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PC congelando e dando telas azuis


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Olá, tenho um SSD Kingston A400 de 480gb, comprado em Dezembro de 2019. Até agora comecei a perceber alguns problemas nele, que vou listar aqui.

Primeiro, a cópia de arquivos é muito lenta, quando eu vou copiar algum arquivo de 5gb por exemplo pro meu HD, ou vice versa, os 3 primeiros segundos ele copia com a velocidade máxima (300-200mb/s) depois desce pra 3mb/s e fica regulado em 20-30mb/s. Enquanto o SSD está com seu uso em 100%, (Não tem nada em segundo plano utilizando o SSD) o uso do HD fica entre 5-20%, o que significa que o culpado pela cópia de arquivos é o SSD. Mas o Windows e outros programas carregam normalmente sem lentidão. Isso aconteceu uma vez e manteve assim por 3 dias, depois parou por 2 semanas. Depois voltou por 1 dia e parou. Atualmente a cópia de arquivos está normal.

Segundo problema, o PC está dando telas azuis aleatoriamente quando o PC não está em uso. Foram 3 vezes já desde que comprei o SSD. A primeira vez que isso aconteceu foi o código de erro NTFS. Quando reiniciado pediu para fazer um Checkdisk. A segunda, Unexpected Store Exception. A terceira vez, também Unexpected Store Exception. As duas últimas vezes que deu tela azul eu não estava presente no quarto em que o PC estava, só percebi que ele reiniciou sozinho e quando olhei no Relatório de Erros do Windows apareceu "Encerramento inesperado - BlueScreen" com o ID de compartilhamento de memória 0x154_c0000006_c000000e_nt!RtlDecompressBufferXpressLz.

Terceiro problema, já aconteceu 4 vezes a última vez agora, antes de eu escrever esse texto. o PC trava inteiro e a única solução é reiniciar pelo botão reset. Quando reiniciado, o PC demora mais que o normal para sair da tela de POST da fabricante da placa-mãe, e vai direto pra bios. Na bios, existe a ausência do SSD, apenas o HD está presente. Se eu desconectar o SSD enquanto o PC está ligado e reiniciar o PC, (sei que isso pode queimar) o SSD volta a ser reconhecido e carrega o Windows normalmente. Esse problema aconteceu dia 14 e 21 de maio, 2 e 3 de junho. Dia 2 de junho tive uma tela azul e o travamento do sistema no mesmo dia.

O que posso fazer? Devo contactar o suporte da Kingston? Tenho que fazer um RMA? Enquanto digito este texto estou fazendo o backup dos meus arquivos importantes.

 

Vou anexar um vídeo dentro de um ZIP do problema do travamento total do sistema.

Vídeo_SSD_Problema.zip

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BIOS atualizado? Temperaturas normais? Está usando estabilizador ou no-break? Possui aterramento? Fez algum overclock em memória ou processador? Fez algum undervolt? Já tentou usar memórias em slots diferentes e em separado, caso esteja usando mais de uma? Verificou no manual da placa-mãe como usar dual channel, caso esteja utilizando? Olhou no manual da placa-mãe e do processador qual o máximo de RAM suportada e a frequência, pra ver se está dentro dos parâmetros?

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez, depois testar os pentes juntos e em slots diferentes também):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito ou teste com outro, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo. (pode ser usado em qualquer HD/SSD)

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable (pode ser usado em qualquer HD/SSD), em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

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