Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lote defeituoso? Tópico investigativo: fontes Corsair CX e TX estourando


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Em 28/11/2020 às 07:21, donzomaker disse:

Ainda agora achei uma nota fiscal de uma fonte que eu comprei da Corsair em 2015 (25 de Agosto).

Sua unidade deve ter vindo com defeito... Usei uma do mesmo modelo por uns 7, 8 anos, nunca fez barulho.
 

Em 28/11/2020 às 07:21, donzomaker disse:

O que tem de tão bom na Corsair para as pessoas recomendarem tanto?

Simplesmente são decentes e oferecem um custo benefício interessante. Projeto atual, componentes razoáveis, mecanismos de filtragem e proteção bem dimensionados, etc.
 

Em 28/11/2020 às 07:21, donzomaker disse:

Tem capacitor japonês pelo menos na série CX? se não tiver, então é igual as Cougar, Cooler Master e EVGA da vida.

Em geral usam Chemi-Con, Su'scon, Samxom, Teapo. Variam de decentes a bons. Não entendi muito bem a comparação com Cougar, CM e EVGA... São marcas que, apesar de terem fontes ruins, também tem muito boas (Cougar GX-F, CM Masterwatt Maker, EVGA Supernova G2, pra citar alguns exemplo). São pouquíssimas as marcas e fabricantes de fontes que não tem pelo menos alguns modelos medíocres, e isso não é suficiente pra condenar a marca inteira.
 

Em 28/11/2020 às 07:21, donzomaker disse:

Claro que é melhor (e muito) que BR-X, PCYes, C3 e outras porcarias

PCYes não deveria estar nesse balaio... Tem as Shocker e Electro v2, fontes honestas e decentes.

 

Em 28/11/2020 às 07:21, donzomaker disse:

e até a Seasonic S12III (mais carinha)

Já viu algum review dessa fonte? O modelo antigo tinha problemas graves de proteção contra sub e sobretensão. Mesmo sendo Seasonic, fico com um pé atrás sem ver testes primeiro.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Olá, pessoal! Apesar de eu ter aprovado posts que discutem a qualidade de construção das fontes, peço que por favor mantenham o foco no tema do tópico - lotes defeituosos - daqui para frente. O objetivo deste tópico é tratar apenas do problema em questão. 

 

Este tópico estava muito movimentado enquanto o problema era frequente. Atualmente, parece ter "esfriado", o que indica que os lotes envolvidos podem ter esgotado ou ter sido recolhidos nas principais lojas. Em breve este tópico será fechado e arquivado junto com os demais tópicos de destaque deste setor.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bem, cheguei para reavivar o tópico então. Embora meu caso se aplique ao descrito já que efetuei a compra no final de abril. A minha é uma CX450. Comprei em abril porém não utilizei até meados de setembro mais ou menos pois foi quando terminei de comprar as outras peças. A princípio eu notava uns ruídos bem estranhos as vezes quando ligava a fonte. E ontem, cheguei em casa e pressionei o botão de power do pc e o disjuntor caiu. Tirei a fonta da tomada e coloquei de novo e então deu um estalo parecido com tiro e um breve clarão. Assim como a galera do tópico eu usei por um tempo e ontem veio apresentar isso. Tenho medo que isso tenha danificado algo mais além da fonte. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 horas atrás, Reeply disse:

Bem, cheguei para reavivar o tópico então. Embora meu caso se aplique ao descrito já que efetuei a compra no final de abril. A minha é uma CX450. Comprei em abril porém não utilizei até meados de setembro mais ou menos pois foi quando terminei de comprar as outras peças. A princípio eu notava uns ruídos bem estranhos as vezes quando ligava a fonte. E ontem, cheguei em casa e pressionei o botão de power do pc e o disjuntor caiu. Tirei a fonta da tomada e coloquei de novo e então deu um estalo parecido com tiro e um breve clarão. Assim como a galera do tópico eu usei por um tempo e ontem veio apresentar isso. Tenho medo que isso tenha danificado algo mais além da fonte. 

Provavelmente foi só a fonte, pois ela tem proteções para estes casos. Basta acionar a garantia, mas evite comprar CX ou TX por enquanto, apenas peça reembolso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Frib 2K4 disse:

Provavelmente foi só a fonte, pois ela tem proteções para estes casos. Basta acionar a garantia, mas evite comprar CX ou TX por enquanto, apenas peça reembolso.

Já acionei o RMA. Se Deus quiser as coisas vão ficar bem. Porque os preços de hardware estão zoados nessa pandemia.

Você acha que pelo que aconteceu pode ter danificado algo no pc? Esse é o meu maior cagaço hahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
9 horas atrás, Reeply disse:

Já acionei o RMA. Se Deus quiser as coisas vão ficar bem. Porque os preços de hardware estão zoados nessa pandemia.

Você acha que pelo que aconteceu pode ter danificado algo no pc? Esse é o meu maior cagaço hahah

Dificilmente causaria algum dano por conta das proteções da fonte, neste quesito pode ficar  tranquilo, aliás mais um motivo para se ter uma fonte de qualidade para casos como esse. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Frib 2K4 disse:

Dificilmente causaria algum dano por conta das proteções da fonte, neste quesito pode ficar  tranquilo, aliás mais um motivo para se ter uma fonte de qualidade para casos como esse. 

Maravilha meu caro. Assim que receber a nova do RMA atualizo vocês por aqui. Apesar dos problemas, eu confio bastante na corsair. Antes já usei fontes da marca sem problemas por anos. Mas falhas acontecem né...

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Reeply Eu recomendo apenas reembolso, pois como muitos relatos aqui dizem,  muitos receberam fonte nova do RMA com o mesmo problema, recomendo apenas que peça reembolso é compre outra que não seja CX ou TX. 

Se quiser recomendação de fonte pode até criar um tópico aqui no setor para auxiliá-lo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/12/2020 às 06:51, Frib 2K4 disse:

@Reeply Eu recomendo apenas reembolso, pois como muitos relatos aqui dizem,  muitos receberam fonte nova do RMA com o mesmo problema, recomendo apenas que peça reembolso é compre outra que não seja CX ou TX. 

Se quiser recomendação de fonte pode até criar um tópico aqui no setor para auxiliá-lo.

Pois é, eu pensei com relação a isso mas o maior problema é a alta do dolar... Eu iria ter que pagar bem mais caro em outra fonte nova e o dinheiro do reembolso acho que não iria cobrir.

Mas vou ver o que faço e se precisar de uma recomendação te dou ima chamada aqui! Valeu cara!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais uma vitima  e  em pesquisas percebi que outros sites nao comentaram sobre este "lote defeituoso da Corsair" no meu caso  aconteceu  isto : tenho uma corsair 650 adquirida em maio deste ano que deu um estalo e nao ligou mais  como estava na garantia entrei em contato com a kabum que me mandou enviar para eles  para pericia  mandei e me deram como resposta que a fonte estava condenada e que iriam me reembolsar o valor que eu paguei , o problema é que paguei na epoca  cerca de 420  reasi mais frete  e ele me mandaram  um email dizend o que   me dariam um este valor pois nao tem mais a fonte  , o prolblema é que com est valor na ocompro uma igual que hj em dia esta cerc de 570 reais fora o frete ,gostaria de saber se é isto mesmo ,pois o certo nao seria me mandarem outra fonte  ou o equivalente ,mais alguem passou por algo parecido ;? t

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, silvio romero mendonça disse:

mais uma vitima  e  em pesquisas percebi que outros sites nao comentaram sobre este "lote defeituoso da Corsair" no meu caso  aconteceu  isto : tenho uma corsair 650 adquirida em maio deste ano que deu um estalo e nao ligou mais  como estava na garantia entrei em contato com a kabum que me mandou enviar para eles  para pericia  mandei e me deram como resposta que a fonte estava condenada e que iriam me reembolsar o valor que eu paguei , o problema é que paguei na epoca  cerca de 420  reasi mais frete  e ele me mandaram  um email dizend o que   me dariam um este valor pois nao tem mais a fonte  , o prolblema é que com est valor na ocompro uma igual que hj em dia esta cerc de 570 reais fora o frete ,gostaria de saber se é isto mesmo ,pois o certo nao seria me mandarem outra fonte  ou o equivalente ,mais alguem passou por algo parecido ;? t

Infelizmente eles estão parcialmente amparados pelo CDC ao te dar o estorno do que pagou, em vez de substituir por outra igual (sob o argumento de que não tem disponível). Em tempos em que a economia e o país de forma geral vão de mal a pior, as lojas tem usado e abusado desse artifício. Teoricamente, fica a seu critério escolher entre o estorno e uma fonte "equivalente", o problema é determinar que que é equivalente... 

Tenta pedir essa CX550M ou essa VS600. Eles vão chiar, mas aí você diz que leu o artigo 18 do código de defesa do consumidor e quer um produto equivalente (até um pouco inferior, pra falar a verdade...) 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93

3 horas atrás, Shaman93 disse:

Infelizmente eles estão parcialmente amparados pelo CDC ao te dar o estorno do que pagou, em vez de substituir por outra igual (sob o argumento de que não tem disponível). Em tempos em que a economia e o país de forma geral vão de mal a pior, as lojas tem usado e abusado desse artifício. Teoricamente, fica a seu critério escolher entre o estorno e uma fonte "equivalente", o problema é determinar que que é equivalente... 

Tenta pedir essa CX550M ou essa VS600. Eles vão chiar, mas aí você diz que leu o artigo 18 do código de defesa do consumidor e quer um produto equivalente (até um pouco inferior, pra falar a verdade...) 

O certo seria dar um produto equivalente ou até um superior a escolha da loja na falta do anterior e a devolução em dinheiro é a critério do cliente.A loja tem que oferecer as duas opções ao cliente e este sim escolher se aceita o produto diferente ou o dinheiro "porque quer o produto exatamente igual". A devolução direta do dinheiro só poderia ser feito se fosse a única fonte da loja ou não houvesse outra fonte de mesmo padrão.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente fui um dos sorteados, a minha CX550 explodiu há pouco e até soltou uma faísca. Chegou até a desarmar o disjuntor de energia do meu quarto. Serial da minha é 200248xx.

 

Comprei em setembro na Pichau e comecei a utilizar no começo de outubro, tava indo pra 3 meses de uso.

 

Tô até com medo de tentar ligar de novo. Vou tentar entrar em contato com a Pichau logo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PauloDapper disse:

Infelizmente fui um dos sorteados, a minha CX550 explodiu há pouco e até soltou uma faísca. Chegou até a desarmar o disjuntor de energia do meu quarto. Serial da minha é 200248xx.

 

Comprei em setembro na Pichau e comecei a utilizar no começo de outubro, tava indo pra 3 meses de uso.

 

Tô até com medo de tentar ligar de novo. Vou tentar entrar em contato com a Pichau logo..

nem tenta. RMA direto

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi galera,

 

Quase corri risco de ser nova vítima da CX550, pois estou cotando na Pichau um desktop pra trabalhar e, por acaso, quis ver teste da Teclab sobre ela ontem. Na descrição do vídeo no Youtube, cheguei a um outro fórum em que dois usuários comentaram da "fonte explosiva da loja que explode", em alusão a Kabum. Quase não acreditei qd cliquei e cheguei ao link do tópico fixo daqui. Desde então (ontem), estou acompanhando e li todos os relatos até a página 11, quando fui dormir. Desisti de comprar série TX e CX da Corsair, mas agora fica a dúvida do que comprar, pois não quero produto caríssimo, pois n usarei o pc pra jogo, tampouco terá placa de vídeo cara (prefiro q nem tenha, na verdade)..

Vou pesquisar mais indicações de vcs em outros tópicos pra n desvirtuar este.

Obrigada a todos que relataram, pois foi decisivo pra mim!

Boa sorte à todos que tiveram os problemas, espero que as empresas devolvam o dinheiro de vcs, visto que não sabemos se os lotes ainda são vendidos com defeitos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O tópico acabou ficando um pouco extenso, então pode ser que nem todo mundo tenha paciência de ler todas as páginas.

 

Vou apenas resumir qual foi a conclusão sobre quais "lotes" podem ou não ser os defeituosos.

 

Conforme o usuário @Carlos Eduardo Poetzscher postou neste post, existem basicamente 2 fabricantes OEM que fazem as fontes da série CX para a Corsair, que são a Great Wall e a CWT.

 

Todos os relatos de problemas de estouro aqui relatados ocorreram com as unidades fabricadas pela Great Wall. O que também favorece a desconfiança para a Great Wall é pelo fato de ser ela também a fabricante de alguns lotes da série SF da Corsair, que sofreu um recente recall lá fora.

 

Olhando por fora, é impossível identificar se a fonte foi produzida pela Great Wall ou CWT, pois externamente ambas são idênticas. Porém nos componentes internos elas se diferem um pouco, mas somente abrindo a fonte daria para ver isso.

 

Felizmente dá para identificar qual é a fabricante olhando para a SKU do modelo (número do modelo na etiqueta), conforme abaixo:

 

CX450: RPS0063=GreatWall, RPS0053=CWT

CX550: RPS0064=GreatWall, RPS0054=CWT

CX650: RPS0065=GreatWall, RPS0055=CWT

CX750: RPS0066=GreatWall, RPS0056=CWT

 

Ou seja, se repararmos bem, o penúltimo número indicará a fabricante OEM, se é Great Wall ( RPS006x ) ou CWT ( RPS005x ).

 

Eu possuo uma unidade da CX550 fabricada pela CWT desde Maio, e até hoje ela nunca deu problema.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera

Alguém ainda esta tendo esse problema com a fonte estourando ?
Tenho uma CX750, comprei ela a 6 meses e agora ela começou a apresentar esse problema.

Ela deu um primeiro estouro, e assim que isso aconteceu desliguei o pc.

Apos mais ou menos 4 dias voltei a ligar o pc e ele funcionou normalmente, porém no dia seguinte volto a apresentar o estouro assim que liguei o pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, RogerioH disse:

Boa tarde galera

Alguém ainda esta tendo esse problema com a fonte estourando ?
Tenho uma CX750, comprei ela a 6 meses e agora ela começou a apresentar esse problema.

Ela deu um primeiro estouro, e assim que isso aconteceu desliguei o pc.

Apos mais ou menos 4 dias voltei a ligar o pc e ele funcionou normalmente, porém no dia seguinte volto a apresentar o estouro assim que liguei o pc.

Posta uma foto da etiqueta que está na caixa dela, conte do o lote e o numero exato do modelo (que começa com RPS0000xx).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comentei aqui há 2 semanas que a minha fonte tinha estourado, mandei pro RMA da Pichau no dia seguinte.

 

Hoje me responderam e a Pichau quer me enviar uma CV550 no lugar da minha CX550, sacanagem.. fonte bem inferior.

 

Alegaram não ter mais da CX em estoque. Mandei email perguntando se não tinha nenhuma outra mesmo que de outra marca. 

Eles afirmam que enviam algo similar ou superior mas essa aí tá bem abaixo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...