Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen APU e dual channel: posso usar pentes de 4GB e 8GB juntos?


Posts recomendados

Olá a todos, recentemente adquiri um kit com

×Processador AMD Ryzen 3 3200G 3.6GHz (4.0GHz Turbo) 4/4 C/Cooler AM4 C/ Video

×Memória DDR4 Geil Evo Potenza 8GB 3000MHz Black

×placa-mãe Colorful A320M-K PRO V14, Chipset A320, AMD AM4, MATX, DDR4

E pretendo usar ele na apu pois só ela ira me satisfazer pros meus jogos porém a apu dos ryzen só funcionam bem com 2 pentes de rams então pensei em pegar um usado ou importar um do aliexpress que sai bem mais barato.

A minha dúvida é se eu posso fazer esse dual channel usando 1 pente de 8 (no caso esse citado acima) + um de 4gb ou precisa ser os 2 pentes de 8gbs para a APU ter um bom desempenho? 

Agradeço desde já!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Nathanzin Olá!

 

Você pode colocar um pente de 4GB junto com o de 8GB. Contudo, o resultado não será um dual channel, mas um flex channel. Nesse sistema, metade da memória de 8GB (ou seja, os primeiros 4GB) ficará em dual channel com a memória de 4GB, enquanto a parte restante irá operar em single channel.

 

Como você vai usar o vídeo integrado, melhor pegar outra memória de 8GB, nem que você espere um pouco. O vídeo integrado vai usar parte da sua memória ram, e o restante não será suficiente para ficar apenas na parte em que o dual channel estará ativado.

 

Com o dual channel ativado, dá para jogar quase qualquer coisa bem com esse sistema, incluindo jogos como GTA V e PUBG, por exemplo. Você só precisa regular as opções gráficas.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...