Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VRM da placa-mãe Fritando/Adaptar Dissipador


Posts recomendados

E ai pessoal, primeiramente bom dia, boa tarde ou boa noite.

Primeiramente, eu sei não é a melhor placa-mãe para isso, até pensei em trocar, mas com os preços nessa quarentena essa vai durar até o fim do ano, quando pretendo finalmente migrar para DDR4.

Minha configuração atual é: placa mãe Asus M5A78L-M/USB3, processador FX 6100, placa de vídeo R7 250x e fonte Corsair CX 550 com 8gb de Ram 1333 (2x4)

Meu problema começou quando comprei um FX 8350 que achei no OLX a preço de banana, de inicio minha alegria foi gigantesca, pois ele funcionou, mas depois de 3 horas, simplesmente apagou a tela e as luzes do teclado e desligou a fan da placa de vídeo, a fonte e os fans continuaram funcionando, na prática, tudo que depende da fonte continuou girando.

Pesquisei e vi que era VRM aquecendo, desavisado coloquei o dedo em cima e quase perdi a pele de tão quente, vi que algumas pessoas resolveram colocando fan em cima, fiz isso com um que tirei do cooler box AMD, resultado: mesmo erro

Mas aí foi que complicou um pouco mais, a entrada 12v dessa placa é de 4 pinos e quando comprei ela notei um chamuscado em 2 dos 4 encaixes que de inicio me preocupou, mas como ela ligou e estava funcionando bem nesses 8 meses nunca me preocupei, mas depois desse processador as vezes preciso ficar fazendo "fricção" colocando e tirando o plug do encaixe (sempre o FX 8350, nada disso acontece com o FX 6100), senão ela não liga.

 

O que fiz até agora e não deu resultado:

Coloquei fan do cooler box em cima do VRM, nada, usei limpa contato no encaixe do plug para tirar algum possível chamuscado, nada

 

Agora estou pensando em colocar um dissipador de alumínio em cima das VRM, reaproveitei de uma placa de vídeo um no tamanho quase perfeito, mas preciso de uma fita dupla face térmica, coisa que não sei onde vende sem ser ML ou Aliexpress, o problema é que tenho pressa.

 

E vamos a ajuda que preciso, a primeira precisaria de um olhar técnico, pois estou pensando em trocar o plug dos 12v, mas ao testar em uma placa-mãe ruim, vi que ela não sai numa boa, usando ferro (50w) e sugador, tenho que ficar colocando o ferro e puxando de 2 em 2 pontas, o que leva a pergunta:

Isso pode estragar alguma coisa na minha placa-mãe? estou com medo de perder ela

 

E a Segunda dúvida, mais voltada a morador do Rio de Janeiro, preferência Baixada (Sou de Nova Iguaçu), onde posso achar essa fita dupla face térmica?   Não precisa obrigatoriamente ser na baixada

Pensei em usar uma dupla face comum que vi em trabalhos de case mod de gabinete, que é tipo um emborrachado, mas e o medo de derreter e abrir curto em tudo

 

Nas fotos tem a área que queria colocar o dissipador,  como "1", a área extra em verde que queria cobrir também, isso se precisar e a "coisinha" marcada com "2" que vai me exigir um trabalho extra e na segunda foto o "dissipador" que improvisei

 

No momento é só isso, agradeço a quem teve a paciência de ler tudo e agradeço ainda mais quem puder me ajudar, quero mesmo usar esse FX 8350 que está aqui parado, mas não posso trocar de placa-mãe agora.

IMG_20200527_231011067.jpg

IMG_20200527_231130661.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TayMerikyan

Sua ideia é boa, mas talvez ela não resolva seu problema.

Fiz uma breve pesquisa no google com a sua placa e seu processador e me deparei com vários tópicos debatendo o assunto sobre a placa ser "fraca" para esse processador, devido ao seu chipset e principalmente pelo sistema de energia que não é robusto o suficiente para atender esse processador.
 

 

Ou

 

https://forums.tomshardware.com/threads/will-the-amd-fx8350-cpu-work-with-a-asus-m5a78l-m-usb3-motherboard.1375721/

 




 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algum sabe me dizer se essa fita aqui serve bem? 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1461690346-fita-adesiva-termica-dupla-face-3m-2cm-x-5m-_JM?quantity=1

 

Estou com medo que gere algum contato nos chips e dê curto

 

Os 12v vou ver se acho um técnico faz a troca para mim, mesmo eu querendo vender ela futuramente, não acho certo vender com esse detalhe chato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...