Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade PC - Seguir AMD ou ir para Intel?


Posts recomendados

Boa tarde/dia pessoal,

 

Tenho uma configuração de PC super bacana mas que recentemente vem me deixando um pouco desconfortável principalmente quando jogo CSGO, FPS dropam bastante (ficando na casa de 100~150) e bastante travamentos, como se o jogo não estivesse fluindo legal.

 

Config atual:

PROCESSADOR AMD Ryzen 5 2600 3.4GHz / 3.9GHz
COOLER Cooler BOX Original
placa-mãe A320M DDR4 Socket AM4
MEMÓRIA 16GB (2x8GB) DDR4 2666MHz
PLACA DE VÍDEO GeForce GTX 1060 6GB GDDR5 192bit
Armazenamento HD Toshiba 1TB Sata III 3.5" 7200RPM, HDWD110XZSTA
Armazenamento - SSD 240GB Sata III 6GB/s
Fonte AeroCool KCAS 500W Bronze 80 Plus, EN53367

 

Estava querendo migrar para um processador Core i5 9600kf, mas antes disso pensei em passar por aqui e buscar ajuda dos universitários :).

Me decepcionei um pouco com o meu amd ryzen, mas não sei se é modelo, configuração, ou apenas sou um cara sem sorte :(

 

Em relação a orçamento, estava imaginando gastar entre 2k~2,5k.

 

Obrigado pela ajuda de vocês.

 

Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que baixar o MSI Afterbuner/RivaTuner e ver o que acontece quando tem esses drops. Joga em que resolução e configuração gráfica? A princípio o 2600 não é pra ser o gargalo, mas a 1060. O 9600 vai ser pouca coisa melhor em jogos e pior em multitarefas, é quase que um sidegrade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Shaman93 disse:

Tem que baixar o MSI Afterbuner/RivaTuner e ver o que acontece quando tem esses drops. Joga em que resolução e configuração gráfica? A princípio o 2600 não é pra ser o gargalo, mas a 1060. O 9600 vai ser pouca coisa melhor em jogos e pior em multitarefas, é quase que um sidegrade.

 

Ok, vou fazer o download e acompanhar. Jogo em 1024x768 stretched.

 

Hmmm, interessante demais isso, tava quase fazendo uma grande "**********" então :x

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ryzen 1000 e 2000 realmente não rendem bem no CS:GO, aqui tive R7 1700, R5 2600 e R5 2600X com bastante overclock(acima de 4GHz), RAM 3200MHz e em 2 placas mãe diferentes... todos tinham drops assim no CS:GO, as mini "travadas" sumiram após formatar e achar um driver de chipset mais estável, mesmo assim o jogo continuava caindo de 200 pra 130, 140fps e irritava bastante. Nos Ryzen 3000(tirando 3200G e 3400G), muda da água para o vinho, o CS fica praticamente o tempo todo acima de 240fps e sem quedas bruscas, o jogo realmente muda absurdamente. Um Ryzen 3600 aí já resolveria esse problema no CS, mas deve procurar se existe BIOS recente e estável para sua placa-mãe que reconheça um R5 3600

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, João Henrique R H disse:

Tenho uma configuração de PC super bacana mas que recentemente vem me deixando um pouco desconfortável principalmente quando jogo CSGO, FPS dropam bastante (ficando na casa de 100~150) e bastante travamentos, como se o jogo não estivesse fluindo legal.

 

esse problema pode estar sendo causado pela placa-mãe, que é muito basica para esse 2600..

 

esse é o problema, as pessoas compram coisas desproporcionais quando envolvem o ryzen (placa barata e simples com processador mais exigente) e depois acha que a culpa é da amd..

 

teu processador exige pelo menos, uma b350.. essas a320 sao boas para no maximo um 1600 e olhe lá.. sao placas de segmento de entrada mesmo que se acomodam melhor com as APU's, por exemplo

 

dia desses aqui tinha um cara q comprou um 3800x colocando numa a320 e reclamando tb.. ai é dose né..

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Igor Nunes_499284 Tenho o 2600 e não tenho esses drops. Uso a 3.975 GHz, mas mesmo em stock não tem drop. RAM a 3066 MHz CL 16. Não entendi o que seria 'driver de chipset mais estável', nunca tive problema com nenhum. Se depois de formatar resolvia, é um forte indicativo que o problema era de software, algo que você instalava, fazia ou modificava no PC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Shaman93 disse:

@Igor Nunes_499284 Tenho o 2600 e não tenho esses drops. Uso a 3.975 GHz, mas mesmo em stock não tem drop. RAM a 3066 MHz CL 16.

Aqui usava a 4.3GHz e RAM 3333 CL14 numa Prime X370-Pro, na maioria dos jogos rendia perto de um Intel a 5GHz, mas no CS:GO especificamente era um desastre. Um amigo meu comprou um R5 1600 e eu um R7 1700, no começo rodavam stock e com ram 2400CL17 em B350 diferentes, um com 1070Ti, outro Vega 56, os drops eram insanos, com overclock e uma RAM melhor tivemos um boost na performance, mas ainda continuou bem desagradável em comparação com um R5 3600, quedas para 130fps quebravam o nosso competitivo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Igor Nunes_499284 disse:

Aqui usava a 4.3GHz e RAM 3333 CL14 numa Prime X370-Pro, na maioria dos jogos rendia perto de um Intel a 5GHz, mas no CS:GO especificamente era um desastre. Um amigo meu comprou um R5 1600 e eu um R7 1700, no começo rodavam stock e com ram 2400CL17 em B350 diferentes, um com 1070Ti, outro Vega 56, os drops eram insanos, com overclock e uma RAM melhor tivemos um boost na performance, mas ainda continuou bem desagradável em comparação com um R5 3600, quedas para 130fps quebravam o nosso competitivo

Tem um CPU-Z validator, prints ou algo do tipo pra confirmar? Achei muito estranha essa história, tanto conseguir 4.3 GHz (1% ou menos dos chips deve chegar nisso), quanto RAM 3333 MHz CL 14 (também, algo tipo 1% dos chips deve conseguir... E você alega que atingiu ambos, feito pra seguramente 1 a cada 1000 chips ou menos) quanto enfrentar gargalo, ainda mais com esse OC extremo. Eu diria que pode ser OC instável, mas você diz que mesmo em stock tinha problemas. Algumas dúvidas que me levam a não botar fé:

Como posso, então, eu ter uma configuração bem mais modesta, com OC bem mais leve, e não ter gargalo? 🤔
Como os fóruns não estão abarrotados com reclamações de processadores Zen e Zen+?
Como cheguei em DMG sem perceber gargalo no meu setup?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

esse problema pode estar sendo causado pela placa-mãe, que é muito basica para esse 2600..

 

esse é o problema, as pessoas compram coisas desproporcionais quando envolvem o ryzen (placa barata e simples com processador mais exigente) e depois acha que a culpa é da amd..

 

teu processador exige pelo menos, uma b350.. essas a320 sao boas para no maximo um 1600 e olhe lá.. sao placas de segmento de entrada mesmo que se acomodam melhor com as APU's, por exemplo

 

dia desses aqui tinha um cara q comprou um 3800x colocando numa a320 e reclamando tb.. ai é dose né..

Interessante, imaginei que poderia ser algo relacionado a minha placa-mãe, mas realmente não tenho tanto conhecimento a ponto de ter certeza.

Seria interessante eu investir em uma placa que melhor como a b350 que você comentou e em seguida para um ryzen 3600 então? Outra dúvida, caso compre só a placa-mãe hoje, teria que investir em algo mais? Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Shaman93 disse:

Tem um CPU-Z validator, prints ou algo do tipo pra confirmar? Achei muito estranha essa história, tanto conseguir 4.3 GHz (1% ou menos dos chips deve chegar nisso), quanto RAM 3333 MHz CL 14 (também, algo tipo 1% dos chips deve conseguir... E você alega que atingiu ambos, feito pra seguramente 1 a cada 1000 chips ou menos) quanto enfrentar gargalo, ainda mais com esse OC extremo. Eu diria que pode ser OC instável, mas você diz que mesmo em stock tinha problemas. Algumas dúvidas que me levam a não botar fé:

Como posso, então, eu ter uma configuração bem mais modesta, com OC bem mais leve, e não ter gargalo? 🤔
Como os fóruns não estão abarrotados com reclamações de processadores Zen e Zen+?
Como cheguei em DMG sem perceber gargalo no meu setup?

Das últimas levas praticamente qualquer 2600X conseguia 4.25, 4.3 com 1.45V em X370 ou X470. Na RAM 3333CL14 na verdade é ruim pra um chip Samsung B-Die e tá bem longe de 1% gold, hoje eu rodo as mesmas RAM a 4000MHz CL16 e não é nada demais para esses chips, tem gente que consegue muito mais. Aí a 4.25 e 3400CL14 https://www.userbenchmark.com/UserRun/21731891 (inclusive aí tem uma Vega 56 que é realmente 1% gold, mas o CPU e RAM, não). 

 

Em qualquer canto da Internet tem pessoas sofrendo quedas pra menos de 160, 180fps no CS:GO nessas gerações de Ryzen, basta procurar "ryzen low fps csgo", por muitos anos os fóruns foram abarrotados com esse "problema" e muitos tentaram criar soluções milagrosas como desligar o SMT e colocar um milhão de launch options. Tanto é que a AMD no lançamento dos Zen2 utilizou o ganho de desempenho no CS:GO como slogan, era sempre o primeiro jogo nos gráficos de comparações, com ganhos sempre acima de 30%, em alguns casos 40%. Claro que nem todos rodavam mal, alguns sistemas com Zen/Zen+ mantinham curiosamente um fps bem alto, mas até hoje ninguém sabe o motivo da inconstância dos Zen e Zen+ no CS:GO

adicionado 3 minutos depois
1 hora atrás, João Henrique R H disse:

Interessante, imaginei que poderia ser algo relacionado a minha placa-mãe, mas realmente não tenho tanto conhecimento a ponto de ter certeza.

Seria interessante eu investir em uma placa que melhor como a b350 que você comentou e em seguida para um ryzen 3600 então? Outra dúvida, caso compre só a placa-mãe hoje, teria que investir em algo mais? Obrigado

Sua placa-mãe é realmente bem básica e comporta poucos upgrades, mas ela não chega a limitar o Ryzen 2600, ainda mais num jogo em que o uso dos núcleos é tão baixo. As B550 já foram anunciadas e em breve chegarão aqui, algumas estão melhores que placas mãe X570; com seu orçamento, creio que dê para pegar uma boa B550 e o Ryzen 3600.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

32 minutos atrás, Igor Nunes_499284 disse:

Sua placa-mãe é realmente bem básica e comporta poucos upgrades, mas ela não chega a limitar o Ryzen 2600, ainda mais num jogo em que o uso dos núcleos é tão baixo. As B550 já foram anunciadas e em breve chegarão aqui, algumas estão melhores que placas mãe X570; com seu orçamento, creio que dê para pegar uma boa B550 e o Ryzen 3600

 

Entendi Igor, eu não sei se pode passar links aqui no fórum mas encontrei uma "promoção" de um ryzen 5 3600 e uma placa-mãe B450 por 2,3k me parece que está dentro do que vocês vem comentando aqui no fórum, acredita que dessa forma conseguiria encontrar um melhor desempenho?

 

Obrigado,

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, João Henrique R H disse:

 

 

Entendi Igor, eu não sei se pode passar links aqui no fórum mas encontrei uma "promoção" de um ryzen 5 3600 e uma placa-mãe B450 por 2,3k me parece que está dentro do que vocês vem comentando aqui no fórum, acredita que dessa forma conseguiria encontrar um melhor desempenho?

 

Obrigado,

 

Abraços

De nada 👍. Pode passar os links tranquilamente. O desempenho nos jogos em geral provavelmente será imperceptível, a diferença maior do 3600 seria mesmo no CS:GO e em jogos que exigem latência baixa do CPU, como Far Crys, GTA V Online e Assassins Creed Origin e Odyssey, mas com a GTX 1060 provavelmente você só vai sentir diferença mesmo no CS:GO, por isso seria muito bom analisar se essa diferença de preço vale a diferença de desempenho para você(como eu jogo CS:GO diariamente, valeu bastante a pena o upgrade). A B450 também não aumentaria diretamente o desempenho, mas abriria uma gama grande para upgrades futuros, como um Ryzen 4800X e também liberaria o overclock. Só tens que ficar esperto, muitas B450 são excelentes, mas também algumas são bem mixurucas 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Igor Nunes_499284 disse:

De nada 👍. Pode passar os links tranquilamente. O desempenho nos jogos em geral provavelmente será imperceptível, a diferença maior do 3600 seria mesmo no CS:GO e em jogos que exigem latência baixa do CPU, como Far Crys, GTA V Online e Assassins Creed Origin e Odyssey, mas com a GTX 1060 provavelmente você só vai sentir diferença mesmo no CS:GO, por isso seria muito bom analisar se essa diferença de preço vale a diferença de desempenho para você(como eu jogo CS:GO diariamente, valeu bastante a pena o upgrade). A B450 também não aumentaria diretamente o desempenho, mas abriria uma gama grande para upgrades futuros, como um Ryzen 4800X e também liberaria o overclock. Só tens que ficar esperto, muitas B450 são excelentes, mas também algumas são bem mixurucas 

Oi Igor, seria este:

https://www.pichau.com.br/amd/pichau-kit-upgrade-amd-ryzen-5-3600-asus-prime-b450m-gaming-br

 

Obrigado pelo comentário. Tens noção como ficaria o fps? Não sei como é pra ti.

 

Novamente, agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, João Henrique R H disse:

Interessante, imaginei que poderia ser algo relacionado a minha placa-mãe, mas realmente não tenho tanto conhecimento a ponto de ter certeza.

Seria interessante eu investir em uma placa que melhor como a b350 que você comentou e em seguida para um ryzen 3600 então? Outra dúvida, caso compre só a placa-mãe hoje, teria que investir em algo mais? Obrigado

 

seria bom uma b450 nesse caso, eu indicaria a b450m aorus ou a b450m steel legend q é a que tenho atualmente.. 

 

tb tem umas da msi, mas essas ja beiram quase 1000 reais, ai nao vejo vantagem

 

 

so fuja da b450 da asus q nem dissipador nos vrms tem e custa quase os olhos da cara.. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, João Henrique R H disse:

Oi Igor, seria este:

https://www.pichau.com.br/amd/pichau-kit-upgrade-amd-ryzen-5-3600-asus-prime-b450m-gaming-br

 

Obrigado pelo comentário. Tens noção como ficaria o fps? Não sei como é pra ti.

 

Novamente, agradeço

Tranquilo. Não sei exatamente como ficaria o desempenho, pois não cheguei a testar com RAM 2666MHz, mas será um salto considerável, provavelmente nunca verá abaixo de 200fps. Essa B450 Asus Prime não é uma opção legal, por causa da falta de dissipadores nos VRM. As que o Rodrigo indicou são muito boas e confiáveis, uma pena é que o dólar altíssimo elevou o preço delas de 550 para mais de 800 reais, mas continuam sendo ótimas placas. Também tem essa numa promoção interessante, ela lida bem de maneira saudável até Ryzen 7 3800X com OC moderado https://www.kabum.com.br/produto/98076/placa-m-e-gigabyte-b450m-ds3h-amd-am4-matx-ddr4 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Igor Nunes_499284 disse:

Tranquilo. Não sei exatamente como ficaria o desempenho, pois não cheguei a testar com RAM 2666MHz, mas será um salto considerável, provavelmente nunca verá abaixo de 200fps. Essa B450 Asus Prime não é uma opção legal, por causa da falta de dissipadores nos VRM. As que o Rodrigo indicou são muito boas e confiáveis, uma pena é que o dólar altíssimo elevou o preço delas de 550 para mais de 800 reais, mas continuam sendo ótimas placas. Também tem essa numa promoção interessante, ela lida bem de maneira saudável até Ryzen 7 3800X com OC moderado https://www.kabum.com.br/produto/98076/placa-m-e-gigabyte-b450m-ds3h-amd-am4-matx-ddr4 

 

Igor, muito obrigado pelos esclarecimentos. Seguindo seu comentário fui procurar um pouco (e encontrei em outro comentário seu no fórum) e vi que na realidade também tenho um problema de memória RAM pois meu monitor é 144HZ e as memórias podem estar atrapalhando isso.

 

Fiz um balanço e acredito que vá seguir comprando a placa-mãe apontada por ti e duas novas memórias de 8GB 3200 MHz da hyperx (https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=77849), manterei meu processador por enquanto e quem sabe mais pro fim do ano inicio do ano que vem faço o upgrade dessa peça.

 

No seu ponto de vista, é uma boa? 

 

Novamente, agradeço sua disponibilidade :)

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, João Henrique R H disse:

 

Igor, muito obrigado pelos esclarecimentos. Seguindo seu comentário fui procurar um pouco (e encontrei em outro comentário seu no fórum) e vi que na realidade também tenho um problema de memória RAM pois meu monitor é 144HZ e as memórias podem estar atrapalhando isso.

 

Fiz um balanço e acredito que vá seguir comprando a placa-mãe apontada por ti e duas novas memórias de 8GB 3200 MHz da hyperx (https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=77849), manterei meu processador por enquanto e quem sabe mais pro fim do ano inicio do ano que vem faço o upgrade dessa peça.

 

No seu ponto de vista, é uma boa? 

 

Novamente, agradeço sua disponibilidade :)

 

Abraços

De nada. Bom, hoje em dia as coisas mudaram bastante, os Zen2(Ryzen 3000) não precisam de um clock de memória tão alto, 2666MHz já estaria bacana para o Ryzen 3600. O ganho no CS:GO trocando o 2600 para o 3600 será bem maior que trocando a ram de 2666 para 3200. 

adicionado 3 minutos depois

Sendo sincero, se eu estivesse em sua posição, eu procuraria saber se esse seu modelo de A320 tem uma BIOS legal para o Ryzen 3600 e iria utilizando ela mesmo, junto das RAM 2666MHz, já teria um desempenho excelente. Esperaria as B550, devem vir um pouco mais caras que essas B450 que citamos, mas virão muito mais fortes, batendo várias X570 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 03/06/2020 às 16:42, João Henrique R H disse:

Boa tarde/dia pessoal,

 

Tenho uma configuração de PC super bacana mas que recentemente vem me deixando um pouco desconfortável principalmente quando jogo CSGO, FPS dropam bastante (ficando na casa de 100~150) e bastante travamentos, como se o jogo não estivesse fluindo legal.

 

Config atual:

PROCESSADOR AMD Ryzen 5 2600 3.4GHz / 3.9GHz
COOLER Cooler BOX Original
placa-mãe A320M DDR4 Socket AM4
MEMÓRIA 16GB (2x8GB) DDR4 2666MHz
PLACA DE VÍDEO GeForce GTX 1060 6GB GDDR5 192bit
Armazenamento HD Toshiba 1TB Sata III 3.5" 7200RPM, HDWD110XZSTA
Armazenamento - SSD 240GB Sata III 6GB/s
Fonte AeroCool KCAS 500W Bronze 80 Plus, EN53367

 

Estava querendo migrar para um processador Core i5 9600kf, mas antes disso pensei em passar por aqui e buscar ajuda dos universitários :).

Me decepcionei um pouco com o meu amd ryzen, mas não sei se é modelo, configuração, ou apenas sou um cara sem sorte :(

 

Em relação a orçamento, estava imaginando gastar entre 2k~2,5k.

 

Obrigado pela ajuda de vocês.

 

Abraços

 

Antes você precisa atualizar a BIOS dessa A320 para a última versão que seja compatível com o RYZEN 5 3600

 

Verifica no suporte dessa placa lá no site da fabricante, se a última bios possui suporte para os RYZEN 5 3600

 

O RYZEN 5 3600 possui o mesmo desempenho do RYZEN 7 3700x no Counter Strike: Global Offensive / CS:GO

https://www.sweclockers.com/test/27760-amd-ryzen-9-3900x-och-7-3700x-matisse/21#content

 

LhxrpGE.png

 

17653?key=63859d22896bb205d909128e015a33


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...