Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Wifi em uma casa de 2 andares


Posts recomendados

Boa tarde, meus pais moram em um apartamento de 2 andares com parede realmente muito grossas (meu pai brinca que são anti ataques terroristas).

O roteador, um C60, bom, está instalado no andar de cima em um quarto, nesse andar a wifi funciona perfeitamente em uma ótima velocidade, entretanto, ela não consegue "passar" pele parede do quarto + escada e chegar na sala.

Eu sei que a solução ideal seria trocar de lugar o ponto da internet, ainda mais porque ninguém mais usa esse quarto em que o modem esta, mas meu pai já disse que não vai mexer (teimoso)

Gostaria de saber se um repetidor de sinal colocado por ex. em uma tomada na frente da escada ajudaria a levar o sinal para baixo ou se precisaria algo do tipo de um repetidor na frente da escada e outro no final da escada para ai sim conseguir chegar na sala.

 

Agradeço desde ja

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Bottega Bueno Cara, duas coisas importantes que vou te recomendar:

1) NUNCA, em hipótese alguma, use repetidor. Isso vai degradar a qualidade da sua internet tanto que você eventualmente vai ver que jogou dinheiro fora.

2) Se seu sinal chega em sua casa via cabo coaxial (banda larga) ou linha telefônica (ADSL), então você pode mover o modem e o roteador para qualquer outro cômodo que tiver esse mesmo cabo. Por exemplo, se é cabo coaxial você pode mover para perto da TV, usando o mesmo cabo da TV derivado a partir de um repetidor. Nesse caso você terá que colocar um filtro de sinal, e para evitar erros recomendo que solicite a visita do técnico para que ele adeque a instalação se você não souber fazer. Não terá que repassar cabo nem nada, é só utilizar o cabo já existente mesmo. Se o sinal chegar por linha telefônica, o modem pode ser realocado para qualquer outro cômodo da casa que tenha a mesma linha telefônica.

 

Dito isso, caso mesmo assim você necessite expandir o sinal (o que é ideal já que a casa tem dois andares), a melhor opção é fazer uma coisa chamada cascateamento. Isso consiste em ligar um novo roteador via cabo ao primeiro, instalando esse segundo roteador no andar inferior. A configuração é fácil de fazer e um simples tutorial já vai permití-lo fazer tudo sozinho. O custo vai ser do roteador adicional e do cabo de rede no comprimento necessário para chegar ao outro andar. Observe que mesmo nesse caso ainda pode ter sinal fraco em cômodos muito distantes, e o ideal sempre será que o roteador fique na região mais central da casa possível, tanto no primeiro quanto no segundo andar..

 

Outra opção interessante que eu recomendo, e que é uma solução bem completa mesmo para quem não tem o roteador centralizado, é a instalação de um aparelho chamado powerline. Esse aparelho vai transformar a fiação elétrica da sua casa em um transmissor de dados, qual poderá ser captado por outro aparelho similar em outro ponto da casa. É necessário que ambas as tomadas estejam ligadas NA MESMA FASE. esse aparelho preservará todo o desempenho da internet do primeiro, e você pode comprar um kit onde o segundo já distribui o sinal wifi. Esta é efetivamente a opção mais prática, porém não a mais barata, pois um kit desses de qualidade vai custar de 300 a 500 reais. A configuração é fácil e quase 100% automática, bastando ler o manual.

 

Em ambos os casos recomendo aparelhos da marca TP-Link.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods   Deixa eu aproveitar para tirar uma dúvida. Com esse cascateamento, posso usar as outras quatro portas RJ45 do segundo roteador? Ex: na sala ao lado do modem de internet tem o Roteador I : 1 cabo p/ SmartTV, 1 cabo p/ Xbox, 1 cabo p/ tvbox, 1 cabo para Roteador II; no quarto Roteador II: 1/cabo para tv box, 1 cabo p/ notebook?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus Reis de Oliveira Não, não pode todas as 4. Para fazer o cascateamento e manter todos os aparelhos na mesma rede, você precisa usar uma das portas ethernet (portas numeradas) do segundo roteador para ligar à uma das portas ethernet do primeiro. Você pode cascatear até mais roteadores se quiser, mas já te aviso que televisores não se beneficiam tanto com o uso de internet cabeada quanto consoles e PCs. 

 
 

Pode usar três portas numeradas em cada roteador sem problema nenhum. Todas as portas continuarão funcionando normalmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Avanrj Mesh, acredito eu (nunca usei), acrescenta latência a cada ponto de repetição. Dizem que é menos que repetidores tradicionais, mas eu tenho minhas dúvidas. Para jogos eu não recomendaria aqui no Brasil, pois nossa latência já é naturalmente inferior.

 

Eu tenho TIM Live, cuja latência é a melhor do mercado, logo não percebo este efeito.

 

Na minha casa o repetidor não funcionava, tem mais de uma fase elétrica e não tinha como usar o Power Line e os conduites estão cheios. Só me sobrou o MESH, e funcionou muito, mas muito bem. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este que coloquei é o resultado do ultimo mesh de uma linha de três mesh em sequencia: está a vinte metros de distância com 4 paredes de tijolos macicos entre o que está conectado no modem. Em sequencia é forma de dizer, pois todos os três se comunicam entre si, fazendo o balanceamento de melhor rota.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Avanrj disse:

 

Eu tenho TIM Live, cuja latência é a melhor do mercado, logo não percebo este efeito.

 

Na minha casa o repetidor não funcionava, tem mais de uma fase elétrica e não tinha como usar o Power Line e os conduites estão cheios. Só me sobrou o MESH, e funcionou muito, mas muito bem. 

@Avanrj Qual aparelho você adquiriu? Estou olhando alguns e não sei se, por causa da alta do dólar, mas os preços são bem salgados....rs

Vi um Twibi (2 unidades) e o preço está pagável. Conhece a marca/modelo? Recomendaria alguma outra?

Meu caso é similar ao seu e penso que a saída seria comprar um MESH mesmo. Moro em um apt de 80m² mas muitos obstáculos até os quartos.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Se foi a minha ideia de usar um powerline, os andares são duas redes elétricas distintas, como se fossem 2 apartamentos. Vou ver esse tal de Mesh ai, mas nunca nem ouvi falar, nesse meu caso ninguém joga, apenas eu quando estou de ferias ou algo do tipo, mas nada competitivo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Avanrj me metendo nessa conversa mas aqui no apartamento dos meus pais, por exemplo, de onde fica o roteador até a sala onde fica o PS4 do meu irmão sao uns 10M e a wifi vai de 90Mb pra 2mb.

E o roteador é bom e novo (e ja foram testados varios). Quando eu falo que aqui as paredes sao de chumbo ninguem acredita kkkk

Ele comprou ate um cabo de rede que quando precisa usar fica atravessado pelo caminho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Avanrj disse:

@brankss

 

Um apartamento de 80m2 não precisa de um Mesh: é uma área muito pequena.

 

Recomendo pesquisar por um bom roteador que já vai te atender e de forma bem mais barata

 

@Bruno Bottega Bueno @Avanrj

Estou atualmente com um Mercusys AC1200 e o sinal não chega nos últimos quartos (ná verdade chega mas com perda quase total). São 2 e 3 paredes de concreto.

Este roteador peguei emprestado de um amigo para decidir se vale comprar (na faixa de 200 reais).

Recomendaria algum em específico neste caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Avanrj disse:

@brankss

 

Um apartamento de 80m2 não precisa de um Mesh: é uma área muito pequena.

 

Recomendo pesquisar por um bom roteador que já vai te atender e de forma bem mais barata

Complementando o que disse: @brankss se o roteador estiver em um local centralizado da casa, qualquer roteador dá conta do recado. Se estiver em uma ponta e você estiver querendo que chegue na outra (e as paredes e portas forem muito espessas), talvez o mesh seja uma solução. Só recomendo que estude primeiro mudar o roteador de lugar. às vezes é só o caso de passar para o cômodo vizinho, fazendo um único furo na parede para passar o cabo, e já resolve.

adicionado 3 minutos depois
16 horas atrás, brankss disse:

@Bruno Bottega Bueno @Avanrj

Estou atualmente com um Mercusys AC1200 e o sinal não chega nos últimos quartos (ná verdade chega mas com perda quase total). São 2 e 3 paredes de concreto.

Este roteador peguei emprestado de um amigo para decidir se vale comprar (na faixa de 200 reais).

Recomendaria algum em específico neste caso?

Se vocês estiverem conectando esse PS5 na rede de 5GHz, vai ficar porcaria mesmo. Redes de 5GHz são para distâncias pequenas. Elas degradam num espaço muito curto (às vezes até dentro do próprio cômodo). Para distâncias maiores e outros cômodos, tem que conectar na rede 2.4 GHz. Roteador dual band tem que ser configurado para oferecer ambas as opções. Grandes são as chances de que esse seja seu grande problema.

adicionado 8 minutos depois

@Bruno Bottega Bueno Outra coisa: sinais de rádio não atravessam paredes, por mais finas que sejam. Todo sinal de wifi trabalha sendo refletido por superfícies até chegar ao aparelho.

 

Relembrando, se seu irmão estiver jogando competitivamente, ou jogos FPS em geral, talvez wifi não seja a melhor situação em qualquer circunstância. Perdas mínimas de latência podem ser insustentáveis nesses tipos de jogos. Se tem TV no cômodo onde ele está usando o PS4 e sua internet chegar via cabo de TV, o roteador pode ser realocado para a sala onde está o PS4 sem problemas, só levando junto o filtro. Se for ADSL (cabo telefônico), vale a mesma regra. Se for fibra, aí tem que solicitar junto à provedora.

adicionado 9 minutos depois

@brankss Se for adquirir roteador novo, recomendo modelos da TP-Link por terem boa qualidade, boa durabilidade e bom preço. Ainda sim recomendo que leia atentamente tudo que falei no meu último post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Tem um comodo entre o quarto e essa sala, o problema aqui sao as paredes mesmo, ja foram testados varios roteadores ao longo dos anos. Pelo o que eu vejo a unica coisa capaz de amenizar isso no meu caso é usar dos roteadores Mesh mesmo, ja que a mudança de lugar do roteador ou a utilizaçao de powerline estão fora de questao.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Olá. Aproveitando a dúvida, tenho um problema parecido, pois meu apartamento também tem dois andares e não tenho como usar um powerline em razão da rede elétrica ser diferente nos dois andares. O modem da Claro está no segundo andar e não tem alcance no 1o andar. Vi que recomendaram um outro roteador da tp link. Poderiam me orientar quanto ao melhor modelo? Vi que há vários. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...