Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc reinicia a 2 anos e ninguém descobre o problema


Posts recomendados

Olá! Já aviso que lá vem textão rs 😧

Sou designer gráfico em dezembro de 2018 adquiri uma máquina com a seguinte configuração: 

Placa Gigabyte GaH110m-s2v 

Proc. Core i5 7400 kabylake 

RAM 8GB HyperX ddr4 2400mhz

Placa de vídeo geforce 1050ti 

Windows pro 10

.

.

Ok vamos lá. Vou contar a história desde o início pra que seja possível uma visão panarômica dos problemas deste pc. 

 

Logo nas primeiras semanas de uso, o vídeo sumia. Problema que atribui ao monitor ser antigo e a placa ser conectada através de HDMI. Como eu usava um adaptador de Hdmi para DVI, quando sumia o vídeo eu simplesmente reiniciava e voltava ao normal. Fui ignorando o problema. Até que ele não dava mais vídeo. 

 

Um amigo técnico veio á minha casa, e me recomendou a compra de uma fonte mais potente. Coloquei uma Corsair 500w reais. Nada.

Comprei um monitor novo, 800 paus. Nada. O problema persistia. Tirei a placa de vídeo, e isso resolvia. Passei a utilizar a off board mesmo. 

 

Passado algum tempo, o computador passou a desligar como se eu tivesse arrancado da tomada (eu uso atualmente um nobreak ragtech, antes era um mais um antigo, porém com nobreaks ou direto na tomada, o problema acontece), e logo em seguida ao desligamento ele reinicia. Isso costuma acontecer 2 a 3 vezes seguidas, e ás vezes entra num processo de looping disso. Porém isso não acontece repetidamente em vários dias. 

 

Pois bem, levei ao técnico suspeitando de problemas na placa-mãe, e na mesma oportunidade levei também a placa de vídeo pra testarem. Constastaram que a placa estava ruim, mas que não havia absolutamente nada de errado com o meu computador. Consertaram um botão de power que estava quebrado. Levei a máquina pra casa, e upei a RAM com mais 8gb. 

 

Levou umas 2 semanas e o problema aconteceu de novo. Voltei com o pc pro técnico, como eles haviam testados toda a parte de hardware, só podia ser software. Formataram o pc. 

 

Ficou 2 meses lindo, nenhum problema. Eis que essa semana, o problema volta a acontecer. Já recuperei o sistema, atualizei drivers, testei conectores de power e reset da placa-mãe, troquei os cabos do hd, inverti slots dr RAM. Todo tipo de teste de hardware já foi feito nesse computador. Inclusive já testei várias soluções sobre bugs de atualização do windows 10, nada resolveu. Os técnicos fizeram também testes de superaquecimento, verificaram se a pasta térmica tava ok, forçaram todos os componentes separados e juntos e nenhum deu sinal de estar com defeito. 

 

Uma vez o pai de uma amiga levantou a dúvida de que a bios da placa estava desatualizada, porém ela está com a versão mais recente que é de abril de 2018. 

 

O PIOR dessa situação, é que esse problema NUNCA aconteceu quando estava nas mãos dos técnicos. Ele acontece de forma completamente aleatória em períodos de tempo espaçados e aparentemente sem eventos especiais. Geralmente quando acontece, eu faço vários testes, nada resolve, eu desligo e deixo pra lá. No dia seguinte ele liga e funciona normalmente como se nada tivesse acontecido. E isso já aconteceu dessa forma várias vezes. 

 

As últimas suspeitas eram sobre a luz da minha casa não suportar todos os aparelhos da casa. Gastei 360 a menos de 1 semana, renovando todo o sistema elétrico da minha casa. E nada. Ele acabou de começar a desligar e ligar sozinho. Fiz os testes de cabo sata e cabo do power agora mesmo, e nada funciona. Quando ele começa nesse processo parece aqueles bonecos de jogos que travam em pedaços de cenário e não saem mais. 

 

As minhas últimas alternativas são:  receber uma ajuda de alguém aqui, ou levar no vaticano pra fazerem um exorcismo. 

 

Agradeço muitíssimo a quem ler tudo isso e tentar ajudar. Obrigada! 

 

Edit: a parte frontal e dos fundos, nas entradas usbs dão choques as vezes. Uma das frontais até queimou recentemente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Débora, nobreaks baratos (e "barato" é qualquer coisa abaixo de 1500 ~ 2000 reais) não devem ser usados em PCs. Eles possuem o mesmo problema que os estabilizadores, convertem a onda da eletricidade que chega em retangular, o que danifica a fonte. É o mesmo problema trazido pelos estabilizadores, que também não devem ser usados nunca.

 

Você diz que testou na tomada e também acontece o problema, mas se usou com o nobreak pode ser que já tenha danificado a fonte.

A questão de choques é porque sua residência não tem aterramento funcional.

E por fim, achei R$ 360 meio extremamente barato pra renovar todo o esquema elétrico de uma casa. Um preço realista seria de várias vezes isso, mesmo pra uma casa pequena. O eletricista (foi um eletrcisita? rs) que fez é qualificado/confiável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 olá, obrigada pela atenção! Sobre a elétrica não foi exatamente um reparo geral, o eletricista avaliou os problemas que haviam (quadros velhos e essas coisas)  fez um upgrade com peças recentes e seguras. Ele é funcionário da Rio luz, órgão responsável pela energia pública aqui no Rio de janeiro. Tem que ter no mínimo uma formação técnica. Porém descarto essa hipótese da energia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Débora Navega disse:

Sobre a elétrica não foi exatamente um reparo geral, o eletricista avaliou os problemas que haviam (quadros velhos e essas coisas)

Olá Débora, se me permite um palpite. Neste "reparo geral" dado pelo profissional, você saberia dizer se especificamente a tomada na parede onde o PC é ligado, seja diretamente ou através do nobreak, foi verificada?
Eu sei, eu sei... eu sei que se o problema fosse na tomada ou uma outra falha na rede elétrica da residência o nobreak deveria corrigir ou segurar (em tese), ao menos um nobreak de qualidade faria, o que acaba nos induzindo a acreditar ser o problema o próprio PC, mas como todas as hipóteses estão sendo exploradas, até mesmo a qualidade do nobreak, não custa nada verificar, caso não tenha sido, se a tomada na parede está em boas condições, se não há algum mau contato, oxidação, umidade, maresia, ferrugem, etc. 
image.png.b31b474be902f3d366bf8667bd1dc20e.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...