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Problema com estabilidade do sistema, IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL


JGGP
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Bom ultimamente tenho tido telas azuis, quando busco os erros os mesmo indicam ser relacionados a driver. Os jogos estão simplesmente "apresentando problemas" sem nenhum erro na tela, ou simplesmente o jogo congela é da uma tela azul.

erros: IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL, pfn_list_corrupt e system exception error.

adicionado 5 minutos depois

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1 hora atrás, mick 07 disse:

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placa-mãe: B450 Aorus M Gigabyte
Processador: Ryzen 5 3600 4.2 ghz
Memoria: 1x16gb 3200mhz HYPER X 
Placa De Video: NVIDIA GeForce GTX 1060 3gb Galax EXOC
HD 1 TB SEAGATE 

SDD 240GB KINGSTON

fonte Corsair CX450
Water Cooler: CORSAIR HYDRO SERIES H45 120MM

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BIOS atualizado? Temperaturas normais? Está usando estabilizador ou no-break? Possui aterramento? Fez algum overclock em memória ou processador? Fez algum undervolt? Já tentou usar memórias em slots diferentes e em separado, caso esteja usando mais de uma? Verificou no manual da placa-mãe como usar dual channel, caso esteja utilizando? Olhou no manual da placa-mãe e do processador qual o máximo de RAM suportada e a frequência, pra ver se está dentro dos parâmetros?

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez, depois testar os pentes juntos e em slots diferentes também):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito ou teste com outro, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo. (pode ser usado em qualquer HD/SSD)

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable (pode ser usado em qualquer HD/SSD), em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

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4 horas atrás, mick 07 disse:

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Joguei por 1 hora seguida sem erro algum, ao fechar o jogo recebi uma tela azul com o erro:reference_by_pointer.image.thumb.png.0e360e18164d9e3bfc69317448814d89.pnguei por 1 

adicionado 13 minutos depois

Sim ultima versão de bios F50, sim, monitoro todas as temperaturas com o after burner e não passam de 50, não utilizo no break, não possuo aterramento, as memorias estão com o XMP ativado como sempre estiveram para atingir seu clock de 3200mhz que é compativel ao processador, (não sei o que significa), só utilizo uma, 3200mhz que é o informado no site da AMD

adicionado 16 minutos depois

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@mick 07 agradeço a ajuda mas acredito ter sanado o problema, 1 amigo meu com uma placa de vídeo totalmente diferente teve o mesmo erro no bluescreen viewer com o mesmo arquivo aparecendo como causa, após o downgrade do driver não tive mais erro algum, então acredito ter solucionado. Obrigado por gastar de seu tempo para tentar me ajudar, acredito que NVIDIA enviou esse drive com alguns bugs.

 

obs: o driver apresentando problemas em questão é o 467 fiz o downgrade para o 432;

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  • 2 semanas depois...
  • Solução

@mick 07 pequena atualização caso alguém esteja pesquisando este erro. Após eu mudar o driver para o 432 parei de ter BSOD durante o jogo, porém a tela ainda estava, de vez em quando, congelando e só voltava após eu reiniciar. 

Conclusão: Versão 2004 do Windows incompatível com meu sistema (de acordo com a Microsoft) mesmo após eles verificarem que a versão era compatível. 

Solução: Com meu pendrive de formatação, reinstalei o sistema (versão 1909) baixei o ultimo driver da Nvidia e não tive mais nenhum erro. 

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