Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dell Inspiron 14 3420 - teclado não funciona mais e teclado usb intermitente


MimiNog

Posts recomendados

  • Membro VIP

Oi pessoal, estou com um notebook (Dell Inspiron 14 3420) aqui que peguei para limpar e formatar, ele estava extremamente travado, a ponto de não conseguir nem ligar. Comecei a fazer o que precisava nele, dei uma boa limpada (nunca tinha sido aberto). Até aí tranquilo, o touchpad estava problemático (fechava janelas, ficava tremendo), o teclado estava ok e o wireless não cheguei a testar (apesar de ter a impressão de que ele estava funcionando) porque o sistema operacional estava terrível e o notebook em si bem travado por superaquecimento (batia 85 graus brincando). Após a limpeza, o processador foi pra 40 graus e o chipset pra 65 (o que achei meio alto ainda), e de repente, o teclado ficou intermitente, funcionando apenas metade (mas ainda ligava o led do capslock mesmo com o teclado externo, por exemplo). Desmontei e montei novamente, e o teclado simplesmente não funciona mais, nem acende o led com o teclado externo em uso. A placa wireless aparece no sistema (testei com Windows 10, Hiren's Boot e live cd do mint), mas não consigo ativar o wifi em nenhum dos sistemas (ele já fica em desativado automaticamente), ou seja, ele aparece no sistema, o sistema diz que não há nenhum problema com ele, os drivers estão atualizados, mas ele se mantém desativado.
Pode ter dado curto em 3 lugares ao mesmo tempo sem dar no resto das peças? Tô com receio de comprar peças novas pra testar e o curto ser na placa (apesar de eu achar que se fosse na mobo, teria danificado mais itens) alguém tem alguma ideia do que posso fazer, do que pode estar dando esse defeito ou então de como posso testar essas peças com multímetro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, MimiNog disse:

dei uma boa limpada (nunca tinha sido aberto)

Utilize álcool isopro, palito e algodão na ponta. Estes palitos tipo limpeza de unha ( manicure ). Faça um tipo de cotonete.

Limpe a placa e componentes, observe se existe oxidação na solda dos componentes. Evite tocar nos componentes ( devido a estática ).

Pode usar uma escova de dentes fora de uso, para auxiliar na limpeza, com álcool isopro, nos encaixes de flat cable.

Troque a pasta térmica do processador.

Utilize pincel para retirar a poeira do cooler e aletas.

Com pincel tambem pode retirar poeira interna do teclado.

Verifique a bateria interna de 3 V,  faça a medição ou troque.

Utilize spray limpa contatos, nas entradas e saídas externas, como usb,rede, vga, hdmi, fone, dc jack.

Pode usar limpa vidros para limpeza da carcaça, teclado e tela, fica com um cheiro agradável.

Caso conheça estes procedimentos, fica apenas como lembrança de uma pequena revisão.

 

7 horas atrás, MimiNog disse:

não consigo ativar o wifi

Geralmente se ativa pela tecla FN + F11.

Caso não consiga,pode isolar uma das trilhas da placa wifi, de forma a ficar sempre ativada.

 

7 horas atrás, MimiNog disse:

o teclado simplesmente não funciona mais

De momento, pode utilizar o teclado externo USB.

Pode deixar desconectado o flat do teclado interno, caso esteja causando interferencias.

O teclado interno pode estar com poeira e umidade, como tambem pode estar em curto ou final de vida util.

 

Execute os procedimentos e relate como ficou.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Reset2020  Fiz tudo isso que você falou - alias, fiz tanto que acho que fiz burrada, eu passei cotonete com álcool isopropílico no contato do teclado e achei estranho porque o cotonete ficou preto... também limpei a parte de cima do teclado, não sei se pode ter ficado úmido na membrana. O wifi resolvi com essa dica da fita, nem me passou pela cabeça que tinha a ver com o teclado. Obrigada pela contribuição

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, MimiNog disse:

contato do teclado e achei estranho porque o cotonete ficou preto

Talvez este teclado já tenha um histórico de mau contato, e pode ter sido " resolvido " com grafite nos contatos do cabo flat, podem ter passado a ponta de um lápis nas trilhas do flat, a fim de melhorar a área de contato.

Existe o procedimento de cortar um milimetro na ponta do cabo flat, a fim de deslocar um pouco a área de contato com o conector, que pode ficar marcada com o tempo. porém, não recomendo.

 

7 horas atrás, MimiNog disse:

pode ter ficado úmido na membrana

O álcool isopro ( 90 % ) evapora com  mais facilidade que o de uso geral ( 42 ou 70 % ).

Alguns técnicos colocam a placa máe em estufas, a fim de retirar toda a umidade. Como tambem teclados, porém não recomendo, por ter acionadores de silicone que podem sofrer deformação, são plásticos bem delicados.

 

O funcionamento do teclado interno é interpretado pelo super io, um microcontrolador na placa-mãe, se trata de um chip que tem de 124 a 128 terminais em média, e uma parte dele faz a leitura do teclado. Este chip deve estar com seus terminais bem limpos e sem oxidação. Outro ponto em questão seriam as pequenas trilhas do conector até o super io, mas estes tipos de defeito nas trilhas, que seriam rompimentos, causariam apenas falhas persistentes em algumas teclas, mesmo com a substituição por um teclado novo.

 

Se for trocar o teclado, e o defeito persistir, recomendo regravar o arquivo de bios, para teste.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Reset2020 Eu fiz o procedimento de cortar a pontinha e vi na internet esse do lápis. Faz total sentido, pelo tanto que saiu preto, acho que era isso mesmo, vou fazer teste de continuidade com o multímetro e fazer esse do lápis

adicionado 29 minutos depois

Bom, fiz esse do lápis e não deu certo 😕 acho que as trilhas podem ter se rompido mesmo.
Eu consegui fazer o teste de continuidade do slot e ele está perfeito, compensa comprar o teclado então, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, MimiNog disse:

compensa comprar o teclado então, né?

Faça o reset da bios. ( retire todas as fontes de energia, e faça um curto no encaixe da bateria de 3 V, por um minuto ). pode usar uma moeda de 10 centavos.

Teste com outro HD com SO.

Se puder faça teste deste teclado em outro NB, ou de outro neste NB.

Caso tenha gravador, regrave a bios.

Na compra de um novo teclado, se atente ao part number, a posição da tecla de função do wifi ( F11 ), flat cable e pinos de encaixe do frame.

Mantenha as informações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi pessoal, eu estou com um problema no note de uma cliente, ela trouxe pra limpar e formatar, e touchpad estava maluco, todo tremendo e fechando janelas sozinho. O teclado as vezes repetia teclas (e o texto ficava aaasssiiimmmm), as vezes funcionava normal, e as vezes não funcionava. Como o note estava com alguns vírus, fiz a formatação e a limpeza e aí começou meu martírio: o teclado começou a congelar na bios, não funcionar na bios, funcionar só metade... até que tirei pra limpar imaginando ser problema no contato, e aí ele foi de vez (os cotonetes com álcool isopropílico saíram pretos e alguém me disse que poderia ser grafite - um remendo de um mau contato anterior). Passei a usar o teclado usb, funcionou bem no começo, mas hoje já não entrava na bios; peguei outro teclado, consegui entrar na bios, porém logo ele travou, a bios travava, destravava, e aí ele voltava pela metade, tendo que apertar com muita força as teclas e as mesmas se repetindo na maioria das vezes. Depois, ele parou de ser reconhecido de vez, e agora voltou a funcionar repetindo as teclas.

- O sistema foi formatado;

- Foi feito clear CMOS;

- Foram limpos slot e contatos do teclado;

- Foram limpas portas usb (e o mouse funciona de boa, pendrives também);

- Já fiz testes apenas com processador, memória e fonte;

- Foram usados dois teclados usb distintos que são usados diariamente em outros pcs sem problemas;

 

Agora comprei um teclado novo por minha conta mas tenho quase certeza que não vai funcionar também 😕 alguém tem alguma luz do que pode ser e do que posso fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Reset2020 então... aparentemente funcionou. Fiz alguns testes, brinquei com ele algum tempo, e funcionou, mas ainda estou receosa de dar b.o. na mão da cliente 😕 porque aí regravar bios eu não tenho condições de fazer, vou ter que pagar alguém do meu bolso se isso acontecer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MimiNog disse:

então... aparentemente funcionou

Que bom que funcionou. Parabens;

Quando falou da interferencia do teclado externo usb, tem de levar em conta se desconectou o flat do teclado interno, durante os testes. Devido os dois ficarem operantes, e no caso do interno estar parcialmente em curto ou com interferencia, poderia estar causando o defeito relatado de disparar teclas.

 

1 hora atrás, MimiNog disse:

estou receosa de dar b.o. na mão da cliente

Faça os testes necessários e entregue ao cliente, somente com o uso diário poderá saber se tem algum defeito ocasional.

 

1 hora atrás, MimiNog disse:

regravar bios eu não tenho condições de fazer

Pode adquirir um gravador tipo CH341a, de baixo custo, e ir treinando para futuras necessidades.

 

1 hora atrás, MimiNog disse:

pagar alguém do meu bolso se isso acontecer?

Seria um tipo de serviço terceirizado, caso não possa executar de momento.

Processos de reballing ( BGA ) em processador ou GPU na placa-mãe,é comum este tipo de serviço ser transferido a terceiros. 

Nos mantenha informados. 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, Reset2020 disse:

Que bom que funcionou. Parabens;

Quando falou da interferencia do teclado externo usb, tem de levar em conta se desconectou o flat do teclado interno, durante os testes. Devido os dois ficarem operantes, e no caso do interno estar parcialmente em curto ou com interferencia, poderia estar causando o defeito relatado de disparar teclas.

Eu testei sem ele conectado, pensei ser isso, mas aparentemente ele estava em mau estado mesmo, hoje quando chegou o novo, eu reparei que o flat dele tava totalmente liso, o dela estava com uma dobra e tipo um vinco amassado sabe, eu não quis perguntar pra não ofender a cliente mas algo me diz que aquele teclado já tinha passado perrengue.
 

 

 

3 minutos atrás, Reset2020 disse:

Faça os testes necessários e entregue ao cliente, somente com o uso diário poderá saber se tem algum defeito ocasional

Sim, acabou que eu avisei pra ela que caso houvesse mais algum problema do tipo teria que ir pra alguém especializado em eletrônica, porque aí seria ou reballing ou regravação de bios, ou algum defeito em peça que precisaria ser testada separadamente. Infelizmente ainda tô bem no comecinho, não tenho peças de testes 😕  mas acho que na próxima seguirei sua dica de terceirizar ao invés de dizer que para o cliente procurar um segundo técnico.

 

 

6 minutos atrás, Reset2020 disse:

Pode adquirir um gravador tipo CH341a, de baixo custo, e ir treinando para futuras necessidades.

 

Obrigada pela dica, aliás, obrigada por tudo, ajudou demais! Vou investir mais nessa parte, com certeza.

 

Qualquer novidade volto aqui, boa semana pra ti!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...