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Caixa amplificada esquentando saída


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Boa noite colegas 

estou com esta caixa Warm Music GT12C segundo o cliente 

os tranitores de saida 2SC5200 E 2SA1943 Foram colocados 

direto no disipador sem a proteção por traz deles e deu um vummmm e estourou fusivel 

testei os transistores não estavam em curto coloquei a proteção neles  ai

verefiquei que avia dado um curto na ponte redificadora o D-2 em curto troquei o mesmo voltou a funcionar a caixa 

porém depois de uns 10m em teste simplesmente fumaciou e queimou a saida comprei outros transistores coloquei

fiquei monitorando ligo o som uns 20 segundo ja fica pelando os transitors se deixa vai queima de novo

se alguem tiver alguma dica doque possa ta ocorrendo 

fico no aguardoWarmMusic+GT12C.pdf

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8 minutos atrás, Eder Neumann disse:

cheque os diodos e os diodos zener, bem como os resistores R22 e R32 e inspecione todos os capacitores eletroliticos para sinais de aquecimento (o plastico deforma um pouquinho) ou estufamento.

Boa tarde ela liga sai som normal e vai baixando som tipo cortando e some vou verificar os componentes citado e volto pra responder como estão ok 

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3 horas atrás, Eder Neumann disse:

cheque os diodos e os diodos zener, bem como os resistores R22 e R32 e inspecione todos os capacitores eletroliticos para sinais de aquecimento (o plastico deforma um pouquinho) ou estufamento.

Boa tarde verifiquei resistores estão bons capacitores ok ela liga sai som normal e ja baixa corta o som ta estranho 

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3 horas atrás, emerson games disse:

onde ferefico essas tenções na placa 

Na saída da fonte. 

Geralmente estão entre terra e coletor dos transistores de saída. 

 

Veja se os outros diodos da ponte estão bons, podem estar abertos ou com fuga já que o problema foi curto circuito. 

 

O led piloto acende? 

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1 hora atrás, Renato.88 disse:

Na saída da fonte. 

Geralmente estão entre terra e coletor dos transistores de saída. 

 

Veja se os outros diodos da ponte estão bons, podem estar abertos ou com fuga já que o problema foi curto circuito. 

 

O led piloto acende? 

boa noite sim na ponte redificadora timha um diodo em curto era o D1 troquei e voutou a funcionar porém depois de uns 10 minuto fumaciou as 2 transitor foram pra fita  comprei outros porém não tem jeito é liga e queima pois aquece na hora na lampada serie liga toca normal e ja corta o som 

as medições dos capacitores estão assim

C7=15V  C8=15V C5=21V C6=0V C11=1V C12=1V C9=21V C14=21 C16=1V C17=1V 

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C6 teria que ter -21V (MENOS 21 volts)

Como C6 está com zero volt, C8 deveria estar com zero volt também.

Você não deve estar medindo corretamente.

Coloque o terminal preto do multímetro no terra (0V), que é o PT11 no secundário do transformador.

Faz o seguinte:

1 - Interrompa a ligação do +B e do -B, que conecta a fonte de alimentação para a parte de potência, onde está o circuito do amplificador de potência.

2 - Meça as tensões em C5 e C6. Devem estar perto de +21V e -21V, mas têm que estar com tensões SIMÉTRICAS.

Poste suas medidas para podermos ir adiante.

MOR_AL

 

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18 minutos atrás, MOR disse:

C6 teria que ter -21V (MENOS 21 volts)

Como C6 está com zero volt, C8 deveria estar com zero volt também.

Você não deve estar medindo corretamente.

Coloque o terminal preto do multímetro no terra (0V), que é o PT11 no secundário do transformador.

Faz o seguinte:

1 - Interrompa a ligação do +B e do -B, que conecta a fonte de alimentação para a parte de potência, onde está o circuito do amplificador de potência.

2 - Meça as tensões em C5 e C6. Devem estar perto de +21V e -21V, mas têm que estar com tensões SIMÉTRICAS.

Poste suas medidas para podermos ir adiante.

MOR_AL

 

Boa noite refiz o teste e esta assim C5=+21V  C6-21V

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11 horas atrás, emerson games disse:

Boa noite refiz o teste e esta assim C5=+21V  C6-21V

Ótimo. A fonte de alimentação parece estar funcionando, pelo menos sem carga. Depois veremos este detalhe.

Passos seguintes:

1 - Com a parte do amplificador de potência ainda desligada, meça o valor da tensão em C7 e C8. Devem dar +15V e -15V respectivamente.

Se você obteve estas tensões, então a alimentação dos CIs também está boa... Apesar de eu não ter identificado onde estão conectados os pontos +B1 e -B1, mas devem alimentar os CIs.

2 - Com o aparelho desligado. Selecione a função ohmímetro na escala de 200 ohms, ou a que for de escala menor. Conecte o multímetro entre a base e o emissor de Q7. Pode ser também entre os terminais extremos do potenciômetro RV1. Dá no mesmo. 

3 - Gire o potenciômetro até que o valor medido da resistência seja zero , ou o menor que conseguir. Algo menor que 100 ohms.

4 - Reconecte apenas a ligação de -B.(claro que com o aparelho desligado, né?).

 

Agora vamos ver se a parte de potência tem algum problema. Vamos verificar se a corrente de consumo, sem sinal de áudio, está como o esperado.

Se você tiver uma lâmpada do tipo incandescente de uns 60W, poderia colocar em série com a entrada do aparelho. Caso haja algum curto circuito, a lâmpada acende normal e o aparelho não terá problemas além dos que já tem. Claro, que a lâmpada deve estar em seu soquete e as conexões isoladas, para evitar choques.

Se não tiver a lâmpada, tudo bem, apenas que o teste terá que ser rápido, para que os transistores não queimem por calor.

 

5 - Com o aparelho ainda desligado. Com o multímetro na função corrente. Comece com uma escala que dê para medir até uns 2A ou mais. Coloque o terminal positivo na saída da fonte, que é o ponto B+ e o terminal negativo na entrada da alimentação da parte de potência do amplificador. É como se você refizesse a ligação da alimentação original, porém com o multímetro/amperímetro servindo de ligação.

6 - Ligue o aparelho e meça, rapidamente, o valor da corrente. Se for maior que 1A desligue. Se for menor que 1A, passe para uma escala que dê para medir melhor e desligue o aparelho. Talvez você tenha que alterar o pino banana do multímetro para outro ponto dele. Os multímetros costumam ter um pino exclusivo para correntes grandes. Este pino até possui um fusível interno.

Responda: 

a - Qual valor de corrente você mediu? E ...

b - Se usou a lâmpada.

Aguardo seu retorno.

MOR_AL

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18 minutos atrás, MOR disse:

Ótimo. A fonte de alimentação parece estar funcionando, pelo menos sem carga. Depois veremos este detalhe.

Passos seguintes:

1 - Com a parte do amplificador de potência ainda desligada, meça o valor da tensão em C7 e C8. Devem dar +15V e -15V respectivamente.

Se você obteve estas tensões, então a alimentação dos CIs também está boa... Apesar de eu não ter identificado onde estão conectados os pontos +B1 e -B1, mas devem alimentar os CIs.

2 - Com o aparelho desligado. Selecione a função ohmímetro na escala de 200 ohms, ou a que for de escala menor. Conecte o multímetro entre a base e o emissor de Q7. Pode ser também entre os terminais extremos do potenciômetro RV1. Dá no mesmo. 

3 - Gire o potenciômetro até que o valor medido da resistência seja zero , ou o menor que conseguir. Algo menor que 100 ohms.

4 - Reconecte apenas a ligação de -B.(claro que com o aparelho desligado, né?).

 

Agora vamos ver se a parte de potência tem algum problema. Vamos verificar se a corrente de consumo, sem sinal de áudio, está como o esperado.

Se você tiver uma lâmpada do tipo incandescente de uns 60W, poderia colocar em série com a entrada do aparelho. Caso haja algum curto circuito, a lâmpada acende normal e o aparelho não terá problemas além dos que já tem. Claro, que a lâmpada deve estar em seu soquete e as conexões isoladas, para evitar choques.

Se não tiver a lâmpada, tudo bem, apenas que o teste terá que ser rápido, para que os transistores não queimem por calor.

 

5 - Com o aparelho ainda desligado. Com o multímetro na função corrente. Comece com uma escala que dê para medir até uns 2A ou mais. Coloque o terminal positivo na saída da fonte, que é o ponto B+ e o terminal negativo na entrada da alimentação da parte de potência do amplificador. É como se você refizesse a ligação da alimentação original, porém com o multímetro/amperímetro servindo de ligação.

6 - Ligue o aparelho e meça, rapidamente, o valor da corrente. Se for maior que 1A desligue. Se for menor que 1A, passe para uma escala que dê para medir melhor e desligue o aparelho. Talvez você tenha que alterar o pino banana do multímetro para outro ponto dele. Os multímetros costumam ter um pino exclusivo para correntes grandes. Este pino até possui um fusível interno.

Responda: 

a - Qual valor de corrente você mediu? E ...

b - Se usou a lâmpada.

Aguardo seu retorno.

MOR_AL

bom dia seguinte agora que prestei atenção você disse pra fazer o teste com +b -b desligado fiz normal sem interomper como faço pra interromper o =b e -b ai vou fazer os testes com calma aqui 

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  • Coordenador

@emerson games No canal que fica na parte inferior de sua foto esta faltando um resistor de 0,33R, você não esta ligando esse amplificador sem ele né?

Sugiro também trocar os outros 3 resistores de mesmo valor, pois qualquer alteração neles vai atrapalhar na polarização dos saídas..

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2 minutos atrás, BCP disse:

@emerson games No canal que fica na parte inferior de sua foto esta faltando um resistor de 0,33R, você não esta ligando esse amplificador sem ele né?

Sugiro também trocar os outros 3 resistores de mesmo valor, pois qualquer alteração neles vai atrapalhar na polarização dos saídas..

bom dia BCP ja é asim de fabrica sem resistor ali poi vai só 2 transistor de saida  no meio ali vou verificar aqui se encontro esses resistores pra trocar aqui 

 

adicionado 16 minutos depois
14 minutos atrás, emerson games disse:

bom dia BCP ja é asim de fabrica sem resistor ali poi vai só 2 transistor de saida  no meio ali vou verificar aqui se encontro esses resistores pra trocar aqui 

 

opa troquei aqui R-34 R35 R36  fico no mesmo 

adicionado 27 minutos depois
41 minutos atrás, emerson games disse:

 

101815077_304278527252935_329102629265211392_n.jpg

como faço pra interromper -B+B pra fazer os testes que nosso amigo mor pediu

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34 minutos atrás, emerson games disse:

como faço pra interromper -B+B pra fazer os testes que nosso amigo mor pediu

Pelo visto não vai dar, só interrompendo trilha. 

 

Já testou os transistores BD e os diodos 1N4007? 

Se deu curto na saída, provavelmente alguns deles pode estar com fuga, ou aberto. 

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3 minutos atrás, Renato.88 disse:

Pelo visto não vai dar, só interrompendo trilha. 

 

Já testou os transistores BD e os diodos 1N4007? 

Se deu curto na saída, provavelmente alguns deles pode estar com fuga, ou aberto. 

vou verificar ai volto pra dizer como estão

adicionado 43 minutos depois
46 minutos atrás, Renato.88 disse:

Pelo visto não vai dar, só interrompendo trilha. 

 

Já testou os transistores BD e os diodos 1N4007? 

Se deu curto na saída, provavelmente alguns deles pode estar com fuga, ou aberto. 

opa achei um bd aberto ele é um BD139 posso colocar um BD135 no lugar

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5 horas atrás, BCP disse:

@emerson games No canal que fica na parte inferior de sua foto esta faltando um resistor de 0,33R, você não esta ligando esse amplificador sem ele né?

Sugiro também trocar os outros 3 resistores de mesmo valor, pois qualquer alteração neles vai atrapalhar na polarização dos saídas..

boa tarde verificando aqui segundo renato 88 disse encontrei um bd em aberto na placa Q7 até perguntei se dava pra por um bd135 no lugar do bd139 mais achei um aqui coloquei liguei na lampada serie antes tinha um curtinho que assendia a lampada bem fraquinha agora que troquei o bd o curto sumiu ligo na lampada serie ela toca normal e ja some o som ela não tinha que ficar tocando pela lampada ou nao fica só ligando direto pra testar se não vai estourar de novo saida 

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Em 03/06/2020 às 11:32, Renato.88 disse:

Pelo visto não vai dar, só interrompendo trilha. 

 

Já testou os transistores BD e os diodos 1N4007? 

Se deu curto na saída, provavelmente alguns deles pode estar com fuga, ou aberto. 

encontrei um bd em aberto na placa Q7 até perguntei se dava pra por um bd135 no lugar do bd139 mais achei um aqui coloquei liguei na lampada serie antes tinha um curtinho que assendia a lampada bem fraquinha agora que troquei o bd o curto sumiu ligo na lampada serie ela toca normal e ja some o som ela não tinha que ficar tocando pela lampada ou nao fica só ligando direto pra testar se não vai estourar de novo saida 

 

Em 03/06/2020 às 11:32, Renato.88 disse:

Pelo visto não vai dar, só interrompendo trilha. 

 

Já testou os transistores BD e os diodos 1N4007? 

Se deu curto na saída, provavelmente alguns deles pode estar com fuga, ou aberto. 

Boa tarde depois que troquei um BD139 no Q7 na placa com os transitroes toca normal e ja some o som com o falante conectado no  C5+21 medindo na hora que liga

ja sobe para 35v e corta o som no C6-21 cai pra 7,5v

ja com o falante fora C5+21v e o C6-21v ta normal estranho o trem aqui 

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3 horas atrás, BCP disse:

@emerson games Esse amplificador não é estéreo? Tudo que tem num canal tem que ter no outro! Se ele já chegou sem esse resistor na placa, deve ser porque alguém mexeu e deixou sem esse resistor...

não tem sinal de solda na placa onde esta este resistor que parece estar faltando 

 BCP tava vendo aqui coloco falante ja o C5+21 sobe pra 35v e corta o som 

ai desligo e ligo de volta da um barulho estranho no falante coloquei multimetro com o falante 

quando da barulho tremendo falante fica marcando uma tensão entre 7 a 9v no fio que pro falante e avoltagem do C5 fica variando entre 10v e 20v fica pulando  tiro o fante tudo normal C5+21 C6-21 que pode ser

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