Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Optane - interfaces M.2 e PCIe


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

as memória Optane as vezes aparece nos sites como sendo PCIe 3.0, e as vezes M.2, e as vezes os dois...

por exemplo, no Kabum:  Memória Intel Optane, 32GB, M.2 PCI-Express 3.0 - MEMPEK1W032GAXT

 

perguntas:

- esse M.2 PCIe 3 é o PCIe ? é compatível com aquele que é meio "em pé", mais usado em placas de vídeo, tipo PCI Express x4, PCI Express x1, PCI Express x8, etc?

 

- o manual da minha placa-mãe chama a interface que ela tem de M2.SSD, dá pra eu por o Optane aí?

 

- da para por o Optane ("em pé") nesse PCI Express x4?

 

 

Optane:

image.png.1a34a435e9b61c049f32436943cb142b.png

8 = M2.SSD

13 e 14 =  PCI Express x4

 

image.png.fe3660d69496a86aa86cbffcdc043efd.pngimage.png.dde16f0f7f63f75974422041e9c899ea.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, danieldiast disse:

- esse M.2 PCIe 3 é o PCIe ? é compatível com aquele que é meio "em pé", mais usado em placas de vídeo, tipo PCI Express x4, PCI Express x1, PCI Express x8, etc?

 

nao.. m.2 é o slot.. a tecnologia por tras é que pode ser sata ou nvme.. sendo nvme, usa-se pistas pci-e para haver a comunicacao, por isso que se colocam em termos como um dispositivo pcie

 

13 minutos atrás, danieldiast disse:

- o manual da minha placa-mãe chama a interface que ela tem de M2.SSD, dá pra eu por o Optane aí?

 

 

qual o modelo da sua placa-mãe?

 

essa optane alem de nao ter nenhuma serventia, so é compativel com as placas de 7.a geração da intel pra cima.. alias, nem sei se essa tecnologia perdura até os dias atuais, porque se você so usa SSDs, esses optanes nao tem a menor finalidade

 

so tem a funcao de melhorar o acesso aos dados de dispositivos mais lentos, como discos rígidos.. entao na pratica serviriam apenas como um cache maior dos discos rígidos q você fosse usar no seu pc, nada alem disso

 

optane nao é ssd..

adicionado 1 minuto depois
14 minutos atrás, danieldiast disse:

- da para por o Optane ("em pé") nesse PCI Express x4?

 

 

nao, porque esses slots da placa-mãe sao pci-e x1 e o conector dos optanes é do tipo m.2 como falei antes

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira  Muito obrigado pela resposta!

A placa-mãe em si não consigo saber, pois é PC Dell, eles meio que não disponibilizam esses detalhes, CPU-Z chama de Dell-inc... mas o Processador é i7, então, pelo pouco que sei do assunto, acho que haveria compatibilidade. Com relação a Optane x SSD, não tem uma história que o Optane otimiza as chamadas mais comuns e boot, tornando este instantâneo? Isso ainda é válido?

 

ps: obrigado pela ajuda pois estou justamente pesquisando para decidir entre mais um SSD ou Optane, tenho um SSD SATA normal hoje... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, danieldiast disse:

não tem uma história que o Optane otimiza as chamadas mais comuns e boot, tornando este instantâneo? Isso ainda é válido?

 

se você for usar SSDs, isso já acontece no proprio ssd.. entao comprar um optane pra otimizar um ssd que já é otimizado, nao faz sentido algum.. fora que nao haverá na pratica nenhuma diferenca, há varios testes comprovando isso, basta pesquisar no youtube

 

repito, se você tivesse so discos rígidos no seu pc e nao quisesse ou pudesse migrar para SSDs seja pelo valor elevado, seja pelo tamanho reduzido de algumas unidades, ai justificaria em partes o uso do optane pra justamente otimizar nessa area onde os discos rígidos sao deficitários e sempre serão devida a sua tecnologia.

 

1 hora atrás, danieldiast disse:

ps: obrigado pela ajuda pois estou justamente pesquisando para decidir entre mais um SSD ou Optane, tenho um SSD SATA normal hoje... 

 

para armazenamento em massa em grande quantidade de arquivos, o certo é usar o hd.. a nao ser q você tenha dinheiro para bancar um ssd de tamanho que se encaixe de acordo com sua demanda por espaco.. eu usei discos rígidos para armazenar alguns arquivos e meus jogos até ano passado, esse ano optei por usar tb um ssd m.2 tipo sata mais barato e nao volto mais para discos rígidos!.. em breve compro um ssd de 1tb e fico tranquilo..

 

optane é um nicho muito especifico.. e particularmente na minha visao, bem desnecessario.. tanto é que virou motivo de piada e é o tipo de dispositivo q nao decolou, seja pelas suas especificidades bem peculiares, seja pelo valor elevado uma vez que na epoca q foi lancado um optane de 32gb custava o mesmo que um ssd de 128gb..

 

e ainda tem outro detalhe.. vamos imaginar q você queira comprar o optane para otimizar discos rígidos q é a unica funcao deles na pratica.. para que isso funcione, você precisa que o windows esteja instalado nesse hd onde será otimizado pois o optane necessita do sistema operacional para funcionar.. se você ja tiver um ssd  q usa so para o windows, já nao vai servir mais..

 

entao eu sendo você esqueceria optane e partiria para coisas mais práticas e que vão trazer resultados

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...