Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mudanças no Clube do Hardware – junho/2020


Posts recomendados

Adorei conhecer a história do canal e você! Muito prazer e obrigada por tocar esse seu projeto! :)

Sou designer e conheço aqui há tempos por conta do fórum, que já me salvou muitas vezes resolvemdo problemas diversos...(minha conta atual só é nova porque não consegui acessar minha antiga...)

Salvaram minha vida de estudante e estagiária muitas vezes! E hj ainda continuam.... Obrigada e desejo tudo de maravilhoso à você!!!

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/06/2020 às 20:47, dads2005 disse:

que pena! mas compreensivo muito das minhas opções de compra e também indicações foi baseado no seu site 

 

meus parabéns pela historia e paixão pelo assunto! 

 

informação séria sem mimimi da geração atual 

 

abraços 

uma honra falar diretamente com você 

Parabéns pela História Gabriel, acompanho a muitos anos o site e as vezes tirava dúvidas e baixava alguma coisa também. Valeu, siga seus projetos, e seja uma benção, grande abraço.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Boa tarde, eu me chamo Tiago e apesar de normalmente postar pouco, leio os artigos e o participo do forum de forma mais passiva desde que me entendo por gente e, justamente pela admiração e desejo de contribuir com a qualidade e perícia do Cdh que tanto me instruiu e ajudou, eis minha sugestão: O gabriel Torres deixou bem claro dos percalços na dinâmica de analíses de produto e na questão comercial estar desbalançeada em remuneração desse setor do Cdh, também explicando das dificuldades e custos adicionais em produção de material audiovisual nos moldes de um canal do youtube (baixa remuneração também para manter uma equipe profissional e custos novos com edição por exemplo), porém, revendo agora a série mitos do hardware talvez haja uma outra alternativa para não se perder de todo essa marca fundamental da empresa/Cdh, que tal podcasts? Claro que alguns elementos de uma expliçao como a aula de instalação dos SSDs em notebooks requerem o visual para facilitar a didática, mas algo na linha de um podcast semanal ou quinzenal complementando as notícias do newsreed ou mesmo a continuidade do quadro sobre mitos do hardware (não sei se to me fazendo entender, mas alguns artigos da sessão descontinuada do Cdh se encaixam bem com a dinãmica do "mitos"como por exemplo a relevância do PCI Express 4.0 em placas-de-vídeo publicado recentemente pelo prof Coelho. Enfim, comprei os livros e gostei muito da leitura dos que já o fiz, particularmente da grata surpresa sobre finanças pessoais... Mas fica aqui a minha tentativa de não perder esse conteúdo incrivel de vocês e contribuir de alguma forma mais ativa por essa instituição do T.I nacional

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lamento muito pelo encerramento do seu belíssimo trabalho sobre o hardware de PCs e redes de computadores no Brasil, você e o Laércio Vasconcelos foram dois grandes desbravadores do hardware e das redes em terras tupiniquins. Aprendi muito com os dois e, assim como os demais, torço para que você continue sendo exitoso  nos seus enprrendimentos. Parabéns por tudo o que você fez como criador de conteúdo e formador de opinião. Que Deus te abençoe sempre. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, bom dia a todos!

Gabriel e demais,

 

Acabei de assistir ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=eSf-Vqb0RiA onde o Gabriel explica que está mudando o seu modelo de negócios. Minha opinião: se a galera gosta tanto do portal, se tem tanta gente acessando e se beneficiando, se tem muita gente que ainda gosta do modelo atual de negócios do CdH, nada melhor que fazer que nem está se fazendo no YouTube, onde assinantes contribuem mensalmente para manter as equipes dos canais funcionando do jeito que eles mesmos gostam. Em troca, se implementado esse modelo aqui, além de se ter a benesse de manter o portal sem alterações forçadas pela economia, o Gabriel poderia também marcar o nickaname do sujeito com um frufruzim (que tal o desenho de um potenciômetro?) indicando que o cara seria um "membro VIP", preferência nas respostas dos comentários e qualquer outra coisa que não vá aumentar os custos de produção. Eu mesmo sou assinante do "Filipe Deschamps" no YouTube e com todo o prazer, pois ele me agrega conhecimento, e eu fui muito com a cara dele assim como eu fui muito com a cara do Gabriel. Eu pagaria sem pensar duas vezes uma cota aqui no CdH. Por exemplo: R$ 5. Cotas a partir de R$ 5 até o infinito. Eu, como me beneficio desse serviço acharia justo pagar um montante por mês pra manter o serviço ativo e a equipe feliz. Não custa nada implementar isso. Paga quem quer. Mas acho que vocês vão se surpreender com a quantidade de pessoas que vão aderir! R$ 5/mês não vai deixar ninguém mais pobre. Ao contrário, pode até deixar mais rico. Repetindo: paga quem quer. É um modelo que já está consolidado no YouTube e que pode dar muito certo aqui.

Um abraço a todos!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
22 horas atrás, Tiago Lima Do Nascimento disse:

que tal podcasts?

 

Cai no mesmo problema discutido no vídeo: não há interesse por parte das empresas em patrocinar este tipo de projeto.

 

22 horas atrás, Tiago Lima Do Nascimento disse:

continuidade do quadro sobre mitos do hardware

 

Como expliquei no vídeo, é possível que eu faça vídeos e artigos, mas não será o nosso foco.

 

2 horas atrás, NewWave disse:

nada melhor que fazer que nem está se fazendo no YouTube, onde assinantes contribuem mensalmente para manter as equipes dos canais funcionando do jeito que eles mesmos gostam.

 

Pela nossa experiência, nosso público-alvo não abre a carteira, quer tudo de graça e acha que tudo que está na internet tem de ser de graça. 

 

2 horas atrás, NewWave disse:

indicando que o cara seria um "membro VIP", preferência nas respostas dos comentários

 

Já temos isso. Custa R$ 40/ano. Poucos aderiram. https://www.clubedohardware.com.br/subscriptions/

 

Vejo também pela sua foto, sem julgamento algum, que você faz parte de uma faixa etária que entende o valor do conhecimento/informação, sendo que você faz parte de uma minoria em extinção.

 

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que pena. E eu visito muito tanto o fórum quanto os artigos. Inclusive um dos artigos que eu mais vejo é o que fala sobre memórias. Aquele artigo me ajudou muito, principalmente para a minha atualização do que existe atualmente. E ajudou também quando prestei alguns concursos. Ao menos os livros e cursos vão continuar.

 

Agora, não dá para falar que um site que ***** com a Internet foi o YouTube. Antes dessa porcaria de site, todo mundo tinha que ler e não achava nem um pouco ruim ler textos gigantescos. Hoje em dia virou uma *****. Tanto que um usuário aí disse que a Internet, de alternativa ao que se tinha na TV, acabou ficando tão ruim quanto a TV. Eu discordo. Internet ficou pior que TV.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou iniciar agradecendo ao @Gabriel Torres e toda a equipe por manter este fórum vivo por tanto tempo.

Sou frequentante de fóruns desde 2007 por causa de desenvolvimento de jogos e vejo como o tipo e o consumo de conteúdo mudou de lá pra cá.

 

Acredito que a marca "Clube do Hardware" tem duas alternativas: ou migrar para "o que dá dinheiro na internet" ou tentar nichar criando uma "tribo" de pessoas que tem o mesmo pensamento/interesse em comum, e que - aqui vem um parte importante - consiga sustentá-lo (digo o fórum e também a equipe). Pelos comentários e pelo próprio posicionamento do Gabriel acredito que a segunda opção é a que esta sendo escolhida.

 

Eu não sou antigo e nem ativo o suficiente no fórum para sugerir um direcionamento, mas fica uma reflexão: será que não existem áreas, sub-áreas ou nichos que estão aqui dentro do fórum, mas que não são relacionados ao hardware que são passíveis de serem rentabilizados?

 

Nícolas.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
16 horas atrás, Nicolas Porto Campana disse:

Acredito que a marca "Clube do Hardware" tem duas alternativas: ou migrar para "o que dá dinheiro na internet" ou tentar nichar criando uma "tribo" de pessoas que tem o mesmo pensamento/interesse em comum, e que - aqui vem um parte importante - consiga sustentá-lo (digo o fórum e também a equipe). Pelos comentários e pelo próprio posicionamento do Gabriel acredito que a segunda opção é a que esta sendo escolhida.

 

Oi Nicolas, você escreveu algo importantíssimo que não comentamos antes de forma explícita, mas nunca nem sequer nos passou pela cabeça tomar uma decisão de encher as páginas com ainda mais anúncios e ficar criando conteúdo raso com clickbait. Seria destruir totalmente a reputação que construimos ao longo de mais de 20 anos.

 

16 horas atrás, Nicolas Porto Campana disse:

será que não existem áreas, sub-áreas ou nichos que estão aqui dentro do fórum, mas que não são relacionados ao hardware que são passíveis de serem rentabilizados?

 

Cai no mesmo problema já exposto no vídeo e respondido aqui nos comentários: as empresas não querem gastar dinheiro com anúncio, querem apenas mídia espontânea. E quando gastam dinheiro hoje em dia, querem gastar em projetos "alternativos" como "influenciadores digitais" recomendando produtos, o que é algo que eu nunca vou fazer (perderia totalmente a minha credibilidade).

 

Abraços.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha surpresa ao acessar o dominio clubedohardware.com.br e dar de cara com o forum. A principio pensei que tinha digitado errado, mas o navegador dava o endereço correto. Assistindo o video entendi tudo. Na realidade me surpreende que a garotada de 18-16 anos não lê mais os artigos da equipe do CdH e acessam mais o forum. Dentro da estatística e como alguns usuários acima falaram, eu era daqueles que enxergavam o forum como um anexo do site principal, e posso dizer que muito mais acessei o site lendo os artigos do que o contrario. Quanto a parte da internet o modelo de negócios do Facebook ralou todos sites e agora as coisas pioraram. Amigo Gabriel Torres e os outros redatores do CdH: muito obrigado pelos artigos técnicos e informativos, consegui o básico necessário para começar a me virar com informática e hardware. Do fundo do coração, sentirei falta e acredito que todos os demais. Mas o mais importante e continuar mantendo a comunidade de usuários e sobretudo a saúde financeira e felicidade de todas as pessoas.

obs: CdH não abandone o canal do Youtube, acho que ainda é um meio muito interessante para passar informação de tecnologias, lançamentos novos e comentar hoax diversos de tecnologia. E talvez possa gerar alguma monetização.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O forum do ChH sempre foi o coração do site, mas eu faço parte dessa pequena parcela de leitores de editoriais, testes e artigos que no Brasil, nenhum outro site conseguiu chegar sequer aos pés do CdH.

Tenho a honra de poder dizer que faço parte ativamente da historia do site, tendo 2 artigos meus publicados aqui e milhares de posts ao longo dos anos.

Não há como argumentar sobre os motivos e dados que o Gabriel apresentou, apenas demonstrar nossa solidariedade e o sentimento de perda.

De toda forma, essa mudança é somente mais uma vírgula na longa historia do site. Quem sabe em poucos anos poderemos ver uma nova mudança, uma nova oportunidade que leve o CdH à novos caminhos.

Existem novas plataformas e tendências surgindo todos  os dias.

Quem sabe, um dia teremos um canal de lives do CdH, ou podcasts num formato que ainda não existe ou um canal de Youtube bombado.

Independente do caminho, sabemos que a equipe tem toda competência necessária para fazer sucesso seja qual for o caminho a ser trilhado.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Welton BR disse:

Acho que as pessoas não leem as notícias, artigos, etc, porque a parte visual, navegação são ruins, tinha que modernizar o site, principalmente para navegar pelo celular.

Uma mudança básica, seria colocar as notícias quando abrir o site, e não o fórum.

Você viu o vídeo...?
Essa é exatamente a mudança que acaba de ocorrer 🤦‍♂️

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/06/2020 às 22:20, OPiantino disse:

eu defenderei o CdH sempre que puder, este site me proporcionou grande conhecimento que hoje utilizo pra arrumar e montar computadores, vocês podiam focar no canal no youtube de vocês também, lá deve gerar uma visualização melhor, desejo sorte e vida longa ao CdH!

 

É isso. Baseado no que o Gabriel falou, o que falta para o CdH é entrar de sola no  Youtube com vídeos das ótimas análises que faz. Acredito que o acréscimo de renda proporcionado pelo Youtube tornaria o modelo de negócio lucrativo de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
1 hora atrás, Charley Rocha disse:

É isso. Baseado no que o Gabriel falou, o que falta para o CdH é entrar de sola no  Youtube com vídeos das ótimas análises que faz. Acredito que o acréscimo de renda proporcionado pelo Youtube tornaria o modelo de negócio lucrativo de novo.

 

Já respondi isso aqui. Criar vídeos no youtube é bem mais trabalhoso e o rendimento por vídeo é bem inferior ao de artigos. Não faz sentido algum trabalhar mais e ganhar menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Demorou em pra mudar o foco pra onde estava vindo o dinheiro, rsrsrsrsrs, ou seja, o que a maioria dos seus usuários queriam (os dados não mentem e você deixou isso claro no vídeo). Muito bom compartilhar isso tudo conosco, segue abaixo uma dica simples pra aumentar o retorno do site!

 

Muitos sites tem aviso de bloqueador de propaganda (Estadão, Folha, Investing), alguns obrigam o usuário a desativar o bloqueador, outros só o informam explicando que o bloqueador não ajuda o site. @Gabriel Torres você deveria adotar uma dessas duas opções.

 

Um abraço e muito obrigado pelo trabalho.

Ps.: Já desativei meu adblock pro clubedohardware 😝

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente Gabriel!

 

A história do CdH é muito grande e não merece ser manipulada e usada pelas marcas.

A marca CdH tem credibilidade suficiente para ditar as regras; as marcas que desejam divulgar seus produtos, elas devem pagar por um preço justo a altura do site. Tem que haver parceria e não apenas vantagem para um dos lados.

Parabéns, eu apoio completamente essa decisão.

Pra mim, o CdH, Tom' Hardware e Reddit são os melhores fóruns que existe.

Faço todas minhas escolhas de hardware baseado nesses fóruns. Até hoje uso um CPU Cooler da Arctic que foi recomendado por vocês.

 

Grande abraço e o CdH é gigante.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/06/2020 às 08:20, KairanD disse:

Alguns (muitos) vídeos no Youtube me irritam porque seguem o seguinte modelo:

  1. 0 a 15s: introdução grande que ninguém quer ver;
  2. 15s a 45s: momento de implorar por likes e inscritos;
  3. 45s a 1m30s: tempo reservado para reclamar da vida e da dificuldade de enviar vídeos no prazo esperado;
  4. 1m30s a 4m00s: momento da treta - desnecessária - com outros sites, canais e empresas;
  5. 4m00s a 6m00s: momento Mentos, conteúdo besta para chamar a atenção;
  6. 6m00s a 7m00s: momento risada, hora de soltar alguma piada sobre o momento Mentos;
  7. 7m00s a 7m30s: "piscada" da metodologia incompleta;
  8. 7m30s a 9m30s: teste/conteúdo propriamente dito;
  9. 9m30s a 11m30s: encerramento dramático.

Imagine então quando minha conexão era de baixa velocidade e o notebook velho não ajudava. Passava mais tempo esperando o vídeo seguir ao pular partes do que assistir o vídeo na íntegra.

Aliás, este formato de vídeo está ligado ao sistema de pagamento do Youtube, na qual a quantidade de tempo assistido pelos usuários conta, então encher de lorota faz parte.

OBS: O item 2 não faz sentido. Sinceramente, como os cara pedem por like e inscrição no canal antes de iniciar de fato o vídeo? Se fosse lá no meio ou final seria aceitável.

 

@Gabriel Torres
O que se pode esperar da gentalha do pessoal que acha que internet brota do wifi do vizinho? Muita gente não sabe de onde vem o dinheiro, muito menos o que é custos de produção/manutenção, mas não os culpo, afinal educação financeira não se aprende sem necessidade ou interesse pessoal.

Quanto ao fórum propriamente dito, chega a ser irônico quando alguém diz que o pessoal deveria ser remunerado quando resolvessem problemas e dúvidas, porém esta mesma pessoa não estaria disposta a pagar por isto, sendo que certamente buscaria uma alternativa grátis.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/06/2020 às 10:43, Charley Rocha disse:

 

É isso. Baseado no que o Gabriel falou, o que falta para o CdH é entrar de sola no  Youtube com vídeos das ótimas análises que faz. Acredito que o acréscimo de renda proporcionado pelo Youtube tornaria o modelo de negócio lucrativo de novo.

 

Foi-se o tempo em que se ganhava dinheiro com o YouTube.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou sentir saudades das análises, CdH sempre foi a referência que usava para comparar processadores, placas-mãe e fontes de alimentação.

 

Os sites de análise lá de fora também estão sofrendo com a diminuição da renda dos anúncios e muitas vezes precisam adquirir os próprios produtos para análise ou trabalham com doações/assinaturas premium.

 

Há ainda alguns canais bons no Youtube internacional, mas acabam que precisam se dobrar para o algoritmo do site para evitar desmonetização ou "shadowban".

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Em 12/06/2020 às 13:04, Tadeu Sampaio disse:

Muitos sites tem aviso de bloqueador de propaganda (Estadão, Folha, Investing), alguns obrigam o usuário a desativar o bloqueador, outros só o informam explicando que o bloqueador não ajuda o site. @Gabriel Torres você deveria adotar uma dessas duas opções.

 

Tadeu, já fizemos isso no passado e o pessoal começou a nos xingar. É mole? Leia você mesmo os comentários. O fio da meada é este meu post, lá tem os links para você conferir:

 

 

Mas estamos pensando sim em reativar este recurso. Na época em que fizemos, éramos um dos únicos sites que faziam. Agora que grandes sites também fazem, talvez o pessoal entenda melhor.

 

Em 13/06/2020 às 10:42, Lost Byte disse:

Quanto ao fórum propriamente dito, chega a ser irônico quando alguém diz que o pessoal deveria ser remunerado quando resolvessem problemas e dúvidas, porém esta mesma pessoa não estaria disposta a pagar por isto, sendo que certamente buscaria uma alternativa grátis.

 

Explicou melhor do que eu. É exatamente isto.

 

Em 14/06/2020 às 12:04, Davi Silva Santos disse:

Há ainda alguns canais bons no Youtube internacional, mas acabam que precisam se dobrar para o algoritmo do site para evitar desmonetização ou "shadowban".

 

Esse negócio dos algoritmos é bem complicado. Começou com o Facebook, o que passou a estimular conteúdo medíocre e chamativo, e infelizmente migrou para o YouTube, onde tudo parece ser click bait e conteúdo raso hoje em dia.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar dos artigos terem me ajudado muito, foi no fórum que obtive informações muito precisas para casos específicos. E também quando eu era um menino de 14 anos aprendi muito com o pessoal a como me comportar na internet.

Acho que as coisas nesse mundo competitivo vão começar a ser assim, todo mundo altamente especializado em alguma coisa e o CDH agora vai focar puramente no fórum para ser o melhor fórum da internet.

 

Acho que o que poderia melhorar seria a parte de anexos de imagens e documentos.

Grande abraço a todos!

 

Sucesso Gabriel!

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...