir gravar apenas 60GB/s, mesmo que o HD de origem consiga ler em velocidade maior, a taxa de transferência não passará disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E tem tambem aquela, se usar a internet vai reduzir, se eu tiver um plano de 100 megas. 100 MB/s( da rede /1000) - 12,5MB/s (do plano do provedor) vai me sobrar 87,5 MB/s (no cabo) para trocar arquivos entre PC 1 que alem de estar transferindo o arquivo rumo ao pc 2 ainda estara fazendo o download.

 

 

Exemplo 2, Minha rede é rede 10/100 minha internet tambem é 100

 

o pc 1 inicia a transferencia para o pc 2, E eu estou no PC 2 fazendo download e nem to sabendo que o usuario do PC1 ta mandando o arquivo pro meu hd, Meu download vai reduzir pra metade, e quando eu apertar ctrl + alt + del ate no windows 7 e ver o grafico de rede, Vai me mostrar que a utilizaçao da rede ta em 100 Porcento(100% de uma rede 10/100 é 100 mega). mas tanto o meu download como a transferencia la do pc 1 estarão na metade do valor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Appcr4sh disse:

Sobre as duas respostas: A internet aqui é 3mbps e não estava usando, realmente pra testar. Aceito a resposta sobre leitura e gravação de HDD, ainda fico na dúvida de se o HDD estando a 100% isto impactaria no travamento do computador.

AS duas respostas são Fatores. e sim o HD é o vilão.

Veja bem, se um hd esta em sua potencia maxima transferindo o arquivo rumo ao outro pc.

 

Em qualquer um Dos dois pcs, se mexer pra fazer qualquer outra coisa, o HD vai ter que reduzir sua potencia maxima pra uma coisa que ele tava fazendo, pra poder fazer a segunda coisa solicitada.

Faça seu proprio teste. inicia as transferencias, com o minimo aberto de coisas no windows. e outro teste fazendo outras coisas simultaneas.

adicionado 3 minutos depois

È so ficar de olho no grafico da placa de rede esta não mente, e ver a oscilação quando o hd tem que processar mais coisas alem da transferência de rede.

 

Ate o windows 7 o grafico era visto, apertando ctrl + alt + del

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Tio Chang disse:

AS duas respostas são Fatores. e sim o HD é o vilão.

Veja bem, se um hd esta em sua potencia maxima transferindo o arquivo rumo ao outro pc.

 

Em qualquer um Dos dois pcs, se mexer pra fazer qualquer outra coisa, o HD vai ter que reduzir sua potencia maxima pra uma coisa que ele tava fazendo, pra poder fazer a segunda coisa solicitada.

Faça seu proprio teste. inicia as transferencias, com o minimo aberto de coisas no windows. e outro teste fazendo outras coisas simultaneas.

adicionado 3 minutos depois

È so ficar de olho no grafico da placa de rede esta não mente, e ver a oscilação quando o hd tem que processar mais coisas alem da transferência de rede.

 

Ate o windows 7 o grafico era visto, apertando ctrl + alt + del

Então, só vim até aqui após realizar meus testes, queria mais é uma confirmação relativo ao fato. Fiz testes usando o monitor de desempenho (Agora no Win10 é CTRL+SHIFT+DEL) e a questão é que o pc trava mesmo. Achei que poderia baixar a transferência conforme tu usa o PC, até ai tudo bem. Mas parece que o uso de rede tem prioridade total, não deixando outras tarefas serem executadas. Queria saber se usando computadores tais como os que eu citei é algo normal ou anormal mesmo, visto que apesar de não serem high end, são computadores ok para trabalho (o PC1 que citei é o que jogo e consigo jogar bem).

Outra pergunta que me tira o sono relativo a HDDs é o cabo SATA. Fora a questão de cabo partido ou mal contato, podem ser limitadores de banda do HDD? Existe diferenças entre cabos ou tudo é igual? Obrigado!

Outra coisa, antes eu usava uma rede 10/100. Sempre foi ok a transferência de dados, sendo limitada apenas no caso de uso de internet, que na época era de 50mbps. 

A grande dúvida que está em minha mente é Transferências Gigabit são operações extremamente pesadas ou existe algum problema que estou deixando passar?

Usuários com computadores high end sentem perda de eficiência também?

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Appcr4sh disse:

e a questão é que o pc trava mesmo

Eu ainda nao cheguei nem perto de win 10

 

5 horas atrás, Appcr4sh disse:

existe algum problema que estou deixando passar?

Se fizesse o teste direto entre dois pc  com cabo de rede, sem passar por router ?

E se o router tiver um processador fraco ?

 

Bom na minha epoca que abaixa tudo que via pela frente, pra sumir esse travamento ou engasgos, instalava dois HDs, Um exclusivo pro Windows, e o outro so pra salvar os conteúdos. mas isso ja faz 22 anos atras rs rs. Isso no Pc principal.

O segundo era simples sem frescura, Pois so servia pra guardar os arquivos.

@Appcr4sh eu nao sou uma boa pessoa para dizer exato sobre os aparelho desse futuro atual. Eu nao faço mais isso que tu tenta fazer, hoje em dia a energia é muito cara pra manter mais de um pc ligado 24h. mas antigamente era bem assim mesmo, colocava se kazaa, emule, shareaza em um pc, queimando banda, 24h colocava se tambem uma segunda placa de rede onde ia o cabo exclusivo para o segundo pc, e usava se outro pc só pra guardar e manter os dados em outro comodo, ex uma tv na sala,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Tio Chang disse:

Eu ainda nao cheguei nem perto de win 10

 

Se fizesse o teste direto entre dois pc  com cabo de rede, sem passar por router ?

E se o router tiver um processador fraco ?

 

Bom na minha epoca que abaixa tudo que via pela frente, pra sumir esse travamento ou engasgos, instalava dois HDs, Um exclusivo pro Windows, e o outro so pra salvar os conteúdos. mas isso ja faz 22 anos atras rs rs. Isso no Pc principal.

O segundo era simples sem frescura, Pois so servia pra guardar os arquivos.

@Appcr4sh eu nao sou uma boa pessoa para dizer exato sobre os aparelho desse futuro atual. Eu nao faço mais isso que tu tenta fazer, hoje em dia a energia é muito cara pra manter mais de um pc ligado 24h. mas antigamente era bem assim mesmo, colocava se kazaa, emule, shareaza em um pc, queimando banda, 24h colocava se tambem uma segunda placa de rede onde ia o cabo exclusivo para o segundo pc, e usava se outro pc só pra guardar e manter os dados em outro comodo, ex uma tv na sala,

Então, no meu caso um PC é meu e o outro de outra pessoa. O meu tem um SSD com Windows e um HDD de 2TB BarraCuda. Sobre o processador do router: pode ser, se bem que eu olhei e ele me permite ver o load do CPU dele e não tava no talo, tava tipo, 60%.

Algo que deixei passar e vi nas pesquisas é o quão cheio o HDD está. Ele, em teoria, tem uma velocidade vazio, uma em 50% e uma em 99%. Acredito que meu problema seja este ultimo.

Mas pra concluir: as velocidades até estou convencido, só acho estranho o pc ficar todo "*****" desculpe pela expressão, ao transferir arquivos grandes assim. Se eu passo um filme de 1GB por exemplo, vai de boa.

De qualquer forma, muito obrigado pela paciência viu? Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Appcr4sh e o que venho sempre dizendo aos amigos.
primeiramente você tem que ter um SSD com uma leitura Alta no que esta enviando e o outro com gravaçao alta no que esta recebendo.
Maiorias das pessoas vem um roteador 10/100/1000 em um teste ele passa os 1 gb mais em transferência de dados e dependendo das configurações no Roteador nao passa, isso e Real.
Configure seu roteador na porta wan coloque ele pra fazer DHCP coloca ele pra limitar a banda de clientes usando o QOS habilite a rede convidados Resumindo.... Habilite todas as funções que ele vem ele vai conseguir processar no máximo 300 a 450 megas de internet não passa disso .
Mais na sua questão a Limitação e o HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falei que tenho SSD, mas as transferências foram entre HDDs mesmo. Entre os dois computadores com mais hardware, consegui 64MB/S. Foi o máximo. Mas minha pergunta segue: é normal o computador se travar neste processo? Faz sentido acreditar que pelo fato de o HDD estar sendo usado ao máximo isso acarreta no travamento do sistema? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Appcr4sh disse:

máximo isso acarreta no travamento do sistema?

Tanto é que eu ja ate lhe contei, Antigamente era preciso usar dois hds em um pc que ficasse somente abaixando porcaria pra nao dizer pirataria.

 O pc  dois aquele que puxa os dados do pc 1  esse sim nao nescessita ter dois hds

O pc 1 é obrigatorio ter dois hds, Pois em quanto um processa os downloas, o windows, o segundo HD so trabalha enviando os arquivos para as proximas maquina, 

todas as proximas maquinas nao podem ser mechidas em tese, porque o hds delas tambem ficaram a 100 porcento. se mechermos qualquer coisa dela  a velocidade despenca em todos os sentidos

 

Era igual o gravar de um cd  na epoca dos processadores de núcleo unico, hd + gravadora + processador 100 porcento, era certeza de uma gravaçao defeituosa e perca do cd, por causa do maldito buffer.

adicionado 14 minutos depois

NÃO é porque hoje em dia temos processadores são violentos altos núcleos, o gravar de um cd ficou fácil, Pois se tentarmois simultaneamente rodar varios sony vegas, o processador vai engasgar, o hd vai engasgar, e vai picotar o cd, mesma coisa com as transferência de dados, né @GuilhermefOliveira

 

Pra aliviar o sintoma usava se no pc principal dois disco sacou ?  e por sorte quando sobrava grana compravase o segundo disco pra por no pc 2

 

os disco 1 trabalhavam conforme a demanda do proprio windows

Os disco 2 trabalham conforme a demanda que era a tranferencia dos dados.

adicionado 26 minutos depois

@Appcr4sh Lembrei o nome, Buffer do hd, todo o dado que tu copia e cola rumo a outro pc, ou quando tu manda para uma gravadora de CD acontece o seguinte.

 

As informaçao é enchida no buffer,  o buffer descarrega a parte rumo ao outro pc, la no outro pc o buffer escrita pega essa informaçao e escreve no hd.

é esse processo de bufferizaçao que faz o pc travar congelar engasgar, quando temos so um hd na maquina. outros programas o ate o processador antecipar algma solicitaçao, vai ter que armazena essa solicitaçao la no buffer, para assim que o disco rigido pare o que estiver fazendo, e faça outra coisa. e nisso tudo da os engasgo, os travamento.

 

Resumindo, qualquer pc do passado e do futuro mesmo tendo processadores violentos, se usar 1 unico hd comum tu ainda vai sofrer dos mesmo defeitos do passado, porque o buffer nao evolui, a rpm dos discos nao evoluiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!