Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3600 alcançando altas temperaturas com water cooler Corsair H45


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

  Olá, tenho um R5 3600 da AMD é ele esta atingindo altas temperaturas do NADA, acabei de rodar um stress com o AIDA64 é ele permaneceu aos 50 graus, porém, mesmo após eu formatar o Windows sem nada rodando, a temperatura começa a subir o clock desce a 0,54 e eu desligo antes de subir demais a temperatura. 

  Ele esta com um Water Cooler da Corsair.

Isso ocorre principalmente após a formatação do Windows, já atualizei para a ultima versão da BIOS (F50) da minha MOBO (B450M AORUS), como disse o computador simplesmente começa a ficar lento e a temperatura sobe muito.

Se for caso de pasta térmica deixem marcas boas para mim poder comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Shaman93 disse:

Clock descer sem uso é normal, é um recurso do processador. Picos de temperatura também. O que seria 'subir muito', vai a quanto a temperatura?

digamos que ao ponto de desliga, do nada sobe muito a temperatura. O clock do meu deveria ficar acima disso, muito acima. Eu coloco o modo de energia em DESEMPENHO MAXIMO e fica na maioria do tempo no clock maximo dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, JoãoGGP disse:

digamos que ao ponto de desliga, do nada sobe muito a temperatura. O clock do meu deveria ficar acima disso, muito acima. Eu coloco o modo de energia em DESEMPENHO MAXIMO e fica na maioria do tempo no clock maximo dele.

Realmente, em 'desempenho máximo' não deveria baixar. Certeza que tá desligando por temperatura? Tem visto passando de 90 graus, mesmo sem uso? Qual a marca e modelo da fonte e do water cooler? A bomba está ligada corretamente? (Tem que ficar em 12 V constante). Você escuta ela funcionando (aproxima a orelha do bloco pra ver, desliga os outros fans temporariamente pra ajudar)? Sai ar quente do radiador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Shaman93 disse:

Realmente, em 'desempenho máximo' não deveria baixar. Certeza que tá desligando por temperatura? Tem visto passando de 90 graus, mesmo sem uso? Qual a marca e modelo da fonte e do water cooler? A bomba está ligada corretamente? (Tem que ficar em 12 V constante). Você escuta ela funcionando (aproxima a orelha do bloco pra ver, desliga os outros fans temporariamente pra ajudar)? Sai ar quente do radiador?

sim, da ultima vez desligou do nada sem nenhum erro nem nada, já vi passar de 90 graus pelo software da AMD(ryzen master), fonte: CORSAIR CX450 e WC: CORSAIR HYDRO SERIES H45 120MM. Estava funcionando normalmente a 1 tempo atrás começou do nada, escuto é o ar sai quente normalmente.

 

adicionado 1 minuto depois

Mas como eu disse, acontece do nada não tem momento pra acontecer. Estava jogando agora é a temperatura ficou em 50C° estável, porém antes disso já havia subido várias vezes a 90 graus e eu desliguei antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Shaman93 disse:

Estranho, vê se consegue apertar um pouco mais os parafusos do bloco ou se já estão até o final.

o estranho é que se fosse isso, antes teria dado esses problemas, é por exemplo agora a temperatura não passa de 33. Estava pensando em trocar a pasta térmica. 

adicionado 1 minuto depois

Mas como não é algo que acontece toda hora, eu não sei bem o que é, já q tem hora q fica normal e do nada sobe de novo a temperatura.

adicionado 2 minutos depois

image.thumb.png.45195e0e4baa863d82ca07fbcf815336.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, JoãoGGP disse:

o estranho é que se fosse isso, antes teria dado esses problemas, é por exemplo agora a temperatura não passa de 33. Estava pensando em trocar a pasta térmica. 

adicionado 1 minuto depois

Mas como não é algo que acontece toda hora, eu não sei bem o que é, já q tem hora q fica normal e do nada sobe de novo a temperatura.

Ah, então é intermitente? Pode ser defeito na bomba. Quando estiver esquentando, tenta fazer o mesmo teste pra escutar se a bomba tá funcionando. Pode ser problema no WC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Shaman93 disse:

Ah, então é intermitente? Pode ser defeito na bomba. Quando estiver esquentando, tenta fazer o mesmo teste pra escutar se a bomba tá funcionando. Pode ser problema no WC.

O que posso fazer pra verificar esse problema? escutar o WC (base que fica em cima do processador)? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@JoãoGGP Você ligou tanto a bomba do water cooler quanto o fan dele nos conectores da placa-mãe?

 

Essas bombas são feitas para operar a 12V constantes. Se você não plugar no lugar certo ou deixar de configurar para o conector da bomba operar em velocidade máxima na BIOS, elas não funcionam corretamente - provocando superaquecimento - e tendem a estragar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Poderia especificar quais entradas seriam essas em minha placa-mãe? 1 dos conectores do WC esta ligado a entrada CPU FAN e a outra no SYS FAN 2. Na bios havia programado para operar em modo silencioso, o cooler no caso.

adicionado 1 minuto depois

Como disse agora esta estável e não aparece mais o problema de alta temperatura, porém ao eu estressar a 100% o processador a temperatura vai a 70C° e ele não ficava nessa temperatura antes.

O que eu faço, aciono RMA do WC ou tento trocar a pasta térmica? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, JoãoGGP disse:

@KairanD Poderia especificar quais entradas seriam essas em minha placa-mãe? 1 dos conectores do WC esta ligado a entrada CPU FAN e a outra no SYS FAN 2. Na bios havia programado para operar em modo silencioso, o cooler no caso.

Pode ser o Sys fan 2 mesmo, mas se certifica na BIOS que está chegando 12 V sempre nele, 'full speed' ou algo do tipo. O estranho é que se fosse esse o problema ele tenderia a ser constante, e não intermitente.

Edit: Se certifica que no CPU FAN está ligada a VENTOINHA do radiador e no SYS FAN 2 a 12 V a BOMBA. Se tiver o oposto dá ruim.

 

41 minutos atrás, JoãoGGP disse:

O que posso fazer pra verificar esse problema? escutar o WC (base que fica em cima do processador)? 

Sim. Se quando estiver esquentando não estiver fazendo o barulho da bomba, ou então não estiver saindo ar pelo menos morno do radiador, indica que o WC deve estar com algum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
23 minutos atrás, JoãoGGP disse:

Poderia especificar quais entradas seriam essas em minha placa-mãe? 1 dos conectores do WC esta ligado a entrada CPU FAN e a outra no SYS FAN 2. Na bios havia programado para operar em modo silencioso, o cooler no caso.

O conector onde está ligado o fan você pode deixar ele regular automaticamente a rotação. O conector onde está a bomba não. O da bomba deve ficar sempre a 12V, na velocidade máxima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, após eu pegar o manual vi que ele indicava que o CPU FAN(ia ser o encaixe de 3 pinos) estava invertido, este estava no SYS_FAN2 já fiz a inversão. Vou deixar anexado a folha da qual me refiro. Fiz a troca e não notei uma queda a mais de temperatura(atualmente em 37 C°) achei estranho que o conector da CPU sobrou 1 pino, não sei se era para ser assim por isso aguardo algumas respostas. 

e813b98e-34cb-49b5-b14f-fe75dfcc9e16.jpg

5e8af24b-39a7-4fd6-a1cb-dbad24489cb6.jpg

43305098-1295-49b4-ad3b-31d0553a7c74.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a intenção do manual foi enfatizar que a bomba usaria apenas os 3 pinos, não importa se o conector possui 3 ou 4 pinos.

 

Pela figura a sugestão do fabricante é ligar a bomba no cpu fan.
Mas de qualquer forma ela poderia ser ligada em qualquer outro conector desde que o controle de rotação esteja desativado.

 

No caso da sua placa-mãe o controle de rotação do conector da bomba precisa ser desativado manualmente na bios.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução
20 horas atrás, JoãoGGP disse:

Como disse agora esta estável e não aparece mais o problema de alta temperatura, porém ao eu estressar a 100% o processador a temperatura vai a 70C° e ele não ficava nessa temperatura antes.

Monitore as temperaturas. Alcançar 70ºC em testes de stress é normal (por sinal, qual você usou?). Em uso típico, deve ficar bem abaixo disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, KairanD disse:

Monitore as temperaturas. Alcançar 70ºC em testes de stress é normal (por sinal, qual você usou?). Em uso típico, deve ficar bem abaixo disso.

Bom, estressei ele a 100% e ficou na casa dos 72°C em jogo fica em torno de 45 a 50 quando se usa uns 40% dele, acho que testa com o coolerbox não vai dar um melhor resultado já que com o coolerbox alcançava 95°C em jogo no BF5. No desktop com o WC fica em 30/35 °C. 

Estressei usando o AIDA64 para teste de estabilidade do sistema.image.thumb.png.a834101ba72405ea820fe265dec13e77.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo jeito o water cooler está funcionando devidamente.

 

Imagino então se esses desligamentos repentinos não poderia ser a fonte ou as memórias ram.
Se você tiver em mãos uma outra fonte, acho que valeria a pena fazer um teste com ela.

 

Teve um usuário aqui do fórum, problema similar, temperaturas do Ryzen dentro do normal mas pc reiniciando durante jogos.
O problema foi mesmo a fonte, veja tópico aqui.


Tem outro caso, problemas de aquecimento da placa-mãe e dos discos rígidos.
Supostamente defeito na fonte, veja tópico aqui.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha aquele problema de temperatura ocorre normalmente logo após formatar o windows, não sei o porque.

Desde que coloquei as configs que vocês indicaram no Smart Fan5 da bios não tive mais problemas.

Essa fonte que eu tenho não é muito velha para uma Corsair, 2 anos de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...