Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 9 300x temperatura PIN5 e 6 acima de 100 graus


Posts recomendados

Boa noite pessoal. Eu troquei minha placa-mãe e a temperatura do TMPIN5 e 6 está muito alta. O programa que estou usando para monitorar é o HWMonitor.

Minha placa-mãe é uma Asus Rog Crosshair VIII Hero. E o processador é um Ryzen 9 3900x. Placa de vídeo RTX 2080 super e memoria ram 16g.

 

O que será que pode estar acontecendo? Problema nos dissipadores? coloquei pouca pasta-base?

Segue imagem em anexo.

 

Desde já, obrigado.1.thumb.png.45d3884e0e40d9569f8732cb92cc1390.png

Att,

Neto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que é bug mesmo? Eu instalei outro programa (Open hardware monitor) e apareceu uma temperatura alta também. O computador só com o chrome aberto e fazendo download parece que quer forçar a ventoinha. Existe algum programa pra saber se tem alguma coisa estragada na placa-mãe? ou no processador? 

 

Outra coisa, como mostrado na imagem (HWMonitor) existe TMPIN2, 3, 4, 5 e 6. Não existe o 1? Não tem como eu saber se os dissipadores de calor da placa-mãe estão funcionando?

 

Eu sou leigo em informática. Me desculpe pessoal.

 

Desde já, agradeço.

Neto

2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Brc disse:

@JOSE V R NETO é bug. Baixe o hwinfo64 que tem Leituras mais precisas e confiáveis. Vira e mexe aparece algum usuário com esse problema e é sempre pelo maldito hwmonitor

 

Eu fiz um teste de stress com o Aida64 por 15 minutos. Estou um pouco assustado com o resultado. Fiz o teste com o gabinete fechado.

 

No Aida64 a temperatura da CPU estabilizou em 84 graus e da placa-mãe em 54 graus. Pelo gerenciador de tarefas do windows, na aba desempenho, o máximo da cpu foi de 96% e chegou a 92% após 15 minutos.

 

Segue imagem. Isso é normal?

 

Att,

Neto

1.png

2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JOSE V R NETO normal pra cooler padrão amd. Eu nem me preocuparia muito porque o Aida64 no fpu+cpu da um stress muito surreal e esquenta mesmo viu...

 

eu só trocaria de cooler se você achasse que ele é muito barulhento ou se subisse muito a temperatura nas suas tarefas diarias (tipo constantemente acima de 80 graus e tal)

 

Mas teve thermal throttling sim no Aida64. As vezes mais fans ajudariam seu case e tal

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Brc disse:

@JOSE V R NETO normal pra cooler padrão amd. Eu nem me preocuparia muito porque o Aida64 no fpu+cpu da um stress muito surreal e esquenta mesmo viu...

 

eu só trocaria de cooler se você achasse que ele é muito barulhento ou se subisse muito a temperatura nas suas tarefas diarias

 

beleza, obrigado pela ajuda.

 

Obrigado a todos pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brc O que é thermal trottilng? Isso é um problema muito sério? Será que eu montei alguma coisa no pc errada? Eu hoje desmontei o o pc pra tentar colocar a pasta térmica de novo. Quando retirei o cooler do processador percebi que a pasta térmica não estava bem espalhada. Eu uso a mastergel maker. Eu comprei outra pasta termica no ML hj. Chega daqui umas 2 semanas, quando chegar vou testar novamente.

 

Eu coloquei mais pasta espalhada pra ver se melhorava a temperatura e fiz o teste de stress novamente. Praticamente deu o mesmo resultado. Pelo Gerenciador de tarefas, desempenho a CPU começa com 100% e após os 15min, ficou com 93%. Segue imagem.

2.png

adicionado 4 minutos depois

Tenho outra dúvida, se puderem me responder.

Na placa-mãe aparece uns números e as vezes umas letras.

 

Uma hora ta"AA", outra hora "40" como na imagem agora.

 

O que são esses numeros e letras?

1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem no manual os codigos, mas pelo o que eu entendi ta tudo normal. A mastergel maker é uma otima pasta, nao vejo porque mudar nao.

 

Thermal throttling é quando o processador limita a frequencia pra nao superaquecer. No caso do ryzen a temperatura é 95c mas um pouco antes ele ja começa a diminuir a frequencia.

 

Como eu disse, o aida stressa de maneira quase surreal o processador. Entao eu nao levaria tanto em consideração, a não ser que no dia a dia voce sinta que o cooler do processador esta fazendo muito barulho ou que voce esta batendo acima de 80 graus nas suas tarefas diarias... Caso isso ocorra, voce sempre pode pegar um cooler mais parrudo pra nao perder desempenho quando o processador da thermal throttling. Na minha opiniao, como voce gastou uma boa grana, imagino que tenha margem pra pegar um cooler melhor ou encher o gabinete com fan, pois pela foto ja vi que em cima cabem 2 de 140mm, e deve caber mais fan na frente tambem.

 

Air cooler bem potente que pode bater nas memorias RAM, dai a altura total dele pode chegar a 165mm:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11858/cooler-para-processador-scythe-ninja-5-120mm-intel-amd-scnj-5000

 

Air cooler menos potente mas com RGB e que nao interfere nas memorias RAM:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/12655/cooler-para-processador-scythe-mugen-5-argb-plus-120mm-intel-amd-scmg-5102ar

 

Air cooler MUITO potente, mas que bate nas memorias RAM, dai a altura total dele pode chegar a 170mm ou mais:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/12214/cooler-para-processador-gamerstorm-assassin-iii-140mm-intel-amd-dp-gs-mch7-asn-3

 

Watercooler de 280mm pra montar na parte de cima do seu gabinete:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/9828/water-cooler-gamerstorm-deepcool-castle-280rgb-dp-gs-h12l-csl280rgb-intelam4-ryzen

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brc Obrigado pels informações. Vou dar uma olhada em algum cooler melhor que caiba no meu gabinete sem bater nas memorias. Obrigado mesmo por ajudar. Deus ti abençoe.

 

4 horas atrás, Brc disse:

Tem no manual os codigos, mas pelo o que eu entendi ta tudo normal. A mastergel maker é uma otima pasta, nao vejo porque mudar nao.

 

Thermal throttling é quando o processador limita a frequencia pra nao superaquecer. No caso do ryzen a temperatura é 95c mas um pouco antes ele ja começa a diminuir a frequencia.

 

Como eu disse, o aida stressa de maneira quase surreal o processador. Entao eu nao levaria tanto em consideração, a não ser que no dia a dia voce sinta que o cooler do processador esta fazendo muito barulho ou que voce esta batendo acima de 80 graus nas suas tarefas diarias... Caso isso ocorra, voce sempre pode pegar um cooler mais parrudo pra nao perder desempenho quando o processador da thermal throttling. Na minha opiniao, como voce gastou uma boa grana, imagino que tenha margem pra pegar um cooler melhor ou encher o gabinete com fan, pois pela foto ja vi que em cima cabem 2 de 140mm, e deve caber mais fan na frente tambem.

 

Air cooler bem potente que pode bater nas memorias RAM, dai a altura total dele pode chegar a 165mm:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11858/cooler-para-processador-scythe-ninja-5-120mm-intel-amd-scnj-5000

 

Air cooler menos potente mas com RGB e que nao interfere nas memorias RAM:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/12655/cooler-para-processador-scythe-mugen-5-argb-plus-120mm-intel-amd-scmg-5102ar

 

Air cooler MUITO potente, mas que bate nas memorias RAM, dai a altura total dele pode chegar a 170mm ou mais:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/12214/cooler-para-processador-gamerstorm-assassin-iii-140mm-intel-amd-dp-gs-mch7-asn-3

 

Watercooler de 280mm pra montar na parte de cima do seu gabinete:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/9828/water-cooler-gamerstorm-deepcool-castle-280rgb-dp-gs-h12l-csl280rgb-intelam4-ryzen

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...