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WIndows demorando 5 minutos pra iniciar


Armrocha
Ir à solução Resolvido por Arménio Rocha Neto,

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Boa noite a todos... tenho um problema no meu pc já  algum tempo e se alguém me poder ajudar agradecia. O pc é o seguinte ;Machine                ASUSTeK COMPUTER INC. - Strix 17 GL703GE
    Operating System        Microsoft Windows 10 Pro (64-bit) 
    Memory                8 GB
    Processor            Intel(R) Core(TM) i7-8750H CPU @ 2.20GHz
    Motherboard            ASUSTeK COMPUTER INC. - GL703GE
    Video Cards            Intel(R) UHD Graphics 630
    Monitors            LG Display  LP173WF4-SPF
    Hard Disk            KINGSTON RBUSNS8154P3128GJ (128,0 GB)
    Network Card            Intel(R) Wireless-AC 9560 160MHz   --- O pc sempre funcionou bem e no inicio de Maio sempre que iniciava demorava muito tempo ( cerca de 5.50 min para o sistema ficar completamente pronto), fiz um restauro limpo mas continuo na mesma, tentei várias coisas mas nada. Actualizei no dia 28 para a nova versão w10 2004 mas tudo na mesma. Será que alguém já passou pelo mesmo problema. Desde já agradeço pela vossa atenção. Obrigado.

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@Armrocha

30 minutos atrás, Armrocha disse:

ctualizei no dia 28 para a nova versão w10 2004

Instale a versão mais recente do Win10 e deixei o sistema baixar todas as atualizações necessárias. Não use crack e nem instale programas piratas. Desabilite a inicialização automática de qualquer programa que inicie em segundo plano junto com o sistema.

 

Observe como andam as temperaturas, e como anda a saúde do seu HD.

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BIOS atualizado? Temperaturas normais? Fez algum undervolt? 

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez, depois testar os pentes juntos e em slots diferentes também):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito ou teste com outro, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo. (pode ser usado em qualquer HD/SSD)

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable (pode ser usado em qualquer HD/SSD), em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

  • Obrigado 1
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Se mesmo com uma formatação e instalação do Windows do zero o problema persiste, pode ser que seja algum problema de hardware...

 

Esse problema continua a acontecer logo após voce ter terminado de instalar o windows novamente, ou só apareceu depois de voce ter instalado os drivers?

Tente instalar o windows do zero novamente, mas desligue a sua Internet pra ter certeza que o windows não esta baixando e instalando algum driver com problema? 

Em ultimo caso se o problema estiver persistindo, um ultimo teste voce poderia tentar instalar uma versão mais antiga do Windows, como o 7... As vezes essa versão atual do Windows 10 esta causando algum tipo de conflito no hardware da sua máquina. Acho pouco provável do problema ser esse, mas não custa tentar.

(se o problema for esse, aí voce terá que ir testando versões mais antigas do Windows10 até achar uma que não de problema, como por exemplo a 1903, 1809, 1709, etc.)

 

Não esqueça de retornar aqui pra dizer se resolveu?

 

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  • Solução

Boa noite a todos... Gutopereira... obrigado pela tua dica e a todos vocês que deram dicas. Formatei novamente o pc através da pendrive e desta vês funcionou ás mil maravilhas... o pc já "voa"... mais uma vez ... obrigado a todos.

adicionado 1 minuto depois

Boa noite a todos... Gutopereira... obrigado pela tua dica e a todos vocês que deram dicas. Formatei novamente o pc através da pendrive e desta vês funcionou ás mil maravilhas... o pc já "voa"... mais uma vez ... obrigado a todos.

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