Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

o.c corsair vengeance rgb 3200mhz


Posts recomendados

Boa tarde srs.

Tenho 2x8gb 3200mhz corsair vengeance rgb pro e pelo thaipoon elas possuem chip samsung b-die.

Rodam de fábrica em xmp com 16-18-18-36 a 1.35v porém gostaria de tentar subir para 3600mhz. Alguém que entenda saberia dizer quais latencias e tensão poderia setar para tentar subir?

 

placa-mãe: asus z390-e gaming

processador: i9 9900k rodando com 5.0ghz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe receita de bolo pra overclock. Eu experimentaria subir a tensão pra 1.37~38 e ir elevando a frequência sem mexer nos timings por enquanto. Sobe aos poucos, 3300, 3333, 3400 e por aí vai. A cada passo roda uns 15 minutos de Prime95 (large FFTs) e mais 15 minutos de OCCT (dados grandes) pra garantir uma estabilidade mínima. No final, rodaria pelo menos 1 hora de cada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Victor Abritta disse:

@Shaman93 Tu acha que simplesmente subindo um pouco a tensão da memória ja é suficiente para subir o clock? Eu tentei jogar pra 3333 direto e aceitou, 3400mhz sem mexer em absolutamente nada não iniciou mais o pc.

Depende muito de sorte, tanto com o pente de RAM quanto com o controlador de memória do processador. Em alguns casos você pode pegar uma 3000 MHz, só jogar ela a 3600 e vai funcionar. Em compensação também tem casos em que míseros 100 MHz de aumento não pegam, mesmo que você aumente bastante a tensão. Pra saber até que ponto vale a pena afrouxar as latências pra aumentar a frequência, olha essa tabela:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1rqnHgPrG059fpOjArpc_nFSDVG1dsjw6y3o9ujf4hro/edit#gid=0

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Victor Abritta disse:

@Shaman93 Putz cara, me desculpe mas sou muito leigo no assunto de latencias. Nao entendi absolutamente nada dessa tabela .. 

Superficialmente, cada par frequência-latência CAS tem um número, quanto menor, melhor. Então, por exemplo, 3200 MHz CL 16 tem desempenho um pouco inferior a 3000 MHz CL 14, mesmo com frequência mais alta. Se pra subir a 3600 você tiver que colocar CL 18 já não vale a pena, pois o desempenho é o mesmo de 3200 CL 16.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93

Entendi .. as minhas tem descrito no Thaipoon isso: 

 

Minimum Timing Delays

15-15-15-36-50

 

Part Number

CMW16GX4M2C3200C16

 

XMP Certified

1600 MHz / 16-18-18-36-54 / 1,35 V

 

Die Density / Count

8 Gb B-die (20 nm) / 1 die

 

 

 

Mt provavelmente por serem C16 então nao compensaria jogar para 18 e tentar subir para os 3600mhz pelo que você acabou de explicar. No teste de memória do AIDA64 deram esses resultados 

cachemem.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho a opinião de deixar a tensão original, se precisar ai aumenta, as vezes aumenta tensão sem necessidade.

 

Eu rodo uma Kingston Hyper X 2400Mhz e outra 2133mhz a 3333MHz com latencias 20-19-19-19 1T

Mais apertado que eu consegui com a tensão original, overclock rápido, ainda não tirei tempo de brincar e talvez baixar um pouquinho o clock e baixar as latencias, ou manter o clock, baixar as latencias e aumentar a tensão.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Vi em um video de um youtuber famoso ele upando para 1.45v e jogando para 18-19-19-38 subindo de 3200 para 3733mhz ... porém era ryzen 3 geração e as memórias adata xpg d41

 

entretanto as latencias, fabricante, die e clock são as mesmas das minhas. não sei se aplicaria pra intel o mesmo procedimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Se originalmente são 2400 MHz CL 14, estão mais lentas com o overclock. 12,01 ns de acesso com o OC e 11,67 ns em stock. Dá uma olhada na tabela que postei, pode confirmar usando o benchmark do Aida64. Minhas sugestões são tentar 2666 CL 14 ou 3000 CL 16. Se a tensão tá 1.2 V, colocar 1.35 V.

@Victor Abritta Repito pela terceira vez... Quando se trata de OC, cada caso é um caso. Não há garantia alguma que OC que funcionou pra fulano vá funcionar pra você, por mais que todas as peças sejam idênticas. Depende da sua sorte com a qualidade do silício do controlador de memória do processador e dos pentes de memória. Pessoalmente, eu não passaria de 1.4 V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior que não estão não, testei no Aida, em jogos também, vou ver se faço comparação em Stock e em overclock que to usando.

Em jogos principalmente o clock maior me surtiu uma estabilidade nos FPS

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo @Shaman93 vcs conhecem algum aplicativo do tipo do D-RAM calculator que existe para ryzen mas que seja pra intel? existe algum que poderia me auxiliar em questao de tensão e posteriormente latencias? até 1.4v não tem nenhum tipo de risco de queimar as memorias? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Victor Abritta disse:

@Eduardo @Shaman93 vcs conhecem algum aplicativo do tipo do D-RAM calculator que existe para ryzen mas que seja pra intel? existe algum que poderia me auxiliar em questao de tensão e posteriormente latencias? até 1.4v não tem nenhum tipo de risco de queimar as memorias? 

 

Samsung B-die segura até uns 1.45 V ou até um pouco mais que isso com ventilação caprichada e temperatura ambiente baixa, 1.4 não tem risco. Mas é aquilo, quanto menos, melhor. Você quer a tensão mínima, abaixo da qual já não é estável. Sobre calculadora não sei, mas a própria do Ryzen não é essa maravilha que parece, tá mais pra um compilado de OCs que deram certo + recomendações. Eu sugiro mais ou menos o seguinte, bota a frequência que você quer e a latência CAS que quer, o resto deixa em auto. Tensão bota entre 1.35 e 1.4, a tendência é que em 1.35 você vá subindo um pouco e em 1.4 vá descendo conforme ajusta. Pra testar estabilidade recomendo o OCCT ou o Prime95 large, geralmente dá erro nos primeiros minutos, mas roda 1 hora pra garantir. Se tiver instável, baixa a frequência e/ou sobe a tensão (observando o limite de 1.4). Os subtimings (que tavam em auto) você tuna depois disso, vai descendo e testando estabilidade novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 eu nao entendo de latencia, cas, essas coisas .. nao sei por onde ou qual valor começar entende? só sei que a tensão 1.35v era a recomendada em xmp mas não sei se pode subir mais do que isso. e vi que dependendo do overclock no processador junto com o overclock da ram pode gerar algum tipo de instabilidade. nao sei se isso procede também

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...