Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituição de Capacitor Clamper


Ir à solução Resolvido por Maharishy,

Posts recomendados

Pessoal... Não sei exatamente se estou no lugar certo, mas acredito que alguém possa me ajudar a entender, a alguns dias venho tendo problema na rede de casa o que ocasionou em um capacitor cerâmico do meu Clamper explodir, porém, o Clamper continuou funcionando e o PC permaneceu ligado, desliguei e fui averiguar e vi que um capacitor de código 103 1kv explodiu, fui até uma loja de eletrônico e me venderam um capacitor 103M 2kv, desde então já conversei com um pessoal e ninguém sabe me explicar direito:

1º O que significa esse M após a numeração e há diferença entre o 103 e o 103M?

2º É seguro substituir um capacitor 103 1kv por um capacitor 103M 2kv?
3º Qual seria a diferença prática disso?

 

Segue no anexo as fotos.

 

Desde já agradeço de coração quem puder ajudar <3

WhatsApp Image 2020-05-27 at 13.16.37.jpeg

WhatsApp Image 2020-05-27 at 19.08.05.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O M significa 20% admissível de variação de sua capacitância. 1KV= trabalha até sobre 1000V. , 2KV.. deduza. Na prática, este trabalha mais 'folgado'

 

Seu problema levanta questões elétricas curiosas...

-sua rede deve estar com problema bem sério a ponto de explodir este capacitor. Algo como altos picos de tensão repetitivos mas semi imperceptíveis pros eletrônicos

-este capacitor tem capacitância bem baixa 10nF pra oferecer resistência à rede ac a ponto de se estressar

-entra em cena sua procedência/qualidade. Neste caso não se preocupe (muito). Ele foi 'o escolhido'.

-mas revendo sua foto... Se você não ouviu pipoco acho que nem mesmo ele explodiu. Apenas descolou a proteção epoxi...

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz e @BCP olá e obrigado pelas respostas, a rede de casa estava com um problema terrível, contatamos a empresa de energia várias vezes e as luzes ficam piscando e etc... Mas já foi resolvido, sobre ter dado um estouro, realmente aconteceu foi lindo de ver kkkkk sobre acontecer picos de tensão fiz uns testes via multímetro e quando o micro-ondas ligava vi a tensão bater 860v mas achei que era erro do multímetro por se tratar de um multímetro de procedência duvidosa. No geral ele sendo mudado por esse de 2kv teria mais folga, mas a proteção RFI (pelo menos vi que ele serve para isso) continuaria atuando efetivamente? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Então show de bola gente! Muito obrigado a @BCP@Isadora Ferraz e ao @Renato.88 que deu uma força! E dsclp ao @BCP por ter postado no lugar errado! Ao @MORobrigado pela indicação vou dar uma caçada no livro dele! Aos moderadores caso seja necessário pode considerar o tópico como resolvido! Obrigado a todos ❤️

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...