Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Churrasqueira desarmando o Disjuntor


Posts recomendados

Olá. Estou com uma dúvida sobre a instalação de ma churrasqueira elétrica tipo Grill, aquela que tem resistência. Bem, tenho uma dessa que está marcando no cabo de tomada da churrasqueira 16A/250V. Uso normalmente na minha varanda do apartamento em uma tomada comum de 10A, mas como o conector da tomada da churrasqueira é daquele mais grosso, tenho que utilizar um conector para conseguir encaixar na tomada de 10A.  

Para evitar esse conector, resolvi trocar a tomada na varanda por um de 20A que tem os furos mais largos. Entretanto, ao trocar a tomada e ligar a churrasqueira meu disjuntor desarmou e tive que voltar com a tomada de 10A para funcionar novamente normal.

Alguém sabe explicar porque o disjuntor desarmou quando liguei a churrasqueira na tomada de 20A?

Observação: O disjuntor do circuito é de 20A e o fio é de 2,5mm. O circuito para esse disjuntor tem mais 10 tomadas comuns (2 quartos, sala, wcs e a varanda)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, T1000_2015 disse:

Houve sobrecarga no circuito devidomuita coisa ligada.

Desligue tudo e só mantenha a churrasqueira, ou peça para um eletricista lançar um circuito independente com novo disjuntor só para a churrasqueira. 

Imaginei isso. Mas minha dúvida foi porque o disjuntor so desarma na tomada de 20A e na de 10A a churrasqueira funciona. Tem ideia? Se trocar o disjuntor por um de 25A ou 30A, você acha que resolve?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não desarmou na tomada de 10 Ou porque tinha pouca carga ligada no momento que você usava a tomada de 10, ou porque sua adaptação provoca queda de tensão, o que acabou restringindo a corrente da churrasqueira a menos de 16A.

Colocar disjuntor maior que 20A você vai derreter sua instalação amigo, pode pegar fogo na sua casa. 20A ja é o limite de condução do cabo 2,5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, T1000_2015 disse:

Não desarmou na tomada de 10 Ou porque tinha pouca carga ligada no momento que você usava a tomada de 10, ou porque sua adaptação provoca queda de tensão, o que acabou restringindo a corrente da churrasqueira a menos de 16A.

Colocar disjuntor maior que 20A você vai derreter sua instalação amigo, pode pegar fogo na sua casa. 20A ja é o limite de condução do cabo 2,5.

Entendi sobre o dimensionamento do disjuntor. A questão que estou encafifado e o motivo do desarme do Disjuntor. Só troquei a tomada e os aparelhos ligados no circuito continuaram os mesmos, mas na tomada de 10A com o adaptador a churrasqueira funciona, mas na tomada de 20A, ela não funciona porque assim que plugo na tomada o disjuntor desarma.

adicionado 4 minutos depois
34 minutos atrás, Leonardo Rey disse:

@Celiomar Moreira Souza

Adaptador da fuga. Não algo muito alto mas o necessário para não desarmar.

E você acha que o disjuntor não desarma na tomada de 10A porque estou usando o adaptador? Tem alguma ideia do motivo pelo qual quando liguei na tomada de 20A o disjuntor caiu? Os mesmo aparelhos continuaram ligados, não mudei mais nada, somente a tomada de 10A para 20A e consequentemente na de 20A não utilizo o adaptado. Na de 10A a churraqueira funciona e na de 20A o disjuntor desarma assim que ligo a churrasqueira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um ou 2 teste não te dá certeza absoluta. você tem que fazer o teste muitas vezes em condições controladas pra confirmar que tomada 20 desarma, 10 não. De fato é bem atípico. Nem mesmo o lance do adaptador tem muito a ver. Pra ter, você deve observar que o adaptador esquenta e muito: como resistor, absorve a corrente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo S Ferreira Obrigado pela resposta. Muito interessante. Você resolveu o seu problema não conectando o terra?

adicionado 6 minutos depois

@Ricardov Ao plug. A churrasqueira não é nova e não tem a potência, mas pelo modelo que consultei na fabricante ela tem 1800w ou 1900w.

adicionado 7 minutos depois

@Eder Neumann Não. É uma churrasqueira de resistência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Eu acho que, com o adaptador, este não havia terra.

Ao colocar a tomada em uma conexão com aterramento, o DR sentiu a fuga.

E o que esta "caindo" é  o DR e não o disjuntor.

A churrasqueira com fuga, causa o desarme do DR, já aconteceu comigo.

Obrigado pela resposta. Muito interessante. Você resolveu o seu problema não conectando o terra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Ricardo S Ferreira disse:

E o que esta "caindo" é  o DR e não o disjuntor.

a diferença que isso faz no diagnóstico do problema é enorme...

Se soubesse que era o DR já taria praticamente resolvido 😅

 

@Celiomar Moreira Souza posta uma foto do disjuntor que esta desligando por gentileza só pra termos certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Celiomar Moreira Souza disse:

Você resolveu o seu problema não conectando o terra?

amigo essa não pode ser a solução.

Se DR está desarmando, é porque a churrasqueira está com fuga de energia e você está correndo risco de ser eletrocutado.

A solução é consertar a churrasqueira ou comprar uma nova.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Phenom_X4 disse:

@Carlos Zanon É ao contrário... em 110V vai consumir o dobro de corrente que em 220V. Para a mesma potencia..

 

Pra mesma potência eu concordo, só que esqueces que a única coisa que pode ser constante nessa situação, é a resistência da churrasqueira.

 

A Resistência não muda. Ela é constante, em 110v ou em 220v.

Se mudar a tensão, terá outra corrente e outra potencia ali.

 

Tudo se trata de conservação de energia.

 

Não vou dissertar sobre o assunto. Há quase um ano, tivemos um problema similar de didática num tópico que vou deixar o link aqui.

 

 

Volto a reforçar para medir a tensão das tomadas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Eder Neumann disse:

a diferença que isso faz no diagnóstico do problema é enorme...

Se soubesse que era o DR já taria praticamente resolvido 😅

 

@Celiomar Moreira Souza posta uma foto do disjuntor que esta desligando por gentileza só pra termos certeza.

Boa noite. O que está desarmando é o DR mesmo, mas o Disjuntor do circuito da tomada cai também. Sinceramente não entendi. Tem alguma coisa errada. estou pensando em passar um circuito somente pra churrasqueira pois como os cabos são 2,5mm e aumentei algumas tomada no circuito nas caixas onde era uma coloquei duas tomadas imagino que sobrecarregou o circuito.

adicionado 2 minutos depois
5 horas atrás, Phenom_X4 disse:

amigo essa não pode ser a solução.

Se DR está desarmando, é porque a churrasqueira está com fuga de energia e você está correndo risco de ser eletrocutado.

A solução é consertar a churrasqueira ou comprar uma nova.

A churrasqueira está e estava funcionando. Conforme falei na tomada de 10A ela funciona, mas na de 20A e derruba o circuito.Se fosse problema da churrasqueira quanto a fuga de energia o problema se daria indiferente da corrente da tomada.

adicionado 2 minutos depois
5 horas atrás, Carlos Zanon disse:

Consegue confirmar as tensões das tomadas?

Em 110 vai consumir menos corrente que em 220, pode estar ai a diferença entre derrubar ou não teu disjuntor.

 

Só da uma verificada.

As tomadas são todas 110 e a churrasqueira também.

adicionado 15 minutos depois
2 horas atrás, Carlos Zanon disse:

 

Pra mesma potência eu concordo, só que esqueces que a única coisa que pode ser constante nessa situação, é a resistência da churrasqueira.

 

A Resistência não muda. Ela é constante, em 110v ou em 220v.

Se mudar a tensão, terá outra corrente e outra potencia ali.

 

Tudo se trata de conservação de energia.

 

Não vou dissertar sobre o assunto. Há quase um ano, tivemos um problema similar de didática num tópico que vou deixar o link aqui.

 

 

Volto a reforçar para medir a tensão das tomadas.

 

As tomada é 110. Só mudei porque o plug da churrasqueira e daqueles mas grossos para tomadas de 20A e a tomada que eu tinha no local era de 10A com a entrada mais fina. sendo assim, preciso utilizar um adaptador e a churrasqueira no adaptador funciona normalmente, nem esquenta o fio mais que o normal. Já quando troca a tomada de 10A para 20A e ligo a churrasqueira o disjuntor desarrma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Celiomar Moreira Souza disse:

Tem alguma coisa errada. estou pensando em passar um circuito somente pra churrasqueira pois como os cabos são 2,5mm e aumentei algumas tomada no circuito nas caixas onde era uma coloquei duas tomadas imagino que sobrecarregou o circuito.

Se estiver usando todas as tomadas, aí tem sobrecarga. 

Se colocou duas na mesma caixinha e só usa uma não faz diferença. 

12 minutos atrás, Celiomar Moreira Souza disse:

A churrasqueira está e estava funcionando. Conforme falei na tomada de 10A ela funciona, mas na de 20A e derruba o circuito.Se fosse problema da churrasqueira quanto a fuga de energia o problema se daria indiferente da corrente da tomada.

A questão não é a corrente da tomada, a questão é o tal adaptador. 

Se o adaptador não tiver terra, o DR não detecta a fuga. 

 

Faça um teste (apenas um teste) coloque a tal tomada de 20A, sem o terra com somente fase e neutro e veja se desarma. 

 

2 horas atrás, Carlos Zanon disse:

Pra mesma potência eu concordo, só que esqueces que a única coisa que pode ser constante nessa situação, é a resistência da churrasqueira.

 

A Resistência não muda. Ela é constante, em 110v ou em 220v.

Se mudar a tensão, terá outra corrente e outra potencia ali

Eu lembro muito bem do tal tópico, mas... 

Na prática ninguém usa a mesma resistência pra 110 e 220V.

É óbvio que 110 no 220V queima e 220 no 110V funciona de maneira inadequada ou nem funciona. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, Eder Neumann disse:

uma foto da "parte de tras" da tomada pode ajudar no diagnostico

Eu também só acredito vendo. Mas neste caso a foto não é suficiente. Deve filmar pra eu ver. Ou me convida pro churrasco !

Ah e a intuição dos amigos faz sentido: seu adaptador está provocando fuga o que faz desarmar a proteção do dr. Ele detecta corrente de milésimos de amper e desarma.

Ou sua churrasqueira tá com fuga e o contato com terra se dá somente com o adaptador

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/06/2020 às 23:23, Renato.88 disse:

Na prática ninguém usa a mesma resistência pra 110 e 220V.

É óbvio que 110 no 220V queima e 220 no 110V funciona de maneira inadequada ou nem funciona. 

 

Sempre tem alguém que esquece desses detalhes.

As vezes o rapaz que criou o tópico acabou esquecendo disso e ligou em tensões diferentes.

 

Poderia ter sido algo simples de resolver 😛

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...