Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mais threads ou mais VRAM?


Posts recomendados

Olá, sou novo aqui e tenho uma situação chata que espero que possam me ajudar a resolver:

Depois de anos mantendo um razoável contato comigo e meus irmãos, meu tio me disse que eu poderia escolher um computador para mim que ele iria comprar. Fiquei muito feliz, afinal é um sonho que eu nunca havia realizado antes, e ao mesmo tempo fiquei atormentado: Meu tio é bem "pão duro" e conta cada centavo do dinheiro que gasta, então eu tenho que achar um computador que me agrade, e ao mesmo tempo, caiba num orçamento que ele considere "pagável".

Sendo assim, fui à luta. Em 1 mês, tive que aprender tudo sobre hardware, conhecer os mais distintos processadores, GPUs, Placas-mãe, fontes, Monitores (aprendi sobre painéis VA, IPS, TN, tempo de resposta, hertz), aprender sobre cores/threads/Gigahertz, assisti dezenas de Benchmarks com as CPUs e GPUs que eu considerava ideais... todo o computador que eu considerava "ideal" eu copiava o link para um contato desativado que eu tenho no whatsapp para guardá-lo.

O objetivo: Meu objetivo com esse computador é fazer aquilo que eu mais gosto: Voar num avião virtual sobre o atlântico por 10 horas... ou simplesmente pilotar um avião em um simulador de vôo (pretendo usar o PREPAR3D V5). Pretendo também colocar inúmeros addons no simulador (cenários, aviões, etc: coisas que usam CPU e GPU pra caramba). pretendo também jogar outros jogos mais leves, como Tropico 6, KSP, Cold Waters, Rim World, Open TTD, Gravar vídeos voando no simulador...

 De início eu pretendia jogar e voar em uma qualidade superior, o não tão famoso 2K ou 1440p, mas aí eu percebi que com o simulador exigindo muito do hardware eu não teria uma taxa de fps tão boa, e o fato de eu não achar um monitor 1440p com painel IPS (que tem as cores mais reais de todos os painéis LCD) por um preço aceitável só reafirmaram a decisão de pegar um monitor Full HD (eu não havia o escolhido antes por odiar os pixels relativamente gigantes e visíveis à olho nú dos painéis em FHD). Para isso eu imaginei um Hexa-core e uma GPU mais parruda, pra dar conta do simulador.

O hardwareSe você anda olhando os preços dos CPUs e GPUs e conhece uma tal empresa "Baratinha" que oferece bons produtos por um preço menor que os da Intel, sabe que eu só posso estar falando da Advanced Micro Devices, popularmente conhecida como AMD e seus gráficos, os ATI/Radeon.

Depois de horas por dia assistindo a dezenas de Benchmarks, comparando o custo-benefício de vários processadores e o poder de fogo das diversas placas gráficas disponíveis no mercado, cheguei a conclusão de que um Ryzen 5 e uma RX 5700 XT seriam suficientemente fortes para rodar qualquer aplicativo, jogo ou editor de vídeos que reinasse no universo tecnológico. Mas esse combo logo foi pro escambau quando vi o preço (obs: me baseio pelo preço à vista) na Pichau. pesquisei, pesquisei e pesquisei. E depois de semanas à fio, desgraçadamente cansado de ver Benchmarks, cheguei à um dilema, o dilema que mereceria o nome de "os 4,800 reais mais indecisos de minha vida".

O problema: Achei, por acaso em meio à internet, 2 anúncios da Pichau de 2 computadores muito bons, pelos mesmos 4,800 e poucos reais, mas com pequenas características:

O primeiro:
tem um Ryzen 5 3500X, que compete diretamente com o I5-9400f e abre mão do Multi-threading e de 0,100 Ghz em comparação com o R5 3600. 
- Tem uma RX 5700 que apresenta desempenho superior a uma RX 5600 XT.
O segundo:
- Tem um Ryzen 5 3600, que apresenta desempenho superior ao R5 3500X e não fica afogado em mais de 75% de uso, mesmo com alguns programas em 2° plano, como o Team Speaking 3.
- tem uma RX 5600 XT que apresenta desempenho inferior comparada a RX 5700.

Embora eu saiba que é possível ter um bom desempenho sem multi-threading, sei que os hexa-cores com 6 threads podem estar se afogando sem este recurso e por isso eu estarei perdendo valiosos fps em alguns jogos por ai. Da mesma forma, embora a RX 5700 seja idêntica a RX 5600 XT, tenha a mesma quantidade de núcleos e os mesmos clocks (0,05 Ghz a mais para a 5600 XT depois da atualização da BIOS), vejo saltos de fps quando as duas estão comparadas lado-a-lado pelo simples fato de a RX 5700 ter maior largura de banda de memória (256 bits contra 192) e 2 GB a mais de VRAM. Eu sei que as duas opções de PCs vão me trazer bons desempenhos, mas me pergunto: Qual terá mais?

*PS:
 Esses 2 pcs são únicos, não tem nenhum outro pelo mesmo preço e com as mesmas peças ou parecidas, então não posso me dar ao luxo de trocá-los por um com R5 3600 e uma RX 5700. Nem pensem em me falar sobre Nvidia e intel, pois o preço de um PC com eles subiria muito e aqui, dinheiro é problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 26/05/2020 às 04:40, João Pedro M disse:

Olá, sou novo aqui e tenho uma situação chata que espero que possam me ajudar a resolver:

Depois de anos mantendo um razoável contato comigo e meus irmãos, meu tio me disse que eu poderia escolher um computador para mim que ele iria comprar. Fiquei muito feliz, afinal é um sonho que eu nunca havia realizado antes, e ao mesmo tempo fiquei atormentado: Meu tio é bem "pão duro" e conta cada centavo do dinheiro que gasta, então eu tenho que achar um computador que me agrade, e ao mesmo tempo, caiba num orçamento que ele considere "pagável".

Sendo assim, fui à luta. Em 1 mês, tive que aprender tudo sobre hardware, conhecer os mais distintos processadores, GPUs, Placas-mãe, fontes, Monitores (aprendi sobre painéis VA, IPS, TN, tempo de resposta, hertz), aprender sobre cores/threads/Gigahertz, assisti dezenas de Benchmarks com as CPUs e GPUs que eu considerava ideais... todo o computador que eu considerava "ideal" eu copiava o link para um contato desativado que eu tenho no whatsapp para guardá-lo.

O objetivo: Meu objetivo com esse computador é fazer aquilo que eu mais gosto: Voar num avião virtual sobre o atlântico por 10 horas... ou simplesmente pilotar um avião em um simulador de vôo (pretendo usar o PREPAR3D V5). Pretendo também colocar inúmeros addons no simulador (cenários, aviões, etc: coisas que usam CPU e GPU pra caramba). pretendo também jogar outros jogos mais leves, como Tropico 6, KSP, Cold Waters, Rim World, Open TTD, Gravar vídeos voando no simulador...

 De início eu pretendia jogar e voar em uma qualidade superior, o não tão famoso 2K ou 1440p, mas aí eu percebi que com o simulador exigindo muito do hardware eu não teria uma taxa de fps tão boa, e o fato de eu não achar um monitor 1440p com painel IPS (que tem as cores mais reais de todos os painéis LCD) por um preço aceitável só reafirmaram a decisão de pegar um monitor Full HD (eu não havia o escolhido antes por odiar os pixels relativamente gigantes e visíveis à olho nú dos painéis em FHD). Para isso eu imaginei um Hexa-core e uma GPU mais parruda, pra dar conta do simulador.
 

 

Painel IPS é bom, é

Mas dependendo da qualidade do Painel TN, ele possui uma fidelidade próxima ao IPS

 

1440p você tem mais pixel na tela, se comparado ao 1080p

 

Então 1440p é melhor que 1080p

 

Eu diria que monitor 1440p com o dólar a 4 reais era viável, agora com essa alta do dólar, tem monitor 1080p pelo preço do monitor 1440p gamer, complicado

 

Qual é seu orçamento para seu novo computador ? Valores em Reais - R$ ?????

 

Quando pretende comprar seu novo computador ?

 

Qual é o modelo atual do seu monitor, resolução e hz ? Pretende comprar monitor novo no futuro ? Qual seria o orçamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...