Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GTX 1660 Super batendo 100% de uso no navegador e computador travando


Posts recomendados

Boa noite pessoal

 

Recentemente adquiri um computador com a seguinte configuração:

 

placa-mãe ASRock A320M-HD, AMD AM4

Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz

2x Memória DDR4 Kingston HyperX Fury 8GB 3000MHz Black

Fonte Cooler Master MWE V2 550W 80 Plus Bronze PFC Ativo

Galax GTX 1660 Super

SSD Kingston 480GB

HD Seagate 500GB

 

Pois bem. Esse computador, com toda sua força, apesar de estar rodando jogos como COD:WZ, no Ultra em Full HD, tem apresentado travamentos chatos no uso simples, como navegador, word, whatsapp. Do nada, durante o uso a trabalho, começa a apresentar esses lags e travamentos. Estou monitorando o gerenciador de tarefas e vi que justamente quando o problema começa, a VGA dá um pico de uso e salta de 2% para 100%, e assim que o computador destrava ou o lag passa (cerca de 2, 3 segundos) o uso volta ao normal.

 

Está impossível usar o computador para trabalhar, ver vídeos no youtube etc. Por incrível que pareça, quando jogo (GTA V, COD Warzone), nunca apresentou travamento.

 

Já tentei desativar a aceleração de hardware no navegador e não adiantou.

 

Pesquisei aqui e em outros fóruns e encontrei várias pessoas com os mesmos problemas usando essa config, normalmente um R5 3600+ GTX 1660... Entretanto, em nenhum tópico se chega a uma solução. Alguns indicam atualização da bios, outros reinstalação de drivers, mas nada resolve o problema, apenas ameniza e diminui a frequência das travadas.

 

Um colega, com a mesma configuração, também teve esse problema, mas o que estava batendo 100% de uso nas travadas era o CPU. Levou ao técnico que indicou "bad blocks" no SSD dele, que por acaso é do mesmo modelo que o meu.

 

No meu caso, passei o HD Tune Pro para avaliar o SSD e o HD, e não houve nenhum erro encontrado pelo error scan.

 

Alguém já lidou com esse tipo de problema? O vocês me recomendam fazer?

WhatsApp Image 2020-06-04 at 16.57.39.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual a versão do seu windows? ele está atualizado? você baixou os drivers todos direto do site da fabricante ou usou tranqueira tipo driver booster pra fazer o serviço? sua placa está com bios atualizada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira

 

Meu windows 10 está na versão 1903, creio que esteja atualizado.

 

Não uso driverbooster nem nada do tipo. Os drivers instalados foram o de áudio (realtek HD), baixado diretamente do site da fabricante da placa-mãe, e o da VGA, baixado no site da nvidia.

 

A versão da BIOS é a 5.40, foi atualizada na loja para dar suporte ao processador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

@Matheus Oliveira_752582 você ou a pessoa q atualizou, baixou esse driver antes de atualizar a bios?

 

fonte: https://www.asrock.com/mb/AMD/A320M-HD/index.br.asp#BIOS

Sem título.jpg

 

Cara, não sei dizer. A máquina foi comprada no site terabyte shop. Vou entrar em contato com eles e questionar sobre isso.

 

Todavia, verifiquei esse Display Recovery SOP para ver quais poderiam ser os prejuízos da instalação, e parece que na verdade isso está relacionado com o vídeo onboard, e meu processador não possui vídeo integrado, então acho que meu problema não tenha relação com isso.

 

Veja:

 

imagem.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Oliveira_752582 baixa esse esse driver e instala e veja se melhora.

 

sendo franco, eu se fosse você também já atualizava a BIOS pra mais recente e colocava um windows mais recente e atualizado na versão Win10 1909/2002 pra não ter dor de cabeça. isso aí com certeza é bug de driver. terabyte vai te responder na semana que vem, com sorte kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Farei isso. Vou reinstalar todos os drivers, atualizar a bios e o windows.

 

Como o problema vai e vem sem avisar, peço que mantenham o tópico aberto para que futuramente eu retorne e informe os resultados, sejam positivos ou não, tendo em vista que nos outros tópicos onde esse problema é citado não há nenhuma solução ao problema

 

Agradeço pela ajuda @Caio Ferreira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...