Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual disjuntor usar em de bomba de água 1/2Hp?


Posts recomendados

Boa tarde. Comprei uma bomba d'água nova de 1\2 HP para substituir uma queimada. A que estava antes era de 1\4 CV e usava disjuntor de 10 Ampére e meu disjuntor geral é de 40B. 

Gostaria de saber se posso colocar no lugar essa nova de 1/2 HP usando disjuntor de curva 10C, para substituir o antigo disjuntor preto que era de 10. Lembrando que  

Minha rede é 110 monofásica e meu disjuntor geral é 40B. Se eu fizer isso, corre algum risco de algo dar errado? 

 

Outra dúvida era que os 2 fios da bomba nova são coloridos e gostaria de saber qual deles eu conecto o fase pois no manual de instruções não vem explicando isso!  !

Segue uma foto dos fios. Não sei se dá pra ver bem. 

Desde já agradeço!

 

 

 

 

 

20200528_144445-1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eder neumann a marca é intech machine bpa500

adicionado 16 minutos depois

 

 

 

20200528_174728-1.jpg

adicionado 21 minutos depois
3 horas atrás, Ricardov disse:

Olá. Pode usar o disjuntor 10C. Olhe na plaqueta do motor.

 

Para segurança é importante aterrar a carcaça do motor.

adicionado 10 minutos depois

EDIT: A foto está desfocada. Vermelho deve ser fase e azul neutro. O verde-amarelo é aterramento.

 

Olá! Obrigado pela ajuda! 

Colocaram a fiação assim como está na foto! Parece que ligaram o terra junto com o neutro e o fase separado. Está certo isso?? Não estou conseguindo tirar uma foto com qualidade mas acho que Dá pra ver!

Ainda não liguei a bomba! 

 

20200528_174728-1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

preciso de foto da placa do motor ou da bomba, ou modelo dela, manual, ou algum documento que mostre exatamente a corrente dimensionada pelo fabricante para poder lhe ajudar com esta questão.

 

presumo que a bomba seja monofásica, para o fusível é só usar um tipo D ou NH com curva retardada (própria para motores de indução) com capacidade de corrente nominal compatível com a corrente do motor. Como a corrente é bem baixa você pode até cogitar uma solução mais em conta que é o uso de um borne fusível ou porta-fuzível cilíndrico, é até mais seguro em caso de necessidade de troca do fusível por não permitir o acesso aos contatos energizados, diferente dos modelos anteriores.

https://proesi.com.br/porta-fusivel-para-painel-blx-6x30mm-vermelho.html 

os fusíveis custam alguns centavos e só vão queimar em caso de algo errado com a bomba, penso que seja a melhor solução custo-benefício.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 horas atrás, André Luiz 78 disse:

tirar uma foto com qualidade

Tire um pouco + de longe. E não conecte o terra com neutro. Se achar que deve/pode, conecte o terra (fio amarelo/verde é o padrão) numa haste metálica qualquer no chão.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Tire um pouco + de longe. E não conecte o terra com neutro. Se achar que deve/pode, conecte o terra (fio amarelo/verde é o padrão) numa haste metálica qualquer no chão.

Vou fazer isso! Muito obrigado pela ajuda! 

adicionado 38 minutos depois
7 horas atrás, Eder Neumann disse:

preciso de foto da placa do motor ou da bomba, ou modelo dela, manual, ou algum documento que mostre exatamente a corrente dimensionada pelo fabricante para poder lhe ajudar com esta questão.

 

presumo que a bomba seja monofásica, para o fusível é só usar um tipo D ou NH com curva retardada (própria para motores de indução) com capacidade de corrente nominal compatível com a corrente do motor. Como a corrente é bem baixa você pode até cogitar uma solução mais em conta que é o uso de um borne fusível ou porta-fuzível cilíndrico, é até mais seguro em caso de necessidade de troca do fusível por não permitir o acesso aos contatos energizados, diferente dos modelos anteriores.

https://proesi.com.br/porta-fusivel-para-painel-blx-6x30mm-vermelho.html 

os fusíveis custam alguns centavos e só vão queimar em caso de algo errado com a bomba, penso que seja a melhor solução custo-benefício.

 

De que forma se liga esse fusível? Basta conectar os 2 fios da bomba ? 

Segue as fotos das especificações da bomba:

 

 

20200529_155013-1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom. Não é para fazer. Apenas como comentário.

Certa ocasião desejei saber se aqueles relés de 5V, aqueles que parecem um dado com cerca de 2cm de lado, suportariam mesmo a corrente de 10A.

Basicamente coloquei duas lâmpadas em série de 200W cada para 127V. Alimentei com 220Vca.

Coloquei um relé daquele para ligar e desligar as lâmpadas. O controle fiz com 555.

Deixei ligando e desligando, perfazendo um total de 7200 ciclos. 

O relezinho aguentou o tranco, mesmo com a corrente inicial que as lâmpadas têm.

O circuito de teste é mostrado à seguir.

337677366_Rel_5Vcc_220Vca_Teste.thumb.jpg.5586115c7da004cfe912775f4c30cf39.jpg

 

MOR_AL

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
38 minutos atrás, MOR disse:

Deixei ligando e desligando, perfazendo um total de 7200 ciclos.

Num próximo teste faça com 2 simultaneamente. Um sem e outro com snubber rc.

220px-RC_Snubber_(Model).PNGOportunidade boa pra demonstrar a relevância deste filtro na prática

Dica: use relé que sai a caixa de proteção. Fotografe os contatos de ambos antes e depois dos ciclos. Também pode filmar ambos pra demonstrar que o filtro absorve o arco. E também com tipos diferentes de carga: resistiva, capacitiva, indutiva, além de fabricantes diferentes inclusive os da china.

Um bom proveito da quarentena, aposentadoria e claro +um excelente conteúdo pro forum😁

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Num próximo teste faça com 2 simultaneamente. Um sem e outro com snubber rc.

220px-RC_Snubber_(Model).PNGOportunidad

e boa pra demonstrar a relevância deste filtro na prática

A intenção era de forçar os contatos ao máximo. Se colocasse snubber eu estaria mascarando o teste dos contatos.

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Dica: use relé que sai a caixa de proteção. Fotografe os contatos de ambos antes e depois dos ciclos. Também pode filmar ambos pra demonstrar que o filtro absorve o arco. E também com tipos diferentes de carga: resistiva, capacitiva, indutiva, além de fabricantes diferentes inclusive os da china.

Um bom proveito da quarentena, aposentadoria e claro +um excelente conteúdo pro forum😁

 

Devido a sua intensa e louvável curiosidade, colocarei na minha infindável lista de tarefas. Enquanto isso, você pode ir começando a fazer. Caso tenha algum resultado antes de mim, sugiro que poste aqui. Vai ajudar a reduzir minha lista. Hehehe!!

MOR_AL

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, MOR disse:

A intenção era de forçar os contatos ao máximo

A intenção foi boa. Ainda bem que não a explicitou pois nem apareceria a ideia do snubber: um contorno pra relés de qualidade duvidável que felizmente não foi o seu.

 

11 horas atrás, MOR disse:

Se colocasse snubber eu estaria mascarando o teste dos contatos.

Isto já aplaca a curiosidade teórica. Agora a prática...

 

11 horas atrás, MOR disse:

minha infindável lista de tarefas. Enquanto isso, você pode ir começando a fazer. Caso tenha algum resultado antes de mim, sugiro que poste aqui

De fato pensei nisso. Mas por hora ainda não me aposentei kk... mas falta pouco.. se Deus permitir ... e o governo deixar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...